sábado, 20 de fevereiro de 2021

Decreto estadual amplia medidas restritivas para conter pandemia

Medidas, que limitam horário de funcionamento de bares e restaurantes e realização de eventos, têm como objetivo conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e evitar o colapso na rede de saúde no Rio Grande do Norte

O Governo do RN vai editar um novo decreto recomendando a ampliação de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e evitar o colapso na rede de saúde. As medidas, sugeridas pelo Comitê Científico, foram discutidas na tarde desta sexta-feira (19) pela governadora Fátima Bezerra com prefeitos da Região Metropolitana de Natal e das cidades-polo regionais, com a presença de representantes dos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho e, logo depois, com representantes dos demais poderes.

Os participantes da reunião foram unânimes em reconhecer que o contexto atual recomenda a adoção de medidas mais duras pelo poder público no âmbito da prevenção da doença e preservação da vida. Os prefeitos adiantaram que vão editar decretos adequando as recomendações do Governo do Estado às peculiaridades de cada município. A taxa de ocupação de leitos críticos (UTI) para Covid no Rio Grande do Norte chegou a 89,5% na Grande Natal, 77,1% no Seridó e 76,5% no Oeste no final da tarde desta sexta-feira, 19.

O decreto recomenda aos municípios, pelo período de 14 dias, a contar da publicação no Diário Oficial a suspensão das seguintes atividades: I - funcionamento de bares, restaurantes e similares após as 22h para atendimento ao público e até as 23h apenas para fins de encerramento de suas atividades operacionais; II - realização de quaisquer festas ou eventos promovidos ou patrocinados por entes públicos ou iniciativa privada; III – comercialização de bebidas alcoólicas, bem como seu consumo, em ambientes públicos, após as 22 horas.

Além disso, recomenda o estabelecimento de barreiras sanitárias e a intensificação do monitoramento e rastreio da implementação das medidas sanitárias nos municípios sabidamente turísticos do Rio Grande do Norte. Por meio das operações do “Programa Pacto Pela Vida”, o Governo do Estado vai colocar as forças de segurança estaduais à disposição dos municípios para coibir aglomerações, seja em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, bem como para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.

"O Governo do Estado está de prontidão, de mãos dadas com as prefeituras, para que todas as ações necessárias sejam realizadas com vistas àquilo que é central para o povo do Rio Grande do Norte neste momento: evitar aglomerações. A máscara, mais do que nunca, é obrigatória", disse a governadora Fátima Bezerra.

Ao mesmo tempo que adota medidas para conter a transmissibilidade do vírus, o Governo do RN está trabalhando para a abertura de 39 novos leitos Covid na Região Metropolitana de Natal, a mais afetada pela nova onda da doença. "Se o governo federal tivesse agilizado o plano nacional de vacinação, não estaríamos passando pela dificuldade que estamos enfrentando, inclusive tendo de retomar medidas mais duras", afirmou a governadora.

O vice-governador Antenor Roberto, que participou das reuniões com os prefeitos e com os chefes dos Poderes - Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Tribunal de Contas do Estado, disse que o objetivo principal das medidas anunciadas é salvar vidas.

O decreto mantém a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção por todos aqueles que, independente do local de destino ou naturalidade, ingressarem no território estadual, bem como por aqueles que precisarem sair de suas residências, especialmente quando do uso de transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público.

Estão desobrigadas dessa vedação as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica; as crianças com menos de três anos de idade, e aqueles que, utilizando máscara de proteção, estiver sentado à mesa de estabelecimento para alimentação fora do lar e tiver de retirá-la exclusivamente durante a consumação.

FOTO: SANDRO MENEZES / ASSECOM-RN


Programa Saúde em Dia continua ofertando atendimentos com especialistas em Apodi

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações voltadas à atenção básica à saúde a todos os munícipes.

A Secretaria Municipal de Saúde continua disponibilizando o Programa “Saúde em Dia”, que consiste em trazer para o município o médico especialista para realizar atendimentos oferecendo mais comodidade à população.

A medida reduz custos evitando, por exemplo, que os pacientes não precisem mais se deslocar para outras cidades.

- Temos uma gestão em saúde e a eficiência das equipes de estratégia de saúde, que são exemplos, assegura o secretário de Saúde, Sabino Neto.

"Estamos dando continuidade a esse programa que foi um grande sucesso na primeira gestão. Essa semana tivemos atendimento com ginecologista, cardiologista e pediatra, além da realização de endoscopias, atendendo, ao todo, mais de 125 pessoas. É mais saúde para o povo de Apodi", destacou o prefeito Alan Silveira.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

SINTE/RN emite nota de pesar pela morte do funcionário público aposentado filiado

É com pesar que o SINTE/RN Regional de Apodi lamenta a partida do funcionário público aposentado, Manoel Bezerra, aos 79 anos. Filiado ao Sindicato, Manoel Bezerra, trabalhou como vigilante no Caic e também trabalhou por muitos anos no Colégio Nossa Senhora da Conceição.

Neste momento difícil, o SINTE/RN Regional de Apodi presta sua solidariedade aos amigos e familiares, desejando força e conforto.

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 19/2


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (19), são 15.097 notificações, sendo 06 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,03%), 10.902 descartados (72,27%), e 4.189 confirmados (27,70%).

Dos pacientes confirmados 4.110 estão curados (98%), 33 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,88%) e tivemos 44 óbitos (1,12%). Até este momento temos dois óbitos em investigação.

Prefeitura anuncia retorno das cirurgias eletivas no hospital de Apodi

A Prefeitura de Apodi, via Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (19), mais um dia de cirurgias eletivas. Mais um importante serviço realizado no próprio município.

Após o retorno com as cirurgias eletivas, serão realizadas quinzenalmente. Hoje foram realizadas 8 cirurgias entre histerectomia, colecistostomia (vesícula) e hérnias. Mais um importante serviço para o apodiense que pode fazer as cirurgias com a comodidade de estar no seu município.

TRT-RN alerta sobre golpe relacionado a pagamento de precatórios

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu denúncias sobre um novo golpe realizado por meio do envio de mensagens de Whatsapp ou telefonemas para credores de precatórios na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Em um caso, o golpista se fez passar por servidor do tribunal e condicionou a liberação do precatório à emissão de uma Certidão Negativa de Débitos. Para emiti-la, o golpista exigiu o pagamento de R$ 12 mil.

Em alguns casos, o golpista também envia uma foto da secretaria de uma Vara do Trabalho, para convencer a vítima de que ele está nas dependências da Justiça do Trabalho e precisa fazer o recolhimento do valor naquele momento.

O TRT-RN esclarece que não existe cobrança de qualquer taxa pela Justiça do Trabalho para o pagamento de precatórios, tampouco cobra taxas para obtenção de documentos como a Certidão Negativa de Débitos.

Os pagamentos de precatórios ocorrem conforme a ordem cronológica disponível no site do TRT-RN (http://bit.ly/3s8qUHl)

O TRT-RN também lamenta o fato de criminosos aproveitarem eventual vulnerabilidade financeira das pessoas neste contexto de crise causado pelo coronavírus para aplicar golpes e sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a existência desse golpe, prestando-lhes a devida orientação.

Em caso de dúvidas, o Juízo Auxiliar de Precatórios (JAP) está à disposição pelo telefone (84) 4006-3083 - ou e-mail: cprec@trt21.jus.br


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Comitê recomenda suspensão de aulas e fechamento de bares e restaurantes às 22h

O documento tem 14 recomendações para o enfrentamento do novo coronavírus

O Comitê Científico do Rio Grande do Norte emitiu nesta quinta-feira, 18, uma recomendação ao Governo do Estado com 14 itens para o enfrentamento da Covid-19 no território potiguar. As principais são: suspensão da aulas presenciais nas escolas privadas por pelo menos 14 dias e o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h também, inicialmente, por duas semanas.

A reportagem do DE FATO.COM entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que informou que o documento não é oficial e que ainda na tarde desta quinta-feira vai se pronunciar a respeito.

A recomendação também cita que devem ser feitas barreiras sanitárias com os estados da Paraíba e Ceará, como também nos portos e aeroportos. A medida é por conta da circulação das novas variantes do coronavírus no país.

O comitê também recomenda a suspensão das atividades ambulatoriais de clínicas e consultórios e serviços públicos de rotina que não comprometam o cuidado continuado ao paciente e de cirurgias eletivas que demandem uso de leitos críticos na Região Metropolitana e a proibição de eventos em toda a orla do RN por 14 dias e fortalecer os cuidados preventivos nas academias quanto ao uso de máscaras e distanciamento social, inclusive com aplicação de multa.

O órgão considera para tomar essas medidas “os períodos festivos e de feriado prolongados foram provocadores de grandes aglomerações, que tiveram reflexo no aumento do número de casos no fim de dezembro e início de janeiro e que se intensificou nos dias iniciais de fevereiro".

Veja as recomendações:

Suspensão das atividades presenciais de bares e restaurantes em todo RN após 22h por 14 dias, devendo a medida ser reavaliada após esse prazo;

Suspensão das aulas presenciais das escolas privadas por 14 dias, devendo a medida ser reavaliada ao final desse período;

Criação de serviço de denúncia para pais e alunos de escolas, sejam públicas ou privadas, fazerem denúncia sobre ocorrência de casos de sintomáticos respiratórios que não tenham sido devidamente afastados do convívio, assim como suas turmas escolares não tenham sido submetidas ao protocolo orientado na Nota Informativa número 03/2021 - SESAP/SUVISA;

Adiamento do início das aulas das escolas públicas do estado por 14 dias, ao fim do qual deverá ser reavaliada a necessidade de novo adiamento;

Fortalecer os cuidados preventivos nas academias no que concerne ao uso de máscaras e distanciamento social inclusive com aplicação de multa para aqueles estabelecimentos que forem flagrados infringindo as regras.

Estabelecimento de barreiras sanitárias com os estados da Paraíba e Ceará, bem como nos portos e aeroportos, assim como implementação de barreiras sanitárias e intensificação do monitoramento e rastreio nos municípios sabidamente turísticos do estado do RN;

Busca ativa de casos e contatos, bem como monitoramento dos casos ativos pela Atenção Primária dos municípios;

Aplicar sanções previstas em lei a estabelecimentos de saúde públicos e privados, como clínicas, hospitais e laboratórios, que deixem de notificar os casos aos serviços de informação e de controle de leitos;

Ampliar a vigilância genômica no Rio Grande do Norte;

Suspender as atividades ambulatoriais de clínicas e consultórios e serviços públicos de rotina que não comprometam o cuidado continuado ao paciente;

Suspender cirurgias eletivas que demandem uso de leitos críticos na Região Metropolitana;

Proibir eventos em toda a orla do RN por 14 dias;

Abrir leitos de UTI covid-19 no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), os quais deverão ser mantidos enquanto a Taxa de Ocupação do RN estiver acima de 60%;

Ampliar a fiscalização do estado (polícia militar) nos finais de semana em bares e na orla potiguar, especialmente da região metropolitana.


Prefeitura de Apodi realiza obras de drenagem na rua Pe. João da Cunha com a Sebastião Sizenando

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços Urbanos (SEMUTOS), mantém em ritmo acelerado obras de drenagem na rua Padre João da Cunha com a Sebastião Sizenando, localizada no Centro da cidade.

Ponto crítico, que rompia todos os anos, principalmente com o período invernoso. “Fizemos toda a drenagem no solo e impermeabilizamos o local, como também uma nova pavimentação está sendo feita. Acreditamos que definitivamente esse problema secular estará resolvido”, relata o secretário Alan Rodrigues.

A administração municipal prevê a conclusão dos trabalhos para a próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro.

Prefeitura de Apodi traça novas estratégias referentes à segurança e mobilidade urbana do município


O prefeito de Apodi, Alan Silveira se reuniu, nesta quinta-feira (18), com membros das Polícias Militar e Civil para traçar estratégias referentes à segurança e mobilidade urbana no município. Além de renovar o convênio de cooperação onde a Prefeitura oferece alimentação, combustível e todo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades de segurança pública.

Acredito que planejar uma cidade cada vez mais segura passa pela valorização dos homens e mulheres que trabalham diuturnamente em defesa da sociedade apodiense. É nosso compromisso o total apoio ao desenvolvimento das atividades policiais.

Prefeitura de Apodi investe quase R$ 350 mil no programa Corte de Terra

A Secretaria Municipal de Agricultura está realizando o trabalho de Corte de Terra em todo o município. A Prefeitura investe quase R$ 350 mil oriundos de recursos próprios para a realização do programa.

“Estamos com 13 tratores na zona rural fazendo simultaneamente o trabalho de corte de terra. Serão cortados mais de 4 mil horas, beneficiando quase 2.700 famílias do nosso município”, informou o prefeito Alan Silveira.

Agricultores de Apodi recebem boletos do programa Garantia Safra 2020/2021

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início à entrega dos boletos aos agricultores que aderiram ao programa Garantia Safra 2020/2021. Para o pagamento, a prefeitura entra com a contrapartida de mais de R$ 40 mil, beneficiando cerca de 800 agricultores.

A Prefeitura informa que o prazo de retirada do boleto será a partir desta data até o dia 2 de março de 2021, no horário das 7h30 às 11h30, na sede da Secretaria.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

TCE promove evento virtual para capacitar gestores públicos em início de mandato

Fui eleito, e agora? Muitos gestores em início de mandato devem fazer essa pergunta ao assumir um cargo público. Evitar erros formais na prestação de contas e garantir uma administração baseada em princípios da eficiência e eficácia requer conhecimento técnico. Pensando nisso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) vai promover, por meio da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, o webinário “Caminhos para uma Gestão Pública Socialmente Responsável”, uma capacitação em formato virtual, no dia 24 de fevereiro, das 9h às 12h.

O objetivo é fomentar o adequado relacionamento entre o TCE e os seus jurisdicionados. O público alvo são os administradores públicos das unidades gestoras que respondem pela prestação de contas junto ao TCE-RN. Na ocasião, serão apresentados os referenciais legislativos básicos (artigos de leis, Portarias e Resoluções do TCE), contextualizando as responsabilidades legais às ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal. As inscrições estão abertas no link http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes. O encontro será transmitido pelo canal do TCE no Youtube: https://www.youtube.com/c/TCERN_oficial.

Os participantes receberão, em três horas, informações específicas sobre cada pasta da gestão pública, tendo como base o referencial legislativo e as ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo TCE pertinentes a algumas destas pastas; adquirirão conhecimento da necessidade de conformidade entre os resultados da gestão e os objetivos e metas traçados no momento do planejamento inicial, bem como em atenção à transparência exigida em relação o uso de recursos públicos - tudo isso entendendo que a responsabilidade na gestão fiscal implica em planejamento e acompanhamento que previnam riscos e ajustem desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas.

Para passar estes conhecimentos, foi montada uma equipe de especialistas do TCE. O encontro será aberto pelo presidente da Corte de Contas, Paulo Roberto Alves, e o diretor da Escola de Contas, Carlos Thompson Fernandes, além de representantes da Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e Federação dos Municípios (FEMURN), parceiros no evento. A programação será iniciada com o secretário de Controle Externo, Jailson Tavares, que apresentará os caminhos de relacionamento dos jurisdicionados com o TCE.

Em seguida, serão iniciadas as palestras técnicas, abordando os seguintes temas: Credenciamento de Usuários e Portal do Gestor, Relatório de Transição (Comissão Especial), Contas Anuais de Governo, Contas Anuais de Gestão, SIAI Fiscal, Legis, SIAI Obras, SIAI DP e SIAI Quadro. A capacitação será ministrada por técnicos do quadro do Tribunal, entre Auditores e Analistas de Controle Externo.

Barragem Santa Cruz do Apodi está com 27,14% da sua capacidade total

As reservas hídricas superficiais totais do RN, que são o somatório dos volumes de aportes dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 1.847.667.072 m³, que correspondem a 42,21% da capacidade total do Estado, que é de 4.376.444.842 m³. Em comparativo com o último relatório, o volume geral ainda permanece em queda, dia 12 de fevereiro o acumulado geral era de 1.852.570.178 m³, equivalentes a 42,33% da capacidade total do RN.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.208.479.237 m³, correspondentes a 50,92% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Em comparativo com o último relatório, o manancial acumulava 1.210.736.386 m³, equivalentes a 51,02% do seu volume total.

Já Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, acumula 162.751.240 m³, correspondentes a 27,14% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No último relatório o manancial estava com 163.794.460 m³, correspondentes a 27,31% do seu volume total. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Cadê a vacina?

Alguns estados estão suspendendo a vacinação por falta de vacinas.

Repetindo: alguns estados estão suspendendo a vacinação por falta de vacinas.

Por falta de vacinas.

Parece que aplicaram no brasileiro uma forte anestesia.

Falsas aplicações crescem

As denúncias de falsas aplicações das vacinas contra a Covid-19 crescem na internet e preocupam autoridades. O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de fraude na vacinação.

O Conselho Federal de Enfermagem informou também que pode pedir o apoio da Polícia Federal na apuração dos casos, e que as prefeituras também solicitaram investigações aos respectivos Ministérios Públicos estaduais. Entretanto, o órgão ressaltou que estes profissionais não representam a categoria, que está lutando, há meses, na linha de frente no combate contra o novo coronavírus.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Escritório da Emater tem acesso às linhas de crédito junto às instituições financeiras e incrementam a produção, em Apodi


Em Apodi, o agricultor familiar Antônio Ozoelton Lima Lopes recebeu, na última sexta-feira (12), a visita técnica dos extensionistas do escritório local, Edimar Silva e Eutíkia Morais, e dos assessores de crédito de Mossoró, Elton Dantas e João Ítalo.

A equipe realizou um levantamento inicial da infraestrutura da propriedade e conheceu as atividades desenvolvidas pela família, para posteriormente ser elaborado um projeto de investimento que melhor atenda às necessidades da unidade produtiva.

Esse é um dos passos para os agricultores familiares terem acesso às linhas de crédito junto às instituições financeiras e poderem incrementar a produção, seja com projetos para custeio ou investimento.

Quer ter acesso ao crédito rural? Procure o escritório da Emater-RN mais próximo de sua propriedade, verifique a situação da sua DAP e elabore com a gente o seu projeto.

Emater/RN


SINTRAPMA emite nota de pesar pelo falecimento do servidor público Francisco Alcimar Gama

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma) lamenta e expressa o seu pesar pelo falecimento do servidor Francisco Alcimar Gama, que faleceu nesta segunda-feira (15). Alcimar era alcoólatra e morava no bairro Baixa do Caic.


O Sintrapma se solidariza com a dor dos familiares, amigos e dos que com ele conviveram, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado como funcionário da limpeza pública (gari) no Município.

Prefeitura instala bueiros e continua melhorando as estradas vicinais

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, concluiu o serviço de instalação de bueiros na estrada que liga diversas comunidades na Região da Areia.


"Esse local sempre foi um problema para o deslocamento dos moradores das comunidades daquela região no período de inverno. Uma ação realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e a Empresa Bela Fonte", falou o prefeito Alan.

Auxílio emergencial deve chegar a 40 milhões de pessoas; veja quem recebe

 Programa terá novas regras e pode custar ao orçamento de R$ 24 a R$ 50 bilhões

Auxílio deve ser prorrogado em 2021; expectativa é de que menos pessoas sejam atendidas neste ano em comparação com o anterior - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O auxílio emergencial será prorrogado também em 2021, e deve atender menos pessoas que no ano anterior. Em 2020 foram 67 milhões beneficiados pelo programa, a proposta para este ano é reduzir para 40 milhões. Segundo apuração da Folha de São Paulo, o Ministério da Economia busca agora focar na parcela mais pobre.

Para cortar custos, e ampliar a eficiência da medida, o programa terá novas regras para evitar casos como os de 2020, em que militares e servidores públicos receberam o benefício.

A equipe econômica insiste que as novas parcelas ficarão entre R$ 200 e R$ 250, apesar das pressões da oposição. A quantidade de pessoas a receber esse valor inclui os beneficiários do Bolsa Família, que devem receber um aumento para igualar os demais atendidos.

O Ministério também estuda acabar com o pagamento em dobro para mães solteiras, feito no ano passado. O programa custaria no mínimo entre R$ 8 bilhões e R$ 12,5 bilhões por mês, considerando as variáveis de população e valor do benefício previstas, e duraria mais 3 meses. Em 2020, o programa custou R$ 322 bilhões.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/auxilio-emergencial-deve-chegar-a-40-milhoes-de-pessoas-veja-quem-recebe/ | Agora RN


Funcionamento da Central do Cidadão de Apodi no período de carnaval

A Central do Cidadão informa que de segunda a quarta-feira de carnaval o ITEP (RG), com apenas primeira via e outros isentos de pagamentos, como idosos a partir de 60 anos.

Muitas Carteiras de Trabalho a serem entregues, inclusive algumas desde 2010. Procure os serviços da unidade do Central do Cidadão de Apodi.

Foto: ASCOM/SEAD

Carnaval Telecab sem aglomeração, com conexão

Qual a sua programação? 🎭🎊

🎊 Lives,

🎭 Maratonar séries,

🎮 Jogos online,

🎧 Curtir sua playlist preferida,

📲 Assistir vídeos no youtube, ou

🖥️ Colocar as aulas daquele curso em dia?

Seja qual for a sua escolha estamos aqui para garantir a sua conectividade. 🌐✅

https://www.instagram.com/p/CLRsem_lbvk/?igshid=24veg5kzfyeu

Túnel do Tempo (parte 116). História do Carnaval de Apodi - RN


Carnaval de Apodi em 1989




Carnaval de Apodi em 1989 - Desfile das Escolas de Samba

Carnaval de Apodi do ano de 1989. Desfile das escolas de samba. Avenida Margarida de Freitas.



[leia] Túnel do Tempo (parte 66). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Carnaval de Apodi – Tradicional desfile das Escolas de Samba. O ano é de 1987. Ídolos do Samba desfilando na Rua Margarida de Freitas. Quem aparece no retrato?

Resposta: são os primos Júnior Rêgo (irmão de Charton) e Léia Rêgo (filha de Paulo Rêgo).

Parabéns pra quem acertou!!!

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

[leia] Túnel do Tempo (parte 65). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Carnaval de Apodi – Tradicional desfile das Escolas de Samba. O ano é por volta de 1988. Árabes do Samba desfilando na Rua Margarida de Freitas. Quem aparece no retrato?

Resposta: Ceiça de Juscelino de Iran.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

[quadro] Túnel do Tempo (parte 64). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Carnaval de Apodi – Tradicional desfile das Escolas de Samba. O ano é de 1989. Flagelados do Samba desfilando na Rua Margarida de Freitas. Quem é o garotinho que aparece no retrato?


Resposta: Janio Duarte (titular do blog). Se descobrisse quem tirou esta foto??? Rsrsrs...

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A mania de Ctrl C + Ctrl V

Atenção, blogueiros de Apodi!

Tenho observado e tem acontecido de forma corriqueira a reprodução de matérias do ApoDiário. Para evitar acusação de plágio, dê créditos, mencione o autor, ou pelo menos, do site em que foi copiado. É importante esta atitude de colocar o crédito ao autor. É, ainda, indicado incluir o link do site ou do blog em que a informação foi encontrada. Isso significa citar a fonte. 

"Até nota de pesar estão reproduzindo sem dá os devidos créditos."

Os blog’s que vivem de Ctrl C + Ctrl V estão tendo mais visibilidade que aqueles que produzem matérias, que pesquisam, que vão atrás da notícia, inclusive as fotos também não fazem referência ao nome do autor.

Não me incomoda que reproduzam as matérias do ApoDiário, nem que pegue minhas fotos, mas citem a fonte. O texto também é direcionado aos radialistas que reproduzem material deste veículo de comunicação, não esqueçam de mencionar o blog.

Poucos aqui fazem um trabalho jornalístico como este espaço faz.

Quando eu copiar algo de vocês, certeza que citarei a fonte.

Foto: Espaço Livre Sylvia Camargo

Dinheiro na veia por favor

Por Marcelo Tognozzi*

A fome nunca foi boa conselheira e dona Carmelita Marques da Silva aprendeu isso na marra. Lavadeira, mãe de família e moradora na Vila Vintém, em Bangu, subúrbio do Rio, chorava num canto da delegacia naquela madrugada de 5 de setembro de 1983. Acabara de ser presa durante um saque a uma mercearia. Dentro da sacola de Carmelita a polícia encontrou biscoitos, pacotes de gelatina e de pudim em pó. Ela estava entre as 200 pessoas que horas antes invadiram e saquearam a mercearia de Américo Augusto.

O Rio vivia uma onda de saques a supermercados, quitandas e mercearias. Pequenas multidões de 100, 200, 300 pessoas, cercavam as lojas, invadiam e levavam todo tipo de comida. O governador Leonel Brizola acreditava haver um movimento desestabilizador por detrás dos saques. O presidente general João Figueiredo também. Mas o fator de desestabilização não era a oposição ou os sabotadores de plantão, mas a economia que naquele setembro registrou uma inflação anual de 146,35%.

Dois dias depois da prisão de dona Carmelita, o soldador Sidney Gomes dos Santos, o Magal, 51 anos, pai de 5 filhos, foi preso acusado de incitar saques em Bangu. Mas ele estava mesmo era atrás de comida. Nada mais. Tinha família para alimentar num país onde os pobres eram os mais massacrados por aquela inflação descontrolada ou galopante, no jargão dos economistas naqueles tempos difíceis. “Nunca vi tanta gente pobre, mas trabalhadora, disposta a furtar”, desabafou um PM cara a cara com a realidade. Ele também era negro e pobre.

Vi e vivi tudo isso de perto como repórter do Globo (quem quiser checar basta consultar o arquivo do jornal). Eram cenas terríveis A fome não é um fenômeno natural, mas um produto artificial de conjunturas econômicas defeituosas, ensinou o pernambucano Josué de Castro (1908-1973), autor de Geografia da Fome e 3 vezes indicado para o Prêmio Nobel.

A elite brasileira aprendeu pouco com Josué. Mas sabe que um solavanco social provocado pela fome pode ser devastador. Essa possibilidade estava no radar do governo no fim de março do ano passado, quando a pandemia parou o país como se o tirasse da tomada. Em alguns pontos da periferia de São Paulo e do Rio houve tentativas de saques. E o caldo não engrossou porque o governo conseguiu rapidamente pagar R$ 600 mensais a 67 milhões de brasileiros. O auxílio acabou, mas a pressão para continuar a pagar é enorme. E justa.

Os políticos foram obrigados a ficar nas suas bases durante a pandemia. Naqueles dias de aeroportos fechados e medo da morte, conviveram de perto com as agruras de uma população que ficou sem trabalho da noite para o dia. Sobreviver tinha virado uma loteria.

Quase metade dos eleitores brasileiros (47%) não tem trabalho ou renda fixa. Essa informação está nas pesquisas do PoderData publicadas quinzenalmente. Num país com 150 milhões de eleitores, são nada menos que 70.500.000 pessoas. Quase os mesmos 42,3% que, de acordo com dados do TSE, pertencem ao grupo dos eleitores analfabetos, analfabetos funcionais ou com ensino fundamental completo ou não. É possível manter toda esta gente sem dinheiro para comprar comida nestes tempos em que o mundo virou de pernas para o ar? Estas pessoas não são diferentes daqueles pais e mães de família presos há quase 40 anos pelo crime de roubar para comer. Continuam sendo os mesmos pobres, semianalfabetos e famintos.

O ministro Paulo Guedes diz que não quer aumentar impostos. Como contribuinte, não vejo problema em pagar mais algum na certeza de que o dinheiro chegará na mão de quem precisa dele para comer. O sistema foi competente para garantir dinheiro na veia para os mais pobres e a economia estaria muito pior. De nada adianta responsabilidade e sensibilidade social sem atitude. Os donos das grandes fortunas, os grupos econômicos, industriais, comerciais e agrícolas poderiam ser os primeiros a anunciar ao ministro da Economia que desejam pagar para que a maioria consiga se alimentar comendo pelo menos o básico, ainda que alguns desejem algo mais como os biscoitos, a gelatina e o pudim de dona Carmelita. Fazer cara de paisagem ou ficar esperando a retomada da economia só vai esquentar ainda mais a chapa.

A prudência não recomenda parar de pagar auxílio em dinheiro num momento de incerteza e insegurança, especialmente para a população mais vulnerável. Os políticos acabariam na mesma situação do jovem Josué de Castro, que foi trabalhar como médico em uma fábrica grande. Intrigava-o o fato de boa parte dos trabalhadores ficar doente sem ter uma doença específica. Os patrões diziam que era preguiça. Josué resolveu pesquisar e descobriu que a doença era fome. Mostrou os resultados da sua investigação aos donos da fábrica, mas eles riram dos argumentos daquele jovem médico, para quem trabalhador sem fome produziria mais e melhor. E em vez de mandarem a fome embora, acabaram demitindo Josué.

*Jornalista. Texto publicado originalmente no site Poder 360.