sexta-feira, 16 de julho de 2021

Debate agiliza criação do serviço de inspeção municipal

A Câmara Municipal de Apodi debateu na manhã desta quinta-feira (15) a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), reunindo representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca. Um resultado concreto do encontro foi que a Secretaria Municipal de Agricultura assegurou que em menor espaço de tempo possível vai enviar à Casa alteração do projeto de lei tratando da criação do serviço.

O objetivo do SIM é garantir a qualidade dos produtos comercializados e produzidos em Apodi. A expectativa é que os pequenos produtores rurais possam comercializar seus produtos em diversas cidades da região ou mesmo do Estado.

Na oportunidade, Maria Rociene Abrantes - médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura fez uma explanação sobre as mudanças que precisam ser realizadas e as adaptações que necessitam ser inseridas na alteração da lei municipal.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Souza, cumprimentou o vice-presidente Railton Diógenes, “ressaltando que é o pequeno produtor sendo valorizado. Estamos como legislador para trabalhar em benefício da sociedade, esse debate auxilia a Prefeitura e beneficia os pequenos produtores”, disse. “É de suma importância porque vai tornar o pequeno capaz de entrar no mercado”, defendeu.

O vereador Railton Diógenes, explicou que “a implantação vai beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais, destacando que produtos da pequena agroindústria vão ter um selo para serem comercializados. O município tem tradição na agropecuária e que os produtores estão aguardando a implantação para agregar valor aos produtos, o selo pode trazer uma visão nova para o pequeno”, afirmou. O parlamentar salientou ainda que a criação do serviço vai contribuir inclusive para a redução do êxodo rural.

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca, Elton Rosemberg, defendeu a qualidade do produto na produção, justificando que primeiro deve se apurar a demanda porque o serviço vai trazer impacto financeiro para o município. Além de um corpo técnico, ele lembrou que o funcionamento terá que contar com uma estrutura própria de laboratórios ou na forma conveniada.

O SIM atenderá os preceitos e diretrizes da Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais previstos na Lei Federal nº 11.326/2006. Uma vez aprovado nas regras do SIM, o produtor, fabricante de produtos seja de origem animal ou vegetal, terá o reconhecimento da sua mercadoria na forma estabelecida na lei, valorizando a sua marca e ampliando a comercialização de um produto certificado.

Outro assunto abordado foi a Lei N° 099 de 16 de outubro de 2014 que institui o Conselho Municipal de Inspeção de Produção de Origem Animal e Vegetal – CIPAVA. Com o papel de deliberar junto ao corpo técnico a realização da inspeção sanitária dos estabelecimentos que produzam bebidas de consumo humano de origem animal e vegetal.

Nos próximos dias a equipe técnica da Secretaria de Agricultura fará uma explanação para todos os vereadores detalhando todo o projeto.

Assessoria de Comunicação da CMA

Nenhum comentário: