quinta-feira, 29 de abril de 2021

RN recebe mais 75 mil doses de vacinas de Oxford e 1.600 da CoronaVac

Novo lote chegou ao estado nesta quinta-feira (29) e distribuição para municípios será feita nesta sexta (30).

Por G1 RN

RN recebe mais 75 mil doses de vacinas de Oxford e 1.600 da CoronaVac — Foto: Divulgação

Um novo lote de vacinas contra Covid-19 chegou ao Rio Grande do Norte na tarde desta quinta-feira (29). De acordo com o governo, são 76.850 doses de vacinas, sendo 75.250 de Oxford e 1.600 doses da CoronaVac/Butantan. A distribuição das vacinas para os municípios deverá ocorrer a partir das 7h da sexta-feira (30), na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública fará um complemento com 400 doses da reserva técnica para chegar às 2 mil unidades da CoronaVac a serem entregues nesta sexta-feira.

A orientação do Ministério da Saúde é que as doses da vacina Oxford/Fiocruz sejam destinadas para a continuidade da vacinação das pessoas de 60 a 64 anos e do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas; e que as unidades de CoronaVac disponibilizadas sejam utilizadas para aplicação das primeiras doses do grupo de pessoas de 60 a 64 anos.

Em reunião com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, na última quarta-feira (28), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, oficializou solicitação que as vacinas da CoronaVac possam ser utilizadas para aplicação da segunda dose com a finalidade de regularizar as aplicações que estão pendentes, apesar das mesmas terem sido direcionadas para a chamada D1. A governadora também solicitou que as doses de CoronaVac da próxima semana sejam priorizadas para os estados que estão enfrentando o problema na aplicação da D2, bem como reforçou o pedido de envio de 56.810 doses que no dia 26 já estavam apontando entrar no 28º dia de aprazamento.

Com a chegada deste novo lote, o RN já recebeu 972.340 doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o RN+Vacina, até a manhã desta quinta (29), mais de 700 mil doses das vacinas haviam sido aplicadas na população dos 167 municípios potiguares.

Nenhum comentário: