terça-feira, 25 de maio de 2021

Municípios de Apodi e Mossoró recebem as vacinas Pfizer

Teve início terça-feira (25) nos Municípios de Apodi e Mossoró da jurisdição da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), a vacinação contra a COVID-19 com a vacina Pfizer. É uma experiência piloto.

"O Município de Apodi recebeu 186 doses e Mossoró 1.728 doses. A vacinação tem como público alvo  gestantes e puérperas com comorbidades", disse o técnico do Programa Regional de Imunização da II URSAP, Jorge Mota.

As gestantes e puérperas pertencentes a outros grupos prioritários (trabalhadoras da saúde ou de outros serviços essenciais por exemplo) poderão ser vacinadas após avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o seu médico.

A oferta da vacina seguirá fluxo adotado até o momento para as demais vacinas, priorizando a oferta ao grupo prioritário das gestantes e puérperas com comorbidades ao finalizar esse grupo os municípios poderão estar ampliando para as demais gestantes. Neste sentido, foram realizadas capacitações, com o apoio da farmacêutica e a com a Coordenação Estadual do Programa de Imunização, e as orientações específicas já foram comunicadas as centrais regionais.

A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

Ratifica-se a importância da comunicação imediata a Coordenação Estadual de

Imunização de quaisquer ocorrências relacionadas as vacinas COVID-19, de forma a viabilizar ações efetivas em tempo oportuno.

Nenhum comentário: