sábado, 11 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 11/7



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esse sábado (11), são 2771 notificações, sendo 21 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1820 descartados (65,8%), e 930 confirmados (33,5%). Dos pacientes confirmados 810 estão curados (87,1%), 106 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (11,4%) e tivemos 14 óbitos (1,5%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia. 

Comitê do Amor realiza mais uma ação solidária para às vítimas da COVID-19 em Apodi


O Comitê do Amor através dos coordenadores: Adriana Gurgel, Josinaldo Cardoso, Neto do Rosário, Fabrício Medeiros, Marcos Magalhães e Carla Leite, segue hoje dia 11de julho colaborando com às vítimas da COVID-19.


A distribuição das 150 unidades do sopão do Amor acompanhado com pães foram feitas pela coordenação da Ronda Quarentena nas pessoas das dentistas Mayara Bandeira e Luma Martins, da Assistente Social Paloma Priscilla e da Enfermeira Monalisa Sizenando que vem trabalhando na luta do enfrentamento dessa pandemia em Apodi. Pedimos a todos: fiquem em casa e que continuem doando para as nossas ações do Comitê do Amor. Cuidemos daqueles que necessitam dessa ajuda.

Equipe da Ronda Quarentena responsável pela entrega

Essas pessoas em vulnerabilidade social, precisam nesse momento, de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então compreendemos que essa ação vire uma prática social de cada um. Hoje, 11 de julho, estregamos (150) cento e cinquenta unidades do sopão do amor acompanhado de um pão.

Desde já nossos agradecimentos aos doadores deste sábado 11 de julho: Jânio Duarte do ApoDiário, Parreira Frutas Atacarejo, Panificadora e Conveniência Boa Massa, Panificadora Cristal, Panificadora Medeiros, Anaplásticos, Léo Frutas, Neto dos Queijos, Queimão da Vale, Fátima Souza professora, Otávio Center Carne, Zé Nilson irmão de Daborê, Katayammy Morais e Generi Morais.

Agradecemos a todos,

Juntos venceremos!
Faça sua doação!
Doar é um gesto de solidariedade!

Vilmaci Viana se apresenta como pré-candidata a vereadora ao legislativo apodiense


Nos últimos dias, diversas pessoas me perguntaram se eu seria candidata na eleição municipal de 2020 e para qual cargo concorreria. Depois de muita reflexão feita com apoiadores, familiares e amigos decidi que o mais correto e sensato seria a pré-candidatura a vereadora.

Escritora, poetisa, presidente licenciada da Academia Apodiense de Letras. Filha do ex-prefeito Valdemiro Pedro Viana e de Mozinha Viana. Tem uma família linda com o engenheiro civil Genival Santos, seu esposo, e é mãe de Anabele, avó de Vicente e sogra do tatuador Talles Silva. Ela adora ajudar o próximo e agora se apresenta como pré-candidata a vereadora em Apodi, para lutar por políticas públicas que venham promover a cidadania e dá dignidade as minorias em Apodi.

Vilmaci Viana foi secretária de Cultura do Estado de Rondônia e tem vasta experiência em administração pública. As experiências públicas em sua vida sempre a fazem está disposta a cooperar, organizar, planejar e apoiar àqueles que precisam. Uma Mulher múltipla que representará cada Apodiense, como também representará a mulher na política do município.

Um forte abraço!

Vilmaci Viana
Pré-candidata ao legislativo apodiense

Secretaria de Obras recuperou quase 80 km de estradas vicinais na região da Pedra


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, formulou um mapa de acompanhamento dos serviços de recuperação das estradas vicinais do município. O mapa é de fácil interpretação, e tem como objetivo principal fazer com que a população consiga identificar as estradas já recuperadas nas regiões e a localização atual onde os maquinários se encontram trabalhando.

“Estaremos atualizando o mapa frequentemente a cada trecho concluído e, assim será nas quatro regiões de Apodi, estamos agora na região da Pedra, são quase 80km de estradas recuperadas. A partir da próxima semana teremos duas equipes, uma na região da Pedra e outra na região do Vale”, informou o prefeito Alan Silveira.

Apodiense comandará, pela 1ª vez, Companhia do CPChoque da PMCE


O Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) terá, pela primeira vez, uma Companhia comandada por uma policial militar feminina.

Conforme decisão do Comando Geral, publicada em Boletim Interno da Corporação na noite da última quarta-feira, 08, a 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Choque (Companhia de Policiamento de Eventos) será dirigida pela 1º Tenente Maria Aparecida de Freitas Moraes.

A 1º Ten Maria Freitas, respeitada e admirada pelos subordinados e querida pelos superiores hierárquicos, é natural de Apodi-RN, tem 35 anos de idade e ingressou na Polícia Militar do Ceará no dia 05 de julho de 2016, onde já foi lotada na 2ª Companhia do 4º Batalhão Policial Militar, no Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) e, em seguida, na 3ª Companhia do 2º BPChoque, na qual integra o efetivo desde 15 de abril de 2019.

De acordo com o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos, a nomeação da referida oficial “torna mais visível ainda uma política de inclusão das policiais militares femininas na gestão operacional e administrativa da PMCE nos últimos dois anos. Como exemplo, nós temos a Cel PM Maria Helena, Comandante do Comando Logístico, 1ª Coronel PM na ativa da Corporação, que vem desempenhando um excelente trabalho à frente da pasta, e também de outras policiais que comandam Companhias do Policiamento Ostensivo Geral (POG). O Comando da Corporação vê como essencial a participação feminina e destaca e ressalta que as mulheres têm uma importância extremamente grande para o desenvolvimento institucional e para a prestação do serviço de proteção às pessoas, que é ofertado pela PMCE”.

Covid-19: MPF e MP/RN conseguem abertura de mais 26 leitos no RN; Apodi continua na fila de espera

Acordo judicial beneficia mais de 382 mil pessoas de 27 municípios da 1a Região de Saúde; outra ação semelhante, que pede mais leitos para a 3a Região de Saúde, teve liminar negada pela Justiça Federal sem tentativa de conciliação e o MP irá recorrer

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN) conseguiram na 5ª Vara da Justiça Federal no RN a implantação de 26 novos leitos para atendimento de pacientes com covid-19, sendo 16 clínicos e 10 de UTI. As vagas serão abertas até o dia 20 de julho, por três meses, em Parnamirim e Santo Antônio, pólos da 1ª Região de Saúde do estado. O custeio será compartilhado entre governo estadual e prefeituras.

A ampliação do número de leitos foi definida em audiência de conciliação presidida pela magistrada Moniky Fonseca, após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPF e MP/RN. O pólo de Parnamirim atenderá a uma população de mais de 212 mil habitantes de 11 municípios, com 10 novos leitos clínicos e cinco de UTI. A expansão em Santo Antônio, por sua vez, trará mais seis vagas clínicas e cinco de UTI para 170 mil potiguares de 16 cidades da região. No total, mais de 382 mil pessoas de 27 municípios serão beneficiadas pela iniciativa.

Mais assistência - Na busca por assistência de saúde adequada à população potiguar, MPF e MP/RN ingressaram com mais duas ações de mesmo teor na Justiça Federal, que cobram a abertura de leitos na 3ª e na 5ª regiões de saúde. Apesar de ter o mesmo fundamento, a ACP referente à 3ª região – que tramita na 1ª Vara da Justiça Federal no RN sob o número 0804240-42.2020.4.05.8400 – teve o pedido de tutela de urgência negado pela Justiça. O juiz federal Magnus Delgado não promoveu audiência de conciliação – instrumento que se provou efetivo na criação de novos leitos –, nem determinou manifestação do estado e municípios antes de indeferir o pleito, por entender que no regime democrático "o Judiciário não pode, nem deve, se arvorar em gestor administrativo".

Nota do blog: Apodi continua na UTI, ou melhor, sem leitos de UTI.

Nota do blogueiro João Marcolino Neto

Passada a angústia do cárcere indevido e injusto, encontro conforto para explicar aos familiares, amigos, à sociedade e à opinião pública que, de fato, após curiosa e extrema medida de busca e apreensão, foi localizada em meu lar uma arma de fogo. O fato deu ensejo à lavratura de auto de prisão em flagrante delito em meu desfavor.

Com efeito, eu possuía uma arma, um revólver calibre .38, herdado de meu pai, o qual utilizo para a minha proteção pessoal e de minha família, diante dos 03 (três) atentados que sofri e da inércia do Estado em responsabilizar os culpados, como é de conhecimento público. Contudo, a referida arma não possui qualquer adulteração, ao contrário do que afirmou a autoridade policial no escólio do flagrante. O meu recolhimento em estabelecimento prisional ocorreu apenas e tão-somente pela imputação de conduta mais gravosa. Espero que seja tudo devidamente esclarecido.

Importante trazer ao conhecimento de todos que o fundamento do pedido invasivo foi uma criativa denúncia anônima (feita certamente por aqueles que atentaram contra a minha vida) e uma simples ameaça, em um intenso debate na internet com pessoa conhecida por sua militância política – segundo alguns, talvez a primeira discussão que resultou em busca e apreensão no Direito Penal Brasileiro. Ação totalmente desproporcional, no meu sentir!

Como todos sabem, em 03 (três) ocasiões atentaram contra a minha vida e o meu patrimônio. Sempre apontei os suspeitos; nunca tive uma resposta efetiva do Estado – o mesmo que violou o sossego de minha casa com base em uma denúncia anônima e uma discussão de cunho político –, salvo quanto ao último atentado, em que foi preso, no dia 08 (oito) de julho de 2020, 01 (um) Policial Militar cujo único laço conhecido com Caraúbas é o trabalho oficioso como segurança de família poderosa na Cidade.

Sem dúvidas, considerando as circunstâncias acima narradas, a posse da arma representa indiscutível legítima defesa. Quem em meu lugar, órfão da ação do Estado e sob o risco de um novo atentado, não estaria preocupado em se defender?

Hoje, tenho plena convicção de que os atentados por mim sofridos decorrem da insatisfação por minha atitude combativa, meu ímpeto em busca de honestidade na condução da coisa pública e das minhas denúncias envolvendo servidores públicos. Se querem me calar, saibam que não irão; não me acovardarei!

Chamo a atenção de toda a sociedade potiguar para o fato de que, há bem pouco tempo, após denúncias de populares, incluindo um ex-Prefeito, repercuti notícia de um possível uso político da Polícia Civil e Militar no Município de Caraúbas, culminando com a divulgação de Notas Públicas de Autoridades Policiais, Sindicados e, estranhamente, da própria Prefeitura.

Rogo às autoridades constituídas que esclareçam a razão pela qual o meu material de trabalho (computadores, celulares, etc.) foi apreendido, mesmo sem qualquer relação com o objeto da investigação; por que o mandado só foi cumprido numa sexta-feira, mesmo contando com 40 (quarenta) dias da expedição? Por que, aproveitando-se da redução da minha capacidade de resistência, dado o momento de profunda confusão mental e fragilidade, foi realizada a minha captura fotográfica e divulgada, contrariando, em tese, o que estabelece a Nova Lei de Abuso de Autoridade?

Que fique o registro: respeito e sigo confiante nas autoridades constituídas e no nosso Estado; sigo de cabeça erguida, com fé em Deus, cumprindo o meu dever profissional e cívico.

Caraúbas/RN, 10 de julho de 2020.

JOÃO MARCOLINO NETO
BLOGUEIRO

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 10/7



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa sexta (10), são 2771 notificações, sendo 42 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (1,5%), 1812 descartados (65,4%), e 917 confirmados (33,1%). Dos pacientes confirmados 798 estão curados (87%), 105 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (11,5%) e tivemos 14 óbitos (1,5%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Prefeitura entrega urbanização da rua Manoel João Dantas


A Prefeitura de Apodi entregou, na tarde desta sexta-feira (10), a Urbanização do Canteiro Central da rua: Manoel João Dantas - Praça Benedito José de Morais, no bairro Baixa da Alegria. O projeto incluiu reformas de infraestrutura urbana com melhorias, paisagismo, lâmpadas de led, pavimentação em paralelepípedo e bancos.


"Um sonho antigo dos moradores dessa rua, onde fizemos toda a urbanização do Canteiro Central com a nova iluminação, tudo com recursos próprios do município. Mais uma obra urbanística para deixar o nosso Apodi mais bonito", falou o Prefeito Alan Silveira. No conjunto de obras, outros canteiros/praças também estão ganhando uma nova urbanização. Em breve, os canteiros de frente ao Colégio Celina Vitória, em frente à Escola Ferreira Pinto e na BR-405.

Polícias Civil e Militar prendem suspeito por receptação dolosa e posse ilegal


Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Mossoró e das Delegacias Municipais de Assu e Caraúbas, junto à Guarnição da Polícia Militar (GTO) e aos policiais penais do Grupo de Escolta Penal (GEP) do município de Caraúbas, prenderam, na manhã desta sexta-feira (10), João Marcolino Neto, mais conhecido como “JM Inoxidável”, 39 anos. Ele foi preso em flagrante e delito pela suspeita da prática dos crimes de receptação dolosa e posse ilegal de arma de fogo.

João Marcolino foi preso em Sebastião Maltês, no município de Caraúbas. No momento da prisão, foram apreendidas uma arma de fogo tipo “revólver”, calibre .38, e 13 munições intactas.

Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Vídeo: Paciente de 99 anos se recupera da Covid-19 e recebe alta do Hospital de Campanha de Natal


O Senhor Juvenal Lopes Pereira, 99 anos, passa a integrar a estatística dos vencedores da Covid-19.

Após alguns dias internado no Hospital de Campanha de Natal, Seu Juvenal recebeu alta hospitalar recuperado da doença.

Saiu da unidade hospitalar sob aplausos da equipe de saúde.

Por Heitor Gregório

Aprovação do governo entre beneficiários do auxílio emergencial é de 46%

Desaprovação caiu 5 p.p e foi de 44% para 39%, 32% aprovam Bolsonaro

Pesquisa DataPoder360 mostra que a aprovação do governo entre os brasileiros que receberam ou estão aguardando receber o auxílio emergencial é de 46%. Há duas semanas, esse percentual era de 45%. A variação está dentro do limite da margem de erro. A taxa continua superior à aprovação da população geral (40%).

Em 30 de junho, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a prorrogação do auxílio emergencial que começou a ser pago em abril, disponibilizado em 3 parcelas. Agora, serão pagas mais duas parcelas de R$ 600 por mais 2 meses. A intenção do governo é dar 1 efeito de cobertura financeira de 3 meses aos beneficiários.

Clique AQUI e continue lendo.

Qual é a força da retomada?

Após o que parece ter se desenhado até agora como o pior momento do novo coronavírus, entre abril e maio, o IBGE divulga às 9 horas o desempenho do setor de serviços e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os números devem ser determinantes para o desempenho do Ibovespa nesta sexta-feira. Ontem, o índice bateu a marca dos 100.000 pontos, mas recuou ao longo do dia. Uma mostra mais consistente da recuperação econômica pode fazer o índice romper de vez a “barreira psicológica”.

Na Pesquisa Mensal de Serviços, que diz respeito ao mês de maio, a expectativa é que o setor mostre recuperação em relação a abril, quando caiu 11,7%. Os dados vêm na semana em que os números do varejo superaram as expectativas na quarta-feira, puxando as altas da bolsa. Já o IPCA trará a inflação de junho, após queda de -0,38% em maio. O impacto da atividade econômica na inflação será determinante para indicar se haverá outro corte na taxa básica de juros (hoje em 2,25%) na próxima reunião do Banco Central, em 4 e 5 de agosto.


Covid-19: 40 novos casos em Apodi nas últimas 24 horas


A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação de 40 novos casos positivos e 43 casos recuperados de Covid-19 nesta quinta-feira (09), em Apodi, sendo uma paciente que recebeu alta da UTI.

No município são 2.726 notificações, 911 casos confirmados, 783 recuperados, 112 em acompanhamento e 14 óbitos.

Apenas dois pacientes de Apodi estão entre os internos, um dele se encontra na UTI e um no hospital da cidade.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 9/7



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quinta-feira (09), são 2726 notificações, sendo 21 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1794 descartados (65,9%), e 911 confirmados (33,4%). Dos pacientes confirmados 783 estão curados (86%), 114 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (12,5%) e tivemos 14 óbitos (1,5%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Falta de energia prejudica abastecimento em Felipe Guerra


A parte alta da cidade de Felipe Guerra teve suspensão temporária de abastecimento. O motivo foi a interrupção no fornecimento de energia no poço que atende os bairros da Cidade Alta, Centro, Alto da Liberdade e Conjunto Maria de Lurdes.

A energia retornou, no final da manhã, desta quinta-feira (9). São necessárias 48 horas para normalizar, pois a falta de energia ocorreu de forma continuada por cerca de sete horas.

Adutora de Apanha de Peixe será religada na terça-feira (14)



Como comunidades de Apanha de Peixe em Caraúbas, São Lourenço, Pindoba I e II e Carrilho, em Apodi, amostras ou venda retificada na terça-feira (14). A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Califórnia) esteve na comunidade São Lourenço, mas não conseguiu acessar para acessar o poço que exibiu o erro.

Como fortes luvas ocorrem essa semana, o solo é instável, impossibilitando a passagem de veículos pesados. Após religação ou sistema, sem final de tarde de terça-feira (14), são necessárias 48 horas para normalização do abastecimento das comunidades.


Família indígena é assistida por ocasião dos efeitos da covid-19 na zona rural de Apodi


A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social realizou, nesta quinta-feira (09), visita de busca ativa e acompanhamento familiar em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, por ocasião dos efeitos da covid-19.

A ação aconteceu a uma família que é indígena, na comunidade de São Lourenço. “Nossa equipe realiza, constantemente, serviço de assistência social por entender a importância deste tipo de benefício para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, comentou Alan Silveira, prefeito de Apodi. 

Coronavírus já infectou quase 35 mil pessoas no RN


Mais 31 mortes e 673 novos caso do novo coronavírus foram confirmados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Norte. Das mortes, cinco foram registradas entre a terça-feira, 7, e quarta-feira, 8. Foi o que informou o secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli. O Rio Grande do Norte soma 36.493 infectados e 1.322 morte pela covid-19.

De acordo com os dados informados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 8, outras 50.065 pessoas permanecem como suspeitas de estarem infectadas, enquanto 191 mortes permanecem em investigação para saber se ocorreram em decorrência da covid-19. Esses números, que podem ser decorrentes de outros vírus e doenças, também cresceram nas últimas 24 horas.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 8/7




Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quarta-feira (08), são 2652 notificações, sendo 19 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1762 descartados (66,5%), e 871 confirmados (32,8%). Dos pacientes confirmados 740 estão curados (85%), 117 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (13,4%) e tivemos 14 óbitos (1,6%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Após testar mais de 2.600 pessoas, Apodi já soma mais de 700 curados de COVID-19

O município de Apodi, no oeste do estado do Rio Grande do Norte, já realizou 2603 testes do novo Coronavírus em sua população. Esse dado, proporcionalmente, coloca a cidade como a que mais realiza testes em sua população do estado. Com a realização destes testes é possível um tratamento mais rápido para os pacientes positivados. Como reflexo deste trabalho, a cidade já conta com 710 curados da COVID-19.

Os dados foram divulgados, ontem (08), no último boletim do novo Coronavírus do município. Atualizado diariamente, o boletim apresenta todas as informações referentes aos pacientes suspeitos, descartados em tratamento, curados e óbitos.

O município de Apodi foi um dos pioneiros no estado a montar uma unidade de campanha para tratamento da COVID-19. O Centro de Saúde Dr. José da Silveira Pinto foi entregue à população no final do mês de junho. O espaço reúne 30 salas e, neste momento, está sendo uma importante ferramenta para a população no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Para o prefeito de Apodi Alan Silveira, os dados são bastante promissores. “Como estamos realizando uma grande quantidade de testes, estamos iniciando o tratamento de forma precoce também, com isso a quantidade de pacientes curados é, até o momento de 84% dos infectados, ou seja, 710 curados. Para tratar da COVID-19 montamos também uma unidade de campanha, completamente moderna e estruturada para atender a nossa população”, frisou.

Além de uma unidade de campanha para o tratamento da COVID-19, o município de Apodi dispõe de uma série de ações no enfrentamento do Coronavírus como: Desinfecção de locais públicos, barreiras sanitárias, ronda quarentena, distribuição de máscaras, ronda de dispersão, e mais recentemente uma ação voltada aos bairros que apresentam maior índice de contaminação denominado “Hora de Cuidar”, este último, realiza controle de fluxo, distribuição de máscaras, realiza testes rápidos, atendimento médico, acompanhamento das equipes de vigilância sanitária, campanha preventiva através da transmissão de informações à população.

RN passa mais de 24h sem confirmar mortes por Covid-19


O Rio Grande do Norte não confirmou morte por Covid-19 nas últimas 24h. os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que monitoram, junto à Sesap, os ados epidemiológicos do coronavírus no RN. O dado, no entanto, não garante que não ocorreram mortes no período no RN, visto que mais de 170 mortes estão em investigação.

A última vez que o RN não tinha registrado mortes em um só dia foi em 17 de abril, menos de um mês após o primeiro óbito registrado no estado. No caminho inverso, o pico diário de morte foi no dia 21 de junho, quando 38 novas vítimas fatais foram confirmadas no RN pelas autoridades sanitárias.

TN

A alta sociedade na lista do auxílio emergencial


Pagamentos suspeitos do auxílio emergencial consomem R$ 14 milhões dos cofres públicos.

Listas de beneficiados incluem políticos com patrimônios superiores a R$ 1 milhão.

É muito importante a identificação e exposição de quem se aproveitou dessa situação. O julgamento social é bem mais eficaz do que a devolução desses valores, que para muitos deles são apenas trocados.


Faça o inverso e seja feliz!

Aprendi logo cedo quando fiz minha primeira reportagem ainda no ApodiBaixo doPano, que jornalismo se faz com a dureza de palavras no combate ao errado e as injustiças. Mas sou cristão e por isso não tenho mágoas no coração, não desejo mal a ninguém. Aprendi muito cedo que manter o espírito livre de sentimentos negativos traz serenidade ao coração, nos permite usar o tempo de forma saudável. Mais do que isso, abranda os pensamentos menos nobres a nós dirigidos.

Tenho a plena convicção que o presidente Bolsonaro errou em todos os momentos quando no Brasil se instalou a Covid-19, a doença do século que arrasta milhares de almas ao túmulo aqui e no mundo inteiro. Estufou o peito para informar que era atleta, saradão, com se isso fosse um escudo protetor do mal. Tratou a pandemia de gripezinha, foi às ruas sem máscaras, desafiou todos os prognósticos, ignorou os riscos, acabou sendo contaminado.

Quem não erra na vida atire a primeira pedra, mas presidente da República não pode cometer atrocidades. Bolsonaro foi primário, agiu como ignorante, pôs em risco a saúde dos brasileiros, chegou a ser acusado de genocida pelos adversários mais implacáveis. Esse rosário de atropelos, entretanto, não sustenta a ignomínia de se rogar pela morte de alguém, seja ele quem for, porque a cristandade está acima de cargos, do poder e de qualquer status social.

Sou cristão e tenho velada a firme convicção de que o bem está acima do mal, o amor vence o ódio. Deus não deseja mal a ninguém. Como há de viver um ser que não conhece a necessidade do respeito?  Aprendi cedo com meus pais tementes a Deus que na vida uma coisa é fato: seja gentil, trate teu próximo com amor, não deseje mal a ninguém, que sempre terá uma porta aberta ou alguém para te ajudar. Isso não é interesse, mas um ciclo que gera apenas benefícios para a alma de quem faz e de quem doa.

Aprenda que o primeiro passo para ser feliz é não desejar mal ao próximo. Não faço parte de um mundo onde as pessoas desejam o mal do próximo, não faço parte e um mundo em palavras como “Eu te odeio”. Sou diferente, quero viver em um mundo melhor, nunca ouvir o próximo desejar a morte de quem quer seja. Meu mundo é o do amor irmanado por um Cristo que veio salvar o mundo, contaminar o nosso coração de amor.

Adoece quem não ama. Adoece quem não sorri, adoce quem guarda amargura no coração, quem comete injustiça! Quem comete essas coisas prejudica os outros, porém muito mais a si mesmo. Faça o inverso e seja feliz!

Texto adaptado do jornalista Magno Martins

terça-feira, 7 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 7/7



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa terça-feira (7), são 2603 notificações, sendo 21 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,8%), 1736 descartados (66,7%), e 846 confirmados (32,5%). Dos pacientes confirmados 710 estão curados (84%), 122 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (14,4%) e tivemos 14 óbitos (1,6%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Cohab, Boa Viagem e Betel são os bairros atendidos pela ação “Hora de Cuidar"


A Prefeitura de Apodi deu início a mais uma semana da ação “Hora de Cuidar", desta vez, está acontecendo nos bairros Cohab, Boa Viagem e Betel. São diversas ações como: atendimento médico, realização de exames para covid-19, distribuição de máscaras, visita casa a casa com orientações e informações da Vigilância Sanitária, visita da Ronda Quarentena que monitora pacientes positivos e suspeitos para Covid-19, dentre outras ações de combate ao novo coronavírus.


Os pacientes positivos e suspeitos para Covid-19 podem procurar o Centro de Saúde, já as pessoas que precisam de atendimento médico podem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião.


O resultado bom é exatamente o trabalho de assistência que é oferecido à população dos bairros. A ações vai até o povo com atendimento, orientação, monitoramento, exames, levando informações e orientações ajuda na questão da conscientização das pessoas. Esta é a terceira semana da ação “Hora de Cuidar” que vem trazendo bons resultados no município. A ação segue nos bairros citados até sexta-feira (10).

Chuvas dificultam conserto de poço que atende adutora de Apanha Peixe


As comunidades de Apanha Peixe em Caraúbas e São Lourenço, Pindoba I e II e Carrilho, em Apodi, estão com o abastecimento suspenso. A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve dificuldade de acesso ao poço que fica na comunidade de São Lourenço, em Apodi, depois das chuvas desta segunda-feira (6).

Por enquanto não existe previsão para religar o poço. Após religar, são necessárias 48 horas para normalização.

Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 35,08% da sua capacidade total


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (06), indica que as reservas hídricas superficiais potiguares somam 2. 471.145.959 m³, que correspondem a 56,46%, dos 4.376.444.842 m³ que os mananciais monitorados conseguem acumular juntos. No início de julho de 2019, as reservas estaduais eram de 1.391.168.696 m³, percentualmente, 31,78% da capacidade total do RN.

Segundo maior reservatório do Estado, a barragem Santa Cruz do Apodi atualmente acumula 210.391.620 m³, correspondentes a 35,08% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³. Em julho de 2019, neste mesmo período, o manancial estava com 146.346.069 m³, percentualmente, 24,40% do seu volume máximo.


Estado e municípios do RN correm risco de atrasar salários

As prefeituras do Rio Grande do Norte recebem hoje (7) a última parcela da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassada pelo Governo Federal. A Federação dos Municípios do RN (Femurn) alerta que, se não houver prorrogação para o próximo semestre, muitos municípios ficarão sem recursos financeiros para cumprir compromissos como folha de pagamento de pessoal. De acordo com o presidente da entidade, José Leonardo Cassimiro de Araújo, sem a ajuda federal “os municípios não vão suportar atravessar esse segundo semestre com a mesma folha de pagamento”.

As 167 prefeituras do Rio Grande do Norte recebem nesta terça-feira (7), data da última parcela, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), R$ 66,47 milhões. O maior volume recursos vai para Natal, que terá R$ 5 milhões, seguido de Mossoró e Parnamirim, com R$ 1,52 milhões.

O programa de compensação das perdas de FPM encerra com esse repasse. Mas as entidades que representam os prefeitos alertam que, se não houver prorrogação para o próximo semestre, as prefeituras ficarão sem recursos financeiros para cumprir compromissos como folha de pagamento de pessoal por causa das perdas de arrecadação em decorrência da crise econômica da crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus.

Eu vi na Tribuna do Norte

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Apodi registra mais duas mortes por covid-19 e 13 novos casos




Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa segunda-feira (06), são 2575 notificações, sendo 34 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (1,3%), 1710 descartados (66,4%), e 831 confirmados (32,3%). Dos pacientes confirmados 695 estão curados (83,6%), 122 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (14,7%) e tivemos 14 óbitos (1,7%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Nota do blog: As duas vítimas fatais eram idosas de 88 anos. Além dos 14 óbitos confirmados, outros 34 estão em investigação.

Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento da senhora Adalgiza Maria de Souza


É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Apodi lamenta o falecimento da senhora Adalgiza Maria de Souza, de 88 anos, ocorrido nesta segunda-feira, dia 06 de julho. Dona Adalgiza estava acometida pela COVID-19, veio a óbito no início desta noite.

Nesse momento de luto e profunda tristeza, a Gestão Municipal roga ao bom Deus que console os corações dos familiares e amigos.

A Administração Municipal reforça o pedido de conscientização dos apodienses, continuem em isolamento social, respeitando as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus. Vamos proteger e cuidar principalmente das pessoas do grupo de risco como os nossos idosos. Mais empatia e amor ao próximo.

Fique em casa sempre que puder e use máscara sempre que sair.

Prefeitura de Apodi já distribuiu mais de 45 toneladas de alimentos entre os alunos da rede municipal


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), encerrou nesta semana a segunda remessa de entregas de Kits Alimentação Escolar para as mais de 3 mil crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O benefício foi concedido em decorrência da pandemia do Coronavírus e após a suspensão das aulas presenciais.

No município de Apodi/RN, já foram realizadas duas entregas dos kits nas escolas da rede municipal, onde 3.300 alunos foram contemplados com mais de 45 toneladas de alimentos, que compõem a necessidade nutricional diária deles. Cada escola tinha sua logística de entregas com a presença da nutricionista, do coordenador e os membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), durante as entregas na zona urbana e rural.

“A alimentação na escola é importante em vários fatores, seja do aprendizado até a ingestão de vitaminas e minerais compostos nas refeições, e é gratificante, mesmo diante dessa pandemia, ter sido decretado a distribuição desses kits para os nossos alunos mesmo com as aulas suspensas”, ressaltou a nutricionista da merenda escolar Marcela Menezes.

“O objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante à pandemia, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis”, comentou coordenador Júnior Canela.

A presidente do CAE, Iriscleide Oliveira, comenta que o conselho é atuante frente as suas atribuições. “Estamos desempenhando nosso papel de conselho, fiscalizando o uso dos recursos públicos destinados a alimentação escolar e a qualidade de gêneros alimentícios que está sendo oferecido aos alunos durante o período de calamidade pública decorrente da COVID-19”, finalizou.

Mais um paciente da covid-19 falece em Apodi; agora são 13


A senhora Rita de Oliveira Moreira, 88 anos, tinha outras comorbidades, mas testou positivo para Covid-19.

Até o momento o município de Apodi, registrou 13 óbitos por coronavírus.

Caern trabalha em vazamento na cidade de Apodi


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando na retirada de um vazamento na adutora de 500mm da cidade de Apodi. O problema foi detectado no fim da manhã desta segunda-feira (06). Devido ao vazamento, os poços do sistema precisaram ser paralisados, com isso o fornecimento de água para a cidade foi suspenso.

A previsão da Caern é concluir o serviço até o fim da tarde desta terça-feira (07), quando o abastecimento deverá ser retomado. O prazo de normalização, ou seja, para que todos os imóveis estejam com o abastecimento regular é de até 48h após o conserto.


Prorrogação da primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa foi prorrogada até o dia 31 de julho.

Já a emissão da Declaração do Rebanho pode ser obtida, até o dia 31 de agosto, na sede da secretaria.

domingo, 5 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 5/7



Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esse domingo (05), são 2523 notificações, sendo 04 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,15%), 1701 descartados (67,45%), e 818 confirmados (32,4%). Dos pacientes confirmados 680 estão curados (83,1%), 126 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (15,4%) e tivemos 12 óbitos (1,5%).

O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações e ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.