sábado, 9 de janeiro de 2021

Primeira bebê de Apodi em 2021 nasceu às 9h10min da manhã

A pequena Ivy Letícia nasceu com 2,8 kg e 45 cm de altura

O primeiro bebê de 2021 em Apodi nasceu na manhã deste sábado no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes (Comad). Ivy Letícia nasceu com 2,8 kg e 45 cm de altura às 9h10min.

Primeiro bebê a nascer em 2021 em Apodi é uma menina. Fotos: Cedida

De acordo com a enfermeira Aparecida Duarte, a pequena veio ao mundo com 2,8 kg e passa bem, sem intercorrências e saudável. A mãe, Francisca Leandra de Morais Oliveira disse que estar muito por sua filhinha ter sido a primeira a nascer em 2021.

"Estou muito feliz porque minha filhinha foi a primeira a nascer aqui na COMAD em 2021, muito grata a equipe de profissionais pelo atendimento e acolhimento, hoje é o dia mais feliz da minha vida", comentou Leandra.

Hoje foram realizados mais 5 partos por cesariana, totalizando 453 partos desde a criação do Centro Obstétrico Municipal.

Vacina contra a Covid-19 deve chegar ao RN até o dia 31

Vacinação começa 72 horas após chegada das doses no RN

O Rio Grande do Norte deve receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 até o dia 31 de janeiro, segundo a governadora Fátima Bezerra anunciou nesta sexta-feira (8) em reunião com os prefeitos dos municípios potiguares. Os envios das doses dependem do Ministério da Saúde, mas o governo estadual garantiu que, uma vez que as vacinas cheguem ao estado, a campanha de imunização deve começar em todos os municípios até 72 horas depois.

Segundo a governadora, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) está preparada para a primeira fase da vacinação com um estoque de 900 mil seringas e espaço estrutural de insumos. Nessa primeira etapa, devem ser vacinados profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que estejam em instituições de longa permanência, população indígena e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Clique AQUI e continue lendo.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 8/1


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (08), são 11.305 notificações, sendo 20 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,18%), 8.006 descartados (70,81%), e 3.279 confirmados (29,01%). Dos pacientes confirmados 3.123 estão curados (94,24%), 114 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (3,47%) e tivemos 40 óbitos (1,29%). Até este momento temos dois óbitos em investigação.

O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Fátima pede a prefeitos suspensão de eventos e festas no veraneio, e secretário de saúde reforça necessidade de distanciamento social

Aproveitando a reunião com prefeitos nesta sexta-feira (08), para discutir imunização contra covid no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra pediu que aos gestores dos municípios que suspendam eventos e festas previstos para o veraneio, com o objetivo de evitar aglomerações e o aumento do contágio do novo coronavírus.

Também presente à reunião, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, reforçou a necessidade das medidas de distanciamento social até haver um cenário mais seguro da pandemia.


Prefeitura de Apodi retorna com programa semanal no rádio neste sábado


A partir do próximo sábado (9), a Prefeitura de Apodi retornará com o Programa Apodi para Todos, que vai ao ar das 12 às 13h pela Rádio 98 FM. Através do programa institucional, o prefeito de Apodi Alan Silveira vai prestar contas das ações do governo municipal e contará também com os colaboradores da gestão para atualizar a comunidade com informações importantes. Apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes.

"Esse programa semanal no rádio será uma oportunidade de estarmos mais próximos da população através da comunicação radiofônica, sendo uma ferramenta para divulgarmos boas notícias para o município de Apodi, esclarecendo dúvidas e mostrando o que fizemos e o que vamos fazer para que o nosso Apodi continue se desenvolvendo. Temos muitas obras e ações para mostrar e certamente contaremos com uma grande audiência, tanto na cidade quanto na zona rural”, disse o prefeito Alan.

Manter a cidade limpa é um ato de cidadania e faz dela um local melhor para se viver

O serviço de limpeza pública é um dos mais essenciais no dia a dia de uma cidade e ainda mais agora, nestes tempos de pandemia, e em Apodi não é diferente

A população pode contribuir com a limpeza da cidade, evitando jogar lixo, galhos e entulhos nas ruas, córregos e bueiros. Uma cidade bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela.

Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia, serviços de limpeza e roçagem dão ar de zelo e proporcionam bem-estar. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, que aproveitam melhor os espaços públicos.

Diariamente a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços Urbanos vem intensificando os trabalhos para deixar o município limpo e organizado.


 “Por trás de toda essa organização, há um time que cuida da cidade. Servidores municipais que começam na madrugada a realizar os serviços, deixando tudo limpo”. E alerta: “Em tempos de pandemia/dengue é importante a participação da população na limpeza da cidade, que pode contribuir, evitando depositar lixo, galhos e entulhos nas ruas, córregos e bueiros”, comenta o secretário Alan Rodrigues.

"A Secretaria dispõe de serviços de coleta de lixo, retirada de entulho, garrancho, roço de mato, poda de árvore, recuperação de meio-fio, tapa-buraco, reposição e instalação de luminárias, recuperação de estradas, dentre outros serviços. Iremos trabalhar cada vez mais em 2021, para manter Apodi cada vez mais organizada", disse o prefeito Alan Silveira.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

NC2 SPORTS do atleta Neto Caraúbas é a mais nova empresa esportiva do mercado brasileiro

Voltada para escolinhas de futsal e futebol, no intuito de ajudar a preparar atletas, e aliado ao gerenciamento de carreira de atletas, onde cria oportunidades em grandes centros do esporte brasileiro e fora do país. Além das palestras e jogos festivos.

Nota do blog: Sucesso amigo. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Comerciantes reclamam da atuação excessiva da Polícia de Trânsito no centro de Apodi

Essa, pelo menos, é a opinião dos comerciantes que procuraram o blog para formalizar a reclamação. Foto: Internet.

Os comerciantes de Apodi estão apreensivos com as constantes abordagens no centro comercial, pela Polícia de Trânsito. Eles entendem que o trabalho de fiscalização deve existir, porém a reclamação se deve por causa da constante presença da Polícia de Trânsito abordando os veículos que trafegam pela cidade.


Foto: Jânio Duarte

- "Não somos contra o trabalho realizado pela polícia pelo contrário parabenizamos, porém o excesso de abordagens acarreta na diminuição no fluxo de pessoas no centro comercial, principalmente as da zona rural. Até mesmo porque, não temos nenhum retorno em investimentos, seja ele de sinalização vertical ou horizontal ou faixa de pedestres por parte do Governo do RN no trânsito de nossa cidade", assegura um comerciante.

Nota do blog: A Política de Trânsito caso queira se manifestar, o blog está aberto para qualquer esclarecimento.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Saúde de Apodi entrega tablets para agentes comunitários e implanta Prontuário Eletrônico em todas as unidades

Visando proporcionar maior celeridade e produtividade nos atendimentos realizados com as famílias nas residências, a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou equipamentos eletrônicos (tablets), para os agentes comunitários.

O Secretário de Saúde, Sabino Neto, explica que através do PEC 100% digital, é possível organizar de maneira fácil e rápida o prontuário médico do paciente e agilizar o acesso ao histórico, diagnósticos, atendimentos, exames e medicações prescritas.

Além disso, por meio da entrega dos tablets, os agentes que antes preenchiam manualmente as planilhas e depois lançavam os dados no sistema, terão mais praticidade. "É um avanço muito importante. A produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento – uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes de maneira mais rápida e segura", pontuou.

Para o prefeito Alan Silveira, a iniciativa é um grande avanço e tanto o servidor, quanto os usuários da saúde saem ganhando. "A partir dessas ferramentas, as informações entre os profissionais, as unidades de saúde e a secretaria, passam a ser totalmente integradas, além de dar mais agilidade e qualidade no atendimento", disse.

Prefeitura de Apodi inicia cadastros para o programa Corte de Terra - safra 2021

A Prefeitura Municipal de Apodi iniciou ontem (05), o cadastramento para o programa Corte de Terra safra 2021. O cadastro está sendo realizado na Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca.

“O cadastramento acontecerá até o dia 29 de janeiro. No ano passado foram cortadas quase 4 mil horas de terras, este ano a previsão é que essa quantidade seja aumentada. Mais uma vez estamos cuidando do homem do campo ofertando um dos principais programas de incentivo à agricultura”, comentou o prefeito Alan Silveira.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 5/1

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (05), são 11.140 notificações, sendo 40 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,35%), 7870 descartados (70,64%), e 3230 confirmados (29,01%). Dos pacientes confirmados 3055 estão curados (94,28%), 133 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (4,35%) e tivemos 40 óbitos (1,37%). Até este momento temos dois óbitos em investigação.

Prefeito de Apodi realiza reunião com secretários e traça metas do governo para 2021

O prefeito de Apodi, Alan Silveira, realizou mais uma reunião com o contador Francisco DeAssis Brito e com membros da equipe Administrativa e de Planejamento a fim de planejar e trabalhar o orçamento do município para o ano de 2021.

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (5), no gabinete do Palácio Francisco Pinto, sede do Poder Executivo. As principais metas foram traçadas pela municipalidade a serem executadas no ano de 2021.

O prefeito aproveitou para dar as boas-vindas aos secretários municipais, assim como os novos gerentes administrativos e pediu empenho no cumprimento das ações do governo.

"É imprescindível tratar o erário com transparência e respeito. Asseguro aos cidadãos que nosso planejamento está focado em ações visando investimentos em áreas estratégicas do município", destacou o prefeito Alan.

RN registra 35 novos óbitos e chega a 3.046 mortes por covid-19

Dados da pandemia são atualizados diariamente pela Sesap

O Rio Grande do Norte registrou 35 novos óbitos causados por covid-19, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo o órgão, foram seis mortes apenas nas últimas 24 horas nos municípios de Portalegre, Mossoró, Parnamirim, Touros e Natal. As outras 29 aconteceram em dias anteriores.

Ao todo, o Estado tem 120.024 casos e 3.046 óbitos pelo novo coronavírus confirmados. Outras 478 mortes ainda estão em investigação.

Nesta terça-feira, o Rio Grande do Norte está com 65,5% dos leitos críticos de covid-19 ocupados nas unidades de saúde. A região Oeste é onde há a maior taxa de ocupação, com 72,2%. Em seguida vem a região Seridó, com 62,9% de ocupação e a região Metropolitana, com 62% de leitos ocupados.

Índice de isolamento

Segundo o Mapa Brasileiro da Covid, o índice de isolamento social no Rio Grande do Norte ficou em 37,5% nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil de 2021. O índice é o segundo menor da região Nordeste, ficando atrás apenas do estado da Bahia, com 37% de isolamento. Na região, o maior índice de isolamento social é do Maranhão, com 40,6% de isolamento na segunda.

TN

Cidades do Alto Oeste devem ser abastecimento retomado na tarde desta quarta-feira (6)

 
Foto: Jânio Duarte

As cidades de Rodolfo Fernandes, Itaú, Riacho da Cruz, Portalegre, Viçosa, Olho D’Água do Borges, Lucrécia, Martins, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, João Dias e parte da zona rural de Severiano Melo estão com abastecimento suspenso. A previsão é que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retome o abastecimento para as cidades na tarde desta quarta-feira (6). Foi feito um conserto de vazamento na adutora do Alto Oeste, às margens da BR-405, entre Itaú e o trevo de acesso de Riacho da Cruz, nesta segunda-feira (4).

Após a realização do conserto, a equipe teve que fazer a ancoragem da adutora (foi feita parte em concreto que segura os tubos). Essa ancoragem de concreto precisa secar, para quando a adutora for ligada ela não quebrar, com a pressão gerada pela passagem da água. Após a religar a adutora são necessárias 48 horas, para normalização do abastecimento, em todas as cidades.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.


RN tem a 4ª menor taxa de letalidade para covid-19

Com a marca de 3 mil mortes causadas pela Covid-19 ultrapassada no domingo (3), o Rio Grande do Norte possui a quarta menor letalidade da doença entre os Estados do Nordeste conforme números do Ministério da Saúde. O Estado possui 86 óbitos para cada 100 mil habitantes, letalidade superior somente à Bahia, Maranhão e Alagoas. Entretanto, a situação local é considerada “moderada” por especialistas, com curvas que indicam redução de novos casos e aumento de mortes nas últimas semanas.

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) confirmou 3.011 óbitos causados pela Covid-19 e 119.186 casos confirmados da doença. Os números foram alcançados após uma aceleração no número de novos casos observados a partir de 1º de outubro até 1º de dezembro, quando a média móvel chegou em 768 casos por dia – maior média registrada pelo Estado desde maio.

Com o atual número de mortes confirmadas, o Rio Grande do Norte tem uma letalidade menor que o Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Piauí, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Em Sergipe, que tem a segunda maior letalidade, o número de mortes absolutas é de 2.508 entre 2,22 milhões de habitantes.

Nacionalmente, a letalidade do novo coronavírus é de 93 mortes para cada 100 mil brasileiros. A taxa do Nordeste é de 84 mortes para cada 100 mil habitantes, ainda de acordo com o Ministério da Saúde. “Com relação à média do Brasil e do Nordeste, o Rio Grande do Norte está em uma situação moderada e, portanto, deve estar sempre em alerta para manter o controle da pandemia”, analisou o especialista Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS-UFRN) e membro do Comitê Técnico-Científico da Sesap/RN.

Foto: Reprodução

Tribuna do Norte

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Equipe administrativa de Apodi é divulgada pelo prefeito Alan Silveira

Na manhã desta segunda-feira (04) ocorreu a primeira reunião oficial da equipe de secretários, gerentes, prefeito e vice-prefeito de Apodi, no Oeste do estado. Confira nas imagens acima.

Secretaria de Agricultura divulga cadastramento do programa Corte de Terra – safra 2021

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca, COMUNICA a todos os Presidentes e ou representantes de Associações Rurais e Agricultores avulsos, que a partir do dia 05 até o dia 29 de janeiro de 2021, estaremos realizando o cadastramento para PROGRAMA CORTE DE TERRA – Safra 2021.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

Associações Rurais: Validação da lista de associados aptos a participarem do PROGRAMA CORTE DE TERRA 2021;

Agricultores Avulsos: CPF; Identidade; Título de eleitor; comprovante de residência.

Horário de atendimento da Secretaria de Agricultura: Das 7 às 12h.

Para mais informações ligue para:

(84) 9.9638-9887 Raimundo Moisés

(84) 9.9225-2770 Rafael

Bombeiros civis da AABCV combate incêndios florestais na Chapada do Apodi




A Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários - AABCV foram convocados neste domingo, dia 3 de janeiro pela Defesa Civil do município para ajudar a combater um incêndio na região da Chapada do Apodi, mais precisamente no sítio Tabuleiro próximo ao Góis, onde estava acontecendo vários incêndios naquela região.

Prontamente foi feito uma diligência e montada uma equipe de 4 bombeiros civis com o sistema integrado de combate a incêndio da AABCV e delamberam todos os focos de incêndio.

Mais uma ação voluntária da AABCV junto à população do nosso munícipio. Agradecemos e parabenizamos aos nobres bpcs Alex Thiago, Adla, Aurimar e Isaías.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

domingo, 3 de janeiro de 2021

Polícia Militar intensifica os trabalhos ostensivos e preventivos na área de Apodi/RN

As ações acontecem na rodovia estadual RN 233 que liga os municípios de Apodi e Caraúbas – RN. Foto: @aasaapodi

A Polícia Militar de Apodi deflagrou vem realizando constantes trabalhos ostensivos e preventivos na rodovia estadual RN 233 que liga os municípios de Apodi e Caraúbas - RN, com o objetivo de garantir segurança aos usuários durante o feriado prolongado.

Houve aumento da presença policial militar em pontos críticos e sensíveis das estradas federais e estaduais, assim como toda extensão rural, onde equipes volantes percorrerão locais estratégicos, com base no geoprocessamento de dados realizado previamente.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.