sábado, 29 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 29/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até este sábado (29), são 19.470 notificações, sendo 29 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,15%), 13.430 descartados (68,98%), e 6.011 confirmados (30,87%). Dos pacientes confirmados 5.750 estão curados (95,66%), 169 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (2,81%) e tivemos 92 óbitos (1,53%).

COMAD retorna com serviços de partos programados

Nesta sexta-feira (28), retornamos com os serviços de partos programados no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD Apodi. Após reorganizarmos o fluxo, com bloqueios físicos nas instalações do HRHMM, objetivando a total segurança para o binômio mamãe-bebê, além dos seus acompanhantes.

Além de todo protocolo revisto, ofertamos exames de swab rápido para as acompanhantes das gestantes, trazendo maior segurança para todos envolvidos neste importante serviço da rede Municipal de Saúde. Já são 518 partos realizados pelo COMAD, de cesarianas a partos natural.

TCU apura irregularidades em recursos federais da Pandemia no RN e outros 12 Estados

Documentos enviados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à CPI da Pandemia apontam que o órgão apura eventuais irregularidades na utilização de recursos federais em 13 estados e 35 municípios. Eles se somam aos 48 processos existentes na corte de contas envolvendo órgãos federais.

Dentre os estados, o Amazonas lidera em números de processos, com três investigações. Quase todas focam na contratação de empresas especializadas no transporte de pacientes com Covid-19.

Já em São Paulo, por exemplo, o TCU apura em duas investigações possíveis irregularidades na aquisição de suprimentos e equipamentos médicos, como aventais descartáveis e cotonetes para realização de teste diagnóstico para o coronavírus.

Além dos dois estados, também são investigados os governos do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

A maior parte das acusações indica gestão pouco eficiente dos recursos públicos federais, como, por exemplo, a contratação emergencial de leitos. Possíveis superfaturamentos na compra de equipamentos médicos, parte deles com dispensa de licitação, e irregularidades na contratação de empresas também figuram entre as acusações.

Eu vi no Robson Pires


sexta-feira, 28 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 28/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (28), são 19.470 notificações, sendo 29 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,15%), 13.430 descartados (68,98%), e 6.011 confirmados (30,98%). Dos pacientes confirmados 5.725 estão curados (95,24%), 195 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,24%) e tivemos 91 óbitos (1,51%).

Vereador Paulinho Freire é eleito presidente da FECAM-RN; Júnior Souza foi eleito na 3ª vice-presidências

O presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Paulinho Freire, foi eleito nesta sexta (28), presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN) para o biênio (2021/2022).

A eleição aconteceu na sede da federação, em Natal, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19, durante todo o dia, e contou com a participação de 150 votantes, dos quais 108 votaram no vereador natalense, que agora irá assumir pela segunda vez o comando da instituição.

"Agradeço a todos que confiaram em nossa chapa. Saibam que retomaremos nosso trabalho com o entusiasmo e seriedade de sempre. Quero relembrar que a Fecam-RN é de todos. O vereador é o agente público mais próximo ao cidadão por isso queremos fortalecer os vereadores potiguares, preparar esses parlamentares e qualificar cada vez mais as Câmaras Municipais para os debates e trabalhos legislativos gerando mais convênios e cursos. Vamos prestigiar principalmente as Câmaras pequenas, que tanto precisam de apoio, e assim fomentar o legislativo municipal em nosso Estado para que o trabalho do vereador seja fortalecido, reconhecido e respeitado", declarou Paulinho Freire.

A diretoria da Fecam-RN passa a contar ainda com o vereador Ivanildo dos Santos Costa (Caicó), na 1ª vice-presidência e os parlamentares: Rosalba Marinho de Macedo Souza (São Rafael), Antonio de Souza Maia Júnior (Apodi) e José Gilberto da Silva (João Câmara), nas 2ª, 3ª e 4ª vice-presidências, respectivamente. Os vereadores Gelson Vitor (Nova Cruz) e Fagner Ferreira da Silva (Monte Alegre) são o 1º e 2º secretários e os tesoureiros são os parlamentares Jéssica Leite Queiroga Sales (Olho D'Água do Borges) e Rodrygo Sowhammy dos Santos do Nascimento (Serrinha). A chapa ainda é formada pelo Conselho Fiscal, suplentes e coordenadores regionais. Atualmente, a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte conta com 163 câmaras filiadas.


Prefeitura de Apodi recebe licença do IDEMA para construção do novo cemitério público

A Prefeitura Municipal de Apodi recebeu, nessa quinta-feira (27), a licença do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA para a construção e operação do novo cemitério público do município.

A notícia foi postada pelo prefeito Alan Silveira (MDB), em sua conta oficial no aplicativo Twitter. A notícia gerou alegria no apodiense.

“A construção do nosso novo cemitério público é uma demanda antiga e muito necessária. Trata-se de uma luta intensa que agora temos a liberação para realizar”, comentou Alan.

O prefeito falou ainda dos trâmites burocráticos para a realização da obra “Agora vamos concluir o projeto e licitar. Em breve, iremos entregar no novo cemitério público de nosso município”, finalizou.

O município conta hoje com quatro cemitérios públicos, sendo que os dois da sede do município já estão com sua capacidade praticamente cheia.

O terreno onde será construído o novo cemitério foi adquirido na primeira gestão do prefeito Alan Silveira (2017-2020), e está localizado no sítio Ponta D'água, logo após ao bairro Bico Torto, às margens da BR-405, na saída da cidade em direção a Pau dos Ferros.

COVID: Apodi já testou mais de 54% de sua população

De acordo com o boletim epidemiológico, até essa quinta-feira (27), mais da metade da população fizeram teste para saber se estavam com a doença. Foto: Jânio Duarte

O município de Apodi, na região Oeste do Estado, já testou mais de 54% de sua população pra a COVID-19. Até o momento 19.359 apodienses já realizaram o teste.

As informações foram divulgadas no último boletim oficial da Covid, divulgado ontem (27). De acordo com os dados, mais de 54% da população já realizou o teste.

Os números colocam o município de Apodi como a cidade, de toda a região, que mais realiza testagem, proporcionalmente ao número de habitantes.

Além da testagem diária, o município acredita na transparência de dados como fator importante no enfrentamento ao novo Coronavírus, para tanto, a divulgação do Boletim Oficial da Covid, acontece diariamente.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 27/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (27), são 19.359 notificações, sendo 50 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,26%), 13.355 descartados (68,99%), e 5.954 confirmados (30,76%). Dos pacientes confirmados 5.670 estão curados (95,23%), 193 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,24%) e tivemos 91 óbitos (1,53%).

Programa "Pinto Caipira" beneficia famílias rurais

Uma ação do Poder Público, voltada a agricultura familiar, tem beneficiado dezenas de famílias no município de Apodi, no Rio Grande do Norte. Trata-se do Programa Pinto Caipira que busca ajuda na renda do homem do campo. 

Idealizado pelo governo municipal, o programa é uma parceria entre o município e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Nele, explica a prefeitura, o homem do campo adquire os pintos ao valor de R$ 1 a unidade e recebe o devido treinamento para o processo de criação.

Segundo o prefeito Alan Silveira, 20 famílias foram beneficiadas e 1.500 mil pintos entregues nessa primeira remessa. Para o secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elton Rosemberg, o programa tem grande importância na valorização ao produtor rural.

“O programa tem beneficiado muitas famílias que passam a ter mais estímulo para a permanência no campo”, ressaltou Rosemberg.

Vereador e controlador de Câmara Municipal no interior do RN são presos e afastados dos cargos em Operação do MP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (27) a operação Raposa. O objetivo é apurar um suposto esquema de desvios de recursos públicos na Câmara Municipal de Caiçara do Norte. Um vereador e o controlador da Câmara foram presos temporariamente e afastados dos respectivos cargos por força de decisão judicial. A Casa Legislativa foi alvo de mandado de busca e apreensão.

O vereador Janailton Francisco Ferreira e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, são apontados como chefes de um suposto esquema que usa conta de “laranjas” para possível recebimento de recursos públicos desviados dos cofres do Poder Legislativo Municipal, conduta que sinaliza para a ocorrência de ocultação e lavagem de ativos. Além disso, os dois também são investigados, até o momento, pelos crimes de peculato, falsificação de documento público e por associação criminosa.

A operação Raposa contou com o apoio da Polícia Militar. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, todos em Caiçara do Norte. Após serem presos, o vereador Janailton Francisco Ferreira e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, foram informados que estão afastados dos seus cargos. A Câmara Municipal foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão.

Ao todo, 6 promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e 24 policiais militares participaram da ação nesta quinta-feira. No pedido para prisão de Janailton Ferreira, o MPRN destacou que o vereador “exerce grande influência no Município de Caiçara do Norte, logo, caso permaneça em liberdade, poderá agir de modo a ocultar/destruir eventuais provas ou até mesmo embaraçar as investigações”.

O MPRN levantou que o suposto esquema de fraudes usava indevidamente a estrutura da Câmara Municipal para o desvio de verbas públicas provenientes de contratos da Casa Legislativa. As contas dos laranjas eram usadas para escamoteamento e operacionalização dos ilícitos. Há indícios de que os chefes do esquema possivelmente falsificavam contratos, inclusive com a falsificação de assinaturas em documentos públicos.

O material apreendido na operação será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento e mais pessoas no esquema. As prisões temporárias de Janailton Francisco Ferreira e de Clenilson da Silva Costa são de 5 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, caso não haja decretações de prisões preventivas.


quarta-feira, 26 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 26/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (26), são 19.260 notificações, sendo 147 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,76%), 13.234 descartados (68,71%), e 5.879 confirmados (30,52%). Dos pacientes confirmados 5.631 estão curados (95,78%), 157 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (2,67%) e tivemos 91 óbitos (1,55%).

Prefeitura de Apodi paga aos funcionários o mês de maio nos dias 27 e 28

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento divulga o calendário de pagamento para o mês de maio de 2021.

Os servidores receberão o vencimento, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), respectivamente.  A Gestão segue mantendo o compromisso com o funcionalismo público realizando o pagamento do servidor em dia.

Lote com 122.150 vacinas AstraZeneca chega ao RN; 9.360 doses da Pfizer são esperadas

O novo lote com 122.250 vacinas AstraZeneca chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira (26), no Aeroporto de Natal e a Sesap fará a distribuição amanhã de manhã cedo.

Mais de 9 mil doses do imunizante da Pfizer são esperados para esta semana. A governadora informou que o carregamento deve chegar ainda nesta quinta-feira.


Trabalho de desinfecção em Apodi é intensificado



Esta é mais uma ação da Prefeitura no combate ao novo coronavírus, abrangendo diversos pontos da área urbana

Como prevenção contra o novo coronavírus, a secretaria de Saúde de Apodi realizou mais uma ação de desinfecção dos espaços públicos da cidade, esta é uma ação diária abrangendo diversos pontos da área urbana, destaca o Executivo.

As ações acontecem no hospital regional, centro de saúde (unidade de campanha covid), feira livre, além dos estabelecimentos comerciais como supermercados e etc.

O trabalho compreende a aplicação de solução à base de hipoclorito a 1%. O coronavírus resiste na superfície por horas e até dias. A desinfecção de espaços públicos atende Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) de recomendações e alerta sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da Covid-19.

A medida visa principalmente a prevenção dos riscos à saúde humana, especialmente no que se refere aos trabalhos envolvidos nos procedimentos de combate à Covid-19, e da população em geral provavelmente exposta.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 25/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (25), são 19.139 notificações, sendo 60 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,31%), 13.210 descartados (69,02%), e 5.869 confirmados (30,67%). Dos pacientes confirmados 5.573 estão curados (94,96%), 175 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (2,98%) e tivemos 90 óbitos (1,53%).

Secretaria de Saúde segue vacinando gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer

A Secretaria Municipal de Saúde segue vacinando as gestantes e puérperas acima de 18 anos do município com a vacina Pfizer destinada a esse grupo prioritário.

A vacinação acontece na Casa das Especialidades (ao lado do posto Gonzaga). Para tomar a vacina é necessário levar a carteira de vacinação, caderneta de gestante, certidão de nascimento do filho (no caso de puérperas), além de realizar o cadastro no: maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadão

Municípios de Apodi e Mossoró recebem as vacinas Pfizer

Teve início terça-feira (25) nos Municípios de Apodi e Mossoró da jurisdição da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), a vacinação contra a COVID-19 com a vacina Pfizer. É uma experiência piloto.

"O Município de Apodi recebeu 186 doses e Mossoró 1.728 doses. A vacinação tem como público alvo  gestantes e puérperas com comorbidades", disse o técnico do Programa Regional de Imunização da II URSAP, Jorge Mota.

As gestantes e puérperas pertencentes a outros grupos prioritários (trabalhadoras da saúde ou de outros serviços essenciais por exemplo) poderão ser vacinadas após avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o seu médico.

A oferta da vacina seguirá fluxo adotado até o momento para as demais vacinas, priorizando a oferta ao grupo prioritário das gestantes e puérperas com comorbidades ao finalizar esse grupo os municípios poderão estar ampliando para as demais gestantes. Neste sentido, foram realizadas capacitações, com o apoio da farmacêutica e a com a Coordenação Estadual do Programa de Imunização, e as orientações específicas já foram comunicadas as centrais regionais.

A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

Ratifica-se a importância da comunicação imediata a Coordenação Estadual de

Imunização de quaisquer ocorrências relacionadas as vacinas COVID-19, de forma a viabilizar ações efetivas em tempo oportuno.

O jogo não muda

 

No Congresso, não há ambiente para mudança nas regras eleitorais em vigor com vistas às eleições de 2022. A saída ideal, segundo a ampla maioria da bancada federal, seria a adoção do sistema Distrital, que, na prática, se constituiria na chamada verdade eleitoral, elegendo-se os mais votados. O que se ouve nos corredores, entre o salão verde da Câmara e o azul do Senado, entretanto, é que os deputados aprovam, mas os senadores desaprovam.

Como se trata de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) teria que ser votada em dois turnos, nas duas casas, até outubro, um ano antes da eleição, o que, a esta altura, também não daria mais tempo.

Variante indiana

Possíveis casos da variante indiana (B.1617) do coronavírus estão sendo monitorados em quatro estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão, este último com a confirmação de seis casos e 100 suspeitas. A suspeita mais recente notificada é de um morador da cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

Ele voltou da Índia no último sábado (22) e testou positivo para a Covid-19. O homem passou por exames ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e seguiu em outro voo para a capital fluminense, antes de receber o resultado.


Barragem de Apodi chega a 42,81% da sua capacidade total

Este já é o maior volume acumulado pelo manancial desde novembro de 2014. Foto Moésio Tôrres

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (24), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.236.576.055 m³, correspondentes a 51,10% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado no dia 17 de maio, as reservas hídricas estaduais eram de 2.228.895.649 m³, equivalentes a 50,92% do seu volume total.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 256.716.675 m³, equivalentes a 42,81% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o maior volume acumulado pelo manancial desde novembro de 2014. No relatório da semana passada a barragem estava com 249.760.110 m³, correspondentes a 41,65% do seu volume total.

Outro manancial que continua recebendo aporte hídrico é a barragem de Pau dos Ferros, que acumula 30.448.229 m³, equivalentes a 55,52% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Na última segunda-feira (17), o reservatório estava com 27.542.144 m³, correspondentes a 50,22% do seu volume total.

O açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, acumula 8.766.667 m³, percentualmente, 87,67% da sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos. No dia 17 de maio, o reservatório estava com 8.416.667 m³, correspondentes a 84,17% do seu volume total.

Novo programa de jornalismo da Luta FM 88.5

O programa faz um balanço das principais notícias de Apodi e região!

O jornalismo da nova Rádio Luta FM 88.5 está de cara nova. Estreou no último dia 17 de maio o programa Panorama de Hoje com Fernando Magalhães, divulgando para os ouvintes as principais notícias de Apodi e região.

Com novo formato, o Panorama de Hoje tem entrevistas exclusivas e vai ao ar de segunda a quinta-feira, das 18 às 19h.

“O panorama de hoje faz parte de uma nova proposta de jornalismo que estamos desenvolvendo para a Rádio Luta FM, sempre com o objetivo de divulgar para Apodi e região as principais noticias”, destaca o comunicador Fernando Magalhães.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 24/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até está segunda-feira (24), são 19.061 notificações, sendo 90 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,47%), 13.133 descartados (68,90%), e 5.838 confirmados (30,63%). Dos pacientes confirmados 5.518 estão curados (94,52%), 230 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,92%) e tivemos 90 óbitos (1,56%).

Covid-19: decreto proíbe venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais de Apodi

Medida começa a valer nesta segunda-feira (24). Segundo a Prefeitura, a ação visa conter a pandemia

Foi publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte - FERMURN, o decreto de nº 377/2021 que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais de Apodi.

"Dispõe sobre medidas de isolamento social rígido, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, no âmbito do Município de Apodi, em razão da incontrolável situação causada pela COVID-19 em todo o território do Município de Apodi - RN e dá outras providências", bem como as prorrogações por meio dos Decretos nº 370/2021, de 13 de maio de 2021 e 376/2021, de 21 de maio de 2021.

Professora Iêda Silva é a entrevistada de hoje no programa Panorama de Hoje da Luta FM 88.5

A professora Iêda Silva será a entrevistada logo mais no programa Panorama de Hoje da Luta FM 88.5 com Fernando Magalhães, a partir das 18 horas.

Sintonize você também!

Apodi aplicará amanhã 186 doses da Pfizer em gestantes e puérperas

Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Apodi recebeu 186 doses da vacina da Pfizer e amanhã (25) já inicia a vacinação da primeira dose em gestantes e puérperas de até 45 dias, ambas acima de 18 anos.

A cidade de Apodi é Piloto na imunização na região Oeste com a vacina da Pfizer. Procure a Casa das Especialidades (ao lado do Posto Gonzaga) e leve a carteira de vacinação, certidão de nascimento do filho (púerperas), caderneta da gestante. E realize seu cadastro no maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao

RN: média de solicitações por leitos Covid é a maior da pandemia, mas óbitos caem

A situação da pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte está no momento mais crítico com relação aos números de solicitações por leitos destinados ao tratamento da doença. Atualmente, a média está em 130 solicitações por dia no estado, de acordo com dados até o domingo (23). É a maior média de todo o período de pandemia em território potiguar, junto ao dia 14 de abril deste ano.

O número de pedidos por leitos segue alto, com o gráfico apresentando pequenas oscilações para baixo ou para cima, o que faz com a média permaneça alta. A queda no número de solicitações seria um dos primeiros índices que apontaria controle da pandemia e poderia dar início à queda no número de pessoas internadas.

Pela manhã desta segunda-feira (24), havia 79 pacientes aguardando por leitos críticos, mas somente nove vagas disponíveis. Neste momento, inclusive, a fila por leitos clínicos na região Oeste é maior do que a oferta de vagas, com quatro pacientes aguardando a regulação e somente três leitos disponíveis.

O Rio Grande do Norte está com 22 hospitais públicos com 100% de ocupação dos leitos críticos da covid, mesmo percentual de ocupação nas regiões Oeste e Seridó. A média no estado é de 97,7%.

Óbitos

Apesar do alto número de pessoas sendo internadas, o número de óbitos tem caído nos leitos hospitalares. Enquanto abril foi o mês mais crítico com relação aos óbitos, a quantidade de mortes em maio tem sido menor do que nos mês anterior.

Enquanto abril teve 575 mortes até o dia 23, com média de 25 óbitos por dia, maio teve 432 morte em leitos críticos e clínicos, o que corresponde a uma média de 18,7 pessoas em leitos de hospitais públicos, do Rio Grande do Norte.

TN


O inimigo é outro

Tão triste quanto perdermos a batalha contra a Covid, é vermos os apodienses espalhando o terror nas redes sociais, numa guerra declarada aos profissionais da saúde do nosso município, deixando os infectados apavorados, o que pode contribuir para o agravamento da doença. A cidade está adoecida. Parem de acusar os nossos profissionais de negligentes, inexperientes e despreparados. São médico(as)s, enfermeiro(a)s e técnico(a)s de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, que são referências em outros municípios nos quais atuam também nas alas covid.

O culpado disso tudo é o vírus, que não respeita nenhuma vida. Se querem mesmo encontrar o responsável por termos chegado a essa situação, não precisa ter um mínimo de inteligência para saber que se estivéssemos vacinados, isso não estaria acontecendo. Basta acompanhar a CPI da Covid que nos mostra diariamente os assassinos confessos, dando show de incompetência nos depoimentos sobre a falta de vacinas. Observem a postura da criatura que está no poder, que debocha sem piedade dos familiares das vítimas e de toda a sociedade.

Meu marido morreu nas mãos de um jovem médico apodiense, que lutou desesperadamente com uma equipe de profissionais por mais de duas horas para trazê-lo de volta à vida. Ficaram adoecidos, por não terem conseguido salvar a vida dele. E eu só tenho aplausos e reconhecimento ao trabalho desses bravos profissionais, que me abraçaram e choraram comigo no momento que eu não queria contaminar meus parentes porque estava com Covid.

Não foi falta de profissionalismo ou de equipamentos. A doença ataca todos os nossos órgãos e não existe um tratamento eficaz. O que existe é uma tentativa desesperada de conter cada avanço do vírus no nosso corpo. Em alguns pacientes funcionam, em outros, não. Falta de experiência? Com mais de um ano fazendo os mesmos procedimentos, não podemos dizer que são inexperientes, porém, não há garantia de cura.

Eles poderiam estar atuando em outras frentes, que não envolvem a Covid, mas preferiram enfrentar o vírus e o inimigo mais devastador que temos no nosso município, que são as paixões partidárias, que podem não matar, mas ferem profundamente, desestabilizando nossos valentes guerreiros que precisam de apoio para não desabarem junto com as famílias enlutadas. Os profissionais da saúde de Apodi estão exaustos dessa batalha inglória.

O momento é de solidariedade e de união. Não é criticando a instalação de UTIs que vamos curar os pacientes. Imagina se não tivesse o que vocês chamam de equipamentos mínimos? Quantos mais teriam morrido? Não existem vagas em outros hospitais. As pessoas que são entubadas estão morrendo nos hospitais públicos e particulares em qualquer lugar do mundo, mesmo nas mãos dos mais renomados profissionais.

Mais humanidade, união e respeito, por favor! É tudo que precisamos e podemos fazer no momento. Vamos direcionar nossa raiva para combater os verdadeiros culpados: o vírus e o seu propagador.

Por Iêda Silva.

Pessoas Inteligentes, agem diferente.

domingo, 23 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 23/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até este domingo (23), são 18.841 notificações, sendo 40 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,21%), 13.039 descartados (69,20%), e 5.762 confirmados (30,59%). Dos pacientes confirmados 5.453 estão curados (94,63%), 220 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,81%) e tivemos 89 óbitos (1,56%).