sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 6/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta sexta-feira (06), são 8.366 notificações, sendo 00 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,0%), 6.044 descartados (72%), e 2.322 confirmados (28%). Dos pacientes confirmados 2.280 estão curados (99,2%), 08 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,4%) e tivemos 33 óbitos (1,4%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 5/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quinta-feira (05), são 8.366 notificações, sendo 05 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,06%), 6.039 descartados (72,18%), e 2.321 confirmados (27,76%). Dos pacientes confirmados 2.280 estão curados (98,3%), 07 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,3%) e tivemos 33 óbitos (1,4%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Alan Silveira mantém maioria expressiva sobre Agnaldo em Apodi, diz Consult

A segunda pesquisa Consult, divulgada pela 98FM de Natal nesta quinta-feira (05), apontou que Alan Silveira continua à frente do segundo colocado com quase 30 pontos de vantagem. O levantamento foi feito no último dia 29 de outubro e ouviu 480 pessoas nas zonas urbana e rural.

De acordo com o instituto Consult, se as eleições fossem hoje, o prefeito Alan Silveira seria reeleito com 57,71% dos votos, enquanto que o candidato da oposição teria 30,83% das intenções. A pesquisa também apontou que 4,7% não vai votar em ninguém e 6,46% ainda está indeciso.

"Já são cinco pesquisas realizadas e divulgadas por vários institutos que apontam a nossa vitória no dia 15. Isso só prova que o povo gostou do nosso trabalho e quer continuar avançando", comentou Alan.

Esta é a segunda pesquisa realizada pela Consult e 98FM de Natal no município. A primeira foi divulgada no dia 15 de outubro, onde Alan estava com 53,5% das intenções de voto contra 27,2% de Agnaldo.

O levantamento foi registrado no TRE-RN sob número 01899/2020. 

Alan Silveira realizará grande movimentação política em Apodi

A campanha em Apodi parecia ser tranquila no que tange as movimentações políticas para este ano de 2020. Mas depois do candidato da oposição Agnaldo Fernandes rasgar a carta de intenção junto ao TRE onde dizia que não faria movimentos políticos, a coisa esquentou.

Hoje é a vez do candidato Alan mostrar a sua força com o movimento Onda 15, que percorrerá as ruas Almirante Barroso, Adrião Bezerra, Marechal Floriano, Beco do Papoco, se encerrando na Rua São João Batista, no Comitê 15.

Maior Carreata da História de Apodi

Alan realizou na semana passada a maior carreata política da história do município, quando foram contados mais de 1.000 veículos entre carros e motocicletas. No dia seguinte, Agnaldo realizou também uma carreata, mas com uma adesão pelo menos 4 vezes menor. Esses eventos mostram a força de cada militância e grupo político e neste quesito, Alan tem conseguido levar ampla vantagem. 

Deusinha Poetisa participará do maior Festival de Poesia Virtual do Brasil

A Poetisa Deusinha de Córrego, do município de Apodi vai participar do maior Festival de Poesia Virtual do Brasil.

E você pode ajudar nossa poetisa assistindo ao vídeo clicando AQUI para contabilizar o maior número de visualizações, também deixe seu like que ajuda muito. Comente para eternizar o nome de Deusinha no Clube da Poesia Nordestina.

Com a participação de Deusinha neste festival, Apodi só tem a ganhar. É o maior Festival de Poesia Virtual do Brasil, serão mais de 80 poetas participando.


O vídeo do festival ainda será divulgado aqui neste espaço que se juntará a esse aqui abaixo e o Festival será realizado no dia 21 de novembro.

Sairão os 20 melhores poetas do FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA.

Organização dos Produtores Culturais: Iranildo Marques e Evania Pereira Nogueira. Ambos de Serra Talhada-PE.


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 4/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta quarta-feira (4), são 8.360 notificações, sendo 10 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,11%), 6.030 descartados (72,12%), e 2.320 confirmados (27,77%). Dos pacientes confirmados 2.275 estão curados (98%), 11 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,5%) e tivemos 33 óbitos (1,5%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Secretaria de Educação vai iniciar o depósito do subsídio de espaço da cultura


O trabalhador da cultura em Apodi já pode se dirigir até a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) para entregar documentação referente ao Auxílio Emergencial Cultural, através da Lei Aldir Blanc N° 14.017.

Do dia 03 até 13 de novembro, das 08 às 11 horas.

Você que vai pleitear o subsídio de espaço da cultura pode entregar toda documentação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), localizada à rua Nossa Senhora da Conceição, 37.

Confira a documentação necessária de pessoas físicas e jurídicas:

1 – Ficha de inscrição

2 – Contrapartida

3 – Dados bancários

4 – Comprovante de endereço

5 – Portfólio

6 – Comprovante de existência

7 – Despesas de manutenção

8 – Certidões negativas

9 – Xerox do RG e CPF


Regularidade Pessoa Jurídica

10 – Comprovante de CNPJ

11 – Ato constitutivo

12 – Rol de integrantes


Regularidade Pessoa Física

13 – Relação de integrantes

14 – Declaração de representação

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Sesap encerra coletivas diárias sobre Coronavírus

Após sete meses, a Secretaria de Estado da Saúde Pública avisa que encerrou as entrevistas coletivas de imprensa realizadas na Escola de Governo. Foram mais de 120 realizadas com dados atualizados sobre o Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Os dados parciais seguem disponibilizados diariamente aos veículos de imprensa no mesmo horário em que as coletivas eram realizadas. O envio do Boletim Epidemiológico de Covid-19 continuará a ser encaminhado entre 17h e 19h de segunda-feira a sábado, além de cadastrados nos sites saúde.rn.gov.br e portalcovid19.saude.rn.gov.br para consulta pública.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

Anvisa aprova 1º spray nasal para a depressão

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira, 3, o primeiro spray inalável contra a depressão. O cloridrato de escetamina é indicado para o tratamento de adultos com depressão resistente, ou seja, pessoas que não responderam a duas terapias anteriores, ou que tenham comportamento ou ideação suicida.

O Spravato, nome comercial do produto, é considerado o maior avanço da ciência contra a depressão em meio século.  “Esse é o primeiro tratamento com um mecanismo de ação realmente inovador aprovado em décadas e oferece uma nova opção para responder às necessidades não atendidas dos pacientes e da comunidade médica”, explica o psiquiatra Pedro do Prado Lima, do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Desenvolvido pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, o spray nasal tem ação no cérebro mais rápida que a de qualquer outra medicação no mercado, o que é um fator fundamental para pacientes com intenções suicidas. A droga começa a fazer efeito em poucas horas. Os antidepressivos comuns mostram seus primeiros resultados depois de cerca de um mês de tratamento.

O medicamento funciona de maneira diferente das terapias atualmente disponíveis para a doença. Os antidepressivos existentes atualmente agem nas monoaminas, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Já a escetamina intranasal age nos receptores de glutamato N-metil-D-aspartato (NMDA), que ajudam a restaurar as conexões sinápticas em células cerebrais de pessoas com depressão. A indicação é que ele seja usado em conjunto com um antidepressivo oral.

Os resultados de dois estudos clínicos de fase 3 mostraram que a escetamina em conjunto com a terapia padrão reduziu os sintomas depressivos em até 24 horas após a primeira dose. Após um mês de tratamento, 70% dos pacientes apresentaram melhora nos sintomas mais graves. No entanto, produto não foi capaz de prevenir o suicídio ou reduzir a ideação ou comportamento suicida. Dessa forma, o uso do medicamento não dispensa a necessidade de hospitalização em pacientes com indicação clínica.

Os principais efeitos colaterais observados durante o tratamento com escetamina incluem dissociação, tontura, náusea, sedação, sensação de girar, visão embaçada, sentido reduzido de toque e sensação, ansiedade, falta de energia, pressão arterial elevada, vômito, parestesia e sensação de embriaguez.

“Estamos muito orgulhosos em disponibilizar a escetamina intranasal para pacientes brasileiros com tipos de depressão bastante incapacitantes, para os quais as opções de tratamento eram escassas”, diz o psiquiatra Fabio Lawson, diretor médico da Janssen Brasil.

Para assegurar seu uso correto, a escetamina intranasal será administrada em hospitais e clínicas autorizadas, sempre sob supervisão de um profissional de saúde. O preço ainda não está definido no Brasil.

Veja


Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 3/11


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esta terça-feira (03), são 8.350 notificações, sendo 30 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,35%), 6.005 descartados (72%), e 2.315 confirmados (27,65%). Dos pacientes confirmados 2.270 estão curados (98%), 11 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,5%) e tivemos 33 óbitos (1,5%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Após feriadão, ocupação de leitos críticos Covid-19 no RN é de 36,1%

Créditos: Elisa Elsie

A taxa de ocupação de leitos críticos para pacientes acometidos pela Covid-19 no Rio Grande do Norte permanece abaixo dos 40%. Segundo dados da plataforma Regula RN, sistema da Secretaria Estadual de Saúde que monitora a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares, os leitos críticos destinados ao tratamento da Covid-19 estavam com ocupação de 36,12% até o fechamento da reportam da TN e dos pacientes compunham fila de espera por uma vaga da mesma natureza.

Especificamente em relação aos leitos críticos, 82 deles estavam ocupados nesta manhã. Outros 15 leitos estavam bloqueados, o que corresponde a 6,61% dos leitos desse tipo existentes no R Rio Grande do Norte. Já em relação aos leitos clínicos, para casos de menor gravidade mas que ainda carecem de atendimento, 90 estavam ocupados (30,61%) e 57 estão bloqueados (19,39%).

Ao todo, o Rio Grande do Norte dispõe de 227 leitos críticos e outros 294 clínicos voltados ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com os dados, na divisão por região, o Oeste está com maior ocupação, com 62,7%. A região Metropolitana de Natal permanece estável com 33,8% e o Seridó registrou queda, estando apenas com 4,3% dos seus leitos críticos ocupados.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

9º Leilão de Animais do IFRN/Campus Apodi

 

Serão leiloados 22 lotes de suínos, 9 de ovinos, 3 de caprinos e 8 de bovinos no dia 10 de novembro de 2020

Os interessados em participar do leilão poderão realizar visita antes do evento (em horário marcado e apenas 1 pessoa por vez), entrando em contato através do número (84) 99932-2224.

As inscrições serão realizadas no dia do evento, iniciando às 7 horas da manhã, sendo necessário no ato da inscrição documento original com foto e CPF. Os lances serão verbais, a partir do preço mínimo estabelecido para cada lote, considerando-se vencedor o licitante que oferecer a maior oferta. O valor do lance deverá ser pago da seguinte forma: 10% no ato da arrematação e 90% até 24 horas após.

O evento tem como objetivo a redução do quantitativo de animais, para uma melhor adequação as necessidades acadêmicas do IFRN Campus Apodi. Clique aqui para se inscrever.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Região do Góis diz sim ao projeto de reeleição de Alan Silveira







Olhar Apodi como uma só cidade, priorizando áreas como a zona rural. Essa foi uma das principais metas da primeira gestão e também vai ser na campanha de reeleição do candidato a prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), e de seu vice, Neilton Diógenes (PL). E, por conta disso, ontem foi a vez de visitar a região do polo Góis.

“Fomos recebidos por uma motocada organizada pelos amigos do 15 e, durante as visitas casa a casa, recebemos vários apoios e adesões. Muito obrigado, a todo os amigos do Góis”, comentou Alan Silveira.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br

domingo, 1 de novembro de 2020

Chapada do Apodi produzindo mais

Depois do longo período da primeira grande seca do século (2011-2017), o que provocou o deslocamento da produção de frutos tropicais para microrregiões do estado onde a água do lençol freático arenito-açu está disponível numa menor profundidade, alguns municípios que antes não apareciam no mapa da produção de frutas passaram a fazer parte.

É o caso de Felipe Guerra, Afonso Bezerra, Caraúbas, Parazinho, entre outros.

Atualmente, a produção de frutos tropicais no RN vai desde o município de Touros, onde tem muita água no subsolo e é beneficiado por precipitação diferenciada em relação ao Semiárido, até o município de Apodi que apresenta água do arenito-açu a profundidade média de 300 m, bem diferente de Mossoró e arredores onde a mesma água está a mais de 900 m.

Por Josivan Barbosa. Extraído do Carlos Santos.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario


Sopão solidário em Apodi alimenta vítimas da covid-19 em Apodi

O Comitê do Amor foi idealizado pela escritora Vilmaci Viana e tem como coordenadores: Josinaldo Cardoso, Neto do Rosário, Fabrício Medeiros, Marcos Magalhães, Carla Leite e Adriana Gurgel concluímos mais uma Ação Solidária neste dia 31 de outubro, colaborando com às vítimas da COVID-19.

A distribuição das 150 unidades do sopão acompanhado com pães foram feitas pela coordenação da Ronda Quarentena nas pessoas das dentistas Mayara Bandeira e Luma Martins, das Assistentes Social Paloma Priscilla e Janielly Noronha e da Enfermeira Monalisa Sizenando que vem trabalhando na luta do enfrentamento dessa pandemia em Apodi. Pedimos a todos: fiquem em casa e que continuem doando para as nossas ações do Comitê do Amor. Cuidemos daqueles que necessitam dessa ajuda.


"Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós."

Essas pessoas em vulnerabilidade social, precisam nesse momento, de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então compreendemos que essa ação vire uma prática social de cada um. Hoje, 31 de outubro, estregamos (150) cento e cinquenta unidades do sopão do amor acompanhado de um pão.

Desde já nossos agradecimentos aos doadores: Panificadora e Conveniência Boa Massa, Panificadora Cristal, Parreira Frutas Atacarejo, Leo Frutas, Panificadora KI - MASSA, Dra. Jonsuellya Gurgel, Anaplásticos, Vânia Pombo, Kleitinho Pinto, Túlio, Ivonete Pinto, Junior de Geraldinho, Luizinho do Leite, André Churrascaria do Boi, Fabiana,  Kátia Regis, Anderson e Divindade, Kleanio, Ritinha, Elite Moda Masculina,  Lewis, Pizzaria Favorita, Eliete, Ítalo,  Bolo Supremo, Sônia Baité, Wilson Agro Veterinário, Fabiana de Vicente, Mayquel, Alexandre, Ótica Gomes, Rosana, Júlio, HD Sistema, Antônio, Alcivar Noronha, Zoivo, Dagmar Suassuna, Nego Moreira, Marquinhos, Kalil, Marcos Tavares, Dr. Janildo, Geruciano, Neném de Arlindo, Leidivania, Assisat e Casa das Verduras que arcaram com as despesas da ação deste sábado 31 de Outubro, agradecemos também ao apoio publicitário de Jânio Duarte do ApoDiário e o apoio de Rogério Texeira.

Agradecemos a todos,

Juntos venceremos!

Faça sua doação!

Doar é um gesto de solidariedade!

Atenção! Comitê do Amor comunica que:

Em virtude de estarmos com um número baixo de vítimas infectadas pela COVID-19 no município de Apodi, estamos suspendendo no momento nossa ação solidária e se por ventura venha a aumentar os casos daremos continuidade a nossa missão. Queremos agradecer imensamente a toda sociedade Apodiense que se solidarizou e junto conosco somou forças para que pudéssemos dar esse apoio nesse momento difícil que enfrentamos.

.*** 

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario