sábado, 24 de abril de 2021

Concurso do Itep tem edital retificado e conta com novidades

O concurso público do ITEP-RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte) teve o Edital de Abertura retificado e conta com novidades, dentre elas: os requisitos e atribuições dos cargos de Nível Superior não serão exclusivos para bacharéis, com tecnólogos e licenciados nas respectivas áreas também podendo se inscrever; já a seleção para os cargos de Nível Médio não contará mais com a prova de títulos.

Também vale destacar que, requisitos como a CNH categoria B para os cargos de nível médio, por exemplo, são exigidos somente no momento da posse do cargo e não impossibilita a inscrição. Até o final do certame, os candidatos podem se organizar para conquistarem as devidas certificações.

Com a retificação, haverá novo período de isenção, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de abril de 2021 e as inscrições serão estendidas até o dia 7 de junho. As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 25 de julho do corrente ano, e deverão ser aplicadas em Natal, com possibilidade de serem aplicadas, também, em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame, pelo endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br.


COMAD realiza mais de 500 partos e garante atendimento qualificado de gestantes, parturientes e recém-nascidos

O Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD em Apodi realizou, nesta sexta-feira (23), o parto de número 500. A equipe multiprofissional comemora os dados e o zelo com o qual as parturientes são tratadas.

Com os 7 partos cesarianas realizados hoje, somam 505 crianças que nasceram no COMAD. O local conta com uma equipe formada por ginecologistas, obstetras, anestesista, pediatra, enfermeira-obstetra, parteira e técnica de enfermagem. No COMAD é realizado partos humanizados (naturais) e cesarianas.

O prefeito de Apodi Alan Silveira, fala sobre o trabalho prestado à população pela equipe do centro. "O município garante todos os cuidados necessários à saúde das gestantes, parturientes e recém-nascidos. Confiamos no brilhante trabalho de toda a equipe que compõe o COMAD", destacou.

O Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes conta com equipamentos novos, a exemplo das camas PPP, para garantir que as mamães e os recém-nascidos recebam o conforto esperado e desejado para este tão importante momento.

Fonte: Assessoria/PMA

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 23/4


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (23), são 16.800 notificações, sendo 29 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,17%), 11.992 descartados (71,38%), e 4.779 confirmados (28,45%).

Dos pacientes confirmados 4.589 estão curados (96,2%), 130 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (2,72%) e tivemos 60 óbitos (1,26%).

Governo Federal envia mais 51.400 doses de vacinas contra a Covid-19 para o RN

Carga com 10,4 mil doses da CoronaVac e 41 mil doses da Oxford será distribuída neste sábado (24)

O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (23) mais um reforço para dar continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19. As 51,4 mil doses de vacinas foram recebidas por volta de 12h no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sendo 10,4 mil doses da CoronaVac/Butantan e 41 mil da Oxford/Fiocruz.

A distribuição para os municípios acontece a partir das 7h deste sábado (24) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e seguirá o mesmo esquema de segurança montado desde janeiro, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), contando com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

As doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, são destinadas à vacinação com a segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e primeira dose para os agentes de segurança que ainda não foram imunizados e ampliação da imunização entre os idosos.

Com essa nova carga, o RN totaliza 895.490 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas. De acordo com a plataforma RN+ Vacina, até o início da tarde foram registradas a aplicação de mais de 620 mil vacinas nos 167 municípios potiguares.

FOTO: SANDRO MENEZES



Prefeitura de Apodi assina convênio para aquisição e implantação do "FGD Card"

Na manhã de hoje o prefeito Alan Silveira esteve reunido com representantes da Fundação Guimarães Duque (FGD) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), onde a pauta foi o termo de convênio para aquisição e implantação do "FGD Card". Esta ação beneficiará os servidores da Prefeitura, Câmara e o movimentará a economia local por meio do comércio. O próximo passo é encaminhar o projeto de lei para a Câmara Municipal e em seguida formalizar a assinatura do termo.

"Formar parcerias com diversas instituições é nosso objetivo a fim de trazer cada vez mais benefícios para nosso município. Em um momento de recessão econômica qualquer oportunidade de aquecer o comércio local e preservar empregos é válida", destacou Alan Silveira.

Novo Decreto do Governo do Estado do RN sobre medidas para conter a Covid já no Diário Oficial

Novo Decreto do Governo do Estado do RN sobre medidas para conter a Covid já no Diário Oficial.

A Educação pública continua sem perspectivas, especialmente nas escolas estaduais. Seria importante viabilizar algumas condições para garantir um ensino remoto mais inclusivo.

Por Cláudia Santa Rosa

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Apodi está acima da média estadual na vacinação contra a Covid

O município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, já vacinou mais de 15% de sua população contra a COVID-19. Os dados foram repassados nesta quinta-feira (22), por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os dados, a vacinação contra a COVID no município de Apodi segue em ritmo acelerado, chegando a mais de 15% da população vacinada (1ª dose), totalizando 5.385 pessoas dos grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização - PNI e as notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde Pública - SESAP.

Os números são promissores e mostram que o município já vacinou acima da média estadual, que atualmente está em 12,4%, totalizando 576. 963 pessoas vacinadas.

A gestão municipal vem realizando a vacinação dos idosos todos a domicílio, o que acelera a aplicação do imunizante, sem causar filas nas unidades de saúde. A ação de vacinação a domicílio representa uma grande comodidade para o idoso, que recebe a equipe de saúde em sua residência.

Fonte: Ascom/PMA

Central do Cidadão de Apodi reabre à população para atendimentos exclusivo para RG

Ampliação do atendimento presencial está sendo realizado de forma gradual. Foto: ASCOM/SEAD

A Central do Cidadão de Apodi comunica que a partir desta segunda-feira (26), retornará com os atendimentos presenciais, exclusivamente para Registro Geral/Identidade. O procedimento continua sendo o mesmo por agendamento no site www.central.rn.gov.br

A reabertura da unidade dá continuidade à ampliação gradual dos serviços presenciais nas Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, conforme preconiza o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo Estadual, o qual prevê também a adoção de medidas de biossegurança e uma série de protocolos sanitários. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 13h. Lembrando que o atendimento é apenas para o RG e com agendamento prévio.



Prefeitura atua contra impacto da pandemia na área cultural

Executivo recebe músicos para discutir soluções que ajudem o setor. Foto: Cedida

Na manhã desta quinta-feira (23/04), a Prefeitura Municipal de Apodi promoveu uma reunião, por iniciativa do prefeito Alan Silveira (MDB), a fim de buscar soluções jurídicas e auxiliar a classe artística do município.

“Temos ciência da grande dificuldade que os artistas no modo em geral, estão passando nesse período crítico na saúde, como uma das classes mais afetadas. Na ocasião, ouvimos os anseios dos artistas e discutimos sobre a utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc, bem como estudar um novo projeto de realização de lives que possa de imediato, beneficiar a classe dos músicos apodienses. Ressalto que durante a pandemia já realizamos diversas lives e cumprimos a Lei Aldir Blanc”, destacou o prefeito Alan.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação e Cultura, Turismo, Gabinete e a Comissão dos Músicos de Apodi, além do chefe do poder Executivo.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Secretaria da Educação discute protocolo para retorno das aulas presenciais; data ainda não foi confirmada

A volta às aulas é um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores públicos, após a interrupção do ano letivo de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.

O prefeito Alan Silveira, ao lado do vice Neilton Diógenes reuniu-se, nesta terça-feira (20), com as equipes das secretarias de Educação e Saúde para tratar de assuntos referentes ao protocolo do retorno as aulas presenciais. Vale lembrar que o Município não tem Sistema de Ensino Próprio, seguindo o sistema estadual.

A estruturação das unidades escolares, o distanciamento entre os estudantes, o transporte escolar, a necessidade de sanitização dos ambientes e o calendário de vacinação dos trabalhadores da educação e dos alunos foram temas discutidos na reunião com as equipes.

“Foi uma reunião administrativa bastante produtiva, onde tratamos do cumprimento do protocolo para retorno as aulas presenciais, equipamentos e EPI’s para as escolas, além da execução do Programa Saúde na Escola”, comentou prefeito Alan Silveira.

Segundo Elmo Alves, secretário da Educação está atento às melhores práticas para o retorno às aulas, mas reconhece a complexidade dos protocolos em função do ineditismo da situação. “As melhores alternativas só serão encontradas a partir do debate exaustivo de todos os temas diretamente vinculados ao ano letivo de 2021”, afirma o gestor da SEMEC, acrescentando “que não existem soluções fáceis, prontas e acabadas, mas que com diálogo será possível adotar as alternativas viáveis e adequadas para proteger a vida dos trabalhadores da educação e dos estudantes”.

Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da Região Oeste recebe emenda positiva no valor de R$ 15 mil reais

Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da Região Oeste – ASPROLO receberam das mãos do vereador Júnior Carlos (PSB), uma emenda positiva no valor de R$ 15 mil reais que vai de encontro no processo de fortalecimento da cadeia do leite no município de Apodi.

"Essa emenda será somada as outras emendas que beneficiará a Unidade de Processamento de Leite, que é um projeto futuro dos Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da Região Oeste", comentou Isaac Freire, presidente da ASPROLO.

O objetivo da associação – é de fortalecer os produtores rurais, inclusive de incentivar/criar novas alternativas como a criação de fábricas de lacticínios ou queijeiras.


Prefeitura instala bomba submersa no bairro Bacurau I que vai atender 200 famílias

O programa "Água para Todos" vem garantindo segurança hídrica para diversas localidades nas zonas urbana e rural do município. O programa atua não só entregando bombas d'água submersas, bem como consertando as que estavam anteriormente danificadas possibilitando o acesso contínuo à água potável.

“A instalação de mais uma bomba submersa aconteceu dessa vez no Bairro Bacurau 1, beneficiando mais de 200 famílias, gerando uma melhor qualidade de vida nessa localidade”, destaca o Prefeito Alan Silveira.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 20/4


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (20), são 16.747 notificações, sendo 35 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,20%), 11.962 descartados (71,43%), e 4.750 confirmados (28,37%). Dos pacientes confirmados 4.559 estão curados (95,97%), 133 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (2,8%) e tivemos 58 óbitos (1,23%).

O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Reunião discute soluções para melhorar escoamento das águas pluviais na Baixa do Caic

Com o objetivo de debater medidas aos impactos causados pelas fortes chuvas quando atingem o bairro Baixa do Caic, a Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Obras, viabilizará projeto para o melhor escoamento de águas pluviais do bairro.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (20), e contou com a presença do prefeito Alan Silveira, do vice-prefeito Neilton Diógenes, e com membros das secretarias de Obras, Agricultura e Planejamento para discutirem soluções para o melhor escoamento de águas pluviais na Baixa do Caic.

A ideia inicial do projeto é a instalação de bueiros, com base em um levantamento aerofotogramétrico, capaz de escoar as águas das chuvas nos locais mais críticos do bairro.

“Apesar da limpeza constante, historicamente durante eventos de chuva intensa se formam diversos pontos de alagamentos. Portanto, precisamos estabelecer uma medida séria que seja capaz de promover resultados eficientes, além de garantir a qualidade de vida da população que ali reside”, comentou o prefeito Alan.

Operação do MPRN desmonta esquema de fura-fila do SUS; deputado é investigado, vereador é preso e secretários de Saúde são afastados

Operação Fura-fila foi deflagrada nesta terça (20). Ao todo, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em 10 cidades potiguares e em São Paulo

*Atualizado às 9h15.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (20) a operação Fura-fila. O objetivo é desmontar um suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Um deputado estadual é suspeito de envolvimento com o esquema. Um vereador de Parnamirim foi preso e cinco secretários municipais de Saúde e de Assistência Social, afastados dos cargos.

As investigações do MPRN foram iniciadas em 2019, após denúncias de servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Na apuração, o MPRN descobriu que desde 2017 a organização criminosa inseria dados falsos e alterava informações legítimas no Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS (SIGUS), sistema informatizado utilizado pela Sesap e por alguns municípios do Estado para regular a oferta, autorização, agendamento e controle de procedimentos ofertados pelo SUS. Essas invasões na ferramenta de regulação interferem na sequência de elegibilidade de procedimentos médicos gerenciados pelo Sistema. Desta forma, o grupo furava a chamada “fila do SUS”, propiciando vantagens indevidas aos fraudadores.

Com o apoio da Polícia Militar, a operação Fura-fila cumpriu dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e ainda outros 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Monte Alegre, Areia Branca, Brejinho, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro e Passa e Fica. Também houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Ao todo, 27 promotores de Justiça, 42 servidores do MPRN e 90 policiais militares participaram da ação.

O MPRN apurou que o esquema seria encabeçado por Diogo Rodrigues da Silva, eleito vereador por Parnamirim em 2020. Ainda antes de se eleger, valendo-se de sua posição dentro da estrutura administrativa municipal, Diogo Rodrigues teria montado o esquema de inserção de dados falsos no SIGUS, burlando a fila do SUS. A suspeita é que ele teria como braço-direito no esquema a própria companheira, Monikely Nunes Santos, que é funcionária de um cartório em Parnamirim.

O casal é investigado pelos crimes de estelionato, exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Para o cometimento dos delitos, Diogo Rodrigues e Monikely Santos, que foram presos preventivamente, supostamente contavam com o apoio direto de outras pessoas, também alvo das investigações do MPRN.

Uma dessas pessoas seria o deputado estadual Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza. Ele é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de Souza. O Tribunal de Justiça do RN afastou o foro por prerrogativa de função do deputado porque os crimes investigados em nada têm a ver com as atribuições parlamentares de Souza, conforme previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com as investigações do MPRN, o deputado é suspeito de manter contato direto com Diogo Rodrigues para que fossem inseridos nomes de interessados no Sistema do SUS.

Em uma conversa por aplicativo de mensagens no dia 18 de fevereiro de 2020, Diogo reforçou com Souza sobre uma possível blindagem contra a investigação do MPRN: “O caldo vai engrossar e vou precisar de gás”, escreveu o vereador ao deputado, sugerindo que estaria envolvido em alguma situação difícil ou complicada e que precisaria da ajuda da Assembleia Legislativa do RN.

Outra pessoa investigada é Bruno Eduardo Rocha de Medeiros, que foi sócio da Medeiros e Rocha LTDA, empresa responsável pelo SIGUS. O MPRN suspeita que Bruno Medeiros alterava dados do Sistema de forma a dificultar a identificação posterior dos médicos que autorizam cada exame. Ele foi preso temporariamente para evitar que, devido ao conhecimento do sistema burlado, não possa alterar dados e informações armazenados na “nuvem” ou destruir provas ainda não coletadas contra o grupo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência de Bruno Medeiros e também na sede da empresa.

Secretários municipais de Saúde e de Assistência Social também estariam envolvidos com o esquema fraudulento. O MPRN apurou que cinco mantinham ligação direta com Diogo Rodrigues. Por esse motivo, a Justiça determinou o afastamento e a proibição de ocupar cargo comissionado ou de ser contratado temporariamente pelo Poder Público pelo prazo de seis meses de Gleycy da Silva Pessoa, secretária de Saúde de Brejinho; Maria Madalena Paulo Torres, secretária de Saúde de Frutuoso Gomes; Alberto de Carvalho Araújo Neto, secretário de Saúde de Arês; Anna Cely de Carvalho Bezerra, secretária de Assistência Social de Brejinho, e Eliege da Silva Oliveira, ex-secretária de Saúde de Ielmo Marinho.

O MPRN levantou que esses secretários remuneravam Diogo Rodrigues ilicitamente, através de contratos com laranjas do grupo, notadamente familiares do vereador suspeito.

O MPRN suspeita que Eliege da Silva Oliveira mantinha contato constante com Diogo Rodrigues por meio de dois terminais telefônicos, havendo, respectivamente, 522 e 739 mensagens trocadas entre eles somente no período investigado. Entre 3 de julho de 2017 e 23 de outubro de 2018, Gleicy da Silva Pessoa trocou 8.006 mensagens com Diogo Rodrigues.

De acordo com a investigação, Maria Madalena Paulo Torres supostamente mantinha relação de negócios e troca de favorecimentos pessoais com Diogo Rodrigues. Alberto de Carvalho Araújo Neto, que também já foi secretário de Saúde da cidade de Lagoa de Pedras, também é suspeito de manter contato com Diogo Rodrigues, com quem teria trocado 4.650 mensagens, na grande maioria referentes à marcação de exames. E Anna Cely de Carvalho Bezerra também é suspeita de ter trocado com Diogo Rodrigues 1.079 mensagens, no período de 28 de novembro de 2017 a 23 de outubro de 2018.

De posse do material apreendido, o MPRN irá aprofundar as investigações sobre a atuação da organização criminosa e apurar de há mais pessoas envolvidas com as fraudes no esquema de fura-fila do SUS no Rio Grande do Norte.



 

Barragem de Apodi continua recebendo aporte hídrico

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (19), indica que as chuvas pelo interior do estado aumentaram as reservas hídricas superficiais totais, que acumulam 1.895.370.192 m³, correspondentes a 43,3% da sua capacidade total. Na última quarta-feira (14), as reservas hídricas do RN estavam com 1.866.000.752 m³, equivalentes a 42,63% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.

A maior barragem do RN, Armando Ribeiro Gonçalves, recebeu bom aporte hídrico e acumula 1.258.136.519 m³, percentualmente, 53,02% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última quarta-feira (14) o manancial estava com 1.233.307.878 m³, equivalentes a 51,97% da sua capacidade.

A Barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, também continua recebendo água e acumula 167.271.860 m³, correspondentes a 27,89% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 14 de abril, o manancial estava com 162.751.240 m³, percentualmente, 27,14% da sua capacidade.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Confira podcast produzido pelo psicólogo Roberto Fernandes

Psicólogo Roberto Fernandes promovendo bem estar às pessoas durante a quarentena

Muitas pessoas acreditam que o psicólogo vai dar conselhos de como o paciente deve levar a própria vida ou resolver situações, não é bem assim que funciona o atendimento.

Procurando um podcast sobre a maravilha da complexidade da vida? Está no lugar certo! Clique AQUI, AQUI ou AQUI para ouvir os últimos episódios, são dois episódios por semana. Os temas são sempre sob a ótica da psicologia, valorizando a subjetividade humana e os mistérios da existência. Curiosidades e a dose nossa de cada dia de autoestima. É onde você sempre aprende algo importante.

O psicólogo propõe ao paciente que faça reflexões e análises, de forma que o próprio paciente escolha qual decisão tomar ou como lidar com determinado problema.

19 de abril - Dia do Índio - Prefeitura Municipal de Apodi

Somos um povo resultado da miscigenação de várias culturas. A indígena, em especial, remete às nossas origens desde os primórdios da Nação.

19 de abril - Dia do Índio - Câmara Municipal de Apodi

Neste 19 de abril - Dia do Índio, a Câmara Municipal de Apodi presta homenagem aos índios Tapuias Paiacus, primeiros habitantes da nossa querida Apodi.

Um povo guerreiro, alicerce do desenvolvimento da nossa cidade. A eles o nosso respeito e admiração. Ressaltamos ainda à luta da comunidade indígena por seus legítimos representantes.

domingo, 18 de abril de 2021

Apodi segue com vacinação domiciliar contra Covid-19 em idosos; 695 doses foram aplicadas neste sábado (17)





Sorriso, emoção e sentimento de esperança. É nesse clima que Apodi segue vacinado a população idosa. Fotos: Cedidas/Ascom/PMA

A tão esperada vacinação contra o coronavírus é um direito de todos. É obrigação indeclinável do Poder Público assegurar esse direito fundamental. A proteção da vida não pode esperar, por isso, a Prefeitura de Apodi, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, durante todo esse sábado (17), a vacinação domiciliar contra a Covid-19.

O município de Apodi montou uma estratégia na vacinação contra a Covid-19 dos idosos, sendo realizada em domicílio, tanto na zona urbana como rural. Evitando aglomeração, filas, e desconforto para nossos idosos.

"Contamos com 12 equipes para realizar a imunização dos idosos a domicílio. Ontem recebemos 695 doses do Governo Federal e no mesmo dia aplicamos todas as doses nos idosos de 64 a 60 anos. Parabéns para todos os profissionais pelo empenho que vem sendo realizado no combate à pandemia", comentou Alan Silveira, chefe do poder Executivo apodiense.

Polícia encontra esconderijo de assaltantes em região de mata entre as cidades de Apodi e Umarizal, RN

Ação foi realizada em conjunto, entre os GTOs de Apodi e Caraúbas

Polícia encontra esconderijo de assaltantes em região de mata entre as cidades de Apodi e Umarizal, RN — Foto: Divulgação/PM

A polícia encontrou neste sábado (17) um acampamento usado por suspeitos de assalto em uma região de mata entre os municípios de Apodi e Umarizal, no interior potiguar. A ação foi realizada em conjunto, entre os Grupos Táticos Operacionais (GTOs) de Apodi e Caraúbas. Os criminosos vêm realizando roubos as residências nas regiões rurais destes municípios. Ninguém foi preso.

Após uma incursão em uma extensa área de mata fechada, foi localizado o acampamento dos criminosos, porém estes conseguiram se evadir pela mata ao avistarem a chegada dos policias. No esconderijo foram encontrados vários objetos oriundos das ações do bando.

Entre o material recuperado estão: motos, 3 TVs de led, 1 aparelho de som, 1 motor serra, 1 central de ar, 1 sela de cavalo, 4 botijões de gás, 1 motor de irrigação, fios elétricos, entre outros. O material recolhido ocupou a carroceria de duas caminhonetes para o transporte.

Havia também no local 4 redes armadas nas árvores, o que leva a deduzir que pelo menos 4 elementos estariam se refugiando no local. Dos produtos recuperados, boa parte tinha sido subtraída na madruga de ontem, após invadirem uma residência rural, pertencente ao vice-prefeito de Olho D'água do Borges.

A polícia segue com o trabalho de investigação para chegar a este grupo. Para isso, os agentes pedem que quem tiver informações sobre os suspeitos contate a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, através do disque denúncia 181, ou para a Central da Polícia Militar, pelo número 190. As denúncias são enviadas de forma anônima.

Todo o material foi entregue na delegacia de Polícia Civil de Patu, para que sejam devolvidos aos seus respectivos proprietários.

Com informações da PM de Apodi.