sábado, 6 de fevereiro de 2021

Sintrapma realizará assembleia geral virtual para discutir campanha salarial 2021


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma) realizará segunda-feira (08), uma assembleia virtual com todas as categorias de funcionários do município para discutir campanha salarial 2021.

A assembleia acontecerá às 14h pelo aplicativo Google Meet e tem outros pontos de pauta como direitos funcionais dos servidores e informes. O assessor jurídico do sindicato Dr. Lindocastro Nogueira também participará da assembleia. O link para será disponibilizado segunda-feira às 12h.

Dionízio do Apodi grava com os Mestres de Apodi; conheça um pouco mais sobre Dodora

Quando criança ouviu na igreja que não podia ser anjo por causa de sua cor, pois anjo não podia ser preto; em um determinado momento de sua vida, para divulgar APODI mandou fazer trinta mil cartões postais, que até os dias de hoje ainda tem caixas de postais em sua casa pois não conseguiu vender e ainda precisou vender seu Chevette para pagar a dívida dos cartões; os trinta melhores anos de sua vida foram dedicados ao Lajedo de Soledade; enquanto lutava para preservar o Lajedo, com pinturas rupestres entre três mil e cinco mil anos, ouvia de pessoas próximas que "esse negócio com essas pedras não tinha futuro".

Essa é a mestra Dodora, do Apodi, responsável pela existência, hoje, do Lajedo de Soledade, importante para o Brasil e para o mundo. Ela estará na série MESTRES DO APODI.

Foi um prazer, foi muito especial passar o dia de ontem gravando com essa mestra, no Lajedo de Soledade, embaixo da mangueira de sua casa, e nas calçadas de APODI.

Quando escrevíamos os roteiros para as gravações com os mestres, minha companheira Rena Soraya e eu já ficávamos muito emocionados com a possibilidade de viver este momento, que agora, torna-se intenso, marcante e inesquecível.

Seguimos, é lindo isso tudo.

Texto: Dionízio do Apodi

Foto: Ari Oliveira

465 partos já foram realizados na Comad em Apodi

Neste sábado, dia 06, tivemos a realização de mais um dia de partos no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD Apodi.

“Hoje foram realizados 6 partos por cesariana, totalizando 465 partos, desde a criação do Centro Obstétrico Municipal", falou o Prefeito Alan Silveira.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Apodi está com 11 obras em andamento para serem entregue este ano

O Prefeito Alan Silveira reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (05), com membros da engenharia da Prefeitura e com os construtores das obras que estão em andamento no município.

"Estamos com 11 obras em andamento já para entregar neste ano de 2021, alinhamos com os construtores e a engenharia todas essas obras e pedimos celeridade para que os mesmos possam cumprir os prazos de entrega, para a gestão inaugurar essas importantes obras a população", falou o Prefeito Alan.

Reservas hídricas do RN iniciam fevereiro com mais de 42% da sua capacidade

A barragem Santa Cruz do Apodi, está represando 165.185.420 m³, correspondentes a 27,54% da sua capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (04), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 1.875.075.520 m³, correspondentes a 42,84% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 04 de fevereiro de 2020, o volume das reservas hídricas superficiais do RN era de 959.530.700 m³, equivalentes a 21,92% da capacidade total de acumulação das reservas Estaduais. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.222.022.132 m³, equivalentes a 51,5% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Já no mesmo período do ano passado, o manancial acumulava 531.601.489 m³, que correspondiam a 22,40% do seu volume total.  

Já a segunda maior barragem do Estado, Santa Cruz do Apodi, está represando 165.185.420 m³, correspondentes a 27,54% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No início de fevereiro de 2020 o reservatório acumulava 110.937.375 m³, equivalentes a 18,50% da sua capacidade.


TRE aprova prestação de contas de Alan Silveira

O candidato a prefeito de Apodi, Alan Silveira, teve suas contas de campanha aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), o prefeito reeleito foi o primeiro dos 3 candidatos a ter as suas contas aprovadas.

Os outros 2 candidatos ao executivo municipal em 2020 ainda não tiveram as suas contas de campanha aprovadas pelo TRE e estão em processo de prestação.

De acordo com a sentença, expedida pelo Juiz da 35ª Zona Eleitoral/RN, Antonio Borja de Almeida Junior, foram aprovadas as contas da campanha, veja na integra Clicando AQUI.

Para saber mais detalhes da prestação de contas do prefeito, assim como saber o total de gastos, Clique AQUI.

Fonte: Gazeta Apodiense

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Apodi poderá ser contemplado com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)



O município de Apodi poderá ser contemplado com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O tema foi discutido na manhã desta quinta-feira (04), em reunião que contou com a participação do coordenador regional do programa Cabo PM F. Silva, do secretário de educação Elmo Alves, da diretora da DIREC Luzia Pinto, coordenadores pedagógicos, instrutores do PROERD Sargento Bezerra Neto, CB Wagner Gomes e CB Diego Emídio e do comandante da Segunda Companhia de Polícia Militar de Apodi Tenente Muniz.

“Estamos empenhados para que o nosso município seja contemplado com o PROERD, esse programa é uma ação policial especializada, com cunho educativo, preventivo e estratégico que será desenvolvido nas nossas escolas. Aguardamos em breve ter a oportunidade de anunciar sua efetivação em nosso Apodi”, comentou Elmo.

Sessão ordinária marca abertura do Ano Legislativo na Câmara de Apodi

Na abertura dos trabalhos foi lida a mensagem encaminhada pelo prefeito de Apodi ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2021

A Câmara Municipal de Apodi realizou, nesta quinta-feira (4), a sessão ordinária que abriu o novo Ano do Legislativo Apodiense. A cerimônia foi realizada no Plenário Bevenuto José de Paiva, da Câmara - Palácio Manoel Antonio de Souza.

Prefeito Alan – Fez a leitura anual de abertura, detalhou as ações realizadas no primeiro mandato enumerando diversas ações nas quatro regiões do Município.

 

Railton Diógenes – Iniciou agradecendo a escolha como líder do governo na câmara, muito feliz por ser escolhido e mostrar que trabalharemos com respeito entre os poderes constituídos. E o diálogo estará sempre presente entre os poderes.

Laete Oliveira – Agradeceu a Deus, deu boas-vindas aos vereadores novatos, vivemos em meio a uma pandemia, o mundo mudou, o Brasil, o Rio Grande do Norte e o nosso município. Frisou que nosso maior patrimônio é o povo. 'Vamos defender o povo de Apodi'!

Andreazo Alves – Agradeceu a oportunidade de representar o povo por mais 4 anos, vivenciamos um ano atípico por causa da pandemia, mas que juntos vai sair dessa, agradeceu o prefeito pelas ações realizadas, e com a certeza que temos fazer muito mais por nossas comunidades rurais.

Ednarte Silveira – Vamos iniciar um ano que vai ser de muito trabalho, quero relatar as ações realizadas no mês de janeiro, repondo mais de 70 lâmpadas no distrito de Melancias e comunidades circunvizinhas, assim como lâmpadas de led no ginásio do distrito.

Júnior Carlos – Solicitou transparência na formação das comissões, para que haja harmonia entre vereadores de situação e oposição.

Charton Rêgo – As expectativas são as melhores possíveis, experiência mesclada do presidente Júnior Souza, com os trabalhos como Laete, Ângelo e Júnior Carlos que estão aqui há mais tempo, assim como os jovens que estão chegando. Focar na defesa das execuções das leis, a preocupação da casa deve ser que as leis sejam executadas.

 

Gilvan Alves – Quero ser breve para abordar dois pontos: planejar melhor os projetos que chegam à casa, de modo que os projetos cheguem com antecedência para que cada vereador possa analisar. O segundo ponto é que as emendas impositivas dos vereadores sejam liberadas gradualmente, a cada trimestre, por exemplo.


Alexandre Bevenuto – Agradeceu a Deus pelo dom da vida. Leu uma passagem bíblica. Pediu harmonia entre os poderes, executivo, legislativo e o poder judiciário.


Carlinhos de Dandão – Soledade estava com 28 anos sem representação no legislativo apodiense, agora temos dois, solicitou uma limpeza no distrito. Quero dizer a todo cidadão apodiense, que todo projeto que chegar a esta casa estarei aprovando desde que seja em benefício do povo.

 

Adailton Targino – Agradeceu a Deus, e a cada apodiense que tanto me honra representar vocês, de fato a comunidade de Soledade passou 28 anos sem representativa legítima nesta casa, mas que agora somos dois vereadores para defender a região. Agradeceu a reposição das lâmpadas no distrito e na Baixa do Caic.


Ângelo de Dagmar – Pediu um minuto de silêncio para homenagear todos os filhos apodienses que partiram por causa dessa doença horrível que é o coronavírus. Foram 42 apodienses entre homens e mulheres. Sabemos das necessidades que Apodi precisa, juntos vamos avançar cada vez mais.

Filipe Gustavo – Agradeceu a todos que deram a oportunidade de legislar, gosto de tá presente na casa povo, e agora como parlamentar. Meu gabinete estará de portas abertas para todos os apodienses.

 

Júnior Souza – Vamos pensar como um todo, não há diferenciação entre esse e aquele político, a câmara é dos 13 vereadores, vamos diminuir os conflitos, para que haja harmonia entre todos, fazendo exatamente que o povo espera de cada representante. Que os poderes andem em sintonia, para que cada projeto do Executivo chegue com antecedência para não haver atropelos, garantindo assim o regimento interno.

As atividades administrativas da Câmara Municipal de Apodi já foram retomadas desde o último dia Primeiro de Fevereiro, com adoção de medidas de segurança para conter o avanço da Covid-19.

ASCOM/CMA

FOTOS: JOÃO BATISTA 

Prefeito Alan Silveira faz leitura da mensagem anual na Câmara de Vereadores

Na manhã desta quinta-feira (04), o prefeito de Apodi Alan Silveira, fez sua mensagem anual na abertura dos trabalhos legislativos de 2021. O vice-prefeito Neilton Diógenes e todos os vereadores estiveram presentes no momento.

“Faço questão de seguir o protocolo e fazer a abertura dos trabalhos legislativos anuais com uma mensagem. É um importante momento para prestigiar os nossos vereadores e mostrar um resumo do nosso trabalho, bem como alguns projetos e obras que serão executadas durante o ano”, finalizou Alan.

Ascom/PMA

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Prefeitura conclui a nova iluminação de LED no bairro Garilândia

A Prefeitura Municipal de Apodi, via Secretaria de Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços Urbanos concluiu a nova iluminação de LED no Bairro Garilândia.

“Foram instaladas cerca de 50 luminárias novas. Este é o segundo bairro da cidade a ser cem por cento iluminado com luzes de LED de 100w. Esse serviço já aconteceu na Baixa do CAIC e será expandido para outros bairros, com isso estamos deixando nossa cidade cada vez mais iluminada e segura”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Rio Grande do Norte 3.312 mortes e 141.663 casos de covid-19

O Rio Grande do Norte teve, nesta quarta-feira (3), a confirmação de mais 12 mortes provocadas pela covid-19. Dos novos registros, um ocorreu nas últimas 24 horas e os demais, nos dias 10 de janeiro e 1° de fevereiro. O estado contabiliza 3.312 óbitos pela doença desde o início da pandemia. As informações foram repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap).

Os casos confirmados tiveram a soma de mais 412 registros nesta quarta. Com isso, o Rio Grande do Norte passa a totalizar 141.663 pessoas que já se infectaram pelo coronavírus. Deste total, 39.365 pessoas estão em acompanhamento.

Há também os casos em investigação. As mortes listadas como suspeita para covid-19 chegaram a 580, enquanto que 73 já foram descartadas. O número de pessoas consideradas como suspeitas para a infecção pelo vírus está em 82.241.


Prefeitura de Apodi lança projeto “Gol da Esperança” na zona rural

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Esportes lançaram na noite desta terça-feira (2), o projeto “Gol da Esperança”, no Assentamento Paraíso, na região da Chapada do Apodi.

Projeto idealizado pela ADRA, por meio de emenda impositiva, onde vai incentivar a prática de esportes para os jovens das comunidades de Paraíso, Planalto, Baixa do Tubarão e Laje do Meio. Além dos meninos, as meninas também recebem incentivo para a prática esportiva.

Durante o ato foram distribuídos kit’s esportivos, e anunciado a reforma da quadra da comunidade. "Mais uma ação que a gestão municipal é parceira", explicou o chefe do Executivo municipal.

Participaram da solenidade o prefeito Alan Silveira, o vice-prefeito Neilton Diógenes, o vereador Charton Rêgo e o secretário de Esporte Hessinho Mayard, com a participação especial do craque de futsal Neto Caraúbas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 2/2

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (02), são 14.756 notificações, sendo 30 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,2%), 10.639 descartados (72%), e 4.087 confirmados (27,8%). Dos pacientes confirmados 3.976 estão curados (98,3%), 67 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (1,6%) e tivemos 42 óbitos (1,1%). Até este momento temos dois óbitos em investigação.

Governo do RN publica novo decreto que suspende realização de festas de pré-carnaval



DECRETO Nº 30.369, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2021. Suspende a realização de festas ou eventos comemorativos de pré-carnaval e carnaval no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, revoga os incisos III, IV e V do Decreto Estadual n° 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que estabelecem os pontos facultativos na Administração Pública Direta e Indireta nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 e dá outras providências.

Clique AQUI e leia o novo decreto na íntegra.


Projeto Ciranda apresenta proposta do programa Jovem Talento do CIEE


O prefeito Alan Silveira participou de uma reunião, nesta terça-feira (02), com os membros do projeto Ciranda, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial e com o representante do Centro de Integração de Empresa Escola -CIEE.

O encontro teve como objetivo apresentar a proposta do programa Jovem Talento do CIEE voltado aos jovens do ensino médio do município de Apodi que poderão ser contemplados com o acompanhamento de estágio remunerado por bolsas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA) recebe emenda parlamentar da ex-vereadora Soneth Ferreira


A Prefeitura de Apodi efetuou, nesta manhã de segunda (01), o pagamento de uma emenda parlamentar à Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA), no valor de R$ 5 mil, destinada pela ex-vereadora Soneth Ferreira. O recurso será utilizado para compras de equipamentos para o melhor funcionamento da instituição. 

Novas lâmpadas de LED são instaladas em vários bairros da cidade

Depois de Córrego, chegou a vez do bairro Garilândia receber as lâmpadas de LED

A secretaria de Obras e Urbanismo continua o trabalho de Iluminação Pública trazendo melhorias para Apodi!

Vias dos bairros Baixa do Caic, distrito de Córrego e Garilândia estão recebendo novos lâmpadas de LED desde a semana passada. A iniciativa prevê a troca das lâmpadas comuns por LED, contemplando vários bairros da cidade. Ruas bem iluminadas e mais seguras para nossa gente!

Câmara inicia ano legislativo dia 4

 
Foto: Jânio Duarte

A Câmara Municipal de Apodi vai iniciar o ano legislativo de 2021, na quinta-feira, 04 de fevereiro, às 8h.

Na ocasião, os vereadores e o presidente da Câmara vão receber, no plenário da Câmara Municipal de Apodi, o prefeito Alan Silveira (MDB) para a Leitura Anual da Mensagem do Executivo, onde o prefeito deve apresentar as metas da gestão para o ano 2021.

Foto: Batista - JB

Por causa da pandemia, o acesso ao plenário será restrito aos vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e assessores.

A imprensa também poderá estar presente, mas em número limitado e após prévio cadastro, para evitar aglomeração.

No Oeste forte representação estará na chapa de Paulinho Freire para a Fecam/RN

Municípios do Alto, Médio e Oeste Potiguar tem presidentes de Câmaras Municipais integrantes da União pela Fecam/RN

Para a nova direção da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), na chapa encabeçada pelo vereador Paulinho Freire (PDT) uma forte representação do Alto, Médio e Oeste Potiguar foi inserida.  Presidente da Câmara de Apodi, Júnior Souza (MDB) será um dos vice-presidentes. Já a vereadora Jéssica Queiroga (PSDB) de Olho D’água do Borges foi escolhida como Tesoureira da chapa.

“Nossa região merece a atenção devida. Vamos lutar para fortalecer o Pólo Oeste e Mossoró, para que os pleitos de cada cidade tenham mais força e a Fecam possa contribuir de maneira efetiva, na busca por soluções e melhorias para as Câmaras e seu e seus municípios”, frisa Jéssica Queiroga, presidente da Câmara Municipal de Olho D’água do Borges.

Já o vereador Júnior Souza (MDB) de Apodi elenca as propostas da chapa. “Ampliação da parceria com a Iterlegis e a Escola da Assembleia para cursos gratuitos nas áreas de Processo Legislativo, Pregoeiro e Transparência na Gestão, bem como disponibilizar capacitação de suporte técnico para Portais de Transparência no Alto, Médio e Oeste é importante”, disse o presidente da Câmara de Apodi.

Lucélia Ribeiro (MDB) de Patu também vem se mostrando interessada na União pela Fecam/RN. “O Oeste tem o maior número de presidentes de Câmaras por região.  E tem vários homens e mulheres capazes de integrar a chapa. Vamos contribuir para melhorar ainda mais a Fecam. As Câmaras de pequeno e médio portes precisam”, frisou a gestora do Poder Legislativo de Patu.

O vereador Juscelino Herculano (PL) cotado para Coordenador da Região Oeste na chapa, explica que defende propostas que poderão ser executadas por Paulinho Freire. “O Oeste fica distante da capital potiguar. Entre outras pautas vamos focar em transformar as Câmaras Municipais em mini Centrais do Cidadão. Facilitar a vida do cidadão é um dever da Fecam/RN”, disse o presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.

E o vereador Arthur Barbosa (PSOL) também integrará a chapa como coordenador Região Médio Oeste. “Estamos conversando com vários presidentes da nossa região para fortalecer a União pela Fecam/RN. É uma chapa que contempla todas as regiões e Câmaras menores”, argumenta o presidente da Câmara de Janduís, no Médio Oeste.

domingo, 31 de janeiro de 2021

Empresa esportiva do craque Neto Caraúbas segue crescendo no cenário brasileiro


A Nc2 Sports, empresa esportiva voltada para os segmentos de Escolinhas de futebol e futsal, e gerenciamento de carreira de atletas, vem se tornando uma realidade. Neto Caraúbas, junto a sua empresa vem criando várias oportunidades para jovens do Nordeste no Sul do país e exterior.

No mês de março, a Nc2 Sports vai iniciar um trabalho de escolinhas em vários municípios da região Nordeste.


Caern informa que a previsão é que na terça-feira (2), todos os bairros tenham normalizado o recebimento de água

Serviços de vazamentos realizados pela equipe da Caern em Apodi, alteraram o abastecimento da cidade. A previsão é que na terça-feira (2), todos os bairros tenham normalizado o recebimento de água.

Confira o cronograma temporário de fornecimento de água até o dia 2 de fevereiro, quando ocorrerá a normalização do abastecimento e não será preciso dividir a cidade em setores para distribuição do produto.

Cronograma

28 e 29 de janeiro até 7h30 – Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II, Garilândia, Pequé e Barro Vermelho

11h30 do dia 29 e janeiro até 7h30 de 30 de janeiro – Betel, Bicentenário, Independência, Cohab, Pody dos Encantos, São José, IPE, Teimosos, Portal da Capada, parte de Pequé, Boa Viagem e Rodoviária.

Do dia 30 de janeiro a 7h30 de 2 de fevereiro – São Sebastião, Parque de Vaquejada, Baixa da Alegria, Centro, Malvinas, Cruz de Alma, Bico Torto, Timbaúba do Campo, parte de Pequé, São João e Caboclo.

Fonte: Caern

Nota do blog: O vazamento continua na rua Padre João da Cunha, portanto, a normalidade no abastecimento pode aumentar na região do centro da cidade.