sábado, 12 de dezembro de 2020

Comad em Apodi realiza partos humanizados

O Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD de Apodi já realizou, até o momento, 445 partos. São apodienses que nasceram em um local devidamente estruturado e com uma excelente equipe profissional. Neste sábado (12), também foi dia de realização de partos.

O COMAD conta com uma equipe de multiprofissionais e estrutura equipada, que garantem um melhor serviço às gestantes de nosso município. Além dos equipamentos de qualidade, o COMAD conta com uma equipe completa para a realização dos partos com muito mais segurança e comodidade.

Primeiro Drive Thru da Assistência Social com o tema "É Natal no Apodi"!


O Drive Thru da Assistência Social será uma oportunidade de festejar o espírito natalino mesmo em época de pandemia.

A Prefeitura de Apodi promoverá o primeiro Drive Thru da Assistência Social com o tema "É Natal no Apodi", com o intuito de proteger a saúde de cada pessoa mantendo o distanciamento e obedecendo as normas de biossegurança.

Festeje em casa, mas festeje com a gente!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Academia Apodiense de Letras emite nota de pesar pelo falecimento de Alaíres Dias de Freitas. Sêo Lalá


É com imenso pesar que informamos o falecimento do confrade da Academia Apodiense de Letras, o Mestre Alaíres Dias de Freitas. Sêo Lalá.

Em África, quando se perde uma pessoa assim como o Mestre Lalá, [se queima, pois a cremação é costume por lá], se diz que se perdeu uma biblioteca inteira pelo tanto de literatura oral que um Mestre leva consigo.

Creio que em tempo oportuno, a AAPOL possibilitou a Lalá uma convivência pelo justo reconhecimento. Que a sua memória de fato se imortalize por nós e os que virão.

Aos familiares e confrades nossos sentimentos, Deus esteja com todos.

Nossas condolências à família.

Academia Apodiense de Letras

Core Resgate, Gaspec e proprietários de Salão de Beleza se unem para ajudar o próximo


Mesmo enfrentando uma terrível pandemia, o CORE RESGATE, juntamente com o Gaspec, Proprietário(a) Salões de Cabeleireiros e voluntários se uniram em prol deste belíssimo ato de amor ao próximo, que para Srta. RAFAELLA CRISTHINA, "essa ação representa o fator de se colocar no lugar do próximo e podemos juntos amenizar a dor de passar por esse tipo de situação."

Mesmo após essa primeira etapa, a campanha continuará de forma permanente. E quê, os fios de empatia servirá para confeccionar perucas para os pacientes oncológicos que não têm condições financeiras para comprar uma peruca. Segundo o representante do GASPEC AIRTON LUCENA: "A peruca proporcionará mais alegria, elevação da autoestima e esperança que dias melhores virão". Ressaltando que estamos abertos as parcerias dos salões de cabelos das cidades de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e outros.

Desde já, agradecemos a todos os parceiros e principalmente as pessoas que gentilmente fizeram e que ainda farão suas doações.

Mais informações, busque nossas REDES SOCIAIS OU VIA WHATSAPP:

(84) 99106-7383 (AIRTON LUCENA)

(84) 99620-7698 (WBIRACI CABRAL)

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI!

Operação conjunta da Polícia Civil, MPRN, com o apoio da PM combate tráfico de drogas em Apodi


Operação Contenção III cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nesta sexta (11). Grupo é investigado pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas de fogo, associação para o tráfico de drogas e associação criminosa

Uma ação conjunta da Policia Civil, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com o apoio da Polícia Militar foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (11) com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Apodi. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e outros sete, de busca e apreensão. Além do tráfico de drogas, o grupo é investigado pelo cometimento dos crimes de posse e porte ilegal de armas de fogo, associação para o tráfico de drogas e associação criminosa.

A operação foi batizada Contenção III e reforça a necessária atuação do Estado para reprimir o tráfico de drogas na região Oeste potiguar. Um dos investigados é suspeito de continuar comandando o tráfico de drogas mesmo estando atualmente preso em uma unidade carcerária do Estado.

A operação Contenção III é continuação de outras duas operações com o mesmo nome deflagradas, respectivamente, em 6 de fevereiro e em 13 de fevereiro deste ano. O objetivo é combater a atuação de organizações criminosas na região Oeste.

A ação é fruto de uma investigação das Delegacia de Polícia Civil de Apodi e da Promotorias de Justiça de Apodi, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e foi iniciada após a ocorrência de diversos atos de violência na região. Todos os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Apodi.

Durante o cumprimento dos mandados, um dos alvos foi alvejado após confrontar com equipes policiais, tendo sido socorrido e não resistido aos ferimentos.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Promovida pela Academia Apodiense de Letras, Dodora lança seu mais novo livro, em Apodi



Respeitando todas as medidas das autoridades sanitárias, a Academia Apodiense de Letras - AAPOL, realizou na tarde desta quinta-feira (10), o lançamento do livro Apodi, terra dos meus encantos e da minha luta por suas pinturas rupestres, da escritora Maria Auxiliadora da Silva Maia, Dodora do Lajedo de Soledade, como ficou carinhosamente conhecida pela sua incansável luta pela preservação do Lajedo de Soledade.

Para Vilmaci Viana "é motivo de muito orgulho para nós da AAPOL sermos agraciada com mais uma obra de Dodora. É uma alegria imensa fazer parte deste momento, na verdade estamos aqui para deixar a história cultural do nosso Apodi para os próximos apodienses", comentou a presidenta da AAPOL.

O evento aconteceu na sede própria da entidade e contou com a participação de confrades e confreiras da academia, familiares e amigos. Fotos: Leylla Carla.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

SEDRAF e o STTR retoma entrega de títulos de terras aos agricultores familiares de Apodi

Parceria entre a SEDRAF e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi retoma entrega de títulos de terras aos agricultores familiares de Apodi.

O Programa de Regularização Fundiária Rural faz parte da proposta de implementação da política de regulação fundiária do Estado do RN.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi em conjunto com a SEDRAF proporcionam maior facilidade ao agricultor familiar em ter acesso ao título de terra da sua propriedade.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Prefeitura de Apodi instalará letreiros turísticos na cidade


A Prefeitura vem trabalhando na urbanização e melhoria do embelezamento paisagístico das ruas e avenidas da cidade.

O amor por Apodi ganhou uma nova forma. A Prefeitura de Apodi iniciou os trabalhos de instalação dos letreiros, o projeto que prevê a instalação de letreiros em pontos turísticos da cidade.


Outro monumento em andamento na entrada da cidade.

A ideia é fazer com que eles se tornem pontos turísticos para fotos. Ao todo, serão instalados em 6 pontos da cidade, incluindo os pórticos nas entradas da cidade. A primeira será entregue já na próxima semana.

Prefeito visita obra e modernização do açougue público municipal

Em toda cidade a população visualiza investimentos importantes sendo executados. São serviços materializados em obras, investimentos e ações que garante maior conforto e segurança aos cidadãos.

Nesta quarta-feira (9/12) o prefeito Alan Silveira, acompanhado do vereador Ângelo de Dagmar, esteve presente a obra e modernização do Açougue Público Municipal.

Esse é mais um investimento executado pela Prefeitura Municipal de Apodi. Estão sendo investidos, com recursos próprios, mais de meio milhão de reais.

“Essa é mais uma obra estruturante do nosso município que a gestão Apodi Cidade de Todos está realizando. A obra representa um sonho do nosso povo que iremos inaugurar muito em breve”, comentou Alan.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Prefeitura de Apodi realiza manutenção da limpeza pública

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, vem trabalhando diariamente para manter a cidade limpa.

São serviços de podas de árvores, coleta de lixo, retirada de entulho e garranchos, roço de mato, dentre outros.

Núcleo Integrado de Associações Apodienses desenvolverá ações sociais e educativas

Anteontem foi dado um importante passo para construção de um belíssimo projeto que será de grande utilidade para nossa sociedade

Na noite desta segunda-feira, dia  07 de dezembro, equipes representativas das instituições: AASA - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE SEGURANÇA DE APODI e o CORE RESGATE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL APODI - RN, se fizeram presentes no Lar da Criança Pobre, onde deu-se início as conversações sobre o NIAA - NÚCLEO INTEGRADO DE ASSOCIAÇÕES APODIENSES, onde um dos objetivos principais é o desenvolvimento de AÇÕES SOCIAIS E EDUCATIVAS.

O cultivo da ideologia de entidades se unindo em prol da sociedade vem trazer uma perspectiva de futuros projetos para 2021.

“Gostaríamos de contar com a ajuda de todos que fazem parte da sociedade de bem do nosso querido Apodi/RN, para somarmos forças”, comentou Airton Lucena.


Novo Decreto do Governo do Estado do RN

DECRETO Nº 30.210, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2020.

 

Suspende os eventos promovidos ou patrocinados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte que impliquem em aglomeração de pessoas e dá outras providências.

 

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual,

Considerando a decretação de estado de calamidade pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19 (novo coronavírus) por meio do Decreto Estadual nº 29.534, de 19 de março de 2020;

Considerando o aumento dos casos da COVID-19 no Brasil e no Estado do Rio Grande do Norte;

Considerando todos os esforços administrativos do Estado e dos municípios para a expansão dos leitos de UTI e leitos clínicos para a COVID-19;

Considerando o aumento na demanda por leitos de UTI para COVID-19, conforme os últimos boletins da SESAP/RN;

Considerando que o combate à pandemia e as medidas de prevenção são questões que devem ser enfrentadas por toda a sociedade, e que o esforço para a superação da crise é de responsabilidade conjunta de governos, de empresas e de cidadãos;

Considerando a Recomendação nº 21/2020, de 04 de dezembro de 2020, do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19, a qual orienta a suspensão das atividades que impliquem em aglomeração, como os eventos corporativos, técnicos, científicos, convenções, shows ou qualquer outra modalidade de evento de massa comercial no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte,

D E C R E T A:

Art. 1° A suspensão de eventos promovidos ou patrocinados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte que impliquem em aglomeração de pessoas, a exemplo de eventos corporativos, técnicos, científicos, convenções, shows ou qualquer outra modalidade de evento de massa.

Art. 2º Em atenção à competência concorrente para proteção da saúde pública entre os entes federados, fica recomendado aos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte a adoção de medidas necessárias para a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa.

Art. 3° O Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará aos municípios suas forças de segurança pública, por meio das operações do Programa Pacto pela Vida, para dar o apoio complementar necessário à implementação das medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.

Art. 4° Fica revogada a Portaria Conjunta n° 26/2020-GAC/SESAP/SEDEC/SETUR, de 21 de setembro de 2020.

Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 08 de dezembro de 2020, 199º da Independência e 132º da República.

FÁTIMA BEZERRA

Maria do Socorro da Silva Batista

Maura Vanessa Silva Sobreira

Jaime Calado Pereira dos Santos

Ana Maria da Costa

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Confira o trajeto da procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Apodi

Saindo da Matriz, entrando na rua Govenador Dix-Sept Rosado, vira a esquerda na rua Almirante Barroso atravessa a BR-405 e segue na Almirante Barroso entra rua João Câmara (por trás do CAIC), sobe pela rua Vereador Celso Marinho, seguindo pela rua Dix-Huit Rosado - (Frei Galvão) dobra na rua Sebastião Lúcio da Silva, até a rua Padre João da Cunha, sobe na rua Adrião Bezerra, dobra na Benjamim Constante, sobe na Padre Benedito Alves, BR-405 (Canecão) sobe na Avenida Marechal Floriano Peixoto, subindo na Ademar Leão da Silveira, entra na Vereador Domingos de Freitas, pega na saída do Hospital Regional, passando pela BR-405 novamente, seguindo até o bairro IPE (São José), passando pela rua José Libânio, Alcivan Pinto (Capela de São José) , desce na rua Jonas Sena, BR-405, entra na rua Luzia Mendes (Escola Zenilda Gama), sobe na rua Maria Gomes da Silva, entra na rua Pedro Torres, passando pela Avenida Vingt Rosado (passando pela Cohab, Centro de Saúde), dobra pegando a rua Tiradentes, Calçadão e finalizando na rua Nossa Senhora da Conceição no adro da Matriz.

Prepare sua Moto e ou seu carro para acompanhar;

Arrume seu altarzinho na calçada da sua casa para esperar a passagem da Imaculada Conceição.

Governadora cobra agilidade da vacina contra Covid e indica nova reunião do Fórum dos Governadores com o MS


Fórum dos Governadores já solicitou audiência que está indicada para ocorrer na próxima semana

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância do posicionamento das entidades nacionais dos secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) de saúde diante da defesa da incorporação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de todas as vacinas contra a Covid-19. “A nota é oportuna, urgente e necessária e a vacina precisa chegar ao Rio Grande do Norte. Faremos o que for preciso para que a população seja imunizada”, afirma a chefe do Executivo estadual.

O recrudescimento da pandemia da Covid-19, no mundo e no Brasil, aponta para um cenário de insuficiência de doses para a vacinação de todas as populações, fazendo com que restrições ao número de fornecedores causem atrasos no acesso à vacina para grupos prioritários de risco.

Diante desse contexto, a governadora Fátima Bezerra sugeriu, junto ao fórum dos governadores, que seja solicitada uma nova reunião com o Ministério da Saúde para tratar da implementação do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e do planejamento estratégico que contemple e defina as ações a serem desenvolvidas pelo Governo Federal, como pelos governos estaduais e municipais. Coordenador da temática Estratégia para Vacina contra Covid-19 do Fórum Nacional dos Governadores, o governador Wellington Dias já solicitou a audiência. “Repito, é urgente. Esperamos que a audiência indicada para a próxima semana se realize, pois isso não pode ser postergado dada a relevância do tema”, enfatizou Fátima Bezerra.

A secretária adjunta de Estado da Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, disse que a pasta está articulando as ações relacionadas à vacinação no RN. “Por orientação da governadora, estamos em fase de tramitação para aquisição de insumos e equipamentos necessários para o armazenamento e distribuição de imunobiológicos de forma segura”. 

“O Estado não medirá esforços para que a vacina chegue a toda a população e seja acessível em todos os níveis populacionais. Reforço a imprescindível inclusão dos profissionais da educação na imunização da Covid, além dos outros grupos prioritários, conforme já definido nacionalmente”, acrescentou a governadora. 

Natal, 06 de dezembro de 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Academia Apodiense de Letras convide você para o 'Chá das Cinco'



A AAPOL - Academia Apodiense de Letras, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o Chá das Cinco, onde a Escritora Dodora Maia autografará seu livro: "APODI terra dos meus encantos e da minha luta por suas pinturas rupestres".

Local: sede da AAPOL

Data: 10 de Dezembro de 2020

Horas: 17h

Rua: Padre Jonas Magno Pinto, 145 (Rua em frente à Escola Ferreira Pinto).

Centro

Apodi-RN

Atenciosamente,

Vilmaci Viana

Presidente

Ceará sai na frente para garantir vacina

O governador Camilo Santana, do Ceará, se movimenta para garantir o quanto antes a vacina para imunizar o povo cearense da Covid-19. Veja o que o governador petista acabou de postar em suas redes sociais:

Sobre as negociações para a aquisição da vacina da covid para os cearenses, informo que, desde o mês passado, tenho mantido conversas com o Governo de São Paulo, diretamente com o governador João Dória, e Instituto Butantã, responsável pela produção da CoronaVac, para a aquisição o mais rápido possível.

Temos, inclusive, reunião presencial já marcada em SP na próxima segunda-feira. Paralelo a essas conversas, venho, juntamente com nosso secretário Dr Cabeto, mantendo contatos com outros laboratórios que desenvolvem a vacina, bem como com o Ministério da Saúde.

Informo aos cearenses que tudo o que estiver ao meu alcance farei para que a vacina chegue ao nosso Estado com a máxima brevidade.

Camilo Santana – governador do Ceará


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

132 famílias beneficiadas com o programa Fomento Mulher em Apodi


Nesse final de semana foram promovidas as assinaturas de projetos de mais de 31 famílias assentadas do Programa Fomento Mulher, que é uma parceria entre o Governo Federal, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e Prefeitura de Apodi. Nessa etapa foram contempladas as mulheres dos assentamentos Aurora da Serra, Frei Damião, Paraíso, Moacir Lucena e São Manoel.

O Fomento Mulher é um programa de linha de crédito disponibilizado para implantação de projetos produtivos sob responsabilidade da mulher, titular do lote, no Valor de até R$ 5 mil.

"Em 3 anos de programa 132 famílias foram beneficiadas nos diversos assentamentos no município. Estamos fechando essa primeira gestão com o valor de R$ 660 mil reais, liberados pra nossas assentadas, gerando além da renda, a valorização da figura da mulher dentro da agricultura, dentre outras ações como emissão de DAP's, entrega de CCUs e a tão sonhada titularidade. Buscaremos nos próximos anos com o Incra mais ações", declarou o prefeito Alan Silveira.

***

Se você ainda não segue o Instagram do blog, clique AQUI e para acompanhar o Twitter clique AQUI.

Edital para registro de chapas e eleições da FUNDEVAP