sábado, 4 de julho de 2020

Apodi já testou 7% da população para Covid-19



O município de Apodi já testou 7% de sua população, foram 2.510 testes realizados para covid-19 até o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde na noite deste sábado, 4, às 21h.

A Prefeitura de Apodi, em parceria com o IMT-RN/UFRN, vem realizando 20 testes (Swab) diários de covid-19, uma média de 100 exames por semana. Devido ao aumento da quantidade de testes na população, é natural que o número de notificados aumente, uma vez que mais pessoas têm acesso ao diagnóstico mais rápido.

Foto: Fiocruz

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 4/7

Sábado (4)
Sexta-feira (3)

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esse sábado (04), são 2510 notificações, sendo 18 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1682 descartados (67%), e 810 confirmados (32,3%). Dos pacientes confirmados 668 estão curados (82,5%), 131 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (16,2%) e tivemos 11 óbitos (1,3%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações, os Decretos e as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Sopão do amor é exemplo de cuidado ao próximo em Apodi


O Comitê do Amor através dos coordenadores: Adriana Gurgel, Josinaldo Cardoso, Neto do Rosário, Fabrício Medeiros, Marcos Magalhães e Carla Leite, segue hoje dia 04 de julho colaborando com às vítimas da COVID-19.

A distribuição das 150 unidades do sopão acompanhado com pães foram feitas pela coordenação da Ronda Quarentena nas pessoas das dentistas Mayara Bandeira e Luma Marins e da Assistente Social Paloma Priscilla que vem trabalhando na luta do enfrentamento dessa pandemia em Apodi. Pedimos a todos: fiquem em casa e que continuem doando para as nossas ações do Comitê do Amor. Cuidemos daqueles que necessitam dessa ajuda.

Faça sua parte. O Comitê do Amor, em apoio às vítimas da COVID-19, localizado na residência da coordenadora Adriana Gurgel à rua Luís Jacinto de Oliveira, 29, Lagoa Seca, com o apoio do Blog ApoDiário e doadores, vem realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para o sopão do amor.

Essas pessoas em vulnerabilidade social, precisam nesse momento, de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então compreendemos que essa ação vire uma prática social de cada um. Hoje, 04 de julho, estregamos (150) cento e cinquenta unidades do sopão do amor acompanhado de um pão.

Desde já nossos agradecimentos aos doadores deste sábado 04 de julho: Jânio Duarte do ApoDiário, Parreira Frutas Atacarejo, Panificadora e Conveniência Boa Massa, Panificadora Cristal, Panificadora Delícia de Pães, Marcela, Sinésio, Lúcia de Manoel de Elísio, Ivonete Pinto, Neto Carlos, Deuzirene Xavier, Hélio Sena, Aparecida Sena, Plaspel Variedades, Semaria Amorim e Fernanda Paula.

Agradecemos a todos,

Juntos venceremos!
Faça sua doação!
Doar é um gesto de solidariedade!

Prefeitura finaliza segunda entrega de Kits Alimentação Escolar para alunos da rede municipal

Mais de 3 mil crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal receberam os alimentos

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), encerrou nesta semana a segunda remessa de entregas de Kits Alimentação Escolar para as mais de 3 mil crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O benefício foi concedido em decorrência da pandemia do Coronavírus e após a suspensão das aulas presenciais.

Ao total, 3.300 alunos da Rede Municipal se cadastraram para receber o Kit, além dos alunos do Lar da Criança. O Conselho da Merenda Escolar ajudou na organização e distribuição. Assim como ocorreu com a primeira etapa, as famílias retiraram os Kits na instituição em que o aluno está cadastrado.

Isolamento social no RN se mantém próximo a 40%


“No primeiro dia do início da abertura gradual da economia no Rio Grande do Norte o índice de Isolamento Social se manteve no mesmo padrão. Um bom sinal”. Em torno de 40%, disse Aldemir Freire, Secretário Estadual de Planejamento.

Vamos aguardar como o apodiense se comporta com a abertura gradual do comércio.


O coronavírus surgiu mesmo no Brasil? E por que isso importa?

Robert Bonet/NurPhoto/Getty Images

Até semanas atrás não havia muitas dúvidas sobre a origem do Sars-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela maior pandemia em 100 anos. O vírus, pelo que se sabia, havia nascido na China e se espalhado pelo mundo a partir da província de Wuhan.

Nesta quinta-feira a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou que o Sars-CoV-2 foi encontrado em duas partículas do esgoto de Florianópolis em novembro de 2019. O estudo, ainda preliminar, indica que o vírus poderia já estar na capital de Santa Catarina mais de um mês antes de ser identificado e anunciado globalmente. Clique AQUI e continue lendo.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 3/7

Sexta-feira (3)
Quinta-feira (2)


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa sexta (03), são 2480 notificações, sendo 18 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1662 descartados (67,1%), e 800 confirmados (32,2%). Dos pacientes confirmados 658 estão curados (82,2%), 131 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (16,4%) e tivemos 11 óbitos (1,4%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações, os Decretos e as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Encerramento de mais uma ação do "Hora de Cuidar", em Apodi


Colaboradores, que fazem parte da ação “Hora de Cuidar” encerrou mais uma semana de intenso trabalho com uma série de atividades, ações de saúde e bem-estar durante a pandemia do novo coronavírus.

O "Hora de Cuidar" foi realizado nos bairros Centro e Malvinas durante 5 dias com diversas ações, levando uma série de serviços e informações no enfrentamento à Covid-19.


A Equipe de Vigilância Sanitária visitou e orientou todos estabelecimentos comerciais; mais de 100 atendimentos médicos; realização de 28 exames para Covid-19; o ronda quarentena visitou todos os suspeitos e positivos dos bairros; distribuição de máscaras, 98% das casas visitadas nos bairros Malvinas, Centro até o Betel e controle de fluxo de veículos no centro comercial, Malvinas e orla da lagoa.

As estratégias foram articuladas com o apoio da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19, e contam com a participação das equipes assistenciais de saúde, com apoio da secretaria de Assistência Social, Bombeiros Civis e a Polícia Estadual de Trânsito.

A cara compra de respirador que não chegou


Com tantos meses de pandemia já passados e tantas denúncias acumuladas sobre mau uso de dinheiro público da Saúde no Estado do Rio Grande do Norte neste período, fica difícil acreditar que ainda haja algo de surpreendente para abordar.

Mas é sempre possível.

O blog mostra hoje o caso envolvendo a compra de respiradores. Desta vez, a reportagem revela que o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, prestou explicações a 17 dos 24 deputados estaduais sem sessão especial remota, na tarde de ontem, sobre a compra de 30 respiradores de UTI, que não foram entregues ao Estado e custaram R$ 4,9 milhões aos cofres públicos.

"O caso da compra dos respiradores não pode ser visto sem uma contextualização geral, conforme o trabalho que o governo estadual executa para enfrentamento da pandemia no Rio Grande do Norte", disse o secretário, durante a sabatina de três horas com deputados de oposição e de apoio ao governo.

Na prática, nenhum dos 30 respiradores que deveriam estar sendo usados foi ligado na tomada. Só sabemos que estão à espera de liberação.

Mas alguém está com o bolso cheio independentemente disso.

Programa Analisador Político na rádio Cidade FM


Com a promulgação da PEC n° 107/2020, que estabelece novas datas para o pleito eleitoral deste ano, Gilvan Alves retorna à condução dos programas "Analisador Político" e "Pauta Aberta" até o dia 10/08/20.

Em conformidade com os novos prazos eleitorais definidos em lei, que permite que as emissoras de Rádio e TV possam vincular programas apresentados por pré-candidatos, ficando proibidas somente a partir do dia 11/08/20.

"Estávamos afastados do rádio desde a terça-feira (30), em conformidade com a lei anterior. Com a promulgação da nova lei, retornaremos até a data permitida", comentou.

Convidamos a todos para hoje, às 18h, participarmos do programa Analisador Político.

A euforia das vacinas

Nesta ilustração, um médico segura uma seringa e um frasco rotulado como a vacina da Covid-19 Vincent Kalut/Getty Imagens
A semana termina com um reforço em uma discussão latente nas últimas semanas nas bolsas. Faz sentido a euforia dos investidores em torno de testes de vacinas e medicamentos? Nesta sexta-feira, a agência Reuters publicou uma reportagem sobre a farmacêutica Moderna, uma das empresas mais avançadas nas pesquisas da vacina, mostrando como seus executivos estão vendendo ações e fazendo fortuna nas últimas semanas.

Segundo a Reuters, o presidente da companhia, Stephane Bancel, já embolsou 21 milhões de dólares nos últimos meses, período em que o valor de mercado da companhia, desconhecida antes da pandemia, triplicou. O diretor médico da empresa, Tal Zaks, embolsou 35 milhões de dólares. As vendas não têm nada de ilegais, mas escancaram uma nova anomalia dos mercados: nesta quarta-feira, um teste da Pfizer feito com dezenas de participantes conseguiu, sozinho, impulsionar as bolsas, apesar de notícias ruins na economia e de uma segunda onda de contágio sobretudo nos Estados Unidos.


Secretaria de Obras divulga mapa das estradas vicinais já recuperadas


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, formulou um mapa de acompanhamento dos serviços de recuperação das estradas vicinais do município. O mapa é de fácil interpretação, e tem como objetivo principal fazer com que a população consiga identificar as estradas já recuperadas nas regiões e a localização atual onde os maquinários se encontram trabalhando.

“Estaremos atualizando o mapa frequentemente a cada trecho concluído e, assim será nas quatro regiões de Apodi, estamos agora na região da Pedra”, informou o secretário Alan Rodrigues.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 3/7

Quinta-feira (2)
Quarta-feira (1)

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quinta (02), são 2452 notificações, sendo 25 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (1%), 1642 descartados (67%), e 785 confirmados (32%). Dos pacientes confirmados 648 estão curados (82,6%), 126 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (16%) e tivemos 11 óbitos (1,4%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações, os Decretos e as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Apodi aderiu ao Decreto Estadual N° 29.742 que prevê a reabertura do comércio de forma gradual


Secretaria de Obras melhora iluminação pública e realiza balanço de investimentos na área


O governo municipal, por meio da secretaria de Obras, presta contas ao município sobre as melhorias realizadas em iluminação pública durante o mês de junho de 2020. 

O secretário da pasta, Alan Rodrigues, informa que, para agilizar os atendimentos do setor, o atendimento exclusivo à manutenção da rede de iluminação pública. "Teremos duas equipes permanentes: uma na zona urbana e outra na zona rural, para melhor atender a demanda do município a partir do mês de julho de 2020". 

Os números mostram um trabalho intenso nesta área no mês de junho. Foram 81 novas luminárias, sendo 78 na zona urbana e 3 na zona rural e mais 121 reparos sendo 55 na zona urbana e 66 na zona rural. Totalizando 16 bairros e 18 comunidades atendidas. 

Outra ação importante, é ampliação da rede em vários bairros. 

Vereador requer melhorias em iluminação pública


Desde o início do mês de janeiro, a Câmara de Apodi encaminhou à prefeitura requerimentos com pedidos de manutenção de lâmpadas localizadas em espaços públicos. 

Segundo a justificativa das requisições, os documentos salientam a necessidade de preservação da segurança dos moradores e dos pedestres que transitam por estes locais. 

“Temos recebido diversas reivindicações, sobre a falta de luminárias públicas nas comunidades e na cidade”, relata Gilvan Alves.  
 
Só no ano passado, a Câmara aprovou alguns créditos suplementares com arrecadação excedente da Taxa Contribuição de Iluminação Pública. 

Fonte: Assessoria do Vereador Gilvan Alves 

Reforma está pronta para votação em plenário


A Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional da Previdência aprovou, ontem, o relatório do deputado Raimundo Fernandes (PSDB), que acolheu quatro das 13 emendas apresentadas pelos deputados ao texto oriundo do Poder Executivo. 

A principal dela altera a faixa de inserção da alíquota de contribuição para os servidores, que recebem uma remuneração de até R$ 3.050,53, ao invés de R$ 2,5 mil como proponha a governadora Fátima Bezerra (PT). Os sindicatos que representam os servidores defendem uma faixa de isenção ampliada para até R$ 3,5 mil. 

Para continuar lendo clique AQUI.

Barragem de Apodi permanece com mais de 35% da sua capacidade


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quarta-feira (1º), informa que a barragem a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 211.608.710 m³, correspondentes a 35,29% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório represava 146.346.069 m³, percentualmente, 24,40% do seu volume máximo.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

[espaço do leitor] O desabafo de um jovem apodiense

Por Victor Hiago*

Depois da perda da UFERSA e UERN eu pensava que o esquecimento com Apodi fosse machista e oligarca. Me enganei, o desprezo com os apodienses não tem sexo nem ideologia. Homens e mulheres, oligarcas ou de origem popular, os governadores e governadoras do RN relegam a Apodi o desprezo e esquecimento.

Não sei se a cadeira da governadoria causa amnésia, mas é um fato que sempre somos os últimos da fila. Dessa vez o golpe vem do povão, de uma governante que obteve ampla maioria de votos aqui na cidade, mas, ao que tudo indica, esqueceu que aqui ainda tem eleitores.

Nossa cidade amarga o esquecimento de um governo que não tem Apodi no mapa do RN. Com quase 800 casos confirmados de COVID e 11 mortos pela doença, Apodi não possui um único leito de UTI na cidade para atender seus moradores. 

A governadora do Partido dos Trabalhadores esqueceu que em Apodi o povo trabalha, adoece e merece ser cuidado. Claro, daqui a pouco irão me responder com milhões de desculpas técnicas sobre a alocação de leitos em todas as cidades que receberam, mas isso não me convence, nós sabemos que a gestão do dinheiro público é, acima de tudo, uma gestão política, ainda que racional.

Decepcionados, esquecidos e humilhados. Os apodienses mandam um recado aos ocupantes da governadoria na Capital: nós iremos sobreviver, somos sertanejos fortes, iremos vencer tudo isso, para recebê-los em nosso torrão com o mesmo desprezo que nos tratam agora.

2022 chegará, as urnas novamente serão abertas, nos esqueçam nesse ano. Nós os esqueceremos nas urnas. Nenhuma desculpa técnica é suficiente com uma população de 40 mil habitantes que agoniza levando seus conterrâneos para morrer em terras alheias.

Vergonha de um governo que deveria olhar para os mais humildes com a mesma atenção que esbanjam no momento de pedir votos.

Observação: estou marcando a Sra. Governadora do RN nesse post por respeito ao contraditório. Mas por gentileza, caso a equipe de comunicação do governo venha dar desculpas ao invés do anúncio de medidas futuras concretas e efetivas nos poupe da energia de ter que ler. Queremos atitudes, enérgicas e urgentes.

Victor Hiago é estudante de Direito, cursa o 10° período na UERN.


Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 1/7

Quarta-feira (1)
Terça-feira (30)

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa quarta (01), são 2421 notificações, sendo 29 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (1,2%), 1617 descartados (66,8%), e 775 confirmados (32%). Dos pacientes confirmados 640 estão curados (82,6%), 124 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (16%) e tivemos 11 óbitos (1,4%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Vamos seguir as orientações, os Decretos e as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Apodi intensifica medidas de combate à Covid-19


A distribuição de mais de 32 mil máscaras, instalação de lavatórios no centro comercial e higienização das ruas e avenidas, barreiras sanitárias são algumas das medidas adotadas pela prefeitura de Apodi, visando o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. 

Outra ação que vem dando resultado é o “Hora de Cuidar”, que nesta semana se concentra no centro comercial da cidade. Uma das medidas adotadas é o controle de fluxo nos bairros Centro e Malvinas, para evitar a circulação de pessoas que não tenham atividades essenciais a fazer nestes locais. 


As equipes da Ronda Quarentena, agentes de saúde, assistência social e vigilância sanitária estão orientando a população, assim como distribuição de máscaras e atendimento médico diariamente na UBS São Sebastião. 

Já os pacientes positivados e os suspeitos de covid-19 serão atendidos no novo centro de saúde entregue hoje.