quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Alan Silveira participa de reunião virtual com Fátima Bezerra que reforça parcerias com municípios para enfrentar a pandemia do coronavírus

Reuniões fazem parte de um ciclo de mobilização iniciado pelo Governo do RN em função da gravidade da pandemia do novo coronavírus com a circulação de novas cepas no Estado e alta taxa de ocupação de leitos

Governo do Estado está de portas abertas para ajudar os municípios no que for possível para conter o avanço do novo coronavírus neste momento, grave, que o Brasil enfrenta. Precisamos sensibilizar a população, alertá-la do perigo, estimular o isolamento social, caso contrário poderemos ter um junho mais dramático do que foi o de 2020, quando morreram 850 pessoas, ante uma média mensal de 303 óbitos.

O aceno à união com prefeituras, à participação de entidades de classe, das igrejas e da sociedade como um todo na luta contra a Covid-19, foi feito nesta quarta-feira (24) pela governadora Fátima Bezerra em reunião virtual com prefeitos e gestores de saúde dos municípios da 2ª Regional de Saúde, em resposta ao pedido de prefeitos da região para reforçar a presença das forças de segurança e, com isso, fazer cumprir as medidas restritivas à circulação de pessoas.

Os prefeitos disseram que apesar de todos os esforços feitos no sentido de alertar a população da gravidade do problema, usando os meios de comunicação disponíveis, ainda há focos de resistência às medidas protetivas, especialmente daqueles que insistem em participar de eventos que geram aglomerações. "Infelizmente a população só respeita quando a polícia está presente", afirmou o prefeito de Apodi, Alan Silveira.

"Se o processo de vacinação tivesse avançado no Brasil, não estaríamos numa situação tão delicada como esta. Infelizmente, o processo de vacinação está patinando, mas isso não é culpa dos estados nem dos municípios, mas do governo federal", explicou a governadora.

Antes da fala da governadora, a subsecretária de planejamento e gestão da secretaria estadual da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho, apresentou os dados da ocupação de leitos críticos89,1% na Região Metropolitana, 79,8% no Oeste e 82,5% no Seridó. Diante da necessidade crescente e tendo em vista a falta de leitos em Natal e região, a Sesap está transferindo pacientes para outras localidades. Hoje, dois pacientes foram levados, de avião, para Pau dos Ferros, onde a estrutura para receber paciente Covid foi ampliada.

"É preciso deixar claro para a população que não é abrindo leitos que vamos resolver essa situação. Se necessário, adotem medidas mais duras do que as recomendadas no decreto estadual. Não vamos fugir de nossas responsabilidades", recomendou a governadora repetindo o que vem dizendo em reuniões anteriores com prefeitos.

O vice-governador Antenor Roberto, que abriu a reunião, disse que o governo vem trabalhando com base em orientações da ciência, daí as recomendações de isolamento social enquanto o Estado não atinge um nível seguro de imunização. “O anúncio de protocolos medicamentosos não reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde, já rechaçados pela comunidade científica, são parte integrante do estímulo para que a população se lance em concentrações, relaxe no uso de máscaras. Passa a consumir a medicação achando que ela traz a imunização da doença. E todo o protocolo internacional já estabeleceu que para a Covid o único protocolo da imunização é a própria vacina.”

VACINAS 

Diante de uma pergunta sobre a possibilidade de incluir professores nos grupos prioritários para que as aulas presenciais da rede pública pudessem ser iniciadas nos municípios, a governadora lembrou que os critérios são definidos pelo Ministério da Saúde. "Desde o início levantei a bandeira da Educação. Temos que trazer os profissionais de Educação para as fases mais iniciais da campanha de vacinação. Eles estão nos grupos prioritários, nossa luta é trazê-los mais pra frente, para que as aulas possam ser retomadas.”

Sobre a compra direita de vacina pelos Estados, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, Fátima disse que o assunto vem sendo discutido no Fórum de Governadores há três semanas. "O RN está entre os Estados que manifestaram interesse de fazer essa operação, passando pelo Plano Nacional de Imunização. Repito o que disse ontem: vamos fazer o que estiver a nosso alcance, remover montanhas para adquirir mais vacinas e trazer para o Rio Grande do Norte.

No final da tarde, a Sesap recebeu 35.500 doses de vacinas da Astrazeneca-Fiocruz. Para amanhã, está prevista a chegada de 19.400 doses da CoronaVac. As vacinas da Astrazeneca, são destinadas a indígenas (2.920), pessoas de 85 a 89 anos de idade (21.927) e trabalhadores de saúde (8.996). Das 19.400 da CoronaVac, 9.223 são destinadas para a primeira dose da vacinação de idosos com idade entre 80 a 84 anos.

As reuniões fazem parte de um ciclo de mobilização iniciado na semana passada pelo Governo do RN em função da gravidade da pandemia do novo coronavírus com a circulação de novas cepas no Estado. Até o início da tarde de hoje, mais de 80 municípios já tinham editado decretos com medidas restritivas à circulação de pessoas publicados no Diário Oficial.

ESTATÍSTICAS

Covid-19 / RN

Número de óbitos confirmados

2020

Mar    07

Abr    61

Mai    361

Jun    850

Jul     757

Ago    313

Set    148

Out    100

Nov    115

Dez    326

2021

Jan    301

Fev*  205

Leitos Críticos

Taxa de ocupação por região - em %

Metropolitana: 89,1

Oeste: 79,8

Seridó: 82,9

RN: 85,5

(*) Até 24.02.21

FOTO: FABIANO TRINDADE


Nenhum comentário: