Objetivo da visita foi conhecer a produção da
palma que promove a convivência com o semiárido e ameniza os efeitos da seca
na região. Fotos: Jânio Duarte
Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite da região Oeste – ASPROLO visitaram na manhã dessa terça-feira (30), a produção de raquete-semente de palma forrageira resistentes à seca. Esta semente é desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, que são distribuídas entre os produtores rurais para promover a convivência com o semiárido e amenizar os efeitos da seca na região.
Para agregar valor ao empreendimento e ajudar na sobrevivência dos animais, Isaque Freire produtor e presidente da ASPROLO vai preparar a terra para iniciar o cultivo da palma forrageira. A iniciativa vai contribuir para alimentar as cabeças de gado presentes na propriedade. “A gente não pode deixar que a seca atrapalhe totalmente a nossa vida. Ou inovamos ou ficamos para trás”, sentencia.
As raquetes de palma, das variedades Orelha-de-Elefante Mexicana, IPA Sertânia, Miúda ou Doce, são produzidas o ano todo na Estação Experimental da EMPARN no município de Apodi. Qualquer produtor pode solicitar através de cadastro em qualquer unidade da EMPARN.
Para o subcoordenador da base da EMPARN em Apodi “a planta se tornou uma excelente alternativa de cultivo agrícola para a convivência das famílias no semiárido, tendo grande potencial produtivo e de múltiplas utilidades, especialmente para alimentação animal”, ressaltou Naelson Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário