sábado, 3 de abril de 2021

Orgulho de ser sertanejo

Historicamente, desde "Os Sertões", de Euclides da Cunha, "O Quinze", de Raquel de Queiroz, "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, e "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, que o vasto e imenso território do semiárido nordestino é visto e abordado pelo viés de fim do mundo, região inóspita. Mas o Sertão não é só tristeza, fome e abandono.

Fui criado nas paragens do Pajeú das flores e da poesia fácil que brota do seu leito rachado. Só sai em revoada, como a Asa Branca, cantada em verso e prosa por Luiz Gonzaga, aos 17 anos. Vivi a infância sem TV, sem notícias do mundo civilizado até a começar a entender de mundo como gente pensante. 

Vivi noites de trevas que pareciam sem fim quando quebrava o velho motor de Afogados da Ingazeira, na verdade uma mini usina de energia a óleo, que jogava sobre nós fachos de claridão. 

Nas flores lindas que sonhou em sua Caruaru, o cantor Petrúcio Amorim diz que nasceu entre o velame e a macambira, matando a fome com tareco e mariola. Matei a fome com xerém com leite, prato que mamãe repetia no jantar, quase todos os dias. Mas conheci e provei também tareco e mariola. Eu e meus oito irmãos.

Nem por isso viramos trapos de gente. Pelo contrário, o Sertão me deu régua e compasso. Tenho orgulho das minhas origens. Sou como o mandacaru, resistente a todas as intempéries. O mesmo sol, que faz mato verde virar caatinga, também turbina minha alma e meu coração com prosa leve, solta romântica e telúrica. Euclides, Guimarães, Raquel, todos nossos sabiás das letras, enfim, eram telúricos.

Quando me discriminam por ser sertanejo, passo na cara deles Rogaciano Leite:

“Senhores críticos, basta!
Deixai-me passar sem pejo,
Que um trovador sertanejo
Vai seu “pinho” dedilhar…

Eu sou da terra onde as almas são todas de cantadores:

– Sou do Pajeú das Flores –
Tenho razão de cantar!

Não sou um Manoel Bandeira, Drummond, nem Jorge de Lima; Não espereis obra-prima deste matuto plebeu!…

Eles cantam suas praias,
Palácios de porcelana,
Eu canto a roça, a cabana,
Canto o sertão… que é meu!”…

Esta crônica, de desabafo e também provocação, foi inspirada pela imagem deste mandacaru florido, enviada pela minha amiga Tatiana Marques, recifense, mas de coração, alma e espírito sertanejos. A natureza é perfeita, faz a combinação do verde pátria com o vermelho da nossa resistência. 

Guimarães Rosa disse que o Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Graciliano Ramos era a própria encarnação do Sertão. Dizia: "Só posso escrever o que sou. E se os personagens se comportam de modos diferentes, é porque não sou um só. Sou o Sertão dentro de mim".

Foi Euclides da Cunha que disse que o sertanejo é antes de tudo um forte. Com saudade do seu Sertão cearense, Raquel de Queiroz fez um protesto belo e inusitado para revelar seu amor e apreço pelas coisa simples da roça: "Por que os doutores, tão ricos em remédios para o corpo ofendido, não arranjam algum remédio para um ferido coração? Ferido de saudade do meu Sertão".

Por Magno Martins

Com o programa saúde em dia, a Prefeitura de Apodi garante atendimento médico com especialistas

A Prefeitura de Apodi concluiu, via Secretaria de Saúde, mais uma semana de execução do programa 'Saúde em Dia'. "Este programa atende centenas de pessoas nos finais de semanas, são pessoas que procuram o médico e necessitam de um exame mais complexo, para solucionar seus problemas, estamos investindo na saúde sempre visando o melhor para população’’, destacou o secretário de saúde, Sabino Neto.

Essa semana foi realizada consultas com cardiologista, realização de eletrocardiograma, ultrassonografia e endoscopia, totalizando 170 pessoas atendidas. Nestes três primeiros meses de 2021 já foram atendidas quase 1.500 pessoas. “O Saúde em Dia faz com que o médico especialista venha atender e realizar procedimentos e exames aqui no município, tanto na zona urbana e rural”, lembrou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 2/4


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (02), são 16.385 notificações, sendo 10 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,06%), 11.785 descartados (72%), e 4.590 confirmados (27,94%). Dos pacientes confirmados 4.482 estão curados (97,64%), 58 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (1,26%) e tivemos 50 óbitos (1,10%).

O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Chico Augusto um artesão esquecido

Artesão apodiense Chico Augusto

Para quem trafega pela rua Joaquim Teixeira de Moura, exatamente na BR-405, à altura do Posto de Combustíveis União (de Gonzaga), para quem sai da cidade no sentido Mossoró se depara na calçada da oficina de Chico Augusto com um objeto artístico de chamar atenção, principalmente das crianças, embora uma arte rústica, mas que lhe cobrou ideia genial, suor e custos. Uma engenhoca cheia de penduricalhos na estrutura metálica, ventoinhas, bonecos a se movimentarem autonomamente impulsionados pelas correntes dos ventos. Para uns não passa de uma geringonça, já para outros, arte de um escultor.

Mas quem é esse artesão desconhecido ou sem renome? Chico Augusto, de batismo Francisco Augusto Neto, natural de Apodi, precisamente veio ao mundo no sítio Bamburral, no dia 19/07/1950, às 4 horas da madrugada; segundo ele repete o que sua mãe lhe contava do seu nascimento. Essa vocação de mecânico de onde vem? Desde os 9 a 10 anos de idade na escola primária contava a tabuada de “pé a ponta com todos os nove foras”, não tinha dificuldades de aprender. Neste período já lhe tinha tocado na sua cabeça trabalhar com engrenagem, “coisa encrencada”. Para ele a palavra mecânica era a mais importante que existia, lhe encantava, admirava mais dentre todas as profissões. Certo dia a professora do ensino elementar perguntou aos alunos que profissão queriam ter quando crescessem e dentre tantas respondidas pelos colegas de aulas, tais como: doutor, advogado, engenheiro, ele optou diante de sua ingenuidade por mecânico, pensando ser superior das demais, a melhor e a mais difícil. Ele ainda ressaltou sobre a inclinação para o ofício do conserto de automóvel quando menino que “ah minha vontade era essa, eu tinha vontade se achasse uma oficina para eu trabalhar de baixo de um carro, eu ia até de graça... eu queria saber que estava lá, para mim era um céu! Mas nunca tive essa oportunidade”. Filosofando, ele completa sobre o dom que a segunda palavra importante é “inteligência. Foi retirada do dom. O dom é de dentro, vem de dentro, se espalha na cabeça... quer dizer, o senhor tá inventando, tá criando uma coisa sua, ai vai desenrolando...tun, tun, tun... e ai tá com a coisa feita”.

No entanto até aos 40 anos de vida ainda esteve na luta vivendo da agricultura. Por volta de 1979 trabalhava de servente de pedreiro e ao mesmo tempo fazendo ‘biscaite' como mecânico de bicicleta, quando foi adquirindo as ferramentas e passou a ganhar mais do que trabalhando como ajudante de mestre de obra. Para base de apoio de conhecimento fez curso de Mecânica de Automóvel, no Instituto Universal Brasileiro, em ano 1977, por correspondência, o que hoje seria uma espécie de curso a Distância (EaD).

Como quem sente-se gratificado, quando residia na cidade no ano de 1986 teve a importante ajuda dos comerciantes: o saudoso Zezinho Zacarias (Sabino) por lhe fornecer a feira de alimentos no dito “fiado” e de Mário Marinho, quem lhe emprestou 200 “contos” (cruzados?) facilitando compra da máquina de soldagem no valor de 500. Como ele disse, “gato sem unha não briga” depois da aquisição do aparelho indispensável para oficina as coisas melhoraram fazendo outros serviços mais complexos.

No mês de janeiro de 2021 precisei dos serviços do artífice em soldagem - Chico Augusto - e senti a simplicidade de um trabalhador batalhador da mecânica. Percebi também que o mesmo demonstra ter uma grande admiração pela barragem de Santa Cruz em Apodi. Como registro importante escritos pintados nas paredes do seu estabelecimento se ver vários dados referentes à barragem, tais como: a data da primeira sangria acontecida numa segunda-feira, dia 09/02/2004, às nove horas (ao lado dos dizeres tem algo como retificação 6/2?); um numeral 1.063.246 3/2m (talvez a capacidade em metros cúbicos?), e ainda o quantitativo de sacas de cimentos que está lá escrito 5.317.130 unidades. Outra data mencionando a terceira sangria ocorrida em 20/04/2009. Como amigo da barragem, por ter orgulho de monumental obra contra a seca no Apodi está em andamento a fabricar artefato em modelo de um mini avião para expor, afixar definitivamente na parede da segunda maior represa d’água do Rio Grande do Norte, no leito do Rio Apodi. A miniatura da obra inconclusa, se encontra encostada e paralisada, nos fundos da oficina, como algo que está abandonada talvez por falta de recursos financeiros. Nos dá pena alguém ter boa vontade, habilidades artísticas, mas seu estrato econômico lhe impede de deixar avançar com seus intentos. Falta-lhe ajuda, incentivo e patrocínio.

Quando estive a contratar seu serviço observei o local de trabalho, aparentemente como toda oficina interiorana, as ferramentas e demais materiais aleatórios. Se procurava algo, não a encontrava logo de imediato, pois não sabia exatamente onde tinham deixados. Para desenroscar parafusos da cadeira lhe faltou a chave Philips, tive de ir comprar uma que deixei como parte do pagamento pelo serviço. Mas isso é o de menos. Se tem visto no noticiário científico que “se tem uma mesa desarrumada, provavelmente será julgado, mas não se preocupe – você é mais inteligente e criativo. Um estudo da Universidade de Minnesota mostrou que ser ‘desorganizado’ promove o pensamento criativo e estimula novas ideias” (ver:https://www.astagarelas.com/e-oficial-pessoas-desorganizadas-saomais-inteligentes/). Chico Augusto se enquadra neste rol!

Não faz o descarte dos resíduos sólidos produzidos, as sobras dos materiais, durante a realização dos serviços de fabrico, consertos, etc., ele mesmo os deixa espalhados ao léu, conforme a necessidade no dia a dia ao pegar novo serviço as usa, faz as devidas gambiarras, improvisos, mas sempre cuidadoso para um bom resultado. As normas ISO 14000 (gestão ambiental dentro da empresa), nem pensar. Os arranjos, as peças engendradas, os reparos realizados em tudo que ele trabalha é de agrado ao cliente por ser caprichoso na arte mecânica com os resultados atendidos.

Pois é meus caros conterrâneos, dentre nós existem figuras que são menos percebidas pela aptidão inata, cheias de talentos para criar, inventar aparelhos rústicos saindo do marasmo do ofício do seu dia a dia, no entanto são vistas mais pelo desleixo visual e quanto a isto não as valorizamos. Chico Augusto é um desses apodienses que com suas artes estranhas expostas, passamos e nem sempre olhamos, se olhamos e não elogiamos, se torna mais um que cai no esquecimento. Quem sabe, se fossem vistas tais obras artísticas em outra cidade nos empolgaríamos e até se fotografava, ou não?

Natal, 19 de março de 2021.

Nurim de Bugue

(Nuremberg Ferreira de Souza)

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Que todos os dias possamos refletir sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, reconhecendo que cada autista é único, capaz de incluir-se no meio social.

Acolher e respeitar o Autista é uma lição de amor e carinho.

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

Por que abril pode definir os rumos da vacinação no país?

 Março foi de longe o mês mais letal da pandemia da Covid-19 no Brasil, com mais de 60.000 mortos. Para que os novos casos e óbitos diminuam é imprescindível que as responsabilidades pela imunização sejam ainda mais compartilhadas pelas três esferas de Poder: federal, estadual e municipal.

Para os prefeitos, que em abril completam os cem primeiros dias de mandato, o combate contra a doença tem sido ainda mais desafiador. Nesta semana, oito prefeitos divulgaram um vídeo pedindo apoio internacional na luta contra a Covid-19.

Enquanto isso, estados e municípios aguardam a definição do Orçamento de 2021, que além desrespeitar a regra constitucional do teto dos gastos e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), pode inviabilizar a realização do Censo e comprometer a eficiência de políticas públicas no pós-pandemia.

O CLP começa o mês de abril lembrando que, neste momento, mais do que nunca, a resistência de instituições da sociedade civil em torno da defesa democrática é fundamental para ajudar a combater esta crise institucional e, consequentemente, a pandemia causada pela covid-19. Celebrar a ditadura não vai apenas contra princípios democráticos e republicanos, mas contra preceitos humanistas.


A volta do auxílio

O auxílio emergencial vai voltar. A expectativa é que a partir desta sexta-feira (2) seja possível consultar o direito ao benefício, que será pago em quatro parcelas de R$ 250, podendo chegar a R$ 375 para mulheres chefes de família.

Além de reduzir o valor, que já foi de R$ 600, o governo também adotou novos critérios de renda, o que deve reduzir o rol de beneficiários. Em transmissão ao vivo na quinta-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro disse que o benefício é um "quebra-galho" e que pagar um valor maior seria danoso à economia.

Mais de 3.000 mortos por dia

O Brasil ultrapassou a marca de 3.000 mortes por Covid-19 em média por dia. A média móvel, que leva em conta os óbitos registrados nos últimos sete dias, fechou em 3.117 mortes diárias.

Esse número bate recordes diários desde 25 de março, conforme a pandemia do novo coronavírus segue se agravando no país.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Prefeitura de Apodi entrega peixes e polpas de frutas para as famílias em vulnerabilidade socioeconômica do município

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira santa (01), a tradicional entrega de peixes e polpas de frutas para as famílias em vulnerabilidade socioeconômica do município. A Secretaria organizou um esquema de entrega do pescado de modo descentralizado, com postos de distribuição em vários locais da cidade. A ação seguiu todos os protocolos de segurança sanitária e prevenção contra o coronavírus.

“Mesmo em meio à pandemia procuramos, de forma planejada, mantermos a nossa tradição. Poder contribuir para que as famílias do nosso município passem a Semana Santa com seu alimento na mesa é muito gratificante. E a todos os nossos munícipes, desejo uma semana santa de muita paz, amor e respeito ao próximo. Feliz Páscoa”, destacou o prefeito, Alan Silveira.

Vice-prefeito de Apodi se reúne com João Maia

Em encontro mensal com o meu amigo e deputado federal, João Maia, planejamos e deliberamos várias ações para o nosso Apodi. Discutimos a liberação de recursos de custeio para saúde, melhorias para estradas vicinais, a implementação da área livre de mosca branca e perfuração de poços tubulares.

O prefeito Alan é conhecedor das reivindicações e anseios que o grupo do PL vem buscando com o parlamentar visando agregar e melhorar ainda mais a nossa gestão. Portanto, convidei o gerente de planejamento municipal, o engenheiro Danilo Henrique, para explanar projetos que estão em desenvolvimento e que podem contar com o apoio do parlamentar. “O professor Evan Filho e o engenheiro Wellington Carlos também estiveram conosco”, comentou o vice-prefeito Neilton Diógenes.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Número de vacinados contra a covid-19 em Apodi chega a 4.112 pessoas, 11% da população

A vacinação contra a COVID no município de Apodi segue em ritmo acelerado chegando a mais de 11% da população vacinada (1ª dose) totalizando 4.112 pessoas dos grupos prioritários de acordo com o Plano Nacional de Imunização e as notas técnicas da SESAP/RN.

O município também já conta com 100% dos profissionais de saúde da rede pública vacinados, além da modalidade de vacinação em domicílio para os idosos das zonas urbana e rural. 

"Já estamos trabalhando na fase 2 da vacinação conforme o Plano de Imunização. Nossas equipes têm trabalhado nas zonas urbana e rural para garantir que a vacinação ocorra de forma mais rápida possível, pois proteger a saúde das pessoas é nossa prioridade", destacou Alan Silveira.

Direção da ASPROLO visita produção de palma forrageira na sede da Emparn em Apodi

Objetivo da visita foi conhecer a produção da palma que promove a convivência com o semiárido e ameniza os efeitos da seca na região. Fotos: Jânio Duarte

Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da região Oeste – ASPROLO visitaram na manhã dessa terça-feira (30), a produção de raquete-semente de palma forrageira resistentes à seca. Esta semente é desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, que são distribuídas entre os produtores rurais para promover a convivência com o semiárido e amenizar os efeitos da seca na região.

Para agregar valor ao empreendimento e ajudar na sobrevivência dos animais, Isaque Freire produtor e presidente da ASPROLO vai preparar a terra para iniciar o cultivo da palma forrageira. A iniciativa vai contribuir para alimentar as cabeças de gado presentes na propriedade. “A gente não pode deixar que a seca atrapalhe totalmente a nossa vida. Ou inovamos ou ficamos para trás”, sentencia.

As raquetes de palma, das variedades Orelha-de-Elefante Mexicana, IPA Sertânia, Miúda ou Doce, são produzidas o ano todo na Estação Experimental da EMPARN no município de Apodi. Qualquer produtor pode solicitar através de cadastro em qualquer unidade da EMPARN.

Para o subcoordenador da base da EMPARN em Apodi “a planta se tornou uma excelente alternativa de cultivo agrícola para a convivência das famílias no semiárido, tendo grande potencial produtivo e de múltiplas utilidades, especialmente para alimentação animal”, ressaltou Naelson Araújo.

Governo do RN sanciona lei que pune fura-filas da vacinação

A lei considera infrator tanto a pessoa que aplicou a vacina, quanto a pessoa vacinada que não estiver no grupo de prioridade estabelecido

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu a Lei nº 10.860, que estabelece multa de R$ 10 a R$ 20 mil para quem furar a fila da campanha de vacinação contra a Covid-19. A penalidade será aplicada para a pessoa responsável pela aplicação da vacina, ou seu superior hierárquico, como também para a própria pessoa que se vacinou estando fora do grupo de prioridade estabelecido pelo plano de vacinação. A norma será publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (31).

A lei, de iniciativa do deputado estadual Hermano Moraes, ainda estabelece o dobro da pena caso o infrator seja funcionário ou agente público. A multa será aplicada sem prejuízo civil ou penal, mediante procedimento administrativo pelo órgão estadual competente.

O valor da multa deverá considerar a gravidade das consequências, tendo como princípio a função pedagógica da lei, apelando para a conscientização das pessoas. As multas serão recolhidas ao Fundo Estadual de Saúde (FES-RN).


Governo vai analisar solicitação dos prefeitos do RN de flexibilização da economia

Novo decreto deverá levar em consideração as orientações do Comitê Científico do RN para medidas de enfrentamento à pandemia

A governadora Fátima Bezerra vai aguardar o posicionamento do Comitê Científico para elaborar o novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia. Ela se reuniu hoje no final da manhã com prefeitos do Rio Grande do Norte, entre eles, o presidente da Femurn (Federação dos Municípios do RN), Anteomar Pereira da Silva ("Babá"), Álvaro Dias de Natal e Alysson Bezerra de Mossoró.

O Decreto Nº 30.419, de 17 de março de 2021, em vigor e com duração de quatorze dias tem vigência até 2 de abril próximo. Desde o início da pandemia em março de 2020, foi o primeiro decreto consensual entre Governo do Estado e prefeituras com medidas de isolamento social rígido devido à gravidade da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Na reunião remota com os prefeitos potiguares, a governadora Fátima Bezerra destacou que está sensível às reivindicações feitas por eles que sugerem o início da flexibilização da economia, inclusive, com proposta de regionalização das medidas sob o argumento que as situações dos pequenos comércios nos municípios, principalmente os menores, são singulares.

O Comitê Científico que orienta o Estado sobre as medidas sanitárias a serem adotadas no enfrentamento à pandemia deverá se reunir hoje à noite e divulgar quais novos direcionamentos devem indicar nesta quarta-feira (31).

Fátima Bezerra destacou a parceria que o Governo do Estado tem mantido com as prefeituras que, de acordo com ela, têm se empenhado para fazer cumprir as medidas mais restritivas do decreto vigente, assinado conjuntamente pelo Governo do Estado e prefeitura de Natal sob orientação dos Ministério Público do Estado (MPRN), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF).

“As medidas se revelaram bastante eficazes e estão em sintonia com o que prega a ciência - o caminho para enfrentar a pandemia são as medidas de ordem protetivas como o uso da máscara, higienização permanente das mãos, distanciamento social e vacinas.”

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 31/3

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (31), são 16.319 notificações, sendo 25 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,15%), 11.728 descartados (71,86%), e 4.566 confirmados (27,99%). Dos pacientes confirmados 4.482 estão curados (98,16%), 34 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,73%) e tivemos 50 óbitos (1,11%).

terça-feira, 30 de março de 2021

Governo Federal concluiu a recuperação de mais de 13 quilômetros considerados críticos na BR-405/RN

O Governo Federal concluiu a recuperação de mais de 13 quilômetros considerados críticos na BR-405/RN, conhecida como Rodovia do Sal, no Rio Grande do Norte. Essa é uma das rodovias mais importantes do Estado, estrada por onde é transportada grande parte do sal produzido nos municípios de Mossoró, Areia Branca e Macau.

Iniciada janeiro, os serviços contemplam municípios como Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi, Itaú, Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste. "Aproveito para agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que têm priorizado o andamento de obras importantes para o meu Rio Grande do Norte. Essa via que acaba de ser recuperada é de fundamental importância econômica para o Estado e para toda a Região Nordeste", destacou o ministro das comunicações, Fábio Faria.

Produtores de leite solicitam apoio do Poder Legislativo Apodiense

A direção dos Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da região Oeste – ASPROLO se reuniu na manhã desta terça-feira (30), com a mesa diretora da Câmara Municipal de Apodi e pediu apoio junto à associação de produtores de leite.

Eron Costa que é produtor fez um diagnóstico, no qual, apresentou ao presidente do poder legislativo apodiense, vereador Júnior Souza a criação da associação para o fortalecimento da categoria. Segundo ele, o preço do litro de leite no Brasil está próximo dos patamares praticados nos Estados Unidos e na Alemanha, países que oferecem subsídios aos seus produtores, trazendo para o exemplo local os produtores não tem quase nenhum ganho significativo, ficando apenas para os vendedores.

"O nosso sistema de produção é desigual, enquanto nesses países ele é homogêneo", explicou. Para ele, o Brasil precisa unificar seu sistema leiteiro, ou seja, manter critérios de produção iguais entre os milhares de produtores, para baixar seus custos de produção e garantir competitividade. "E é isso que queremos implantar em nosso munícipio", assegura.

“A nossa luta é para o desenvolvimento da categoria, onde pretendemos alavancar a produção de leite, com inovação, e mais valorização do produto. Com a criação da associação, os produtores agora tem um ponto de apoio para viabilizar meios mais eficazes para produção em suas propriedades e assim criar uma cadeia produtiva mais robusta”, frisou o vereador que também é produtor Júnior Carlos.

Prefeitura de Apodi inicia pagamento dos servidores referente ao mês de março

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, começou a pagar seus servidores nesta terça-feira (30) conforme calendário estabelecido ainda no início deste ano.

O vencimento dos servidores será efetuado nesta terça-feira 30, e quarta-feira, 31, respectivamente. O município segue mantendo o pagamento dos funcionários municipais em dia.

“O prefeito Alan Silveira, desde o primeiro mandato cumpriu rigorosamente o calendário de pagamentos sem nenhum atraso e, em algumas ocasiões, até antecipando o salário. Dessa vez não será diferente”, destaca o secretário municipal de Finanças, Juniano Morais.

Reunião define estratégias importantes para a feira livre e o novo açougue público

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 30 de março, no gabinete do prefeito de Apodi Alan Silveira, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Finanças, Gabinete e o setor Jurídico, para decidir novas diretrizes que possam aprimorar os serviços prestados na feira da cidade.

“Um a reunião administrativa para tratar sobre a organização da Feira Livre e do novo Açougue Público, obra que está em andamento e que em breve será inaugurado e entregue à população”,  comentou o prefeito Alan.

A reunião contou com o chefe de gabinete, Luciano Moura, que destacou a importância do encontro para ouvir os anseios e necessidades dos feirantes, sempre visando à melhoria e qualidade de vida de todos que utilizam aquele espaço.

domingo, 28 de março de 2021

CONVITE: Jornada Pedagógica 2021 - de 29 a 31 de março






A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará de 29 a 31 deste mês, a Semana Pedagógica 2021. O tema deste ano será: Desafios e Possibilidades do fazer pedagógico no contexto da pandemia: do ensino híbrido à educação humanizada.

Este ano o evento, que será direcionado para professores, estagiários, equipes pedagógicas e gestores das escolas municipais, acontecerá de forma totalmente virtual via plataforma do Google Meet.

Banda de forró de Areia Branca/RN realiza campanha solidária e ajuda famílias carentes em plena crise pandêmica

Equipe da "Banda Bota pra Torar" da cidade de Areia Branca/RN vem desenvolvendo desde 22/06/2020 (em plena pandemia), campanhas solidárias que tem como finalidade mostrar o seu trabalho e, arrecadar alimentos para aquisição de cestas básicas e doações as famílias carentes da referida cidade.

Embora não tenham apoio do poder público, os músicos mesmo em condições precárias para se manter financeiramente continuam ajudando as pessoas que precisam (pois estamos em um ano atípico) mesmo assim a banda se propõe a ajudar a população afetada pela crise do novo coronavírus.

Segue os números do Whatsapp para quem desejar ajudar os músicos:

(84) 98739-5354

(84) 98878-7819

Atitudes como essa devem ser divulgadas. Confira as imagens das campanhas realizadas na cidade.