sábado, 15 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 15/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até este sábado (15), são 18.215 notificações, sendo 80 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,43%), 12.667 descartados (69,54%), e 5.468 confirmados (30,03%). Dos pacientes confirmados 5.032 estão curados (92,02%), 359 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,56%) e tivemos 77 óbitos (1,42%).

[veja] Mestres do Apodi estreia segunda-feira no YouTube

Apodi/RN - Sete mestres que mostram a riqueza cultural presente no município de Apodi: Augusto do Córrego – mestre das brincadeiras de Papangus desde a década de setenta; Dona Celi da Lagoa Rasa – contadora e cantadora de dramas; Raposo dos Pastéis – mestre-guardião das brincadeiras de congos, presentes em Apodi desde os anos trinta; Zé da Rabeca, do Assentamento Frei Damião; Golinha do Sítio do Góis – colecionador de sementes vindas de três gerações; Chico Augusto – o inventor apodiense e guardião da Barragem de Santa Cruz; e Dodora – dona de uma luta que foi responsável pela preservação do segundo maior sítio arqueológico do Brasil, o Lajedo de Soledade.

Estes mestres e estas mestras fazem parte de uma série documental em vídeo intitulada Mestres do Apodi, que estreia segunda-feira (17) e prossegue até o dia 23, sempre às 20h, no canal do YouTube Bater Sete Freguesias (https://www.youtube.com/channel/UCNzUvddG5KwqTwvtUuNrsHw).

A série é uma idealização dos artistas Renata Soraya e Dionízio do Apodi, que através de recursos da Lei Aldir Blanc da Fundação José Augusto têm a oportunidade de realizar um sonho antigo, de registrar e contar a história de mestres e mestras importantes para a cultura potiguar, e que precisam ser conhecidos pelo povo do Rio Grande do Norte, diante de riqueza cultural de valor incalculável.


Comum a esses mestres e a essas mestras está a preocupação com a herança cultural que cada um vai deixar. O fato dessas riquezas serem passadas de pai para filho torna a preocupação ainda mais pertinente.


Do espaço de tempo em que a série começou a ser pensada até o momento em que o projeto passou na Lei Aldir Blanc, dois mestres que estariam nestas gravações faleceram, sem contar outros tantos que não se tem noção da riqueza cultural que foi embora e que não ficou nenhum registro. A série quer chamar atenção do povo potiguar para a valorização destes mestres que vivem em Apodi, mas que muitos se encontram em dezenas de municípios, sem saber que são mestres, mas exercendo esse papel em suas comunidades.


A série será exibida e disponibilizada no canal Bater Sete Freguesias com tradução em Libras. Uma das mestras da série (Dona Celi da Lagoa Rasa) é mãe de três filhos surdos, e diante da sua dificuldade e revolta acerca da exclusão da comunidade surda em Apodi e região, a produção da série decidiu fazer os sete episódios com as Libras, para que seus filhos e qualquer surdo possam ter acesso ao conteúdo do projeto.



Mestres do Apodi

Ideia original, roteiro e direção: Renata Soraya e Dionízio do Apodi

Trilha Sonora: Menezes de Melo e Nilsinho Souza

Identidade visual e abertura: Jeddi Torres

Imagens: Renata Soraya e Lu Nascimento

Imagens aéreas: Lu Nascimento e UERN TV

Registro fotográfico das gravações: Ari Oliveira

Edição e Finalização: Renata Soraya e Dionízio do Apodi

Intérprete de Libras: Geonara Tenório

Barragem de Apodi chega a 41,17% da sua capacidade total

As chuvas que estão ocorrendo, principalmente na região oeste do RN, continuam trazendo águas para os reservatórios situados na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. Barragens como Santa Cruz do Apodi e Pau dos Ferros, já acumulam seus melhores volumes dos últimos anos. Outros reservatórios de cidades como Umarizal e José da Penha já estão próximos de atingir os 100% das suas capacidades. Cinco mananciais situados na bacia já sangraram.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula, nesta sexta-feira (14), 246.904.320 m³, correspondentes a 41,17% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o melhor nível de armazenamento do reservatório desde o ano de 2015. No último relatório divulgado pelo Igarn, na segunda-feira (10), o manancial estava com 236.819.860 m³, equivalentes a 39,49% do seu volume total.

Já a barragem de Pau dos Ferros acumula, atualmente, 26.379.710 m³, percentualmente, 48,1% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Esse é o melhor nível do manancial desde de 2012. No dia 10 de maio, o reservatório estava com 23.911.694 m³, equivalentes a 43,60% do seu volume total.

Também situado em Pau dos Ferros, o açude 25 de Março, que possui capacidade para 4.722.000 m³, acumula  4.136.280 m³, correspondentes a 87,59% da sua capacidade. Este é o açude mais antigo da cidade.


Óbitos por Covid-19 em Apodi representa 1,37% dos casos confirmados

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde do município nessa sexta-feira (14), o número de mortos representa 1,37% dos casos confirmados. Ou seja, se você for contaminado, as chances de ficar curado é de 97,96%.

Quase 98% de chances de ficar curado.

Não há motivo para pânico.

No entanto, é preciso ter cuidado com as novas cepas que são mais agressivas. Portanto, mesmo com tantos casos, a letalidade é baixíssima.

Por Adriano Roxael

Foto: Google

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 14/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (14), são 18.150 notificações, sendo 38 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,2%), 12.652 descartados (69,70%), e 5.460 confirmados (30,10%). Dos pacientes confirmados 5.012 estão curados (91,79%), 373 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,83%) e tivemos 75 óbitos (1,38%).

Prefeitura de Apodi realiza trabalho de desinfecção de diversos locais públicos




A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diariamente o trabalho de desinfecção de diversos locais no município. A equipe da Secretaria de Saúde vem intensificando os trabalhos no combate à covid-19, esse serviço está sendo realizado nos principais pontos de aglomeração e de contágio da covid-19. A Prefeitura vem fazendo a sua parte, faça você também!

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 13/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (13), são 17.985 notificações, sendo 40 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,22%), 12.563 descartados (69,85%), e 5.382 confirmados (29,93%). Dos pacientes confirmados 4.941 estão curados (91,80%), 367 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,81%) e tivemos 74 óbitos (1,39%).

Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre a COMAD em Apodi

No dia 12/05, tivemos a ocupação de todos os leitos COVID no regulaRN, no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, de Apodi. Desde então tivemos mais de 6 pacientes de Apodi com indicações de internação e esperando vaga de leito no regulaRN. Hoje (13), contamos com dois centros COVID, que têm como propostas o atendimento, estabilização, quando necessário, e referência para os leitos COVID habilitados, onde a internação mandamos para o Hospital Regional.

Diante da grave crise sanitária vivenciada por todos os entes da nossa federação, o Munícipio pediu autorização a direção do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, para usar as clínicas cirúrgicas como leitos de retaguarda COVID, para os apodienses, até surgir vaga na central de regulação de leitos COVID do Estado.

Dessa forma, iremos levar o acolhimento do COMAD para uma UBS, para avaliação, classificação, assistência e encaminhamento para a nossa referência em obstetrícia, se necessário. Concomitantemente, as cesáreas também estarão suspensas temporariamente por um curto espaço de tempo. A sugestão foi suspender pelos próximos 15 dias, retornando no mês de junho as cesáreas e os serviços na sede do Hospital, como acordado no TAC entre os entes envolvidos.

O Munícipio se responsabilizará pela força de trabalho, com os profissionais de saúde e todos os insumos e medicamentos utilizados nos leitos de retaguarda, usando apenas a estrutura física do Hospital.

Acreditamos que todos irão compreender a decisão da equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, nesse momento crítico que estamos vivenciando. Foi uma alternativa pra darmos um suporte para os pacientes COVID de Apodi, sem nos ausentarmos do compromisso com as nossas gestantes, puérperas e seus recém-nascidos.

Fábio Faria diz que trocará PSD pelo PP

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), disse, hoje, que tem conversas adiantadas para trocar de partido e provavelmente irá para o PP. A declaração foi dada ao UOL Entrevista.

"Não tenho como continuar no partido se ele não votar no presidente Bolsonaro", afirmou ele. Segundo Faria, o fundador e presidente do partido, Gilberto Kassab, disse que o PSD não pretende apoiar nem Lula (PT) nem Jair Bolsonaro (sem partido). "Ele deve ter candidato próprio", disse.

No mês passado, Kassab declarou ser muito difícil que o presidente Bolsonaro dispute o 2º turno das eleições de 2022. "O legado vai ser muito ruim, com [projeção de] 500 mil mortos [pelo coronavírus]. Vai ter de trabalhar muito para reverter sua imagem", disse.

Ao UOL, Faria ainda afirmou que o PSD é um partido dividido. "Eles têm estados que apoiam o PT e têm estados que apoiam o Bolsonaro. A situação é um pouco complicada. Chamei Kassab para uma conversa ontem e ele relatou que o PSD não vai apoiar Lula ou Bolsonaro. Ele deve ter candidato próprio. A chance é apoiar Bolsonaro no 2º turno".

Falei que gostaria que ele me deixasse ir para um partido que tenho certeza que ficaria com o presidente Bolsonaro. Kassab disse que entendia totalmente minha posição. Ele ainda disse que o presidente Bolsonaro não decidiu para qual partido vai.

Em outra declaração, Faria defendeu o governo federal por não ter fechado contrato com a Pfizer em 2020. Segundo ele, as exigências da fabricante "não eram simples" e a quantidade de vacinas oferecida era pouca.


Prefeitura de Apodi junto com equipe de limpeza trabalham para manter a cidade limpa em tempos de pandemia




Mesmo em tempos de pandemia, de extrema dificuldade, quando os esforços se concentram nas pastas de Saúde, de Ação Social, de Educação e nas ações de fiscalização, para proteger a população da COVID-19 e salvar vidas, as equipes de limpeza da Prefeitura de Apodi estão nas ruas cuidando da Cidade.

Homens da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços Urbanos fazem serviços de varrição, capinação, roçagem, coleta de lixo, tapa buraco, recuperação de meios-fios e retirada de entulhos de todo o município, para manter a cidade limpa e evitar também surtos de outras doenças, como dengue e malária.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

Por isso, a Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, pede a colaboração da população para ajudar a manter as ruas limpas, principalmente neste momento em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, e as arboviroses: Dengue e Malária.

É importante que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 12/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (12), são 17.884 notificações, sendo 30 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,16%), 12.508 descartados (69,93%), e 5.346 confirmados (29,91%). Dos pacientes confirmados 4.901 estão curados (91,67%), 371 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,93%) e tivemos 74 óbitos (1,40%).

Academia Apodiense de Letras emite nota de pesar pelo falecimento de Tarcísio Paulo Freire

Clique no banner para ampliar!
 

Lideranças repercutem dificuldades enfrentadas por hospitais do Estado na pandemia

Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), realizada de forma remota, durante o horário destinado aos líderes partidários, os parlamentares discursaram acerca de problemas do Estado na área da Saúde, bem como cobraram explicações do governo estadual a respeito do convênio não renovado com o Hospital Infantil Varela Santiago, localizado em Natal. Eles ainda parabenizaram os profissionais de Enfermagem pelo seu dia. 

Primeiro a discursar, Dr. Bernardo (MDB) utilizou seu tempo para falar sobre a situação da Covid-19 no município de Apodi, Médio Oeste Potiguar. “Em Apodi foi criada uma estrutura importante de atendimento aos pacientes de Covid-19, para acolher toda a região Oeste do Estado, com cinco leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria. Mas a estrutura está funcionando com certa precariedade. Eu conversei com algumas pessoas que vivenciam de perto essa realidade, e elas estão preocupadas. Nós temos uma particularidade lá, que é o fato de 100% dos pacientes intubados irem a óbito. Isso é muito sério. A gente sabe da gravidade, sabe do alto índice, que chega a 80 ou 90%. Mas algo precisa ser feito”, destacou. 

Dr. Bernardo contou que conversou, então, com o Dr. João Marcelo, coordenador da UTI do Hospital Tarcísio Maia e da UTI da Liga Mossoroense Contra o Câncer, pedindo que ele visitasse o Hospital Regional de Apodi e fizesse uma avaliação das condições da unidade. 

“Além disso, estou intermediando junto ao Governo do Estado, conversando com a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Maura Sobreira, a fim de que ela contrate o Dr. João Marcelo para coordenar a UTI do hospital de Apodi. Porém, algo mais precisa ser feito, porque boa parte dos profissionais que trabalham em UTIs no RN não tem formação especializada, e a gente sabe que conhecimento humano não se adquire em seis meses ou um ano”, relatou. 

Dentre os problemas diagnosticados no hospital de Apodi, o parlamentar informou que não há, nas UTIs, equipamentos de ultrassonografia nem de raio-x portáteis, além de foco cirúrgico. 

“E outro problema detectado lá, mas que eu já estou correndo atrás para resolver, é que o mesmo fisioterapeuta de plantão atende tanto os pacientes da UTI quanto os 20 da enfermaria. É humanamente impossível que um único profissional faça esse serviço. Então, nós precisaríamos de pelo menos três fisioterapeutas e dois médicos, um só para a UTI e o outro para a enfermaria”, acrescentou o deputado. 

Na sequência, Dr. Bernardo abordou um requerimento de sua autoria, que diz respeito à ausência de cobertura de exames pelo Governo do Estado para pacientes dos hospitais estaduais. 

“Tem sido muito comum a gente ser solicitado por pacientes que não conseguem realizar exames nos hospitais do Estado. Por isso, eu estou fazendo um requerimento pedindo que quando o paciente for internado num hospital do Estado, essa unidade se responsabilize pelos exames que ele precisar. Na semana passada eu vi duas campanhas, na internet, de pacientes internadas no Hospital Regional Tarcísio Maia, pedindo ajuda para realizar uma angiografia cerebral, que custa R$ 3,5 mil. Isso está errado. O governo estadual tem que assumir os pacientes que se internam nas suas unidades de saúde”, externou. 

Por fim, o parlamentar parabenizou a todos os enfermeiros do RN pelo Dia Internacional da Enfermagem, afirmando que soma à luta pela aprovação, junto aos senadores, do novo piso salarial da categoria no Brasil. Em seguida, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) iniciou sua fala também celebrando o Dia da Enfermagem. 

“São profissionais que se dedicam diuturnamente no atendimento à população, que são responsáveis por todo o acompanhamento da equipe médica multidisciplinar. São valorosos profissionais, que merecem dignidade salarial, pelo empenho, pela capacitação e pelo devotamento no acolhimento dos pacientes. É mais do que justa a reivindicação que fazem, e esse projeto que tramita no Senado Federal certamente receberá o merecido deferimento”, disse. 

Após isso, o parlamentar falou sobre o debate anterior que teve com o deputado Francisco do PT. 

“Quando eu relatei ontem a falta de compromisso com o Hospital Infantil Varela Santiago, eu falei baseado em dados concretos. Fiz uma retrospectiva histórica, que desde o governo Aluízio Alves a unidade de saúde vinha recebendo repasses do Governo do Estado. E, em 2020 nós apelamos seguidamente para que fosse renovado o convênio e os valores fossem pagos. Mas só tem promessa”, repreendeu Getúlio Rêgo. 

Segundo o parlamentar, caberia a Francisco do PT, explicar a situação.

Governado Municipal deve prorrogar decreto de isolamento e avalia medidas ainda mais rígidas contra Covid-19

Governo Municipal demostram preocupação com a escalada de casos e mortes por novo coronavírus

O prefeito de Apodi, Alan Silveira afirmou, na manhã desta quarta-feira (12), que vai prorrogar o decreto de isolamento social e que avalia medidas ainda mais duras, em Apodi. O atual decreto proíbe, até 16 de maio, aglomerações e o funcionamento de serviços não essenciais em Apodi. O chefe do Executivo acabou de conceder entrevista exclusiva ao radialista César Augusto na 88.5 FM.

"Com certeza estamos discutindo medidas de endurecimento aqui em Apodi e não descarto nenhum tipo de medida. Mas ainda estamos avaliando, a partir de orientações científicas, com relatórios, também não adianta a prefeitura fazer sua parte, se a população não colaborar”, disse Alan.

"Não há a menor possibilidade de qualquer flexibilização no momento [das regras de distanciamento social] em Apodi", acrescentou.

Apodi registra mais dois óbitos por Covid-19

Toinho e Leandro não resistiram e vieram a óbito nesta manhã

Mais duas mortes provocadas pela Covid-19 foram confirmadas nesta quarta-feira (12) em Apodi.

Com a atualização, o número de óbitos aumentou para 74.

De acordo com a Prefeitura, as vítimas fatais são dois homens, um conhecido por Toinho de Ivete, e o outro conhecido por Leandro mototáxi.

A cidade ainda contabiliza 306 pessoas em isolamento e 12 hospitalizados.

Governo Federal vai investir R$ 17,6 mi em barragem que beneficiará o RN

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), vai investir R$ 17,6 milhões para obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba. A ação do Governo Bolsonaro vai permitir que as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco cheguem à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

A barragem abastece o município de Cajazeiras, que fica a 470 km da capital João Pessoa, e o distrito de Engenheiro Ávidos, beneficiando 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas. Após a conclusão da obra, a barragem terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água. A partir daí, as águas do Eixo Norte poderão chegar em grandes volumes à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande do Norte, chegando então no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no estado potiguar.

Presente à solenidade de assinatura pelo ministro Rogério Marinho, o deputado federal General Girão, que tem a segurança hídrica como uma das principais bandeiras do seu mandato, falou sobre a relevância desta obra para o Rio Grande do Norte. “O povo nordestino, que tanto sofre com a seca, sabe reconhecer a importância de um projeto como este. Água é vida. Esta obra é a continuidade do Eixo Norte do Projeto São Francisco, cujo último trecho que receberá as águas do Rio São Francisco é no Rio Grande do Norte. As águas do Rio Piranhas começarão a ser represadas na Barragem de Oiticica, obra que se arrasta há quase oito anos, sob a responsabilidade do Governo do RN. Essa ação federal vai trazer muitos benefícios para o agricultor e produtor rural potiguar e nós estaremos dedicando nosso mandato a cuidar da segurança hídrica para nosso RN e para o semiárido brasileiro. Parabéns ao ministro Rogério Marinho e ao governo Bolsonaro pelo compromisso com nosso Rio Grande do Norte", pontua o parlamentar.

No total, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.


Governo do RN libera bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e amplia discretamente atividade escolar

Ampliação das atividades escolares, liberação de eventos corporativos, abertura de parques públicos para atividades esportivas e novo horário de funcionamento de bares e restaurantes são as principais medidas estabelecidas no Decreto Estadual n° 30.562 que será publicado na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial, com vigência até 27 de maio.

Observado o cumprimento dos protocolos sanitários previstos no “Documento Potiguar – Diretrizes para Retomada das Atividades Escolares nos Sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Rio Grande do Norte”, as instituições de ensino poderão ampliar seu funcionamento de forma gradual, em sistema híbrido e de modo facultativo, às seguintes séries educacionais:  I – a partir de 17 de maio, o 6º e o 7º ano do ensino fundamental e a 2ª série do ensino médio; II – a partir de 31 de maio, o 8º e o 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio; III – a partir de 17 de maio, o ensino técnico profissionalizante.

BARES E RESTAURANTES

A partir de agora, passa a ser permitida a venda de bebidas alcoólicas, inclusive para consumo em locais públicos. Os bares, restaurantes, Food parks e similares ganharam mais uma hora de funcionamento: todos os dias da semana, das 11h às 22h, com tolerância de 60 minutos exclusivamente para o encerramento das atividades presenciais. Os restaurantes localizados no interior de hotéis e pousadas podem funcionar até meia-noite para atendimento aos hóspedes.

TEMPLOS RELIGIOSOS

O funcionamento de templos religiosos continua autorizado para celebrações com limite de 30%, podendo chegar a 50% se utilizadas áreas abertas e mediante prévia autorização da autoridade sanitária. Não houve nenhuma mudança nos horários de funcionamento do comércio.  Permanece em vigor o uso obrigatório de máscara de proteção facial por todos aqueles que, independentemente do local de destino ou naturalidade, ingressarem em território do Rio Grande do Norte.

Fica vedado o funcionamento de circos, parques de diversões, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais; realização de shows, festas ou qualquer outra modalidade de eventos de massa, inclusive os realizados em locais privados, como os condomínios edifícios.

ESCALONAMENTO DE HORÁRIOS

Comércio, Serviços e Turismo: 8h30 às 16h30

Bares e Restaurantes: 11h00 às 22h00

Lojas em Shopping: 10h00 às 20h00

Praças de Alimentação: 11h00 às 22h00

Academias: 05h00 às 22h00

terça-feira, 11 de maio de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 11/5


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (11), são 17.739 notificações, sendo 56 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,31%), 12.427 descartados (70,5%), e 5.256 confirmados (29,64%). Dos pacientes confirmados 4.866 estão curados (94,57%), 318 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (6,5%) e tivemos 72 óbitos (1,38%).

Capacete Elmo reduziu em 60% a necessidade de internações em UTI e intubações do pacientes com coronavírus

 

O capacete Elmo, que funciona como um mecanismo de respiração artificial não invasivo, reduziu em 60% a necessidade de internações em UTI e intubações do pacientes com coronavírus.

O equipamento foi desenvolvido em tempo recorde de 3 meses, no Ceará.


40 adolescentes integrantes do programa Ciranda receberam kits com material e certificação

 



O programa Ciranda da Secretaria de Assistência Social de Apodi realizou, nessa segunda-feira (10), uma oficina on-line, seguindo todos os protocolos sanitários. A oficina sobre introdução ao lettering, que tem como objetivo descobrir habilidade e estimular competência, independência e empreendedorismo, contemplou 40 adolescentes integrantes do programa, que receberam kits com material e certificação.

Na ocasião os jovens homenagearam suas mães em uma das práticas de artes. “Mesmo frente à pandemia, o programa visa sempre promover o protagonismo dos adolescentes contando com diversos tipos de serviços e acolhimentos”, comentou a coordenadora Cléo.

TCM ouviu os eleitores de Apodi (RN) sobre o Senado

A Televisão TCM de Mossoró ouviu eleitores da cidade Apodi sobre a preferência deles para os candidatos ao Senado da República.

O resultado coloca o ex-prefeito Carlos Eduardo e o ministro de Bolsonaro Fábio Faria entre os primeiros colocados na estimulada.

*A pesquisa conta com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 583 eleitores de Apodi. Os dados foram coletados nos dias 24, 25 e 26 de abril. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro.

Por blog do Washington

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Barragem Santa Cruz do Apodi acumula maior volume dos últimos 6 anos

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (10), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.159.329.550 m³, percentualmente, 49,33% da capacidade total do Estado, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 10 de maio de 2020 as reservas hídricas eram 2.215.247.855 m³, correspondentes a 50,61% da sua capacidade total. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.382.289.222 m³, equivalentes a 58,25% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período de 2020, o manancial estava com 1.353.845.818 m³, percentualmente, 57,05% do seu volume total. 

Segundo maior reservatório do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 236.819.860 m³, correspondentes a 39,49% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume do manancial, nos últimos 6 anos. No mesmo período de maio de 2020, o manancial estava com 216.650.940 m³, equivalentes a 36,13% do seu volume total.

A barragem Umari, terceiro maior reservatório do RN, localizada em Upanema, acumula 214.284.036 m³, percentualmente, 73,18% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período do ano passado, a barragem acumulava 238.210.032 m³, correspondentes a 81,35% do seu volume total.

O açude Rodeador, localizado em Umarizal, recebeu bom aporte hídrico das últimas chuvas e acumula 18.572.691 m³, equivalentes a 86,77% da sua capacidade total, que é de 21.403.850 m³. Na última sexta-feira (07), o manancial estava com 14.304.419 m³, correspondentes a 66,83% da sua capacidade. Já no mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 17.273.487 m³, percentualmente, 80,70% do seu volume total.

A barragem de Pau dos Ferros também recebeu boa quantidade de águas, acumula 23.911.694 m³, correspondentes a 43,6% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Na última sexta-feira (07), o manancial estava com 15.151.223 m³, equivalentes a 27,63% da sua capacidade. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 18.527.756 m³, percentualmente, 33,78% do seu volume total.


55% dos professores defendem aulas remotas como 'solução meio-termo' na pandemia

Com o setor da Educação sendo um dos mais impactados pela pandemia, 55% dos professores do Ensino Fundamental defendem as aulas remotas como 'solução meio-termo' para manter vínculo aluno-escola. Os dados são da pesquisa “Alfabetização em Rede”, realizada em 18 estados, incluindo o Ceará, e que avalia o ensino remoto na alfabetização durante a crise sanitária.

Para 44,6% dos docentes, o formato é “uma boa solução”, mesmo sob a constatação de que “não atingem, de modo integral, os objetivos escolares”. Outros 17% afirmaram que a modalidade “não atinge os objetivos”.

Cinco em cada dez docentes afirmam que a execução de atividades é o maior desafio do ensino remoto, pois há pouco retorno dos alunos em relação ao conteúdo, fator bastante influenciado pelas condições familiares de alguns estudantes. Veja mais resultados da pesquisa na matéria completa.

domingo, 9 de maio de 2021

Final de semana de vacinação contra a Covid em Apodi

A Prefeitura de Apodi segue a vacinação contra a COVID-19, imunizando a população da fase 3, ontem sábado (08), foram vacinadas quase 400 pessoas e a vacinação segue neste domingo (09), na UBS do São Sebastião e na Casa das Especialidades, ao lado do Posto de Gonzaga, das 7h às 17h. Confira os públicos alvos:

Público alvo 1:

- Pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos;

- Pessoas com doença renal crônica, em diálise de 18 a 59 anos;

- Gestantes e puérperas com comorbidades de 18 a 59 anos;

- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos;

- Pessoas com diabetes melitus e doenças cardiovasculares crônicas de 55 a 59 anos;

Público alvo 2:

- Pessoas com diabetes melitus e doenças cardiovasculares crônicas de 50 a 54 anos;

- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 50 a 54 anos;

- Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes, maiores de 18 anos.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e leve a carteira de vacinação, comprovante do grupo prioritário ao qual você pertence (receita recente, atestado, laudo, declaração médica).

Cidadãos estão comprometidos em cumprir as normas sanitárias do Decreto Municipal 366/2021


Temos enfrentado tempos difíceis em que são necessárias medidas a curto, médio e longo prazo para conter o terrível vírus da COVID-19. O poder público conta com o apoio e a colaboração da maioria dos cidadãos que estão comprometidos em cumprir as normas sanitárias do Decreto Municipal 366/2021.

Desde já quero deixar meu agradecimento a maioria da classe produtiva de Apodi representada pelas instituições da sociedade que estão colaborando conosco, além dos empresários da cidade. Também do empenho das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e todos aqueles profissionais que estão na linha de frente, trabalhando diariamente. A Prefeitura vem fazendo o seu trabalho junto com as secretarias e equipes para que a gente consiga conter o avanço do vírus. Vamos todos fazer a nossa parte. Tenho FÉ que nossos esforços não serão em vão para continuar protegendo a vida e a saúde de todos.