sábado, 14 de novembro de 2020

Na reta final, Alan tem 61,7% dos votos válidos, segundo pesquisa Agora Sei

O Instituto Agora Sei divulgou sua pesquisa em parceria com a Gazeta do Oeste

Considerando apenas os votos válidos (tirando brancos, nulos e quem não vota em nenhum candidato) da pesquisa apresentada pelo Instituto Agora Sei, o candidato a reeleição Alan Silveira será vitorioso com 61,7% dos votos contra apenas 37,7% de Agnaldo e 0,6% de Berinho.

A ampla vantagem de Alan foi apresentada ao longo de toda a campanha e construída desde o começo da disputa do pleito. Em Apodi, sua vitória é dada como certa.

Ele tem uma boa aprovação da gestão e também os menores índices de rejeição o que o deixam muito mais forte para o momento da votação, que acontece amanhã, no dia 15 de Novembro.

Comenta-se que será a maior maioria de votos da história política apodiense. É aguardar para ver!

Eleição 2020: veja o que levar e o que não levar no dia da votação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, que acontece neste domingo (15) das 7h às 17h.

Neste ano, os itens imprescindíveis para votar são um documento oficial com foto e a máscara, cujo uso será obrigatório a todo o momento nas sessões eleitorais.

A Justiça Eleitoral recomenda ainda que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus.

Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel.

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Está previsto que a Justiça Eleitoral deverá fornecer álcool gel aos eleitores. O previsto é que também haja álcool 70% disponível para higienização de superfícies.

Os organizadores da eleição não incentivam o uso de luvas, seja por mesários ou eleitores, sob o argumento de que o item desencoraja a higienização frequente das mãos e ainda pode se tornar um vetor de transmissão de covid-19, no caso de descarte inadequado.

Abaixo, as recomendações aos eleitores feitas pela Justiça Eleitoral no Plano de Segurança Sanitária das eleições municipais de 2020. Instruções para mesários, coordenadores e outras pessoas envolvidos no processo eleitoral podem ser encontradas na íntegra do documento, disponível no site do TSE.

Instruções aos eleitores

  • Se apresentar febre, não saia de casa.
  • No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.
  • Mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.
  • Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).
  • Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.
  • Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.
  • Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.
  • Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.
  • Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
  • Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.
  • Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.
  • Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Com informações da Agência Brasil


“O Homem Disparou”: como uma campanha morna produziu um dos hits de 2020

Marcada pela pandemia do coronavírus e pela falta de capacidade de despertar fortes paixões no eleitorado, o período eleitoral de 2020 foi responsável pela criação de um dos maiores sucessos musicais de 2020. O jingle "O Homem Disparou", produzido pelo piauiense Cesar Araújo, de 26 anos, já foi usado por candidatos em mais de 220 cidades e ultrapassou a marca de 2 milhões de reproduções no Youtube.

O portal G1 fez uma lista de como surgiu a música:

  • A banda Forró Perfeito, de Brasília (DF), produziu em 2013 a canção "Menina Pavorô".
  • O empresário cearense Francisco Neto foi procurado por um candidato a prefeito de uma cidade do Piauí que queria usar um jingle. Como isso aconteceu no início de 2020, não era permitida pela Justiça Eleitoral a divulgação de nomes.
  • Francisco Neto pediu e Cesar Araujo, da cidade de Pedro II (PI), compôs a música "O Homem Disparou" usando a melodia de "Menina Pavorô".
  • A banda Vilões do Forró e Karkará gravaram "O Homem Disparou" e chamaram Cesar Araujo. Após isso, a música ultrapassou as barreiras da campanha eleitoral e se tornou hit.

Sinal verde para o trabalho continuar!




Nesta manhã de sábado (14), a nação bacurau realizou a Blitz 15 que aconteceu no semáforo do centro da cidade.

Na oportunidade foi realizado um grande adesivaço.

Alan mantém liderança em Apodi com 55% das intenções de voto

O prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB) se mantém na liderança das intenções de votos em mais uma rodada de pesquisa do Instituto AgoraSei, em parceria com o portal Gazeta do Oeste. Na sondagem cuja pesquisa de campo ocorreu no dia 09 de novembro de 2020, Alan Silveira (MDB) estaria 55,0% das intenções de votos, se as eleições municipais fossem hoje.

Já o candidato do PT Agnaldo Fernandes (PT) está 33,7%, enquanto Berinho Dias (PSL) aparece com 0,5%. A pesquisa apurou, ainda, que 5,0% dos eleitores entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos e 5,8% não souberam responder.

A pesquisa seguiu o método de observação direta extensiva, com o objetivo de diagnóstico quantitativo. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município, com uma amostra aleatória probabilística de 400 nas áreas urbanas e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de identificação RN-09771/2020.

Índice de rejeição:


 Corrida para Câmara Municipal na reta final:


Confira a agenda dos candidatos à Prefeitura do Apodi para este sábado (14)


Programação neste sábado, 14 de novembro

Alan Silveira (MDB)

9h - Panfletagem no semáforo no centro da cidade.

17 - Esquenta da vitória.

Agnaldo Fernandes (PT)

Até a publicação não tivemos acesso a agenda do candidato.

Rosibério Dias (PSL)

Até a publicação não tivemos acesso a agenda do candidato.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 13/11



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (13), são 8.422 notificações, sendo 00 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,0%), 6.094 descartados (72%), e 2.328 confirmados (28%). Dos pacientes confirmados 2.289 estão curados (98,4%), 05 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,2%) e tivemos 33 óbitos (1,4%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

No RN, 1,3 milhão de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza


No Rio Grande do Norte, 1,329 milhão de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. Isso significa que 38% dos potiguares vivem com rendimento domiciliar per capita inferior a 5,5 dólares por dia, o que dá aproximadamente R$ 436 mensais. Osa dados são da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE nessa quinta-feira (12).

Segundo o SIS, 10,3% da população potiguar está em condição de extrema pobreza.

A população em condição de extrema pobreza, por sua vez, diz respeito ao grupo com rendimento per capita inferior a US$ 1,9 por dia, cerca de 151 mensais. São 362 mil potiguares que se enquadram nesse grupo, o que equivale 10,3% da população potiguar.


Cobertura das Eleições 2020 é no ApoDiário

Chegou o momento dos apodienses irem às urnas para escolher os novos representantes para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Acompanhe as principais notícias eleitorais e os conteúdos especiais que preparamos para você!

Ministério Público Eleitoral apura esquema de compra de votos em cidade do interior do RN

Operação Voucher foi deflagrada nesta sexta-feira (13). Crédito divulgação.

O Ministério Público Eleitoral deflagrou nesta sexta-feira (13) a operação Voucher, que investiga um esquema de compra de votos na cidade de Santana do Matos. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na ação, que contou com o apoio da Polícia Militar.

Segundo o que já foi apurado pelo MP Eleitoral, há fortes indícios da prática de compra de votos, o que configura crime eleitoral. Imagens feitas no dia 8 passado mostram que inúmeros automóveis procuraram um posto de combustíveis horas antes de uma carreata realizada pela coligação Experiência e Juventude, por uma Santana Melhor. Nessas imagens, é possível ver os condutores aparentemente portando ordens de autorização para abastecer veículos, com combustível possivelmente custeado pela coligação.

Após os abastecimentos dos veículos no posto, os condutores entregavam um papel aos frentistas e tinham seus veículos liberados, sem efetuar qualquer pagamento.

Todos os seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Santana do Matos, inclusive na sede da coligação investigada e na casa do candidato a prefeito dela.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Exportações do RN têm alta de 58,1% em outubro

Seguindo tendência de recuperação, as exportações do Rio Grande do Norte de outubro ficaram 58,1% maiores que as de setembro deste ano. Com relação ao ano passado, no mesmo período, elas ficaram 12,9% menores. O destaque deste mês são as exportações de melões, fuel oil, melancias, produtos animais impróprios para alimentação humana e mangas.

Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do RN (Fiern) e, apesar de mostrarem queda em relação ao volume do mesmo período em 2019, apontam recuperação frente aos novos desafios impostos pela pandemia da covid-19.

As exportações do RN no período de janeiro a outubro deste ano ficaram 17,5% menores que no mesmo período de 2019, com melões, sal, fuel oil, melancias e tecidos de algodão sendo os produtos mais exportados respectivamente, considerando os itens regulares. Se considerado os itens extraordinários exportados em 2019, essa redução vai para 29,8%.

De acordo com a Fiern, a variação positiva de outubro em relação a setembro se dá normalmente com o crescimento dos embarques de melões, melancias e neste mês somou-se o embarque de fuel oil, não ocorrido em setembro, além do aumento embarcado de vários outros itens da pauta.

As exportações de melões nesses primeiros meses de safra estão praticamente iguais ao mesmo período do ano passado, enquanto as exportações das melancias estão 30,8% maiores que no mesmo período de 2019. Na balança comercial, as importações ficaram 7,3% maiores e a corrente de comércio 9,1% menor que no mesmo período de 2019.


Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 12/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (12), são 8.422 notificações, sendo 10 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,1%), 6084 descartados (73%), e 2328 confirmados (26,9%). Dos pacientes confirmados 2289 estão curados (98,4%), 05 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,2%) e tivemos 33 óbitos (1,4%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Três cidades do RN estão entre as que tem menor concorrência na disputa para vereador

O Rio Grande do Norte figura no ranking com menor concorrência na disputa para vaga de vereador. Com pouco mais de 1,7 mil habitantes – a menor cidade do Rio Grande do Norte também tem a menor concorrência do Brasil, quando o assunto é a disputa a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2020. Viçosa, localizada no Alto Oeste potiguar, tem 10 candidatos às 9 vagas no Legislativo municipal.

As outras duas cidades potiguares são Lucrécia e Frutuoso Gomes – cada uma com 13 candidatos para 9 vagas. Ambas as cidades também são localizadas na região do Alto Oeste.

Por Anna Ruth Dantas

***

Se você ainda não segue o novo Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br

Décimo terceiro deve fazer circular R$ 2,4 bilhões extras na economia do RN

O pagamento do décimo terceiro salário deve colocar em circulação na economia do Rio Grande do Norte, até dezembro deste ano, cerca de R$ 2,4 bilhões. Esse montante, que é 4,34% maior que o volume liberado em 2019 (R$ 2,3 bilhões), representa em torno de 3,1% do PIB estadual. No País, o 13° salário deve injetar na economia algo em torno de R$ 215 bilhões. O montante representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O valor projetado para o RN equivale a 1,1% do total do Brasil e a 7,24% do valor da região Nordeste. As estimativas são do Departamento Intersindical de estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

*** 

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario


Linda festa da Nação Bacurau! Apodi se vestiu de verde para dizer sim à Alan e confirmar a vitória no dia 15 de novembro















Uma passeata que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Apodi, na noite desta quarta-feira, 11. Apodi se vestiu de verde para dizer à Alan Silveira que mais uma vez sairá vitorioso nas urnas.

Para alguns foi um verdadeiro arrastão de carnaval. Fotos Jânio Duarte. (exceto a primeira)


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 11/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (11), são 8.412 notificações, sendo 10 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,11%), 6.076 descartados (72,23%), e 2.326 confirmados (27,66%). Dos pacientes confirmados 2.287 estão curados (98,32%), 05 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,21%) e tivemos 33 óbitos (1,47%). Até este momento temos um óbito em investigação.

aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Central do Cidadão de Apodi reabre à população para atendimentos do ITEP e SINE

Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das centrais do Cidadão do RN, reforça que os atendimentos somente acontecem mediante agendamento prévio, como medida preventiva da Covid-19.

A Central do Cidadão localizada no município de Apodi retomou, nesta quarta-feira, 11, os atendimentos presenciais para apoio às atividades do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A reabertura da unidade dá continuidade à ampliação gradual dos serviços presenciais nas Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, conforme preconiza o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo estadual, o que prevê também a adoção de medidas de biossegurança e uma série de protocolo sanitários. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 13h.

A Secretaria de Estado de Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do RN, reforça que os atendimentos somente mediante agendamento prévio, como medida preventiva da Covid-19.

Para fazer o agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG) na Central do Cidadão basta acessar o site.

Para solicitar atendimento do Sine na unidade de Apodi, o usuário pode agendar o serviço por meio do telefone (84) 99469-4748. A marcação do atendimento estará disponível no horário entre 7h30 e 12h30, sempre para o próximo dia útil.

*** 

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

CDP de Apodi pede sua colaboração de garrafas pet para ajudar na fabricação de vassouras

'Varrendo a violência, empregando a paz' funciona no CDP de Apodi, no RN.
Fábrica custou R$ 1 mil; cinco detentos trabalham no local

Ao invés do ócio, o trabalho. Ao invés do isolamento, o convívio com outros presos. É dessa forma que o projeto 'Varrendo a violência, empregando a paz' continua ressocializando presos no Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A unidade instalou uma fábrica de vassouras para os presos trabalharem. Além da ocupação, os detentos ganham parte do dinheiro da venda das vassouras e a remissão de um dia da pena para cada três dias trabalhados. E você também pode colaborar com o Projeto VARRENDO A VIOLÊNCIA E EMPREGANDO A PAZ do Centro de Detenção Provisória (VDP) de Apodi.


Doando garrafas pet (1 ou 2 litros), além de contribuir com a diminuição da poluição na cidade, você contribui com este importante projeto. Essas garrafas são transformadas em Vassouras pet e vendidas no comércio local.

Parte do dinheiro arrecado é investido em benefícios nas instalações da própria unidade e outra parte destina-se aos próprios apenados que fabricam e colaboram com essa iniciativa.

“Um projeto com duas frentes muito importantes, uma é a diminuição da degradação ambiental e outra o papel de ressocialização dos apenados. Você poderá entregar no próprio CDP ou iremos pegar no seu endereço”, comentou o diretor da unidade José Antunes.

***

Se você ainda não segue o novo Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br


Mais um instituto assegura vitória de Alan em Apodi

Instituto Datamob divulgou pesquisa nesta quarta-feira, 11.

O instituo Datamob em parceria com o blog do Gustavo Negreiros divulgou pesquisa nesta quarta-feira, dia 11 de novembro. Perguntados de forma estimulada, o prefeito Alan Silveira (MDB) lidera com 56,7% das intenções de voto, seguido por Agnaldo Fernandes (PT), com 30,4% dos votos e por Berinho Dias (PSL), com 2,3% dos votos. Indecisos representam 4,5%. Brancos, nulos e ninguém somam 6,0%.

A coleta dos dados aconteceu nos dias 3 e 4 de novembro com 513 eleitores entrevistados. Todos os números foram apresentados com margem de erro 4,3% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-00018.2020.

Aprovação de Alan segue alta e confiança de vitória também

62,6% dos apodienses aprovam a gestão do atual prefeito Alan Silveira, enquanto apenas 28,5% desaprovam e 9% não sabem responder. 65,5% acreditam que, independente do seu voto, Alan vai vencer a eleição, enquanto apenas 20,7% acreditam que é Agnaldo Fernandes. 0,4% acreditam em Berinho Dias e 13,5% não sabem quem sairá vencedor.

Voto cristalizado, define o quadro na cidade

Segundo 88,9% dos entrevistados, seu voto não sofrerá modificações até o dia do pleito. Apenas 4,1% consideram que podem ainda mudar de voto. Desta forma, Alan estaria, segundo pesquisa, eleito na cidade para mais 4 anos de administração.

Voto para Vereador também foi pesquisado

Os 13 vereadores mais bem votados nesta pesquisa foram Adailton Targino, Júnior Carlos, Paulo de Telécio, Bebé Gama, Felipe da Saúde, Railton Diógenes, Carlinhos de Dandão, Ednarte Silveira, Canindé Tôrres, Ângelo de Dagmar, Costinha, Laete Oliveira e Charton Rêgo.