segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Plano de Ação para retorno das atividades escolares em Apodi adota sistema híbrido de aulas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi (Semec) deu início ao Plano de Ação para Retomada das Atividades Escolares da rede pública municipal de ensino. A medida tem como objetivo organizar as ações para a futura retomada presencial das aulas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde na prevenção à Covid-19. O planejamento institui a adoção de um sistema híbrido, com regime presencial e remoto de forma simultânea.

A participação dos integrantes das comunidades escolares, de entidades ligadas ao setor e de toda a sociedade civil é de grande importância para a melhor adequação do sistema à futura rotina dos profissionais e alunos nos ambientes escolares. O planejamento também foi enviado para apreciação dos conselhos municipais de Educação, de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-Fundeb), de Alimentação Escolar, além da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

O documento foi elaborado pelas equipes Pedagógicas da Semec, com apoio técnico da Secretaria de Saúde. Nele, são regulamentadas as medidas de funcionamento, incluindo os aspectos sanitários, mapeamento e controle das escolas; atendimento, comunicação, adequação, ocupação e uso dos ambientes; calendário, conteúdo programático e aprendizagem, além de instituir o Plano de Fluxo Institucional e criação de Comissões Escolares de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19.

O objetivo é garantir o aprendizado de todos os estudantes, considerando todas as dificuldades e impossibilidades existentes nesse período de pandemia. O Plano de Ação estabelece a viabilização da continuidade curricular, para os anos letivos de 2020 e 2021, com a construção e desenvolvimento das competências e habilidades definidas para o retorno das atividades escolares.

Participaram da reunião gestores das escolas municipais, representante da Vigilância Sanitária, secretário de Saúde e de Educação, além do prefeito Alan Silveira. “Apresentamos o plano completo para a retomada das aulas presenciais pro ano letivo 2021 aos gestores. Foi um momento de discussão e de apresentação de metodologias para combater a vírus no ambiente escolar. Serão tomadas uma série de medidas para que o retorno seja o mais acolhedor possível,” frisou Alan. 

Nenhum comentário: