sábado, 24 de julho de 2021

200 dias de trabalho e dedicação







Em 200 dias de dedicação, a Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Obras, tem sido exemplo em ações que visam garantir uma melhor qualidade de vida e assistência aos cidadãos.

+ de 4.500 metros quadrados de calçamento recuperado

Cerca de 200km de estradas vicinais recuperadas

30 barreiros e açudes limpos ou revitalizados

1500 reposições de luminárias + 400 novas luminárias LED

Conclusão de 6 monumentos

Entrega da quadra da Lagoa Rasa

Construção da Praça Guiomar Albuquerque Rêgo e Reforma da Praça Eduardo Targino

E tem muito mais!

Assessoria de Comunicação da PMA

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 23/7


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (22), são 20.995 notificações, sendo 00 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,00 %), 14.446 descartados (68,80%), e 6.549 confirmados (31,20%). Dos pacientes confirmados 6.430 estão curados (98,3%), 17 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,2%) e tivemos 102 óbitos (1,56%).

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 22/7


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (22), são 20.995 notificações, sendo 15 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,07 %), 14.432 descartados (68,74%), e 6.548 confirmados (31,19%). Dos pacientes confirmados 6.430 estão curados (98,20%), 16 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,24%) e tivemos 102 óbitos (1,56%).

Assessoria de Comunicação da PMA

A professora Mônica Freitas organiza e publica livro que aborda a Temática Indígena no ensino de produção de textos na escola básica

A obra foi publicada pela editora Offset, após seleção em edital de cultura da Fundação José Augusto. O livro se inspira na pesquisa de mestrado da autora e tem a participação do seu orientador como co-autor o professor Dr. Gilton Sampaio.

Trata-se de uma coletânea de artigos que trazem análise do discurso em documentos históricos sobre os índios Tapuia Paiacu, reflexões sobre massacres e relatos da intervenção pedagógica realizada na escola básica, a fim de inspirar professores para o trabalho com a temática indígena na sala de aula, uma vez que é obrigatório, a partir da Lei 11.645/2008.

O livro foi lançado em primeira mão no Canal TCM hoje pela manhã, será lançado no mês de agosto no Beco da Cultura, em Apodi e também está com lançamento previsto na cidade de Portalegre e no Campus Avançado da UERN em Pau dos Ferros.

Prefeitura de Apodi realiza workshop sobre planejamento estratégico na elaboração do Plano Plurianual Municipal

A Prefeitura de Apodi realizou, no início da tarde desta quinta-feira (22), um workshop com a equipe da MAG Brito Consultoria, o qual abordou o seguinte tema: “O planejamento estratégico na elaboração do Plano Plurianual Municipal”, para trabalhar a sua elaboração para os anos de 2022 a 2025.

“Um evento de suma importância, onde foi apresentado o Plano Plurianual que é o instrumento de planejamento estratégico e plano de governo, cuja a finalidade é de organizar a atuação do Governo Municipal em eixos e programas orientados para o alcance dos objetivos estratégicos definidos para o período”, frisou o prefeito Alan.

Assessoria de Comunicação da PMA

Títulos definitivos de casas serão entregues em Apodi

O prefeito Alan Silveira reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (22), com Erivan Sales da FUNCERN, com o gerente de planejamento Danilo e a secretária de Administração Ariana para tratarem sobre a regularização fundiária do Rio Grande do Norte, projeto no qual o município de Apodi está inserido.

“O nosso município será contemplado com títulos de casas localizadas em diversos bairros, pelo Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado. Agora, vamos aguardar a liberação das certidões pelo cartório que oficializará os moradores como reais proprietários das casas”, explicou o prefeito Alan.

Assessoria de Comunicação da PMA 

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 21/7


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (21), são 20.980 notificações, sendo 10 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,05 %), 14.427 descartados (68,77%), e 6.543 confirmados (31,19%). Dos pacientes confirmados 6.430 estão curados (98,27%), 11 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,17%) e tivemos 102 óbitos (1,56%).

Assessoria de Comunicação da PMA

Prefeito assina Ordem de Serviço da obra de pavimentação asfáltica

Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizado mais uma assinatura de Ordem de Serviço pela Prefeitura de Apodi. Estiveram presentes o Prefeito Alan Silveira, o vice Neilton Diógenes, Chefe de Gabinete Luciano Moura, vereadores Adailton e Railton Diógenes, e Jarbas, representante da empresa TCPAV, vencedora da licitação.

"Obra de pavimentação asfáltica no valor de quase R$ 300 mil reais, oriunda de uma emenda parlamentar do nosso deputado federal Walter Alves. Onde iremos asfaltar as ruas Travessa Tiradentes e continuação da Adrião Bezerra. Agora é aguardar a autorização da Caixa", falou o Prefeito Alan.

Assessoria de Comunicação da PMA

Defensoria Pública do RN alcançou 85% de resolutividade em reuniões de mediação em 2021

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) registrou índice de resolutividade de 85% nas sessões de mediação e conciliação realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021. Os dados são do Núcleo de Tratamento Extrajudicial de Conflitos (Nutec), responsável por coordenar a atuação. Atualmente, os atendimentos estão sendo realizados presencialmente e virtualmente, de segunda a sexta, das 8h às 14h, através da Central de Whatsapp, (84) 99814.1118.

Entre os meses de janeiro e junho de 2021, o Nutec realizou 225 sessões de mediação ou conciliação das quais 180 resultaram em acordos celebrados, sendo a maioria destes realizados virtualmente através dos canais eletrônicos da Defensoria, em funcionamento desde o ano passado. O solicitante pode acionar a instituição pela Central de Whatsapp ou por e-mail e receber orientação jurídica e ainda fazer o seu requerimento.

O atendimento virtual pode ser aberto individualmente por uma das pessoas envolvidas no conflito. O núcleo especializado irá então realizar o contato com a outra parte e verificar o interesse e disponibilidade em formalizar o acordo extrajudicial. Caso ambas as partes se mostrem acessíveis, o setor passa as orientações iniciais e, então, é remetido o rol de documentos necessários para a conciliação ou mediação. Somente no primeiro semestre de 2021, o Nutec registrou 866 atendimentos abertos individualmente. Contudo, nem todos chegam até a conciliação, pois é necessário que haja interesse mútuo entre os envolvidos.

Nos casos em que as partes demonstram interesse em conciliar o problema, é realizada uma pré-conciliação com ambos ou individualmente por mensagem. Nesta oportunidade, explicam-se as regras aos interessados, bem como os princípios da conciliação. Caso aceitem os termos explicados, darão “aceite” virtual em protocolo de conciliação, sendo marcada a sessão de conciliação com a criação de grupo virtual com ambos. Caso a sessão seja bem sucedida, o acordo é encaminhado para homologação.


Parceria entre Prefeitura e INCRA viabiliza a criação da Unidade Municipal de Cadastro

A Prefeitura de Apodi e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA assinaram, nesta quarta-feira (21), o contrato de parceria para a criação da UMC - Unidade Municipal de Cadastro, que irá gerar grande avanço para os assentados da reforma agrária e proprietários rurais da região.

"Com a criação da Sala de Cadastramento, os agricultores de Apodi poderão contar com serviços de: Cadastro de Imóvel Rural, Emissão do CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, DIR - Descaracterização de Imóveis Rurais, entre outras informações, tudo agora realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura", destacou o prefeito Alan Silveira.

Assessoria de Comunicação da PMA

Presidente da Câmara se reuniu com vereadores para deliberar importantes ações no 2° semestre de 2021

Encontro definiu prioridades e metas para o restante do ano

Com o objetivo de estabelecer a função legislativa, fiscalizadora, assessoramento, administrativa e julgadora, o presidente da Câmara de Apodi, Júnior Souza, se reuniu com os vereadores para discutir ações coletivas nas quatro regiões do município. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no plenário Bevenuto José de Paiva, outros vereadores preferiram participar de forma remota.

Durante a reunião, a coordenadora Elânia Costa da Escola de Governo da Câmara Municipal apresentou o Projeto Político Pedagógico. O presidente Júnior Souza reiterou o compromisso de se reunir periodicamente com os vereadores, a fim de caminharem juntos na mesma direção, compartilhando informações, traçando metas e estreitando a parceria e a cordialidade, já que a câmara é dos 13 vereadores, frisou.

Railton Diógenes destacou a importância da união entre todos os vereadores. “Nosso maior compromisso é com a população e para termos um mandato eficiente é necessário o envolvimento de todos”, disse o parlamentar.

“Só é possível prestar um serviço de excelência e qualidade para a população por meio de um trabalho sólido em equipe, pautado pelo planejamento estratégico, pelas boas relações interpessoais e pela integração de todos os setores da Câmara, parabenizo o presidente Júnior Souza pela iniciativa”, comentou Gilvan Alves.

No retorno das atividades parlamentares no mês de agosto, ficou decidido que retornarão as sessões presenciais somente para os vereares, os que optarem por permanecer de forma remota continuam acompanhando de casa.

Infelizmente as sessões ainda não serão aberta ao público.

Secretaria de Educação apresenta o programa "Volta ao Novo"

A Prefeitura de Apodi por, meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reuniu-se de forma virtual, nesta terça (20), para a apresentação do programa "VOLTA AO NOVO".

"Em parceria com a Undime-RN e o Instituto Airton Senna, o programa visa a preparação dos profissionais das escolas para o retorno seguro e adequado para todos trabalhando, principalmente, a parte socioemocional de professores, funcionários, alunos e pais. Serão feitos encontros formativos com os diversos profissionais do município e a equipe pedagógica da SEMEC em diversos temas", explicou o secretário Elmo Alves.

Assessoria de Comunicação da PMA

Ministro da Educação defende retorno às aulas presenciais

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas e que o retorno das aulas presenciais é uma "necessidade urgente". A declaração foi feita durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

"O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos nesta e nas futuras gerações. Não devemos privar nossos filhos do aprendizado necessário para a formação acadêmica e profissional deles", disse o ministro. Ele também destacou as consequências geradas pela pandemia de Covid-19 na educação e as classificou como "devastadoras".

terça-feira, 20 de julho de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 20/7


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (20), são 20.970 notificações, sendo 14 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,06 %), 14.413 descartados (68,73%), e 6.543 confirmados (31,21%). Dos pacientes confirmados 6.428 estão curados (98,24%), 13 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,19%) e tivemos 102 óbitos (1,57%).

Assessoria de Comunicação da PMA

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca iniciou a instalação de 6 poços em Apodi

O Prefeito Alan Silveira, ao lado do Secretário de Agricultura Teton e dos Vereadores Adailton e Railton, acompanhou, na manhã desta terça-feira (20), o início dos serviços de instalação de 6 poços no município de Apodi.

"Serviço fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual e Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, onde iremos fazer a limpeza, vazão e instalação de poços com canos e bombas ou cata-vento. Começamos pela Soledade 2, e serão mais 5 comunidades beneficiadas com essa ação, que faz parte do Programa Água para Todos", falou o Prefeito Alan.

Assessoria de Comunicação da PMA

Campus Apodi oferta 40 vagas para o curso de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato será feita exclusivamente via Internet, no Portal do Candidato (https://processoseletivo.ifrn.edu.br/ ), até às 17h do dia 12 de agosto de 2021, horário local.

Acesse:

https://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi/noticias/campus-apodi-oferta-40-vagas-para-o-curso-de-pos-graduacao-em-ensino-de-ciencias-naturais-e-matematica/ 

Subsecretaria do Trabalho da Sethas oferece hoje no Sine 40 vagas de empregos; Apodi oferta duas vagas


As oportunidades são para Natal, Região Metropolitana, Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu e Apodi

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece hoje, dia 20 de julho, 40 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana,  Mossoró, Parnamirim, Apodi, São José de Mipibu e regiões.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS POR REGIÃO

Natal e Região Metropolitana

ATENDENTE DE LANCHONETE    01
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO    01
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL    01
COMPRADOR          01
COZINHEIRO DE RESTAURANTE     01
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE ÔNIBUS    01
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA    01
OPERADOR DE EXTRUSORA DE BORRACHA E PLÁSTICO   01
PIZZAIOLO   01
VENDEDOR PRACISTA       20

Vagas Temporárias
INSTALADOR DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS DE SEGURANÇA       03
PINTOR INDUSTRIAL  01
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA     01

Parnamirim e Região

FIEL DE DEPÓSITO     01
PROMOTOR DE VENDAS    01
São José de Mipibu e Região

TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO)      01

Mossoró e Região
PROMOTOR DE VENDAS    01

Apodi e Região

PROMOTOR DE VENDAS    01

VENDEDOR PRACISTA       01

Total geral = 40 vagas


Inscrições prorrogadas: Cursos técnicos gratuitos e com qualidade IFRN; são 1232 vagas em 31 cursos técnicos na modalidade subsequente

Ainda dá tempo!

Os prazos para inscrições em processos seletivos dos Cursos Técnicos Subsequentes, Técnicos Integrados (modalidade Educação de Jovens e Adultos) e também do ProITEC foram prorrogados!

As novas datas limites são: 22 de julho para o ProITEC, e 26 de julho para Técnicos Integrados e Subsequentes.

Com a mudança do período de inscrições, o cronograma dos 3 editais sofreu outras alterações. Para ter acesso a essas informações, acesse:

https://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi/noticias/ifrn-prorroga-inscricao-no-proitec-e-em-selecoes-para-cursos-tecnicos/

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 19/7


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta segunda-feira (19), são 20.956 notificações, sendo 36 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,17 %), 14.383 descartados (68,63%), e 6.537 confirmados (31,19%). Dos pacientes confirmados 6.420 estão curados (98,21%), 15 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,24%) e tivemos 102 óbitos (1,56%).

Assessoria de Comunicação da PMA

Reservas hídricas estaduais acumulam 48,38% da sua capacidade total

Barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, acumula 247.599.800 m³, percentualmente, 41,29% da sua capacidade total 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (19), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 2.117.662.025 m³, percentualmente, 48,38% da capacidade total do Estado, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período de julho de 2020, as reservas estaduais somavam 2.417.638.638 m³, equivalentes a 55,24% do seu volume total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.355.200.266 m³, correspondentes a 57,11% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período de julho de 2020, o manancial estava com 1.538.696.325 m³, equivalentes a 59,50% do seu volume total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, acumula 247.599.800 m³, percentualmente, 41,29% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 19 de julho de 2020, o manancial estava com 209.696.140 m³, correspondentes a 34,97% do seu volume total.

Terceiro maior reservatório do Estado, a barragem Umari acumula 204.129.176 m³, equivalentes a 69,71% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período de 2020, o manancial estava com 265.964.358 m³, correspondentes a 90,83% do seu volume total.

A barragem Pau dos Ferros acumula 28.372.454 m³, percentualmente, 51,73% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No dia 19 de julho de 2020, o reservatório estava com 19.935.446 m³, equivalentes a 36,35% do seu volume total.

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 2.399.250 m³, correspondentes a 22,08% da sua capacidade total, que é de 10.865.000 m³. No mesmo período de julho do ano passado, o reservatório estava com 2.923.312 m³, equivalentes a 26,91% do seu volume total.

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras acumula 6.938.985 m³, percentualmente, 15,62% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No mesmo período do ano passado a barragem estava com 14.467.952 m³, equivalentes a 32,57% do seu volume total.

A barragem Sabugi, localizada em São João do Sabugi, acumula 18.765.562 m³, correspondentes a 30,35% da sua capacidade total, que é de 61.828.970 m³. No mesmo período de julho de 2020, o reservatório estava com 33.995.495 m³, equivalentes a 54,98% do seu volume total.

Os reservatórios que permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade são: o açude público de Encanto, com 97,13%; Flechas, localizado em José da Penha, com 97,1%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 95%; Rodeador, localizado em Umarizal, com 94,46%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 93% e o açude público de Marcelino Vieira, com 92,73% do seu volume total.

Os mananciais monitorados pelo Igarn que estão com volumes inferiores a 10% da sua capacidade são: Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 3,55%; Itans, localizado em Caicó, com 3,3% e Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,52%. Passagem das Traíras, localizado em São José do Seridó, continua em obras.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que estão secos são: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 10.546.283 m³, correspondentes a 95,71% da sua capacidade total, que é de  11.019.525 m³.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 41.715.630 m³, percentualmente, 49,5% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³.

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 10.050.651 m³, correspondentes a 90,75% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

Odontomóvel permanece por mais uma semana no assentamento São Manoel

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua mais uma semana de serviços do Odontomóvel no Assentamento São Manoel. O Prefeito Alan Silveira ao lado do Secretário Sabino, acompanhou de perto, na manhã desta segunda (19).

"O Odontomóvel leva atendimento médico, odontológico, nutricional, enfermagem e vacinação à população. Os moradores das comunidades São Manoel, Cruzeiro, Letícia, Poço Tilon e Primazia estão sendo contemplados com a ação", falou o prefeito Alan.

Assessoria de Comunicação da PMA