sábado, 22 de maio de 2021

[espaço do leitor] Blog disponibiliza aos leitores índice de transmissibilidade da Covid-19

As medidas sanitárias e de distanciamento social devem ter como objetivo reduzir o NER

O blog entrou em contato com o professor de física, Lázaro Sousa que realizou a seguinte NER (Número Efetivo de Reprodução).

Bom, depois de analisar todos os boletins no Instagram da Prefeitura, dividi as divulgações por semanas, levando em conta para os cálculos os resultados de 7 em 7 dias.

Como houve uma interrupção na divulgação dos boletins por parte da prefeitura, devido ao período de campanha eleitoral, os dados efetivos usados para os cálculos são os de novembro do ano passado até o presente momento.

Eu fiz questão de pegar os dados diretamente de uma rede social da prefeitura (Instagram) porque ao mesmo tempo em que colhia os números, observava as ações tomadas pela secretaria de saúde.

Bom, à luz dos dados, o que posso dizer é que diante das medidas e dos decretos é possível observar respostas no que se refere ao enfrentamento da doença.

Houve efetivo recuo e diria até controle em alguns momentos nos quais o índice de transmissão efetivo esteve abaixo de 1.

No entanto, pela análise dos números, a situação que vivenciamos hoje se deve a um elevado aumento na taxa de transmissão, com picos de 4,1 e 5 em 2 de abril e 16 de abril, respectivamente. O que nos força a olhar o que aconteceu no fim de março, considerando o tempo máximo de incubação da doença (14 dias).

Desde então, do dia 13 de abril até o dia 22 de maio, são 30 óbitos em 35 dias. A taxa de transmissão média está em 1,4, o que significa que 10 pessoas podem transmitir a outras 14 pessoas.

Mesmo assim, quando avaliada pontualmente, ou seja, na data da semana usada pra os cálculos é possível notar que depois do dia 16 de abril, cujo pico foi de 5, esse valor oscila um pouquinho para menos, tendo atingido 0,8 ontem, 21 de maio, o que é, de certa forma esperado, já que além dos decretos, a situação provoca certo receio nas pessoas que tendem a ficar em casa.

Estimativas do número de mortes ainda são elevadas.

Finalmente, saliento que não sendo nenhuma autoridade no assunto, utilizo apenas ferramentas matemáticas (conhecidas) para tentar ter uma noção da realidade sem recorrer a achismo ou qualquer outra impressão puramente pessoal. Assim, insisto que trabalhos como esse devam ser objeto de produção e analise de autoridades competentes, a saber, a secretaria de Saúde do nosso município.

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 22/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até este sábado (22), são 18.831 notificações, sendo 30 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,16%), 13.039 descartados (69,24%), e 5.762 confirmados (30,6%). Dos pacientes confirmados 5.400 estão curados (93,73%), 275 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (4,77%) e tivemos 87 óbitos (1,50%).

Projeções divulgadas hoje no G1 indicam que o nosso sofrido RN terá o 3° maior crescimento do PIB entre os Estados brasileiros

Entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos estados cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil.

Tomara que o Estado consiga sustentabilidade no crescimento, em longo prazo, considerando o estrago que vem ocorrendo na Educação com o aprofundamento das defasagens.

Seria ruim celebrarmos à custas da exploração da mão de obra barata, pela baixa qualificação.


Em nota divulgada a AMOP explica a situação de Apodi sobre o decreto

O impasse é devido alguns municípios da região ainda não terem chegado a um consenso

A Associação dos Municípios do Oeste Potiguar vem através de Nota comunicar a toda população Apodiense que o município de Apodi, através do prefeito, Alan Silveira participou das reuniões realizadas entre esta associação e o governo do Estado discutindo a crescente de casos da Covid-19 na região Oeste. O prefeito Alan Silveira concordou com todas as medidas que estão contidas no decreto 30.596 do governo do estado que começou a vigorar a partir de hoje.

Porém, o município de Apodi pertence à segunda Regional de Saúde e todos os municípios desta região ainda não chegaram a um consenso, então foi definido que como já havia consenso nos municípios pertencentes à sexta Regional de Saúde, o decreto foi publicado para esta região, permanecendo a busca do consenso para as demais regiões.

Território Sertão do Apodi: Bovinocultura de Leite

EVENTO - PRODETER: Live Sobre Melhoramento Genético bovino leiteiro e Financiamentos pelo BNB.

Realização: SEBRAE e BNB

LOCAL: Plataforma Google meet, Sala de reuniões virtuais.

DATA e HORA 20.05.21 das 19 às 22h. Participantes: 73

Produtores de leite, Secretários Municipais de Agricultura, Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, elaboradores de projetos rurais, representantes de Associações rurais, de Cooperativas, Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Vice Prefeitos, Vereadores, SEBRAE, BNB.

DESTAQUES

1 - Apresentação do Programa de Melhoramento Genético para a Bovinocultura de Leite, pelo SEBRAE;

2 - Apresentação do FNE Inovação e financiamentos pelo BNB;

3 - Interação entre os participantes com perguntas e esclarecimentos.

Governo acerta com prefeitos do Alto Oeste medidas restritivas regionais para enfrentar a Covid-19

O decreto 30.596 contém medidas restritivas de caráter excepcional e temporário para conter a disseminação da Covid-19 no âmbito da VI Regional de Saúde

A pedido dos prefeitos da área de atuação da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop), o Governo do Estado editou hoje, 21 de maio, um decreto com medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) no âmbito da VI Regional de Saúde, segundo ficou acertado em reunião emergencial realizada na tarde de hoje (21). O Decreto 30.596, publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira, terá validade até 06 de junho.

As principais medidas, adotadas por consenso dos prefeitos, são as seguintes: toque de recolher, com proibição de circulação de pessoas em todos os municípios da região, das 22h às 5h, de segunda a sábado, e em tempo integral nos domingos e feriados; proibição da venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento comercial, incluindo supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos similares, bem como seu consumo em locais de acesso ao público, independentemente do horário, durante o período de vigência do decreto.

Também fica proibido o funcionamento de parques públicos, circos, parques de diversões, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais; realização de eventos corporativos, técnicos, científicos, esportivos, shows, festas ou qualquer outra modalidade de evento de massa, inclusive locais privados, como os condomínios edilícios; atividades recreativas em clubes sociais e esportivos; funcionamento de academias, box de crossfit, estúdios de pilates e afins.

Fica permitida, a abertura das igrejas, templos, espaços religiosos de matriz africana, centros espíritas, lojas maçônicas e estabelecimentos similares, inclusive para atividades de natureza coletiva, respeitados os protocolos sanitários vigentes e obedecida a limitação de 1 (uma) pessoa para cada 5 m² (cinco metros quadrados) de área do estabelecimento, assim como a frequência não superior a 30% da capacidade máxima.

O presidente da Amop, Rivelino Câmara, disse que a proposta de adoção de medidas mais restritivas e uniformes teve apoio de 36 das 37 prefeituras consultadas. "É um exemplo para o Rio Grande do Norte. O sucesso das medidas só depende de nós", destacou Rivelino, que é prefeito de Patu e subscreve o ofício 005/2021, em que a entidade municipalista descreve o grave cenário epidemiológico e assistencial da região.

A governadora Fátima Bezerra elogiou a iniciativa dos prefeitos de se unirem na adoção de medidas comuns para superar a pandemia: "o Pacto pela Vida nasceu para isso: desenvolver ações de caráter coletivo, para somarmos esforços no âmbito dos municípios, do Estado, conclamar a sociedade para que possamos enfrentar essa doença. Nesses tempos tão difíceis, o que precisamos, mais do que nunca, é de união. Que esse passo que estamos dando hoje, com a edição de um decreto de caráter regional, seja referência nessa luta", destacou Fátima.

A governadora fez uma explanação relacionando as medidas do Governo do Estado voltadas para o combate ao coronavírus, citando as dificuldades existentes, hoje em todo o Brasil, para a expansão de leitos Covid, por escassez de insumos e falta de pessoal especializado. Lamentou a baixa cobertura vacinal e defendeu a adoção de medidas para conter a propagação do vírus. “Essa responsabilidade é de todos nós: dos gestores públicos, das lideranças religiosas e empresariais, dos trabalhadores. Esperamos que as medidas aqui adotadas possam conter a transmissibilidade da doença e preservar mais vidas. A luta de todos no Rio Grande do Norte é nesse sentido.”

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a situação da pandemia piorou em 54 municípios potiguares nos últimos dias, metade deles no interior do estado. "Na área da Central de Regulação do Oeste temos hoje um pedido de leito Covid a cada meia hora. É um cenário dramático, o momento mais difícil que a região já enfrentou", alertou a secretária-adjunta da Saúde, Maura Sobreira.

As medidas regionalizadas estabelecidas no Decreto 30.596/2021 serão aplicadas nos seguintes municípios: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Encanto Riacho de Santana, Doutor Severiano, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D'Água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, Paraná Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha Ver e Viçosa. As prefeituras desses municípios, em conjunto com as forças de segurança, vão trabalhar em parceria para que as medidas restritivas sejam cumpridas integralmente.


Apodi veste luto: Cândido de Chicá

É com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do senhor Cândido de Chicá, de 85 anos, ocorrido neste sábado (22), devido a complicações da Covid-19. Cândido foi o maior comprador de couro de bode e ovelha da região!

A nossa geografia humana tem sido largamente desfalcada pela fatídica Pandemia da COVID-19, arrastando para a eternidade muitos jovens e idosos que enriqueciam nossa relação de distinta e leal amizade.

Homens e mulheres que em muito contribuíram para o desenvolvimento do nosso amado Apodi.

À luz perpétua o resplendor.

Por Marcos Pinto

Nota do blog: Os nossos mais sinceros pêsames! Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, nos solidarizamos com quem fica e, em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e transformar a dor em saudade e serenidade. 

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 21/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (21), são 18.826 notificações, sendo 25 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,13%), 13.039 descartados (69,26%), e 5.762 confirmados (30,61%). Dos pacientes confirmados 5.360 estão curados (93,02%), 317 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (5,5%) e tivemos 85 óbitos (1,48%).

Prefeitura de Apodi emite nota de pesar pelo falecimento de Débora Sonaly


NOTA DE PESAR

Com imensa tristeza, a Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lamenta o falecimento de nossa colaboradora Débora Sonaly, ocorrido, nesta sexta-feira, dia 21 de maio, por complicações da Covid-19.

Neste momento, pedimos a Deus que a receba de braços abertos em sua morada eterna e, ao mesmo tempo, que conforte os corações de seus familiares, amigos e colegas.

Nota do blog: Para visualizar as matérias no seu celular, clique em visualizar versão para a web.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 20/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (20), são 18.681 notificações, sendo 40 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,21%), 12.959 descartados (69,36%), e 5.682 confirmados (30,43%). Dos pacientes confirmados 5.270 estão curados (92,74%), 330 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (5,80%) e tivemos 82 óbitos (1,46%).

Redução no preço dos combustíveis

Da coluna de João Alberto

A Agência Nacional de Petróleo vai fazer consulta pública para aprovar mudanças na venda de combustíveis. Entre elas, a flexibilização da fidelidade a uma marca. Um posto poderia vender combustíveis de várias bandeiras. Segundo especialistas, a medida poderia trazer diminuição no preço dos combustíveis.

Novo Big Brother

Com o fim do Big Brother Brasil, a CPI da Covid virou o novo reality show dos brasileiros. E com recordes de audiência. O canal criado pelo Senado no Youtube para informar sobre o andamento da comissão soma mais de três milhões de acessos em menos de um mês.

Juntos, os vídeos sobre a investigação só perdem em visualização para a sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Lula confirma que será candidato a presidente

Em entrevista à revista francesa "Paris-Match" desta semana, o ex-presidente Lula (PT) afirmou, pela primeira vez, com todas as letras, que será candidato a presidente em 2022.

"Eu serei candidato contra Bolsonaro" é o título da entrevista dada ao semanário francês. Nela, Lula afirma ainda: “Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei. Acho que fui um bom presidente”, afirmou.

Valor do salário mínimo pode subir para R$ 1.155,55

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia informou, na última terça-feira, que elevou de 4,27% para 5,05% a estimativa de inflação de 2021 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O INPC é o índice usado pelo governo para a correção anual do salário mínimo. Se esse aumento se confirmar e não houver mudança no cálculo, o reajuste do mínimo de 2022 também será maior.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.100. Em abril, o governo divulgou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 em que prevê alta de 4,27% para o INPC neste ano, o que levaria a uma correção do mínimo para R$ 1.147 no ano que vem.

Entretanto, se a nova previsão do governo, de alta de 5,05% no INPC neste ano, se confirmar, o salário mínimo subiria para R$ 1.155,55 em 2022.

Governo do RN reúne prefeitos do Oeste para tratar da pandemia

Gestores municipais pedem adoção de medidas mais restritivas para conter a disseminação do coronavírus nas áreas de cobertura da 2ª e 6ª regionais de saúde

Diante do agravamento da pandemia no interior, o Governo do Estado convocou reunião com prefeitos das regiões Oeste e Alto Oeste para tratar da adoção de medidas destinadas a barrar a disseminação do coronavírus (Covid-19) nos municípios sob jurisdição da 2ª e 6ª regionais de saúde, reduzir os pedidos de leitos para pacientes covid, que hoje estão na faixa de 100 por dia no Rio Grande do Norte, e conter a média diária de mortes por Covid-19.

Os números mais recentes do Indicador Composto mostram que a situação vem se deteriorando nessas duas regiões, apesar do esforço do governo e das prefeituras de ampliar o atendimento aos moradores. O indicador leva em conta, entre outras variantes, a ocupação de leitos críticos e clínicos, taxa de mortalidade e casos ativos da doença.

Segundo a secretária adjunta Maura Sobreira, a partir desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) vai enviar recomendações aos municípios que estão nas escalas 3, 4 e 5 do Indicador Composto. A Secretaria vai também reforçar o estoque de oxigênio com o envio de cilindros para as regionais com maior pressão por leitos e está oferecendo curso de capacitação destinado aos profissionais que atuam no atendimento a pacientes em risco de vida.

No Alto Oeste, 70,7% da população está em zona de alerta (amarela) ou de perigo (vermelha); no Oeste, 95,7% estão nessa situação. "Portanto, é extremamente necessário que os municípios unam forças com o Governo para o cumprimento dos protocolos e dos decretos com medidas restritivas", sugeriu Maura.

Prefeitos e secretários municipais de saúde, presentes à reunião virtual, foram unânimes em lamentar a baixa cobertura vacinal da população e pedir a adoção de medidas mais rígidas, uniformes e urgentes para as duas regiões, onde a taxa de ocupação de leitos críticos era de 100% e havia 29 pacientes na lista de espera por UTI no início da noite desta quarta-feira (19).

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP), Rivelino Câmara, defendeu a publicação de um decreto estadual com foco regional contendo medidas mais duras, capazes de uniformizar os procedimentos. “Não há mais espaço para guerra de decretos”, disse ele.

“Ficou acertado no encontro com os prefeitos que vamos consultar a área jurídica do governo para avaliar a possibilidade de editar um decreto regionalizado, à luz dos dados apresentados hoje”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Pacto pela Vida. “Todos estão confluindo para a adoção de ações conjuntas de enfrentamento da pandemia”, reforçou Mineiro, que conduziu a reunião.


Apodi foi contemplada com 20 casas populares que visa diminuir o déficit habitacional

Na tarde dessa quarta-feira (19), o prefeito de Apodi Alan Silveira, ao lado da Secretaria de Assistência Social Itamara Sena e da equipe de engenharia da prefeitura, recebeu a visita técnica da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado para visitar o local onde serão construídas 20 casas populares, por meio do programa Pro Moradia/viver melhor.

“Apodi foi contemplada com 20 casas populares que visa uma diminuição do déficit habitacional do município, além também de toda estrutura de pavimentação, água e energia. Uma luta desde o final do ano de 2019, mas que conseguimos, graças ao esforço da gestão e também do deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, a quem sou grato por ter conseguido cadastrar Apodi na relação dos municípios beneficiados”, relatou Alan.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 19/5

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (19), são 18.571 notificações, sendo 60 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,32%), 12.885 descartados (69,38%), e 5.626 confirmados (30,30%). Dos pacientes confirmados 5.195 estão curados (92,33%), 350 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,22%) e tivemos 81 óbitos (1,45%).

Governo inicia doação de mais de 5 mil cestas básicas em 32 municípios das regiões Assu-Mossoró, Alto Oeste e Apodi

As entregas serão feitas em três dias, a partir de hoje, e vão beneficiar 67 entidades como secretarias municipais e representações de famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia

O Governo do Estado inicia hoje a entrega de 5.260 cestas básicas do Programa RN Chega Junto no Combate à Fome em 32 municípios das regiões Alto Oeste, Assu-Mossoró e Apodi beneficiando 67 entidades.

A Campanha RN Chega Junto no Combate à Fome já doou 23.783 cestas básicas a 260 entidades, incluindo secretarias municipais de assistência social e de turismo e representações oficiais que  trabalhadores(as) e famílias em situação de vulnerabilidade social e também que perderam emprego e renda em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Nesta quarta (19) começam as doações de 1.363 cestas em sete municípios, na quinta (20) serão entregues 2.421 em seis municípios e sexta-feira (21), 1.476 em dezenove municípios.

Em Mossoró, quinta-feira, serão beneficiada 20 instituições com um total geral de 1.718 cestas básicas, dentre as quais a Secretaria Municipal de Assistência Social com 400 cestas, e a Viúva Negra Produções com 231, além representações informais de trabalhadores(as) do turismo com 210 e Centro Feminista 8 de Março com 112.

Executado pela Sethas em conjunto com a Defesa Civil do RN e outras secretarias de estado, o Programa é uma parceria do Governo com a Associação de Supermercados do RN (ASSURN) que lançaram a campanha RN Chega Junto no Combate à Fome para arrecadação de alimentos.

As doações para a campanha estão sendo feitas nos supermercados filiados à Assurn em todo o Estado. O Governo do RN já doou 35 mil cestas e a ASSURN, duas mil.

Estão sendo beneficiadas com as entregas, secretarias municipais de assistência social e turismo, fundações, associações, movimentos de jovens, conselhos comunitários, circos, coletivos, representações de mulheres, clubes de mães, setores do turismo, colônia de pescadores, produtores rurais, terreiros, entidade LGBT+, grupo de dança e teatro e outros.

Apodi - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

           COLÔNIA DE PESCADORES Z-4

           CENTRO HISTÓRICO CULTURAL TAPUAIS

Golpe no WhatsApp consegue burlar verificação em duas etapas

O já conhecido golpe do sequestro de perfil no WhatsApp agora consegue burlar a autenticação em duas etapas — processo importante na segurança das contas do aplicativo. Identificado pela Kaspersky, empresa especializada em antivírus, o ataque geralmente se inicia com uma ligação em que o criminoso finge ser um representante do Ministério da Saúde fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19.

Quando a conversa chega ao fim, ele solicita um código enviado por SMS para confirmar as respostas do indivíduo. O código, na verdade, é a senha necessária para que o criminoso consiga baixar o WhatsApp da pessoa em outro celular. O segundo passo para burlar a autenticação em duas etapas, então, é ligar para a vítima fingindo, dessa vez, ser do suporte do WhatsApp.

CNN Brasil Business entrou em contato com o WhatsApp, mas, até o momento, não recebeu um posicionamento da empresa. Confira aqui dicas de como evitar cair em um golpe deste tipo.

Outro ponto de atenção para os usuários do WhatsApp é um link malicioso que circula no aplicativo e promete dar, entre outros prêmios, um celular para quem responder a um questionário como presente de aniversário pelos "30 anos da Amazon". A alegação é falsa, e a varejista -- fundada em 1994 -- sequer chegou na casa dos 30.

Ainda não se sabe ao certo quais são os efeitos causados no aparelho de quem clicou no link e concluiu o questionário falso. A principal suspeita é a de que o objetivo  é instalar vírus espiões no celular ou no computador da vítima. O golpe também não é exatamente novo e existem relatos sobre ele na internet desde março deste ano.


Cuidem-se, pessoal! Usem máscara

Usar a máscara é um gesto de consideração tanto à sua vida, quanto à vida de quem está no seu caminho. 

Por dias melhores, por respeito a quem está na luta, use a máscara.

Imagem Prefeitura do Recife

Apodi será município piloto para recebimento de vacinas da Pfizer de acordo com Comissão de Intergestores Regionais

A reunião da Câmara Técnica para organizar estratégias para garantir a vacinação nos Municípios de Mossoró e Apodi como experiência piloto acontece hoje

A Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, realizou uma reunião segunda-feira (18) de maio de forma on-line. A pauta foi para decidir quais municípios da região tem condições de receber agora nessa remessa a vacina Pfizer.

Participaram da reunião a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização, Laiane Graziela Paulino da Costa França, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a técnica do Programa de Imunização da Sesap, Iraci Nestor, a secretária municipal de saúde de Tibau e coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, Márcia Cristina Alves J. Barboza e a secretária-executiva da CIR, Fátima Rocha.

Ainda estiveram presentes os técnicos do Programa Regional de Imunização da II Ursap, Jorge Mota, Lucinete Almeida, Kyvia Santana Maia e Laura Moreno. Também participou o técnico da II Ursap, Erialdo Rebouças.

Participaram do evento doze secretários municipais de saúde da 2° Região com sede  Mossoró  e nove secretários municipais de saúde da 8° Região com sede em Assu.

As vacinas terão como público prioritário as gestantes com comorbidades.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SESAP/RN estará responsável pela capacitação dos profissionais dos municípios que tenham interesse em ofertar a vacina Pfizer/Comirnaty.

Os municípios devem proceder ao total controle quanto ao monitoramento da utilização e tempo de validade das vacinas após exposição da temperatura +2 a +8°C. Comunicando de imediato, à Coordenação Estadual de Imunização necessidade de mudanças relativas a estratégias de vacinação, com as justificativas técnicas pertinentes.

"Inicialmente os Municípios de  Mossoró e Apodi,  serão piloto. O município de Tibau, ficou de avaliar neste primeiro momento com a Equipe municipal de Imunização se vai querer receber logo a vacina", disse a coordenadora da CIR da Segunda Região de Saúde, Márcia Cristina Alves J. Barboza.

"Quarta-feira (19) de maio,  às 14h, faremos uma reunião da Câmara Técnica para organizar estratégias para garantir a vacinação nos Municípios de Mossoró e Apodi como experiência piloto", disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

"Semana que vem teremos novos lotes de vacina Pfizer chegando e decidiremos a ampliação para outros municípios. Os municípios recebem de acordo com sua demanda determinada pelo Ministério da Saúde", ressaltou a gerente da II Ursap, Emíliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social da II Ursap

terça-feira, 18 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 18/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (18), são 18.456 notificações, sendo 60 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,32%), 12.814 descartados (69,42%), e 5.582 confirmados (30,26%). Dos pacientes confirmados 5.146 estão curados (92,18%), 356 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,35%) e tivemos 80 óbitos (1,47%).

Prefeitura de Apodi investirá cerca de R$ 50 mil em dois projetos para os músicos locais com recursos próprios

O prefeito Alan Silveira e o vice-prefeito Neilton Diógenes se reuniram nesta manhã de terça-feira (18), com secretário de Educação e Cultura Elmo Alves, gerente de Turismo Gilney Morais, o gerente de Cultura Emerson Medeiros e com os integrantes da Comissão dos Músicos de Apodi para discutirem sobre o veto ao uso do restante do recurso da Lei Aldir Blanc. Na ocasião, foi tratado também sobre a ação que será executada em duas etapas pela Prefeitura em benefício da categoria.

"Serão investidos com recursos próprios cerca de R$ 50 mil em dois Projetos com várias lives, pelo Programa Apodi Incentiva, para amenizar os efeitos da pandemia aos artistas da música local, contemplando cerca de 90 músicos cadastrados na Prefeitura. Essa é mais uma ação que vamos desenvolver junto à classe", explicou o prefeito Alan.

Barragem de Apodi chega a 41,65% da sua capacidade total

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, continua recebendo aporte hídrico e já acumula 249.760.110 m³, correspondentes a 41,65% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o maior volume alcançado pela barragem desde 2015. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 216.129.330 m³, equivalentes a 36,04% do seu volume total.


Apodi é contemplado com 12 poços e várias cisternas em evento do MDR, em Natal

Cumprindo agenda administrativa em Natal, o prefeito Alan Silveira participou do evento realizado pelo Governo Federal, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, da assinatura da Ordem de Serviço para perfuração de poços e construção de adutoras em 47 municípios do RN.

Apodi foi contemplado neste projeto com 12 poços, além da construção de diversas cisternas, um pedido nosso junto ao deputado estadual Ezequiel Ferreira, que foi prontamente atendido pelo ministro Rogério Marinho, junto ao Governo Federal. "Agradeço a atenção do deputado e do ministro para com o nosso município, agora vamos aguardar os técnicos para decidir os locais e para que eles comecem a ação”, agradeceu o prefeito Alan Silveira.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 17/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta segunda-feira (17), são 18.385 notificações, sendo 100 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,54%), 12.760 descartados (69,40%), e 5.525 confirmados (30,06%). Dos pacientes confirmados 5.087 estão curados (92,07%), 360 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,51%) e tivemos 78 óbitos (1,42%).

Barragem de Santa Cruz em Apodi leva atualmente água para onze cidades do Alto Oeste

A barragem de Santa Cruz, em Apodi, é o segundo maior reservatório do Estado. Agora em maio, ela ultrapassou os 40% de volume acumulado, marca que não atingia nos últimos seis anos.

A barragem que é o segundo maior reservatório do RN, acumula, nesta sexta-feira (14), 246.904.320 m³, correspondentes a 41,17% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o melhor nível de armazenamento do reservatório desde o ano de 2015. No último relatório divulgado pelo Igarn, na segunda-feira (10), o manancial estava com 236.819.860 m³, equivalentes a 39,49% do seu volume total.

Fundamental para o abastecimento humano do Estado, é o manancial de captação da adutora do Alto Oeste, que leva atualmente água para onze cidades nesta região potiguar. Santa Cruz é alternativa para várias cidades do Alto Oeste, quando os açudes locais estão com baixo armazenamento, incluindo Pau dos Ferros.


Manutenção e recuperação das estradas vicinais em Apodi

A Prefeitura de Apodi através da Secretaria Municipal de Obras vem fazendo todo um trabalho de manutenção e recuperação das estradas vicinais na região da Areia, zona rural do nosso município. A ação tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos.

Este trabalho acontece nas quatro regiões diariamente, de acordo com cronograma elaborado pela referida secretaria.

Grupo de evangélicos/construtores faz doação de casa para família órfãos no distrito de Soledade, em Apodi/RN

Depois da campanha ter sido divulgada nas redes sociais, o grupo conseguiu realizar a doação para a família de órfãos. Fotos: cedida ao blog

Apesar das dificuldades enfrentadas no ano de 2021, a corrente de solidariedade tem se tornado cada vez mais forte para ajudar quem precisa. O grupo de construtores/evangélicos, neste domingo (16), realizou a entrega de uma casa nova e mobiliada para as crianças órfãos que moram no distrito de Soledade, em Apodi/RN, a nova residência fica localizada nas proximidades do cemitério do distrito.

"Um verdadeiro presente de Deus proporcionado por um grupo de construtores/evangélicos que tomaram conhecimento por meio das redes sociais dos vídeos divulgados pelo valoroso e corajoso Kleber Lira, um servo de Deus que não tem medido esforços para estender a mão aqueles (a) que estão precisando de ajuda”, comentou Airton Lucena.

O terreno, a mão de obra e os materiais de construção foram doados aos órfãos por meio deste grupo de servos(a) de Deus que demonstraram o que é empatia por meio desta belíssima atitude, ou seja, mostraram o verdadeiro sentido da palavra amor que foi pregada e vivenciada por Jesus Cristo.

"Eu não tenho palavras para explicar, porque é aquela sensação de que juntos podemos mudar o mundo. A gente pode fazer, se reuníssemos forças, conseguíamos mudar a vida de muita gente que está em situação de desigualdade social", comentou Kleber Lira. "Fico feliz quando vejo o próximo satisfeito, gosto de fazer o bem sem olhar a quem e sem desejar nada em troca, pois, essa é a vontade de Deus", finaliza Kleber.

Convite para a comunidade surda - série documental de vídeos intitulada Mestres do Apodi

A série Mestres do Apodi exibirá seus sete episódios com tradução em Libras. Uma das mestras de nossa série, Dona Celi da Lagoa Rasa, tem três filhos surdos, e relata em seu episódio as dificuldades pela ausência de intérpretes de Libras em bancos, INSS e em todos os lugares que seus filhos querem frequentar em APODI.

Assim, com a presença de uma intérprete, que também é apodiense, Geonara Tenório, vamos ter a tradução em Libras em todos os episódios da série, para que os filhos de Dona Celi e toda a comunidade surda não sejam excluídos de um momento tão importante para a cultura do Rio Grande do Norte.

domingo, 16 de maio de 2021

Nota de pesar pelo falecimento de Severino de Bento Tito

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Severino de Bento Tito, figura folclórica do nosso Apodi.

Nunca houve alguém com tanta paixão bacurau. Recordo Severiano com um 'tamborete' pequenino nas campanhas de Geraldo Melo. Aquela figura decidida a sempre defender, com unhas e dentes o seu partido, Aluízio Alves, Geraldo Melo, Pinheiro Bezerra e todos que compunham a cúpula do MDB.

O blog presta solidariedade aos amigos e familiares de Severino de Bento Tito por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.

Apodi dos Índios Tapuias Paiacu

Vilmaci Viana – Sócia do IHGRN

Os primeiros habitantes do território do Apodi/RN, foram os índios Tapuia Paiacu, de quem descendemos. Eles viviam em aldeias às margens da Lagoa de Apodi, porém, por ocasião das secas, emigravam para outras regiões, retornando quando as chuvas voltavam. Usavam sandálias feitas da casca de uma árvore que chamavam de caraguá. Pintavam-se com tinta de jenipapo e urucu.

Suas ocas eram feitas de pau, cobertas de palhas ou ramos. Tinham por hábito fazer grandes fogueiras à noite, quando estendiam suas redes, para se aquecerem.

A sua alimentação básica era a caça, a pesca, o mel de abelha, frutas, cereais e raízes. Apreciavam cobras e lagartos; eram fortes, saudáveis e possuidores de grande apetite.

As curas das suas doenças eram feitas através de defumações com tabaco, introdução de folhas de certos vegetais na garganta do enfermo para provocar vômitos, aplicação de saliva, e outros recursos, sempre valendo-se da flora medicinal.

Os homens eram altos, fortes e robustos; tinham cabelos pretos, andavam inteiramente nus e colocavam um cendal de palhas e folhas nas partes genitais, enquanto as mulheres eram baixas, geralmente obesas e de boa aparência, se utilizavam de um avental confeccionado com folhas.

A moça tapuia casava-se muito jovem. Aos primeiros sinais de puberdade, a mãe a levava ao conhecimento do chefe da tribo (o rei). A moça era, então, guardada na casa dos pais. Uma vez conseguindo o noivo, era autorizado o casamento, o qual era realizado com festas, cânticos e danças. Caso não aparecesse um noivo para determinada donzela, esta era levada à presença do rei que, conforme os costumes da tribo, a desvirginava. Os índios Tapuia Paiacu eram polígamos.

Segundo o IBGE, os primeiros desbravadores a passarem nestas terras teriam sido Alonso de Hojeda, almirante espanhol, e seus companheiros de viagem: João de La Cosa e Américo Vespúcio; chegando ao Rio Apodi no final de junho de 1499, dando o nome às terras de Missão de São João do Apodi.

A colonização só viria com a concessão de sesmarias, em 19 de abril de 1680, aos irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira, criando diversas fazendas, porém, em 1683 houve a invasão de territórios indígenas por novos donos de sesmarias o que gerou a chamada Guerra dos Bárbaros, que durou 40 anos, fazendo com que os irmãos Nogueira abandonassem o local.

Em 1700 jesuítas chegaram ao local e conseguiram catequizar parte dos índios envolvidos nas lutas, porém, mesmo alguns desses índios catequizados foram violentamente mortos, como a índia guerreira Luísa Cantofa, que foi morta rezando o rosário de Nossa Senhora.

Os irmãos Nogueira só voltariam anos depois, com a dissolução do conflito, contribuindo imensamente com o desenvolvimento da região, culminando no núcleo do atual município.

Nos tempos atuais, a pesquisadora e descendente indígena, Lúcia Paiacu Tabajara, tem lutado pela manutenção da história dos povos originários de Apodi, tendo criado em 2013 o Museu do Índio Luiza Cantofa (o primeiro museu indígena do Estado) e, mais recentemente, em conjunto com outros indígenas e descendentes, o Centro Histórico-Cultural Tapuia Paiacu da Lagoa do Apodi (CHCTPLA).


O SINTRAPMA parabeniza os Garis pelo seu dia!

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

O SINTRAPMA parabeniza esses profissionais que desde o início da pandemia estão na linha de frente, colocando sua vida em risco. Profissionais que lutam por melhores condições de trabalho.

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

Fonte: Blog do Sintrapma

1° Desafio virtual solidário Runners do Bem de Apodi – RN


Vem aí o 1° Desafio virtual solidário Runners do Bem de Apodi – RN, desafio na categorias Corrida ou Bike. Todo dinheiro arrecadado será revertido para compra de cestas básicas para serem doadas as famílias carentes.

As inscrições vão de 17 de maio a 30 de junho. Valor da inscrição: 25 reais. Período do desafio: 01/07 a 31/07/21.

Informações: Mike (84) 99990-5962 – Gildásio (84) 99191-5672