sábado, 23 de janeiro de 2021

João Maia visita Apodi e traça metas e prioridades do seu mandato para o município

O vice-prefeito Neilton Diógenes recepcionou o deputado federal João Maia e levou para conhecer o terreno onde estão viabilizando a construção da sede própria da Unidade Básica de Saúde do bairro Lagoa Seca, junto à Prefeitura de Apodi. O parlamentar está se comprometendo em destinar recursos federais para a realização desse sonho. “Na oportunidade, pudemos conversar um pouco com os moradores locais e ouvir as suas reivindicações”, disse Neilton.

Ainda na manhã desse sábado (23), visitamos com o deputado federal João Maia as principais estradas vicinais do nosso município, responsáveis pelo escoamento da produção das regiões da Chapada e da Areia. “Nosso objetivo é que o deputado articule com o Governo Federal uma forma de ajudar a gestão com a manutenção dessas estradas. Será um grande incentivo para o desenvolvimento do nosso Apodi”, acrescentou.


Testagem para novo coronavírus em Apodi representa mais de 40% da população

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Apodi de Saúde (SMS), executa efetivamente, desde o início da pandemia de Covid-19, a realização de exames para a detecção do novo coronavírus no município. Por aquisição de testes rápidos, parcerias e exames feitos no sistema Drive thru, mais de 40% da população apodiense foi testada neste período.

Do total dos testados, apenas 27,7% registraram a confirmação da doença e 72,2% estavam negativos para o coronavírus. Atualmente, conforme o boletim epidemiológico da Covid-19 no município, dos pacientes confirmados 3.817 estão curados (95,4%), 136 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,4%) e 42 óbitos (1,4%).

As equipes realizam diariamente testagem nos habitantes. Seja por casos mais urgentes, como mutirões de contatos próximos e as ações realizadas semanalmente. “O objetivo é testar cada vez mais a população, descobrindo os positivos e os isolando, e, consecutivamente, evitando transmissões e aumento de casos no município”, informa o secretário de Saúde, Sabino Neto.

Desde o início da pandemia, 14.418 testes/exames foram aplicados na cidade. Considerando uma população de mais de 36 mil pessoas. Há que se diminuir desse cálculo algumas testagens duplas que são realizadas, em alguns casos, como com os profissionais de Saúde, ou retestagem de exames inconclusivos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Câmara de Apodi inova com o uso da tecnologia

A Câmara Municipal de Apodi se prepara para retomar os trabalhos legislativos no próximo dia 4 de fevereiro. Para a ocasião, a mesa diretora, acaba de implantar o novo sistema eletrônico de votação com corte automático de microfones. Uma referência em equipamentos de alta tecnologia.

O principal objetivo do novo sistema é dar mais transparência e segurança ao processo de votação. Antes de votar, os vereadores vão precisar digitar uma senha pessoal e terão um tempo pré-definido para registrar o voto. O resultado final ficará visível tanto para o público presente quanto para o cidadão que vai assistir as transmissões pelo canal do Youtube, Facebook e Instagram.

Outros benefícios que a modernização traz, são: organização e controle dos tempos das discussões, apartes e justificativas, registro das presenças ou ausências dos vereadores nas votações, transparência no que está em discussão em cada momento da sessão, além de todas as informações ficarem disponíveis em tempo real nas redes sociais da câmara.


Vale ressaltar, que durante os dias 21 e 22 de janeiro, os servidores participaram de treinamento para operar os equipamentos e simularam todas as situações que podem ocorrer durante uma Sessão, ficando assim aptos a coordenar todo processo digital.

O sistema é composto por 2 (dois) painéis digitais, 13(treze) terminais para votação (+1reserva) 1(um) notebook para controle da Mesa Diretora, 1 (um) computador para operação, além de cabos, conectores e programa que gerencia a votação digital em tempo real.

Prefeitura divulga o Boletim do segundo Dia “D” de testagem para COVID-19

Boletim do segundo Dia “D” de testagem para COVID-19. Realizado na quinta-feira (14) essa grande ação da Prefeitura de Apodi teve 2.508 notificações, sendo 2.035 descartados (81,1%), e 473 confirmados (18,8%).

Dos pacientes confirmados 394 (15,7%) deram IGG, ou seja, não transmitem mais e estão curados, e 79 (3,1%) foram IGM que ainda podem transmitir a doença, esses pacientes já foram informados e estão em isolamento e recebendo acompanhamento do “Ronda Quarentena”. Faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Projeto Ciranda apresenta êxito e já prepara sua terceira fase para jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 18 anos


O prefeito Alan Silveira, ao lado do vice-prefeito Neilton e do vereador Raílton, participou de uma reunião, nesta sexta (22), com os membros da Secretaria de Assistência e do Projeto Ciranda, programa que promove capacitação e preparação aos jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 18 anos. 

A reunião teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto que está se preparando para dar início a sua terceira fase. Na ocasião foi feita uma retrospectiva das ações já realizadas, e foram traçadas novas metas como, por exemplo, a criação da rede de parcerias que abrirá as portas do mercado de trabalho para os jovens do nosso município.

Felipe Guerra: Conflito dos usos múltiplos dos recursos hídricos da barragem do Mirador

O coordenador Técnico e de Planejamento do Igarn, André Nunes, acompanhado dos técnicos do Igarn, Ana Vitoria e Raoni Lopes, participou de reunião nesta quinta-feira (21), motivada pelo conflito dos usos múltiplos dos recursos hídricos da barragem do Mirador.

Participaram da reunião: o prefeito do município de Felipe Guerra, Salomão Oliveira; o vice-prefeito, Ubiracy Pascoal; o chefe de Gabinete, Jimmi Canuto; o secretário de Agricultura, Antônio Silva; o presidente da Colônia de Pescadores, Evanaldo Neves da Silva e o representante do Fórum das Associações, Adailton de Oliveira. Estiveram ainda na reunião, os representantes da empresa Vitamais, Herickson Gustavo Rocha e Ricardo Cezar, além dos agricultores Francisco Gomes e Mário Rodrigo.

Programa Emprega Brasil abre vagas em Apodi

Seu filho tem entre 14 e 22 anos e quer trabalhar? Você, jovem até 22 anos, sonha em fazer um estágio ou está em busca do primeiro emprego? INSCREVA-SE AGORA NO PROGRAMA EMPREGA BRASIL! Participe e descubra como conquistar o seu tão sonhado emprego, são 29 vagas disponíveis.

Até o dia 26/01 convocaremos os jovens inscritos para participar, onde você vai saber como ser um JOVEM ESTAGIÁRIO nas melhores empresas de Apodi/RN e região. Se você tem interesse em participar desse programa e ter a chance de ingressar no mercado de trabalho, inscreva-se no link abaixo para obter todas as informações:

http://bit.ly/EmpregaApodiRN

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Prefeito de Apodi recebe direção do SINTRAPMA e houve reivindicações dos funcionários públicos municipais

O prefeito Alan Silveira, junto à sua equipe administrativa e financeira, reuniu-se na manhã desta quinta (21), com os membros do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA) para uma audiência de negociação.

Na ocasião foram discutidas propostas, reivindicações dos funcionários públicos municipais, assim como também foi discutido sobre a formação de uma comissão para a criação de um Projeto de Lei, em substituição ao PMAQ, para rateio do incentivo Previne Brasil, que é o novo programa de financiamento do custeio da atenção primária, de acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em concordância com a Secretaria de Saúde do Município.

Auxílio emergencial pode ser ressuscitado

O auxílio emergencial pode ser ressuscitado ainda este ano. Isso porque os dois candidatos à Câmara dos Deputados com mais intenção de votos apoiam uma versão 2.0 do auxílio emergencial.

Na concorrência, Baleia Rossi (DEM-SP), o candidato de Maia, e Arthur Lira (Progressistas-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro sinalizaram que devem propor medidas sociais como o auxílio emergencial.


Em audiência com o prefeito e secretários SINTRAPMA discute campanha salarial 2021 e outros direitos dos servidores públicos municipais


Nessa quinta-feira (21) o SINTRAPMA e comissão se reuniram em audiência com o prefeito e secretários para tratar de questões Referentes a direitos dos servidores.

1 – PISO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS:

A proposta da prefeitura é de que irá pagar o novo piso de 1.550, em fevereiro retroativo a janeiro. O projeto será enviado para aprovação da câmara Municipal de vereadores.

2- INCENTIVO ADICIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS:

Cobramos mais uma vez o envio do projeto para câmara criando a lei municipal para pagamento do incentivo, mas prefeito negou, afirmando que não há possibilidade de enviar o projeto por questões financeiras.

3-PREVINE BRASIL (ANTIGO PMAQ)

Será criada uma comissão com representantes das categorias e sindicato para elaborar o projeto e enviar para aprovação da câmara Municipal.

4- PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO, 2021:

O SINTRAPMA relatou ao PREFEITO a luta nacional que a CNTE tem liderado, apontando a importância do Piso nacional dos professores que seria de 5,9% este ano, mas até o momento está zerado pela portaria interministerial do governo federal publicada em dezembro. Junto a CNTE, e as centrais sindicais que têm a educação com base vamos lutar em nível nacional pela atualização do Piso magistério. Assim, dentro do novo FUNDEB, iremos lutar também pela carreira dos funcionários da educação.

5 – DEMAIS CATEGORIAS QUE TÊM O SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE:

Para os servidores que têm o salário mínimo como base a proposta da prefeitura é a correção do salário mínimo.

6- ATUALIZAÇÃO DE LETRAS E TÍTULOS:

O prefeito afirmou que enviará   em breve, após levantamento uma proposta de atualização de letras e títulos.

7 – VOLTA ÀS AULAS:

O prefeito afirmou que o retorno das aulas no município será de forma remota.

Em breve o sindicato realizará assembleia geral com os todos os servidores (as) públicos municipais de Apodi.

“Esperamos que o prefeito oficialize as propostas o mais rápido possível, e que atendam o interesse e a valorização de todos   os funcionários”, comentou Ozamir Lima, presidente do SINTRAPMA.

Câmara Municipal de Apodi inicia testagem de Covid-19 em servidores e colaboradores para abertura das atividades presenciais

Além da testagem, sinalização e sanitização são medidas realizadas pela a Casa Legislativa para o retorno. Fotos: Jãnio Duarte

O cuidado com os hábitos diários para a proteção e saúde de todos os apodienses tem sido prioridade no plano de retomada dos trabalhos presenciais da Câmara Municipal de Apodi. Para garantir a segurança de todos no retorno, a Casa iniciou nesta semana a realização de testes de Covid-19 em servidores e colaboradores.

Além da testagem, a administração do Legislativo investiu na sinalização com orientações de prevenção, sanitização mais rigorosa dos ambientes e aquisição de máscaras, álcool em gel e termômetro.

Visando o pleno funcionamento do Legislativo Municipal de forma responsável, a retomada das atividades presenciais se dará de forma gradual, a partir de um regime de trabalho misto, parte presencial, parte remoto.

Quando será o retorno?

As sessões presenciais, bem como a maior parte dos trabalhos da Câmara, retornam a partir do dia Primeiro de Fevereiro, sendo que a primeira sessão acontecerá na quinta-feira (4), com menos parlamentares no plenário. A ideia é que parte dos vereadores participe das sessões remotas em suas próprias residências.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Jonsuellya Gurgel, 28 anos, foi a primeira a receber a vacina em Apodi

Atuante durante toda a pandemia na linha de frente no combate ao coronavírus, a médica Jonsuellya Gurgel foi a primeira apodiense a receber a vacina da Covid-19. Fotos: Jânio Duarte

O momento mais esperado em todo o mundo desde o início da pandemia do novo coronavírus começou no Brasil e no Rio Grande do Norte. Na manhã desta quarta-feira (20), Jonsuellya Gurgel, 28 anos, médica que atua na linha de frente foi a primeira a receber a vacina em Apodi. A escolha da profissional foi uma homenagem a todos os trabalhadores de saúde para marcar o início da imunização na capital da água mineral, no final da manhã de hoje.

A Covid-19 já matou mais de 40 pessoas em Apodi, mais de 3 mil no Estado e 210 mil no país. A vacina é a grande esperança para o fim desde período tenebroso da nossa história, este período de exceção – tantas vezes comparado a uma guerra. A vacina é a realização de um sonho, uma vitória, o alívio, o futuro – palavras ditas pelos primeiros profissionais vacinados contra Covid-19 em Apodi.

Os profissionais de saúde iniciaram esse novo período nesta quarta-feira (20), por volta das 10h. todos receberam a primeira dose da vacina Coronavac durante o ato simbólico do Poder Executivo municipal, realizado no Centro de Saúde, em Apodi, para marcar o início da campanha de vacinação. Os apodienses vacinados atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).


O primeiro lote da vacina Coronavac recebido pelo Governo Municipal nesta terça-feira (19) é suficiente para vacinar apenas os profissionais de saúde na primeira fase. Apodi recebeu 313 doses. A segunda dose será aplicada com 28 dias após aplicação da primeira.

Saúde de Apodi recebe 11 novos veículos


A Prefeitura de Apodi entregou à população 11 veículos novos que serão destinados à Secretaria Municipal de Saúde. A aquisição dos mesmos se deu através de emendas parlamentares. Quase R$ 500 mil, oriundos de recursos federais adquiridos pelos deputados Walter Alves e João Maia.

“Agradeço aos parlamentares pela importante aquisição. Esse pedido foi feito em 2020, onde recebemos o recurso e, agora em 2021, estamos entregando à população. Esses novos carros chegam para garantir mais agilidade no trabalho na atenção básica. Estamos sempre buscando mais recursos e melhorias para a saúde do nosso município”, frisou o prefeito Alan Silveira.

Segundo desafio virtual do Papa-Léguas Apodi – 2021

PERÍODO DO DESAFIO:  de 01 de março a 01 de maio de 2021

INSCRIÇÕES: até 28 de fevereiro 2021

VALOR: R$ 30,00

Inscrições exclusivamente via site https://doity.com.br/desafiopapaleguasapodirn2021

CATEGORIAS:

100 km (Corrida e/ou pedal)

200 km (Corrida e/ou pedal)

500 km (Corrida e/ou pedal)

800 km (pedal)

1.000 km (pedal)

Podendo ser feito como caminhada também.

PREMIAÇÃO: Medalha(s)

ATENÇÃO: É possível fazer inscrição para mais de uma categoria, mas o atleta deverá pagar por cada uma delas para receber medalha referente a cada categoria.

Exemplo: se o atleta quiser realizar 100 km de corrida e 800 km de bike, ele deverá pagar duas inscrições para ter direito a duas medalhas.

O desafio será monitorado via aplicativo de esporte (Strava, Nike, Adidas, Garmin ou outro da preferência do atleta), cabendo ao participante fazer o próprio monitoramento e comprovação ao final do desafio. Serão aceitas atividades nas quais o atleta é marcado por outro atleta (como é o caso de atividades no Strava).

ATENÇÃO! O atleta deverá se responsabilizar por sua própria inscrição, comprovação de inscrição e retirada de medalha, arcando, quando for este o caso, com as despesas de envio pelos correios.

Para mais informações, entrar no grupo do 2º desafio Papa-Léguas [https://chat.whatsapp.com/DCQOmzlAdn9LpXc0a1BiYe]

Atualização em 20 de janeiro de 2021 (Às 14h32min).


Josefa Girlene Ferreira de Morais é a nova diretora do Hospital Regional de Apodi


Josefa Girlene Ferreira de Morais é a nova diretora do Hospital Regional Hélio Morais Marinho de Apodi. Ela substitui Alyson Alves de Góis que pediu exoneração do cargo.

Oposição de Apodi demostra mais uma vez não ter força política junto a governadora Fátima Bezerra. Josefa Girgele é a esposa do ex-prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira.

Comunidade de Cápua é contemplada com um poço artesiano

Atendido por uma solicitação feita à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, o município de Apodi foi contemplado com um poço para a comunidade de Cápua, na região da Pedra.

“Agradecemos à atenção do deputado Ezequiel por intermediar a solicitação do município, e conseguir o poço para a comunidade de Cápua. Com a execução da obra de perfuração desse poço, iremos melhorar o sistema de abastecimento de água para aquela comunidade, beneficiando várias famílias”, disse o prefeito Alan Silveira.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 19/1


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (19), são 11.800 notificações, sendo 40 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,33%), 8.306 descartados (70,4%), e 3.454 confirmados (29,27%).

Dos pacientes confirmados 3.303 estão curados (95,7%), 108 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,12%) e tivemos 41 óbitos (1,18%). Até este momento temos dois óbitos em investigação.

Vacinação inicia amanhã em Apodi com 313 doses de Coronavac


Na tarde desta terça-feira, 19, chegou em Apodi a primeira dose da vacina Coronavac. As 313 doses já se encontram no município, que imunizará a partir de amanhã, 20, os cidadãos apodienses conforme calendário previamente estabelecido.

“Um momento histórico e importante que aguardávamos com grande expectativa. Amanhã começaremos a imunização do nosso povo. De início iremos vacinar os trabalhadores da saúde das unidades covid no município,” comentou o prefeito Alan Silveira.

Gasolina mais cara a partir de hoje

O preço da gasolina vendida pela Petrobras às distribuidoras vai aumentar, em média, 0,15 centavos a partir desta terça-feira, 19, o que deve impactar o preço ao consumidor. O reajuste de 7,6% foi anunciado nesta segunda-feira pela companhia, o primeiro desde 29 de dezembro, quando a Petrobras já havia anunciado alta de 5%. Com o aumento, o preço médio de venda passará a ser de 1,98 real por litro, ante os 1,84 até então.

A justificativa para o aumento é a variação do preço do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio. O aumento nas refinarias é diferente do que será repassado ao consumidor. Até a gasolina chegar à bomba, são acrescentados valores de tributos e outros custos das empresas. Na primeira semana de 2021, o valor médio da gasolina ao consumidor ficou em 4,62 reais, segundo a ANP.

Vacinação chega e RN inicia vacinação contra a covid nesta terça (19)

Ato simbólico do início da campanha de vacinação no estado será realizado nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola de Governo

O primeiro lote de vacina contra a Covid-19 – a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à Sinovac – chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). O esperado voo com as doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta de 1h. Do aeroporto, as 82.440 doses foram transportadas para a Central de armazenamento e distribuição instalada na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal.

Este primeiro lote vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias, priorizando os grupos prioritários: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).

A secretária adjunta de Estado da Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, explicou que, a partir de orientações do Governo Federal, foram estabelecidos critérios priorização para a aplicação das doses. “Nesse primeiro momento, receberão a vacina os idosos que estão institucionalizados, ou seja, aqueles que moram em abrigos. Com relação aos profissionais de saúde, também houve uma necessidade de escalonamento. Como prioridade, primeiramente, serão os próprios vacinadores, além dos profissionais que estão atuando na linha de frente, seja em urgências e emergências, seja em Upa's, Samus, unidades hospitalares, hospitais de campanha, Centros Covid e profissionais da atenção primária”, disse.

Nas próximas horas, a Sesap vai separar os lotes que serão enviados às seis centrais de distribuição instaladas nas Regionais de Saúde nos municípios de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara, além de Natal e cinco municípios da Região Metropolitana – Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. O tempo de espera entre a chegada das vacinas à Unicat e sua saída para distribuição é estimado em 3 horas. A estas centrais, os secretários municipais de saúde devem enviar as equipes de saúde para receber os lotes de cada município. Estão previstas mais de 12 mil doses para a Natal, já a quantidade de doses a serem encaminhadas aos demais municípios não será divulgada de forma antecipada por motivos de segurança.

A expectativa é de que todas as doses de vacinas recebidas pelo Estado sejam distribuídas em até 12 horas para os locais de imunização e que a primeira vacina seja aplicada em até 72 horas. “A gente estima que até o final do dia todas as regionais de saúde já estejam devidamente abastecidas”, destacou Maura Sobreira ao afirmar que o Estado garantiu toda a logística em relação aos insumos necessários, como as seringas que serão enviadas junto com as vacinas.

"Cabe destacar que a chegada da vacina não marca o fim da pandemia, a gente continua tendo o desafio que é garantir todos os cuidados sanitários: o uso da máscara, a higienização das mãos, evitar aglomerações, porque estamos, inclusive, num cenário de expansão de casos. Contudo, com a chegada da vacina, há um processo de controle desse cenário", acrescentou.

DISTRIBUIÇÃO

No RN, o primeiro lote segue plano de logística montado pelo Governo do Estado, unindo as secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O Plano Estadual de Vacinação atuará nas oito Regiões de Saúde do Estado – Oeste, Alto Oeste, Seridó, Mato Grande, Trairi/Potengi, Agreste, Região Metropolitana e Assu.

Assim que as vacinas desembarcaram em território potiguar, o recebimento foi feito pela Polícia Federal. Ao deixarem o aeroporto, foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal até a sede da Unicat, em Natal. Quando as vacinas deixarem a Unicat para serem distribuídas às regionais de saúde, a segurança será feita por policiais militares. As vacinas seguirão para o interior em viaturas do Corpo de Bombeiros escoltados pela Polícia Militar. Nas rodovias federais, guarnições da PRF voltam a dar apoio à logística montada para o transporte. Assim que as doses chegarem aos municípios, o Estado continua a garantir a integridade dos imunizantes.

RN MAIS VACINA

O ato simbólico do início da campanha de vacinação no estado será realizado nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola de Governo, e contará com a participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

O processo de vacinação será realizado em três fases. Na primeira serão atendidos os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, que trabalham em hospitais - da rede estadual, municipal e privada – e UPAs; pessoas com 75 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; e pessoas de comunidades tradicionais ribeirinhas.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, desenvolveu o RN Mais Vacina, que irá monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 no estado. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. Para o controle, a Sesap fez a distribuição de mil tablets em todas as salas de vacina, facilitando o acesso de todos.

O sistema permite maior transparência sobre as doses das vacinas, reduzindo desperdícios e ampliando a governança dos processos, além do rastreio da vacina desde o seu recebimento na Central Estadual da Rede de Frio, até a aplicação na sala de vacina, com uma interface web intuitiva e acessível. Proporciona também o cruzamento de dados que identifica incidentes e gera alertas e relatórios centrados na experiência do cidadão e do profissional de saúde.

Os pacientes que se enquadram no grupo de risco já podem realizar o autocadastro no RN Mais Vacina, basta acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/. O cadastro é autoexplicativo, mas quem tiver dificuldade para realizá-lo poderá fazer na hora de tomar a vacina na própria unidade de saúde. “Em menos de um dia, o sistema teve mais de 200 mil pessoas cadastradas. Isso vai facilitar o acesso a unidade de vacinação, mas cabe destacar que o paciente que não tiver feito o autocadastro não vai ser impedido de tomar a vacina”, frisou a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.


PRF/RN prende dois homens por embriaguez ao volante em Apodi e Mossoró

Um dos condutores foi preso após tentar fugir da fiscalização

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde deste domingo (17/01), nos municípios de Apodi/RN e Mossoró/RN, dois homens, de 50 e 62 anos, respectivamente, por dirigir veículo sob influência de álcool.

Por volta das 16h10 deste domingo (17/01), no km 79 da BR 405, em Apodi/RN, foi preso um homem de 50 anos, por conduzir o veículo Strada Working, de cor vermelha, sob influência de álcool. O teste realizado constatou a concentração de 0,63 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões).

Por volta das 17h30 deste domingo (17/01), no km 49 da BR 110, em Mossoró/RN, policiais rodoviários federais realizavam patrulhamento, quando observaram um veículo L200 Triton, de cor prata, acessando a rodovia pela contramão e quase colidindo com outro veículo.

O motorista do veículo não obedeceu a ordem de parada dos policiais, empreendeu fuga, colidiu em um veículo que estava estacionado na localidade, perdeu o controle, e colidiu, por fim, em um muro de uma residência, causando danos a um outro veículo que estava no interior do imóvel. O condutor, um homem de 62 anos, que apresentava visíveis sinais de ingestão de bebida alcoólica, foi preso pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao Volante.

As ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Mossoró/RN.

Barragem Santa Cruz do Apodi está com percentualmente 28,12% da sua capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (18), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.243.465.049 m³, que correspondem a 52,4% da sua capacidade total que é de 2.373.066.510 m³. No dia 18 de janeiro de 2020, o manancial acumulava 550.374.210 m³, equivalentes a 23,19% da sua capacidade total.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado acumulam 1.914.191.968 m³, que correspondem a 43,73% da capacidade total do RN, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período do ano passado as reservas estaduais, dos reservatórios monitorados pelo Igarn, eram de 977.582.375 m³, equivalentes a 22,33% do volume máximo de águas do Estado.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 168.662.820 m³, percentualmente 28,12% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³. Em meados de janeiro de 2020 o reservatório estava com 113.133.263 m³, correspondentes a 18,86% da sua capacidade.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 211.745.321 m³, que equivalem a 72,31% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período de janeiro do ano passado o manancial estava com 84.495.083 m³, percentualmente, 28,86% do seu volume total.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Câmara Municipal de Apodi retorna atividades em fevereiro

Foto: (Cedida)

Você já ouviu falar que a Câmara tem uma Mesa Diretora?

A Mesa Diretora é composta por quatro vereadores, que ocuparão os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. O mandato da Mesa Diretora dura dois anos, sem direito a reeleição, de acordo com Artigo 25 da Lei Orgânica.

E quem compõe a Mesa Diretora?

Júnior Souza (MDB), na presidência e Railton Diógenes (MDB), na vice-presidência. A 1ª secretaria será ocupada por Ângelo de Dagmar (Solidariedade) e a 2ª secretaria é de Filipe da Saúde (PL).

Algumas funções da Mesa diretora:

  • Dentre outras coisas, a Mesa tem o dever de dirigir os trabalhos legislativos e tomar as providências necessárias à sua regularidade;
  • Apresentar projetos de lei que crie, transforme ou extinga cargos da Câmara;
  • Emitir pareceres;
  • Aprovar a proposta do orçamento anual da Secretaria da Câmara e encaminhá-la ao Poder Executivo.

E o que cada membro faz?

  • O presidente é o chefe do Poder Legislativo Municipal e tem várias obrigações e atribuições. Por exemplo: zelar pelo prestígio e dignidade da Câmara, abrir, presidir e encerrar as reuniões plenárias, nomear os membros das Comissões e exercer o voto em determinadas matérias;
  • Os vice-presidentes podem substituir o presidente na sua ausência ou impedimento, bem como os secretários, e devem exercer as atribuições delegadas pelo presidente;
  • O primeiro secretário deve auxiliar o presidente durante as reuniões de plenário, fazendo leitura de ata, de correspondências e de pareceres emitidos conclusivamente pelas comissões, proceder a verificação de quórum entre outras funções;
  • O segundo secretário, por sua vez, deve substituir o primeiro em caso de ausência ou impedimento dele.

Profissionais de Saúde passam por capacitação para a operacionalização do prontuário eletrônico


Nesta segunda (18), a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao processo de capacitação dos profissionais de Saúde para a operacionalização do prontuário eletrônico nas unidades de saúde, com o objetivo principal de melhorar a gestão de cuidados dos usuários do município.

“Estaremos oferecendo esse treinamento para os nossos profissionais durante toda esta semana. A instalação do prontuário eletrônico é de suma importância para o município, uma vez que, essa ferramenta tecnológica facilitará o trabalho de produção e de controle do fluxo dos pacientes”, informou o secretário de Saúde, Sabino Neto.

Neilton Diógenes participa do encontro Wi-Fi Brasil, em Natal

Ministro Fábio Faria e o vice-prefeito Neilton Diógenes 

O vice-prefeito Neilton Diógenes está participando, durante esta segunda-feira (18), em Natal, do encontro Wi-Fi Brasil, realizado pelo Ministério das Comunicações. O evento conta com a presença do ministro Fábio Faria, bancada dos deputados federais e vários prefeitos do RN.

Na oportunidade, Neilton está representando o prefeito Alan Silveira no cadastramento de comunidades rurais de Apodi para receber o programa de internet gratuita do Governo Federal.


RN vai receber 82.440 doses da vacina contra covid-19 nesta segunda-feira

O Rio Grande do Norte vai receber 82.440 doses da vacina contra covid-19 no primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, previsto para chegar na tarde desta segunda-feira (18). As 6 milhões de doses disponibilizadas pelo Governo Federal nesta segunda foi dividido proporcionalmente entre os estados de acordo com a população. Um ato simbólico no fim da tarde desta segunda vai marcar o início da campanha de vacinação no estado.

Neste primeiro momento, a prioridade é vacinar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Uma parcela de pessoas com 60 anos ou mais e com deficiência institucionalizadas também receberão o imunizante, segundo a tabela elaborada pelo Ministério da Saúde.

RN Mais Vacina inicia autocadastramento nesta segunda-feira

O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde

O sistema RN Mais Vacina para monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 já está disponível para autocadasatramento nesta segunda-feira, 18. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. O cadastro não é obrigatório, mas importante para agilizar o processo. Faça o autocadastramento no link.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou que o RN vai iniciar ainda nesta segunda-feira, 18, às 17h, a vacinação contra a Covid-19. O local da cerimônia ainda não foi divulgado. Dentro da estruturação do estado para a vacinação, a governadora Fátima Bezerra anunciou também a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.

O RN Mais Vacina é resultado de uma parceria firmada pela administração estadual com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). “O sistema cumpre papel fundamental para a transparência de todo o processo e assegurar o uso da vacina de forma justa e eficaz. Faremos o rastreamento da vacina em todo o RN”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. O transporte e guarda da vacina será acompanhado pelas polícias militar e civil do Estado, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.

RN recebe 12 pacientes com Covid-19 do Amazonas

 

Operação articulada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública foi realizada com êxito. Voo da FAB chegou às 2h50 desta segunda-feira (18)

O Estado do Rio Grande do Norte recebeu, na madrugada desta segunda-feira (18), 12 pacientes transferidos do Amazonas, a pedido da secretaria de saúde daquele estado. O avião pousou às 2h50 na Base Aérea de Natal (Bant), em Parnamirim. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o transporte dos enfermos e da equipe médica, das forças de segurança estaduais e federais, da Samu Natal e RN e também da STTU (Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana). O secretário Cipriano Maia (Sesap) estava presente na chegada do voo e deu as boas-vindas oficialmente aos amazonenses.

“Trata-se de uma operação humanista, de amor ao próximo, de grande relevância para a saúde pública na defesa da vida dos amazonenses, que aqui chegam e que são bem acolhidos para serem atendidos”, declarou. Inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Os dois enfermos adicionais foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que integra a rede de instituições coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e está recebendo pacientes do Amazonas em diversos estados brasileiros.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou Cipriano. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio, fato garantido pela empresa que fornece o insumo ao estado.

“Tivemos uma decisão precavida, lá no início da pandemia, de instalarmos tanque de oxigênio em toda rede hospitalar do estado.  Só tem um hospital que não tem e já estamos providenciando a instalação. Portanto, não temos risco imediato a não ser que haja problema de grande proporção”, explicou. Mas, mesmo com a disponibilidade de leitos e com a chegada da vacina, ele faz um alerta para a população manter os cuidados de prevenção, como uso da máscara, álcool 70º e distanciamento social.

FOTOS: ELISA ELSIE

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.


Coronavac distribuída em todos os estados

Governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se encontram nesta manhã em Guarulhos (SP) para uma cerimônia de início da distribuição das 4,6 milhões doses da Coronavac. As outras 1,4 milhão de doses ficam em São Paulo, segundo as informações até agora, sendo a parte que cabe ao estado no programa de imunização brasileiro. Governadores pedem que a vacinação seja antecipada de quarta-feira, 20, depois de amanhã.

Cabe ao governo federal distribuir o imunizantes aos estados que, depois, repassam aos municípios. Ontem, após a aprovação das vacinas pela Anvisa, foram vacinados os primeiros brasileiros, mais de 100 profissionais de saúde e indígenas em São Paulo. A primeira imunizada foi a enfermeira Monica Calazans, do Hospital Emílio Ribas. A outra vacina aprovada foi a de AstraZeneca/Oxford, mas ainda não há data para que o imunizante venha da Índia. A expectativa é que as 2 milhões de doses da vacina cheguem nesta semana.

domingo, 17 de janeiro de 2021

RN deve receber pacientes com Covid-19 vindos de Manaus na segunda-feira

Representantes do hospital universitário promovem entrevista coletiva na segunda-feira 18 para detalhar a ação de socorro ao Amazonas

O Rio Grande do Norte deve receber os 10 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus nesta segunda-feira 18, segundo informou Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). A transferência ocorre após caos na rede estadual de saúde do Amazonas, que registra hospitais lotados e sem oxigênio para tratar as pessoas contaminadas com o coronavírus. Todo o trâmite é conduzido pelo governo federal.

Havia expectativa de que os pacientes chegassem antecipadamente a Natal, uma vez que a aeronave responsável por trazer infectados de Manaus para o estado da Paraíba decola na tarde deste domingo 17, mas o plano inicial deverá ser mantido. Ainda de acordo com a direção do HUOL, o horário de saída do voo trazendo os pacientes de Manaus para Natal ainda não informado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Por meio de nota, o Huol esclareceu que o Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está em articulação com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para sequenciar amostras do vírus nos pacientes amazonenses com o objetivo de identificar possível nova variação do Sars-CoV-2. Representantes do hospital universitário promovem uma entrevista coletiva na segunda-feira 18 para detalhar a ação de socorro ao Amazonas.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% em uma semana.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/rn-deve-receber-pacientes-de-covid-19-vindos-de-manaus/ | Agora RN