sexta-feira, 19 de março de 2021

“Sou a favor do comércio aberto e seguro, mas sou obrigado a seguir o Decreto Estadual”, diz Alan Silveira prefeito de Apodi


A Prefeitura de Apodi, desde os primeiros momentos, planejou e executou de forma hábil ações a curto, médio e longo prazo para minimizar os impactos causados pela COVID-19. Instalamos 02 Unidades de campanha para COVID (funcionando de segunda a domingo, nas zonas rural e urbana). Firmamos parceria com o Hospital Regional para funcionamento das alas COVID, onde técnicos de enfermagem e 01 ambulância foi disponibilizada. Também realizamos testagens com a população, além de diversas ações de testagem em massa. Com isso alcançamos quase 44% da população testada.

Ao mesmo tempo, a Vigilância Sanitária permanece nas ruas orientando o comércio e a ronda quarentena, acompanhando nossos pacientes positivos nas suas residências. Após a chegada das primeiras doses da vacina contra a COVID-19, seguimos rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, com um diferencial, os nossos idosos sendo imunizados nas suas residências.

Dentro desse cenário, havia a expectativa da maioria dos prefeitos a respeito do atual decreto Nº 30.419, emitido dia 17, pela Governadora Fátima Bezerra, quando fomos surpreendidos de modo infeliz com a ordem de fechamento de serviços considerados pelo governo do estado “não essenciais” durante 12 dias.

“Não sou favorável à essa medida, pois acredito no funcionamento de um comércio seguro, seguindo orientações mais rígidas, preservando os empregos e os comércios. Talvez esse decreto cause o aumento do desemprego, da pobreza e diminuição das receitas dos municípios. Mas temos que seguir o decreto estadual por recomendação do Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho. Agradecemos a todos os profissionais de saúde que estão diariamente na luta contra o vírus e lamentamos profundamente pelas perdas que nosso País já teve. É de grande importância que a população continue se prevenindo utilizando máscaras, álcool em gel, evitando aglomerações e respeitando os decretos, pois, acredito que somente com a colaboração de toda a sociedade, os esforços vão valer à pena”, destaca o Prefeito de Apodi.

Nenhum comentário: