sábado, 24 de outubro de 2020

Alan Silveira realiza caminhada na feira livre de Apodi






Continuando a caminhada rumo ao Palácio Francisco Pinto, o candidato a prefeito de Apodi, Alan Silveira, visitou a feira livre do município, na manhã deste sábado, 24.

Acompanhado do candidato a vice-prefeito Neilton Diógenes, dos candidatos a vereadores da coligação e a militância, caminhou pela feira, conversou com feirantes e populares e ouviu atentamente as necessidades locais.

A caminhada iniciou por volta 9h percorrendo bancas na feira livre e o Mercado Público Municipal, cumprimentando e dialogando com todos que passavam. Na ocasião, Alan pôde sentir o calor dos apodienses, agora de forma diferente, sem apertos de mão, diante do momento em que vivemos.

Para ele, o contato olho no olho é a melhor forma de entender o que o povo de Apodi precisa para continuarmos avançando. “É na caminhada que eu conheço e tenho contato com os apodienses. É nessas visitas onde converso com as pessoas, que sinto a confiança e que sou grato por cada apoio que recebo”, pontuou ele.

A população mostrou-se bastante satisfeita com a visita do prefeito Alan Silveira. Os feirantes destacaram a iniciativa do prefeito e demostraram grande satisfação.

*** 

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br

Oposição tenta novamente impugnar pesquisa encomendada pelo Instituto Agora Sei


A pesquisa vai aferir as intenções de voto para os candidatos à prefeitura de Apodi

A coligação Apodi Para o Povo, liderada pelo candidato ao governo municipal, Agnaldo Fernandes (PT), deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), em uma representação contra a pesquisa encomendada pelo Instituto Agora Sei. A pesquisa vai aferir as intenções de voto para os candidatos à prefeitura de Apodi - RN.

Confira um trecho da decisão do Juiz Eleitoral da 35ªZE/RN, Antonio Borja de Almeida Junior:

Em juízo de cognição sumária, analisando os presentes autos, sobretudo os documentos de ID nºs 19572736 e 19723924, juntados pelo próprio representante, observa-se não haver irregularidade a ser rechaçada no presente momento, uma vez que informada a metodologia da pesquisa, o plano amostral, a estratificação da amostra, a forma de realização da pesquisa, e, inclusive, dados relativos aos bairros abrangidos pela pesquisa.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 23/10


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa sexta-feira (23), são 8242 notificações, sendo 00 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,0%), 5940 descartados (72%), e 2302 confirmados (28%). Dos pacientes confirmados 2259 estão curados (98%), 10 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,40%) e tivemos 32 óbitos (1,6%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Ano letivo 2020 da SEEC/RN se estenderá até março de 2021

Estudantes da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte estão desde a segunda quinzena de março sem aulas presenciais. Ano letivo findará em março/2021. Créditos: Emanuel Amaral/arquivo TN

Passados sete meses desde que as atividades presenciais nas Escolas das Redes Municipal e Estadual de Educação foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte, da Cultura e do Lazer (SEEC/RN) publicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22), a PORTARIA-SEI N° 438 que estabelece diretrizes "quanto às orientações de planejamento das atividades escolares referentes ao cumprimento da carga horária do Ano Letivo 2020, articulado ao Ano Letivo de 2021, em decorrência da Pandemia da COVID-19, no âmbito das Unidades escolares de Educação Básica da Rede Pública do Sistema de Ensino do Rio Grande do Norte".

O documento, assinado pelo titular da SEEC/RN, Getúlio Marques Ferreira, ressalta que "as orientações (...) dizem respeito às atividades para organização curricular nas escolas estaduais, incluindo orientações para avaliação e conclusão da escolaridade de estudantes matriculados no último ano do Ensino Fundamental e no último ano do Ensino Médio, abrangendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que concluirão os estudos no período de vigência desta Portaria".

Clique aqui e continue lendo. Por Ricardo Araújo – Tribuna do Norte

*** 

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 22/10


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quinta-feira (22), são 8.242 notificações, sendo 24 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,30%), 5.920 descartados (71,8%), e 2.298 confirmados (27,9%). Dos pacientes confirmados 2.258 estão curados (98,2%), 08 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,40%) e tivemos 31 óbitos (1,4%).

Até este momento temos um óbito em investigação.

Ronda Quarentena já realizou mais de 9 mil atendimentos

A Ronda Quarentena é um programa pioneiro desenvolvido pelo município de Apodi para acompanhamento e monitoração dos pacientes suspeitos e acometidos pela COVID-19. Até o momento as equipes já realizaram mais de 9 mil atendimentos.

Com uma média de 100 visitas domiciliares por dia, as equipes fornecem serviços de verificação de saturação, temperatura e pressão, além da realização de coletas domiciliares de exames para aqueles pacientes impossibilitados de se locomoverem ao centro de saúde.

Tal serviço tem feito a diferença no diagnóstico da doença, conseguindo realizar o tratamento precoce, evitando assim o maior número de agravos. Já são acumuladas um total de mais de 9.000 visitas. Essa é uma das ações de maior importância realizada pela prefeitura de Apodi no combate ao novo Coronavírus.


O Ronda Quarentena é formado por 5 equipes, cada uma com seu veículo exclusivo. É um programa de monitoramento dos pacientes suspeitos e positivos da COVID-19, onde o paciente passa a ser acompanhado pelos profissionais desde o momento que é solicitado seu exame, até sua alta.

O trabalho realizado pelas equipes é constante e reflete diretamente na quantidade de pessoas recuperadas da COVID-19 no município, que até esta quinta-feira (22) é de 2.255 pessoas.

Apodi zera número de pacientes internados com covid-19

 

Cidade completou dois dias sem registrar ocupação no hospital 

O Hospital Regional Hélio Morais Marinho - HRHMM, em Apodi, não tem mais nenhum paciente internado com Covid-19. A informação foi divulgada por meio de um boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 21, pela secretaria de Saúde, não há nenhum paciente hospitalizado de Covid desde a última terça-feira (20).

À prefeitura do município montou uma grande estratégia de enfrentamento ao novo Coronavírus. São várias ações que acontecem simultaneamente no intuito de evitar o contágio.

Secretaria entrega fardamento e EPI's aos garis do município

Prefeitura concedeu Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais de limpeza pública

Na manhã desta quinta-feira (21) a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes entregou aos garis fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s. De acordo com informações colhidas pelo blog Radar Apodiense a intenção da ação visa o cuidado com a manutenção da saúde e proteção dos servidores.

A entrega dos materiais aconteceu na manhã de hoje, e todos os servidores receberam um kit contendo os EPI’s e os fardamentos. A ação é mais uma forma de atenção e respeito, por parte da prefeitura, aos respectivos servidores.

Maioria dos candidatos no RN não possui graduação

Os números do TRE/RN apontam para um aumento na instrução daqueles que estão nas disputa por um cargo eletivo. Há, porém, os que somente sabem ler e escrever.

A maior parte dos candidatos nas Eleições 2020 possui qualificação até o Ensino Médio. Esse grupo soma 65,5% daqueles que se inscreveram para disputar uma vaga de vereador, prefeito ou vice-prefeito no Rio Grande do Norte. O porcentual é maior do que em 2016, quando 62,79% declaram que tinham terminado o Ensino Médio ou graduação. Neste ano, 4,37% têm graduação incompleta.

São 2.601 candidatos graduados disputando o pleito de 2020. Outros 4.216 com Ensino Médio e 457 com Ensino Superior incompleto. Os números apontam para um aumento na instrução daqueles que estão na disputa por um cargo eletivo. Ao todo, são 10.463 candidatos no RN, 1.337 a mais que em 2016.

Entre os que estão concorrendo, 144 com Ensino Médio disputam as vagas para prefeito, 145 para vice-prefeito e 3.927 para vereador. Com o Ensino Médio incompleto são 15 para prefeito, 19 para vice-prefeito e 616 para vereador. Aqueles que têm alguma graduação somam 289 para o cargo de prefeito, 241 para vice-prefeito e 2.071 para vereador, enquanto 27 aspirantes a prefeito têm Ensino Superior incompleto, 19 para vice-prefeito e 411 para vereador.

Clique aqui e continue lendo. Repórter Cláudio Oliveira – Tribuna do Norte.

Papa surpreende

O Papa Francisco reconheceu em um documentário apresentado, ontem, no Festival de Cinema de Roma, que as pessoas homossexuais devem ser protegidas por leis de união civil. "Os homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus", disse Francisco em uma de suas entrevistas para o filme. "O que precisamos ter é uma lei de união civil, pois dessa maneira eles estarão legalmente protegidos."

O apoio do papa à união civil de homossexuais apareceu na metade do filme, que investiga as questões que mais preocupam Francisco, como meio ambiente, pobreza, migração, desigualdade racial e de renda, e aqueles mais afetados pela discriminação. O documentário foi dirigido pelo americano de origem russa Evgeny Afineevsky.


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 21/10


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quarta-feira (21), são 8216 notificações, sendo 06 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,07%), 5914 descartados (71,98%), e 2296 confirmados (27,95%). Dos pacientes confirmados 2255 estão curados (98,2%), 09 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,40%) e tivemos 31 óbitos (1,4%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Craque Neto Caraúbas, Ronaldo Angelim, ex-Flamengo e Odvan, ex-Vasco, estarão em eventos esportivos pelo Amazonas

Nesta quarta-feira, 21, o craque Neto Caraúbas, desembarca em Manaus e se junta ao ídolo do Flamengo, Ronaldo Angelim e Odvan, ídolo do Vasco da Gama, em jogos beneficentes e festivos acontecem de 22 a 25 de outubro pelo estado do Amazonas.

O empresário Antônio Carlos, tem levado craques do futsal e futebol brasileiro para eventos esportivos em vários municípios da região Norte do país.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 20/10



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa terça-feira (20), são 8210 notificações, sendo 14 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,18%), 5900 descartados (71,86%), e 2296 confirmados (27,96%). Dos pacientes confirmados 2255 estão curados (98,2%), 09 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,40%) e tivemos 31 óbitos (1,39%). Até este momento temos 1 óbito em investigação.

Nota do blog: Dos 14 suspeitos, 3 estão internados evoluindo estáveis e os 9 em tratamento todos em casa, evoluindo bem.

RN prorroga por 90 dias calamidade em decorrência da pandemia da Covid-19

Fátima Bezerra assinou decreto prorrogando calamidade. Crédito: Sandro Menezes

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (20), o Decreto N° 30.071, que prorroga o Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Norte, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A calamidade vai vigorar por três meses.

Apesar da situação considerada em evolução, com redução nos casos e de óbitos registrados diariamente no Rio Grande do Norte, o decreto considera o fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado, em 11 de março de 2020, a pandemia da Covid-19 e ainda não ter declarado o fim da situação de risco. De acordo com o Executivo, a governadora Fátima Bezerra também leva em conta a continuidade do estado de calamidade pública em saúde em todo o país, com a continuidade dos casos da Covid-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte, apesar de estar em melhor situação que boa parte dos estados do país. "Por isso continua necessária a celeridade de repostas, fortalecendo estruturas de atendimento aos pacientes infectado, para evitar a proliferação da doença causada pelo novo coronavírus", justificou o Governo.

No documento, fica declarado 'Estado de Calamidade Pública' em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude do desastre classificado e codificado como Estado de Calamidade Pública provocada por desastre natural biológico, Nível III – Desastre de Grande Intensidade.

Agora, o Gabinete Civil do Governo do estado (GAC) emitirá ofício requerendo Reconhecimento Federal de Estado de Calamidade Pública, instruído na forma estabelecida pela Portaria Ministerial n° 743, de 26 de março de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br


Eliachar Mercadinho lança app para facilitar suas compras sem sair de casa

Suas compras podem ser pagas pelo app mesmo

Com o aplicativo Eliachar Mercadinho ficou muito mais fácil fazer suas compras sem sair de casa, vamos conferir! São diversas categorias disponíveis com os melhores produtos, preços e variedades para você escolher, e ainda o melhor de tudo isso, receber na sua casa.

No aplicativo estão todos os produtos com os preços e variedades iguais aos da prateleira e ainda as nossas promoções. Dessa forma, você pode acompanhar tudo em tempo real.

Sobre o Eliachar Mercadinho:

Surgiu como uma forma de inovar no conceito mercadinho, trazendo toda variedade de produtos possíveis oferecendo comodidade aos clientes.

Passo a passo da compra:

- Baixe o aplicativo gratuitamente clicando AQUI.

- Cadastre os seus dados.

- Escolha os seus produtos, as quantidades e adicione ao seu carrinho de compras.

- Escolha sua forma de pagamento.

- Acompanhe em tempo real as atualizações do seu pedido.

DELIVERY

Ao finalizar a sua compra os pedidos serão separados e entregues no endereço cadastrado.

PAGAMENTO

Dentro do aplicativo o cliente poderá escolher entre três formas de pagamento (dinheiro em espécie, maquininha ou online).

Rua: Benjamin Constant, 398 - centro de Apodi.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 19/10


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa segunda-feira (19), são 8196 notificações, sendo 24 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,29%), 5880 descartados (71,74%), e 2292 confirmados (27,97%). Dos pacientes confirmados 2250 estão curados (98,2%), 10 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (0,43%) e tivemos 31 óbitos (1,37%). Até este momento temos um óbito em investigação.

O aumento de notificados é devido à grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Sábado foi dia D de vacinação contra a Poliomielite


A Campanha contra a Poliomielite e multivacinação teve o dia “D” no sábado (17). Em Apodi várias crianças e adolescentes foram vacinadas. As unidades de saúde abriram durante todo o dia para realizar as vacinações que continuaram acontecendo até o dia 30 deste mês.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde recomendam que crianças e adolescentes menores de 15 anos sejam levados as unidades para atualizar a caderneta de vacinação. Crianças de um a menores de 5 anos também precisam tomar a vacina contra a Poliomielite. A vacinação pode ser realizada no posto de saúde mais próximo de sua casa. Não deixe de vacinar.

Eu vi no CN Notícias

Secretaria de Obras recupera estradas vicinais na região da Chapada

O município de Apodi é beneficiado por ser dividido em quatro regiões, são elas: Vale, Pedra, Areia e Chapada. Com isso, são mais de mil quilômetros de estradas vicinais. E a prefeitura de Apodi trabalha na recuperação de todas essas estradas. Nas últimas semanas as estradas vicinais, na região do Chapada receberam melhorias. As estradas que dão acesso à Soledade II, Nova Descoberta e de Soledade a Aurora da Serra foram recuperadas.


A Secretaria Municipal de Obras trabalha com uma equipe que diariamente para cumprir com o cronograma de execução das recuperações. O maquinário, que conta com Patrol e caçambas, atende a todas as regiões, para tanto a equipe realiza rodízio de localidade, com isso, todas as regiões recebem o benefício.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br

Alan e Neilton fecham a semana com mais 74 adesões









Palco de históricas e acirradas disputas eleitorais, envolvendo dois e as vezes três grupos com balaios cheios de votos – Apodi vive, pela primeira vez nos últimos 20 anos, uma campanha apática, sem graça, sem apostas, sem emoção. Dos três donatários das capitanias eleitorais, com terrenos demarcados pelas cores verde, vermelha e amarela, apenas um está na arena para a guerra: os bacuraus, apostando na reeleição do prefeito Alan Silveira.

O grupo político liderado em Apodi pelo prefeito Alan Silveira e o candidato a vice-prefeito Neilton Carlos, receberam nesta semana a adesão de mais 74 famílias que somam e acreditam que Apodi pode continuar avançando.

As adesões fortalecem o grupo da situação para a disputa eleitoral deste ano, quando os eleitores apodienses vão escolher os novos representantes do Executivo e Legislativo.

Se as eleições fossem hoje em Apodi, o prefeito Alan Silveira, que disputa a reeleição pelo MDB, renovaria o seu mandato com facilidade.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario

Novos focos de incêndio surgiram em Apodi, e bombeiros impedem que fogo avance no sítio Bamburral

Novos focos de incêndio surgiram, no início da tarde deste domingo (18), na região do sítio Bamburral, no Vale do Apodi, a AABCV - Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários em parceria com Bombeiros Militares, Defesa Civil e vários moradores, estiveram nessa tarde, combatendo vários incêndios florestais. As equipes do município atuaram por mais de 5 horas num intenso combate para impedir que o fogo avançasse para as residências próximas do local.

Durante a ação para controlar as chamas, vários focos foram encontrados e o trabalho era para não se propagar resguardando algumas propriedades de plantações secas e residências de alguns moradores da região.

"Graças a Deus e ao trabalho em equipe conseguimos conter o fogo. Agradecemos aos Corpo de Bombeiros Militar de Mossoró, Defesa Civil e aos moradores da região", comentou Júnior Canela que atuou no combate ao incêndio.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @apodiario.com.br



Academia Apodiense de Letras emite nota de pesar pelo falecimento de Raimundo Vieira de Souza

Foto: Portal Apodi de Jota Maria

A Academia Apodiense de Letras vem com muito pesar informar o falecimento do escritor e acadêmico Raimundo Vieira de Souza e convidar os imortais para o funeral que ocorrerá no Cemitério São João Batista às 16h na cidade de Apodi.

Nossas condolências à família enlutada.

Maria Vilmaci Viana dos Santos

Presidente da AAPOL

Academia Apodiense de Letras

domingo, 18 de outubro de 2020

Ezequiel celebra edital das obras do Ramal Apodi que levará águas do São Francisco ao RN

Valeu a luta do prefeito Alan Silveira, junto ao deputado Ezequiel presidente da ALRN

O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou nesta sexta-feira (16) o edital das obras da última etapa da transposição do São Francisco, o chamado Ramal do Apodi/Salgado, trecho que levará as águas do rio para municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O valor total do projeto está orçado em R$ 1,77 bilhão. A notícia foi celebrada pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN, que discutiu o projeto em recente reunião com o ministro Rogério Marinho, de qual também participaram os deputados Tomba Farias e Gustavo Carvalho, ambos do PSDB.

"Este é um momento histórico para o RN e também nossos vizinhos nordestinos. Esta importante iniciativa do governo federal vai garantir água para quem precisa, para cidades que sofrem com a seca há tantos anos. Agradeço ao ministro Rogério Marinho pela sensibilidade em atender nosso pleito e ao governo federal por reconhecer a importância dessa iniciativa", disse Ezequiel.

A previsão é que a obra seja concluída no prazo de quatro anos. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades desses três estados serão beneficiadas. O início das obras do Ramal Apodi/Salgado era uma antiga reivindicação de Ezequiel e de diversas lideranças potiguares. O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), solicitou apoio do presidente da Assembleia a favor da obra.

"Outro pleito solicitado pelo prefeito é a volta do projeto de irrigação da Chapada. "Ficamos felizes que a nossa solicitação ao deputado Ezequiel, junto ao ministro Rogério Marinho se concretizasse. É Apodi seguindo em frente no caminho do desenvolvimento", comentou Alan.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @janio4322