sábado, 2 de janeiro de 2021

Prefeitos assumem com desafios da pandemia

Os prefeitos eleitos assumem o cargo com um desafio mais urgente: o enfrentamento da pandemia de coronavírus em todo o Brasil com o aumento acelerado de número de casos.

Há o reconhecimento entre os próprios prefeitos de que há legitimidade para tomar medidas mais duras nesse momento, já que foram eleitos com esse discurso de responsabilidade diante da pandemia.

Na recente disputa, os candidatos que minimizaram a gravidade da situação e adotaram um discurso negacionista, em sintonia com o presidente Jair Bolsonaro, tiveram um desempenho sofrível.

É consenso entre os eleitos a necessidade de tomar ações para o controle da pandemia e frear uma segunda onda: medidas restritivas para circulação de pessoas, mesmo que impopulares; monitoramento de leitos disponíveis para doentes nos hospitais; e um papel decisivo na vacinação.

O papel dos prefeitos diante da ausência de uma coordenação do Ministério da Saúde nesses últimos meses será decisivo.

Enquanto o governo federal fracassou até mesmo na aquisição de seringas e agulhas para a vacinação, alguns prefeitos, como Alexandre Kalil, de Belo Horizonte, já se prepararam antecipadamente para aquisição desses itens e também fecham acordos com o Instituto Butantan para a comprar de doses da vacina CoronaVac.

Em outra frente, esses mandatos terão que enfrentar a gravíssima situação fiscal da maioria dos municípios. O colapso financeiro das administrações também foram tema da recente campanha. E o discurso da responsabilidade fiscal saiu vitorioso.

Portanto, os prefeitos terão que criar condições políticas para o enxugamento da máquina e a aprovação de reformas estruturantes nas contas públicas das cidades. Por Magno Martins

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Previne Brasil: Publicada portaria do incentivo financeiro para municípios que alcançaram metas

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 30/12/2020 | Edição: 249 | Seção: 1 | Página: 89

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro

PORTARIA GM/MS Nº 3.830, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2020

Institui, em caráter excepcional, incentivo financeiro de custeio destinado aos municípios que alcançaram as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

O município de Apodi no Oeste do Rio Grande do Norte também alcançou as metas de indicadores de pagamento.

Clique AQUI para ver a portaria na íntegra.


Pela 2ª vez na história política e administrativa de Apodi, MDB comanda o Executivo e o Legislativo simultaneamente


O prefeito de Apodi, Alan Silveira parabeniza os 13 vereadores empossados nesta sexta-feira, 1 de janeiro de 2021, na Câmara Municipal de Apodi e a nova diretoria para o biênio 2021 - 2022, eleita democraticamente e composta por: Presidente Júnior Souza (MDB), Vice-Presidente Railton (MDB), 1° Secretário Ângelo (Solidariedade) e 2° Secretário Filipe (PL).

"Destaco a importância do diálogo e parceria entre os poderes executivo e legislativo para continuar trabalhando o desenvolvimento na cidade, e também que pela segunda vez na história política e administrativa de Apodi, o nosso partido MDB terá Prefeito e Presidente da Câmara de modo concomitante", disse Alan.

Mais um momento para ficar na história!

Dona Francisca Santos celebra 90 anos de idade em família

As celebrações de aniversário podem ser memoráveis e felizes em qualquer idade, e comemorar um aniversário tão importante quanto o de 90 anos merece uma festa!

No último dia 31 de dezembro foi comemorado os 90 anos da querida matriarca Francisca Santos na cidade de Riacho de Santana/RN.

A família se reuniu na praça de eventos e festejou a vida da ilustre matriarca que formou com seu saudoso marido Cícero Santos (in memorian) uma prole de cinco filhos: Sales, Genival, Chagas, Gervasio e Márcio.

As noras: Euranir, Vilmaci, Lúcia e Cezione. Seus netos: André, Daniel, Renan, Gabrielle, Michelle, Anabele, Mikaelly, Emerson e Leonam. Os bisnetos Vicente e Luísa.

Foi uma noite memorável produzida por Diogo de Branca e Alex Peteca. Cerimonial de Marcos Magalhães. Cordel de Antônio Viana. Os bolos e doces Cakes da Jucy e o buffet da Kandice Recepção. A festa foi linda!

Depois de receber homenagens da neta Michelle e da nora Vilmaci Viana, encantada presenteou a todos com um cordel contando sua bela trajetória de vida.

Tudo planejado e executado dentro das normas da Organização Mundial de Saúde. Apesar da pandemia a vida segue.

As melhores festas vão focar em homenagear a sabedoria que vem com a idade e celebrar uma vida bem vivida, na esperança de muitos bons anos pela frente.

As fotos são de Roniedson fotografias.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Vereador inova ao tomar posse na Câmara de Mossoró

Vereador surpreendeu quando chegou para tomar posse

O vereador Pablo Aires (PSB) de Mossoró surpreendeu quando chegou para tomar posse no primeiro mandato.

Ele pendurou em cima do terno duas bandeiras: uma de Mossoró e outra do movimento LGBTQIa+.

O vereador tem 26 anos e promete um mandato diferente na Câmara de Mossoró.

Por Virgínia Coelli


Prefeito de Apodi, Alan Silveira, vice e 13 vereadores tomam posse na Câmara

Cerimônia não teve presença de público e foi transmitida pela internet nesta sexta-feira (1º). Câmara Municipal será presidida pelo vereador Júnior Souza (MDB). Foto: Cedida.

O prefeito reeleito de Apodi (RN), Alan Silveira (MDB), seu vice-prefeito Neilton Diógenes (PL) e os 13 vereadores eleitos em 15 de novembro tomaram posse para o mandato 2021-2024, na manhã desta sexta-feira (1º), em uma cerimônia restrita na Câmara Municipal, com transmissão pela internet.

A atividade no plenário começou com alguns minutos de atraso. O vereador Júnior Souza (MDB), eleito por unanimidade, presidiu o evento que não teve presença de público, seguindo as determinações do Decreto Municipal.

Eleito pela segunda vez, Alan Silveira iniciou seu discurso parabenizando os vereadores eleitos e a importância da sintonia entre legislativo e executivo. "Quero desejar boa sorte aos 13 vereadores também empossados. Vamos juntos trabalhar para continuar avançando e melhorando a vida do nosso povo. Podem contar comigo", frisou o chefe do Executivo.

Mesa Diretora da Câmara

Após a posse, os vereadores elegeram a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022, que ficou composta por Júnior Souza (MDB), na presidência e Railton Diógenes (MDB), na vice-presidência. A 1ª secretaria foi ocupada por Ângelo de Dagmar (Solidariedade) e a 2ª secretaria será ocupada por Filipe da Saúde (PL).

Nota do blog: O vereador Charton Rêgo justificou a ausência.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Prefeitura conclui recuperação da passagem molhada sobre o Rio Apodi

A Prefeitura de Apodi recuperou, com recursos próprios, por meio da Secretaria de Obras, a passagem molhada sobre o Rio Apodi. Ao todo, a área recuperada possui uma extensão de 104 metros de comprimento e 8 metros de largura. A passagem molhada foi danificada devido ao tempo seco, e por isso foi necessária uma recuperação mais elaborada. A população já pedia a recuperação dessa obra há tempo. A passagem molhada recuperada dá acesso ao Vale do Apodi.

Neto Caraúbas chega a mais uma final de estadual em sua carreira


Na noite desta quarta-feira (30), em João Pessoa - PB, o craque Neto Caraúbas, chegou em mais uma final de estadual na sua brilhante carreira.

Com a vitória na semifinal representando o Dokimos de João Pessoa, o craque Neto Caraúbas ajudou ao Dokimos a chegar em sua primeira final do campeonato paraibano de futsal. A grande final acontece em dois jogos na próxima semana, com data a ser marcada nos próximos dias pela Federação Paraibana de Futsal.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Governo convoca 1.323 profissionais para a Educação

A governadora Fátima Bezerra anuncia, nesta quarta-feira (30), a convocação de 1323 educadores para os quadros da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O evento será realizado, às 11h, no auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado.

Entre os convocados estão 580 professores efetivos e 743 professores temporários, sendo estes convocados em substituição aos educadores afastados por motivo de saúde, como, por exemplo, os acometidos pela COVID-19, licença para estudo e nos casos em que o professor titular assume função de direção e deixa a vaga em sala de aula.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Apodi já testou mais de 30% da população para Covid-19

A cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, já testou mais de 30% da população contra a Covid-19, já foram realizadas 10.900 notificações, 7.715 descartados, e 3.135 confirmados. Dos pacientes confirmados 3.025 estão curados, 70 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar e 38 óbitos já foram contabilizados.

Segundo a prefeitura, 10.900 moradores já fizeram algum tipo de teste. A população da cidade é de 36.323 habitantes, conforme dados do IBGE de 2017. Dados epidemiológico aponta um aumento no número de infectados.

A Prefeitura faz alerta que a pandemia não acabou e pede que os apodienses continuem cumprindo os Decretos Municipais, como a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool, lavagem das mãos e higienização de alimentos.

Os testes têm sido feitos no centro de saúde e em todas as unidades de saúde.

Mais 31 famílias assentadas de Apodi receberão cheques do Programa Fomento Mulher

A Prefeitura de Apodi, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), tem a imensa satisfação de comunicar que está sendo realizado nesta quarta-feira (30), o pagamento de mais 31 famílias assentadas através do Programa Fomento Mulher.

"Nessa etapa, nossas assentadas receberão, cada uma, R$ 5 mil reais para aplicar em uma atividade produtiva dentro de seu lote. Um investimento de R$ 160 mil reais que está sendo liberado, impulsionando nossa economia e, o mais importante, fortalecendo a figura da mulher agricultora", destacou o prefeito Alan Silveira.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Agora é Lei! Em Apodi, apenas o uso de fogos de baixo ruído é permitido

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Charton Rêgo, foi sancionado pelo prefeito Alan Silveira no dia 23.12.2020 e irá impactar para melhor, a qualidade da saúde coletiva dos apodienses, em especial, idosos, crianças, autistas, enfermos e animais.

Daqui por diante, quem for flagrado usando fogos de artifício de alto ruído no município, poderá ser multado em até 50% do valor do salário mínimo vigente.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Centro Obstétrico completa dois anos de prestação de serviços com excelência

O Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD de Apodi completou ontem (27), dois anos de funcionamento. Para celebrar a importante data a equipe de profissionais e dirigentes lembram da excelência com que os serviços são prestados.

Para a enfermeira obstetra Aparecida Duarte, funcionária pública efetiva lotada no COMAD, o local representa a efetivação dos serviços com uma qualidade inigualável “pela primeira vez na história da obstetrícia apodiense as parturientes tiveram um tratamento adequado, com uma equipe adequada para que os partos pudessem ser realizados com a qualidade necessária, bem como o devido respeito e atenção á vida dos bebês”, comentou.

O Secretário Municipal de Saúde Sabino Neto, comemorou o sucesso que está sendo a realização dos partos no COMAD “realizamos partos praticamente toda semana. No local as mães e bebês recebem um excelente tratamento, isso tudo é fruto de muito trabalho, parceria e organização de nossa equipe de saúde”, disse.

Para o prefeito de Apodi Alan Silveira o COMAD representa um sonho da comunidade de ter os filhos de Apodi nascendo em um local adequado “até o momento já nasceram em nosso COMAD 448 filhos de Apodi. E isso só foi possível graças a um trabalho de planejamento e organização. Fizemos uma importante parceria com o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, organizamos nossa equipe e hoje temos um centro obstétrico completo, com o que há de mais moderno em equipamentos e com o material humano necessário para prestar um serviço de excelência”, frisou Alan.

O Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes conta com uma equipe de multiprofissionais que garante a qualidade dos serviços prestados à população apodiense.

Seca fraca atinge 83% do RN no mês de novembro

As análises realizadas não registraram alterações na condição de seca no Rio Grande do Norte, mantendo, no mês de novembro, 83% da sua extensão territorial atingida pelo fenômeno.

Com relação aos impactos, os de longo prazo se mantem em parte do Seridó e Borborema, e de curto prazo nas demais áreas do território potiguar.

Produzido mensalmente, o Monitor de Secas é publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A EMPARN é o órgão responsável pelo repasse das informações do RN acerca do monitoramento meteorológico no Estado. @rodrigoomaranhao @anagovbr @josemirneves

Fonte: Emparn


Prefeitura de Apodi paga folha de servidores nesta quarta-feira (30)

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, divulgou o calendário de pagamento dos servidores municipais para este mês de dezembro de 2020.

Os servidores receberão seus proventos nesta quarta-feira (30). A prefeitura de Apodi tem mantido, rigorosamente, o pagamento dos servidores ainda dentro do mês corrente.

O crédito na conta de todos os servidores municipais ocorrerá durante o penúltimo dia útil do mês.

Taxa de transmissibilidade da covid-19 em Apodi está em zona segura

Informações atualizadas do site LAIS, nesta segunda-feira (28)

Mesmo estando em uma situação menos desconfortável em relação a taxa de transmissibilidade da covid-19, já que Apodi é uma das poucas do Rio Grande do Norte a ter a taxa abaixo de 1 (ver foto), a Prefeitura faz alerta que a pandemia não acabou e pede que os apodienses continuem cumprindo os Decretos Municipais, como a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool, lavagem das mãos e higienização de alimentos.

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Saúde, continua monitorando e testando para identificação de casos do novo coronavírus. Mas, os cuidados precisam ser redobrados.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) termina próximo dia 31 de dezembro

Atenção, produtor rural!

O prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) termina no próximo dia 31 de dezembro. Para ter acesso ao Programa, o produtor rural precisa fazer a inscrição do imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até esta data. Orientações sobre a inscrição podem ser obtidas sites www.florestal.gov.br ou www.car.gov.br

O cumprimento do atual Código Florestal será exigido dos agricultores brasileiros. Para dar viabilidade econômica ao cumprimento dessa Lei, foram criados diversos dispositivos que consideram a realidade da evolução do campo desde 1965, quando foi aprovado o antigo Código Florestal. No entanto, uma parte considerável desses dispositivos depende da adesão do agricultor ao PRA, sem a qual a regularização poderá trazer grandes prejuízos à área agricultável do imóvel, podendo inclusive levar à sua inviabilização econômica.

Mais de 90% dos imóveis rurais brasileiros já realizaram sua inscrição, mas ainda que se trate de uma parcela menor do conjunto de imóveis, a adequação desses às rígidas regras do Código Florestal poderão trazer impactos negativos sociais e econômicos ao meio rural e à produção de alimentos. A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais do país, constitui-se no primeiro passo para a regularização ambiental e dá acesso a benefícios previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

**Com imagem e informações da @rnsape


Apodi perde mais uma vítima para Covid-19

Município tem 3.085 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e a triste marca de 38 mortes

Apodi registrou, nesta segunda-feira (28), mais um óbito pela Covid-19. Trata-se de João Bento Torres (João de Deus), 63 anos, funcionário público, que estava internado desde a semana passada. Com o registro, o município contabiliza 38 óbitos pela doença.

O município tem 3.085 casos confirmados do novo coronavírus, e 96 em isolamento/tratamento.

Covid: ocupação de leitos críticos no RN volta a romper a casa dos 60%

Foto: Reprodução/TV Globo

Por Tribuna do Norte

A taxa de ocupação para leitos críticos específicos para o tratamento da Covid-19 voltou a romper a casa dos 60%. Até o início da manhã desta segunda-feira (28), 63,11% dos leitos críticos estavam ocupados. Os dados são retirados da plataforma Regula RN, sistema da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) que monitora em tempo real a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares.

Ainda segundo o Regula RN, 81 leitos estão disponíveis para novas regulações, 9 bloqueados e oito pacientes estão na fila de espera par um leito crítico. Em relação aos leitos clínicos, o RN conta atualmente com 276 em operação, com 111 deles ocupados (40,22%).

No comparativo com os números da semana passada, é possível reparar um aumento no número de pacientes internados. O crescimento foi superior e a abertura de leitos críticos, que vem sendo feita desde o anúncio da administração pública estadual nas últimas semanas, não foi o suficiente para manter o percentual na casa dos 50%, como vinha se mantendo nos últimos sete dias.

Por exemplo, na última quarta-feira (23), eram 132 pacientes internados em leitos semi-intensivos ou de UTI no RN; neste sábado (26), esse número já era de 138 pacientes, enquanto nesta segunda-feira 154 pacientes estavam na mesma condição (22 a mais do que a última quarta e 16 a mais do que o registrado neste sábado). Já o número de leitos em operação (corresponde a quantidade de leitos existentes) foi de 238 leitos na quarta e 244 neste sábado e nesta segunda-feira).

Por região

O Oeste permanece com a maior taxa percentual de ocupação de leitos, com aumento percentual em relação aos dias que antecederam o Natal. A região apresenta 71,3% de ocupação de leitos de UTI e UCI, abaixo dos 80% apontados como “de risco” pela Sesap, mas acima da casa dos 50%, como se manteve nos últimos dias. Na região metropolitana, a ocupação é de 60%, quadro de ligeiro aumento. No Seridó, a ocupação também cresceu, esta para a casa dos 68%.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.


Painel da vacina

Mais de 30 países já deram início à imunização de suas populações contra a Covid-19. Os mais recentes foram os países da União Europeia, que começaram uma campanha massiva de vacinação neste domingo (27). No Oriente Médio, Israel tem o ritmo de vacinação mais rápido do mundo, com 280.000 doses já administradas. O governo estuda a abertura de postos de vacinação 24 horas por dia e 7 dias por semana para acelerar o processo.

Com isso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu diz esperar que o país consiga emergir da pandemia em março. A Argentina, por sua vez, começará a vacinação nesta terça-feira (29). No Brasil, ainda não há data para início da imunização. Saiba aqui quais são os países que já estão vacinando.

Programação semanal da limpeza pública em Apodi

Confira o cronograma desta semana de execução dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes, divulgado nesta segunda-feira (28).

As equipes que realizam os serviços de recolhimento de entulho, garrancho, roço de mato, coleta de lixo, poda, desinfecção e equipe do tratorzinho contam com um cronograma de execução. Confira na imagem o cronograma dos bairros beneficiados.