segunda-feira, 24 de maio de 2021

RN: média de solicitações por leitos Covid é a maior da pandemia, mas óbitos caem

A situação da pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte está no momento mais crítico com relação aos números de solicitações por leitos destinados ao tratamento da doença. Atualmente, a média está em 130 solicitações por dia no estado, de acordo com dados até o domingo (23). É a maior média de todo o período de pandemia em território potiguar, junto ao dia 14 de abril deste ano.

O número de pedidos por leitos segue alto, com o gráfico apresentando pequenas oscilações para baixo ou para cima, o que faz com a média permaneça alta. A queda no número de solicitações seria um dos primeiros índices que apontaria controle da pandemia e poderia dar início à queda no número de pessoas internadas.

Pela manhã desta segunda-feira (24), havia 79 pacientes aguardando por leitos críticos, mas somente nove vagas disponíveis. Neste momento, inclusive, a fila por leitos clínicos na região Oeste é maior do que a oferta de vagas, com quatro pacientes aguardando a regulação e somente três leitos disponíveis.

O Rio Grande do Norte está com 22 hospitais públicos com 100% de ocupação dos leitos críticos da covid, mesmo percentual de ocupação nas regiões Oeste e Seridó. A média no estado é de 97,7%.

Óbitos

Apesar do alto número de pessoas sendo internadas, o número de óbitos tem caído nos leitos hospitalares. Enquanto abril foi o mês mais crítico com relação aos óbitos, a quantidade de mortes em maio tem sido menor do que nos mês anterior.

Enquanto abril teve 575 mortes até o dia 23, com média de 25 óbitos por dia, maio teve 432 morte em leitos críticos e clínicos, o que corresponde a uma média de 18,7 pessoas em leitos de hospitais públicos, do Rio Grande do Norte.

TN


Nenhum comentário: