quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Servidores da CMA participam de webinário “Caminhos para uma Gestão Pública Socialmente Responsável”

A Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, realizou nesta quarta-feira (24), em parceria com a Secretaria de Controle Externo do TCE, o webinário “Caminhos para uma Gestão Pública Socialmente Responsável”. A capacitação teve como objetivo disponibilizar aos gestores, em período de início de mandato, informações básicas para uma gestão pública eficiente e eficaz, apresentando a legislação pertinente e as exigências estabelecidas pelo TCE para uma correta administração. O webinário teve 649 inscritos e mais de 1,4 mil visualizações.

"O webinário foi bastante proveitoso. Parabéns ao TCE-RN por mais uma iniciativa exitosa, no magno interesse de contribuir para uma gestão pública cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. Onde se enfatizou o comprometimento que cada um deve ter diante do cargo público assumido, assim como também a transparência de todo o trabalho realizado diante da sociedade e dos órgãos fiscalizadores", destacou o presidente da CMA, Júnior Souza.

O evento, realizado com apoio da Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e da Federação das Câmaras de Vereadores (FECAM/RN), foi aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, que destacou a importância do planejamento para uma boa e correta gestão. ”A falta de conhecimento técnico muitas vezes leva ao erro. É preciso conhecer os referenciais legislativos básicos e saber utilizar as ferramentas eletrônicas utilizadas pelo Tribunal de Contas. A responsabilidade da gestão fiscal implica em planejamento e acompanhamento, além da prevenção de riscos”, enfatizou. O diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, lembrou que a sociedade está cada vez mais exigente, exigindo qualidade e transparência no serviço público, o que implica em conhecimento com foco na administração pública.

Os representantes da Femurn e da Fecam, respectivamente Carlos Eduardo Artiolli e José Anchieta, destacaram a importância da capacitação que colabora com o aperfeiçoamento da gestão pública, o que é uma meta de todos os atores envolvidos no processo da administração pública, sobretudo levando em consideração a crise vivenciada pelos municípios. “Capacitação é ferramenta essencial para uma boa gestão”, disseram. Os trabalhos foram intermediados pelo secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares que, logo no início, lembrou: “Todo ato de um gestor público é norteado por uma lei, portaria ou resolução”.

Nenhum comentário: