quarta-feira, 19 de maio de 2021

Apodi será município piloto para recebimento de vacinas da Pfizer de acordo com Comissão de Intergestores Regionais

A reunião da Câmara Técnica para organizar estratégias para garantir a vacinação nos Municípios de Mossoró e Apodi como experiência piloto acontece hoje

A Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, realizou uma reunião segunda-feira (18) de maio de forma on-line. A pauta foi para decidir quais municípios da região tem condições de receber agora nessa remessa a vacina Pfizer.

Participaram da reunião a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização, Laiane Graziela Paulino da Costa França, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a técnica do Programa de Imunização da Sesap, Iraci Nestor, a secretária municipal de saúde de Tibau e coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, Márcia Cristina Alves J. Barboza e a secretária-executiva da CIR, Fátima Rocha.

Ainda estiveram presentes os técnicos do Programa Regional de Imunização da II Ursap, Jorge Mota, Lucinete Almeida, Kyvia Santana Maia e Laura Moreno. Também participou o técnico da II Ursap, Erialdo Rebouças.

Participaram do evento doze secretários municipais de saúde da 2° Região com sede  Mossoró  e nove secretários municipais de saúde da 8° Região com sede em Assu.

As vacinas terão como público prioritário as gestantes com comorbidades.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SESAP/RN estará responsável pela capacitação dos profissionais dos municípios que tenham interesse em ofertar a vacina Pfizer/Comirnaty.

Os municípios devem proceder ao total controle quanto ao monitoramento da utilização e tempo de validade das vacinas após exposição da temperatura +2 a +8°C. Comunicando de imediato, à Coordenação Estadual de Imunização necessidade de mudanças relativas a estratégias de vacinação, com as justificativas técnicas pertinentes.

"Inicialmente os Municípios de  Mossoró e Apodi,  serão piloto. O município de Tibau, ficou de avaliar neste primeiro momento com a Equipe municipal de Imunização se vai querer receber logo a vacina", disse a coordenadora da CIR da Segunda Região de Saúde, Márcia Cristina Alves J. Barboza.

"Quarta-feira (19) de maio,  às 14h, faremos uma reunião da Câmara Técnica para organizar estratégias para garantir a vacinação nos Municípios de Mossoró e Apodi como experiência piloto", disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

"Semana que vem teremos novos lotes de vacina Pfizer chegando e decidiremos a ampliação para outros municípios. Os municípios recebem de acordo com sua demanda determinada pelo Ministério da Saúde", ressaltou a gerente da II Ursap, Emíliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social da II Ursap

Nenhum comentário: