sábado, 30 de janeiro de 2021

Covid-19: Apodi vacina 100% dos trabalhadores de saúde da rede pública

O município de Apodi, no oeste do estado do Rio Grande do Norte, é conhecido, notoriamente, pela grande quantidade de testes Covid que realiza em sua população. Outro dado importante que passa a fazer parte dos créditos do município é a vacinação de cem por cento dos trabalhadores em saúde da rede pública.

O município recebeu até o momento 633 vacinas em duas remessas, sendo 313 na primeira e 320 vacinas na segunda remessa. Com essa quantidade a Secretaria Municipal de Saúde informa que conseguirá imunizar cem por cento dos trabalhadores em saúde da rede pública e setenta por cento dos trabalhadores em saúde da rede privada.

Apodi recebeu a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19, da Oxford e da Coronavac na última terça-feira (26). Foram 220 doses destinadas à Secretaria Municipal de Saúde e mais 100 doses para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

O município de Apodi recebeu orientação, por meio de nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde pública – SESAP, para vacinar primeiro os servidores da área da saúde. O prefeito de Apodi Alan Silveira comentou sobre a importância deste momento histórico.

“Estamos vivenciando um momento marcante e histórico. A vacinação segue sendo feita nos profissionais de Saúde do município. Com essa remessa atingiremos 100% dos trabalhadores de saúde da rede pública e mais de 70% da rede privada, que receberão a dose”, informou o prefeito Alan Silveira.

Apodi é uma das cidades do estado que mais realiza testes, proporcionalmente, em sua população. De acordo com o último Boletim da Covid, divulgado na sexta-feira (29), 14.637 pessoas já haviam realizado o teste, isso representa mais de 40% de toda a população do município.

A administração municipal também criou um pacote de ações no enfrentamento ao novo Coronavírus. Uma das ações é o “Ronda Quarentena”, onde cinco equipes visitam diariamente os pacientes positivados, ronda de dispersão, realizada por meio de parceria com Bombeiros Civis e polícia Militar, criação de Decreto municipal além de desinfecção de locais públicos e a criação de duas unidades de campanha da Covid-19.

Por Heitor Gregório

Nenhum comentário: