sábado, 27 de junho de 2020

Coronavírus: Apodi ultrapassa a marca de 80% de curados, diz secretaria

Apodi está entre os cinco com melhor índice de cura no RN

Os dados atualizados hoje pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que o Município de Apodi ultrapassou a marca de 80% de curados do coronavírus. Segundo a pasta, 582 pessoas — já estão curadas.

Apodi tem a maior incidência do Estado porque já testou mais de 6% da população, consequentemente diminuindo a sub notificação.


Em Apodi, a pessoa com sintomas tem a chance de confirmar e se isolar mais rapidamente, e não colocar a sua família em risco. Embora, tivemos mais um óbito hoje, nossa letalidade continua abaixo da média.

Somos o 34° município em mortalidade com 25/100 mil habitantes. Importante ressaltar que Apodi também é a cidade que mais testou em todo RN.


Maior mortalidade é a cidade de Areia Branca com 133,2/100 mil habitantes. Apodi está entre os cinco com melhor índice de cura no RN.

Com informações da ADCON.RN

Nota do blog: Deus tem feito milagres todos os dias em nossa cidade.

Voluntários deixam quarentena de lado para ajudar quem está sendo prejudicado pela pandemia em Apodi

Na preparação do sopão ou no apoio a famílias de baixa renda, voluntários se colocam na linha de frente e ajudam pessoas em vulnerabilidade social

Em um momento delicado para todas as estruturas da sociedade, onde o conselho geral é ficar em casa e evitar a aproximação ou o contato com outras pessoas, existem grupos que deixam o conforto de seus lares para dedicar seus recursos, tempo e trabalho no auxílio daqueles que mais precisam.

Seja no preparo do sopão ou no apoio a famílias de baixa renda que dependem de doações para garantir uma refeição à mesa, sete voluntários se colocam na linha de frente para enfrentar os desafios da pandemia. O Comitê do Amor através dos coordenadores: Vilmaci Viana, Adriana Gurgel, Josinaldo Cardoso, Neto do Rosário, Fabrício Medeiros, Marcos Magalhães e Carla Leite, seguiram hoje, dia 27 de junho colaborando com às vítimas da Covid-19.

A distribuição das 150 unidades do sopão acompanhado com pães foram feitas pela coordenação da Ronda Quarentena, nas pessoas das dentistas Mayara Bandeira e Luma Martins e da Assistente Social Paloma que vem trabalhando na luta do enfrentamento dessa pandemia em Apodi. Pedimos a todos: fiquem em casa e que continuem doando para as nossas ações. “Cuidemos daqueles que necessitam dessa ajuda”, disse Vilmaci.

FAÇA sua parte. O Comitê do Amor, em apoio às vítimas da Covid-19, fica localizado na residência da coordenadora Vilmaci Viana à rua Padre Benedito Alves, 340, com apoio do ApoDiário e doadores, vem realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para o sopão do amor.
Essas pessoas em vulnerabilidade social, precisam nesse momento, de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então compreendemos que essa AÇÃO vire uma prática social de cada um. Hoje, 27 de junho, estregamos (150) cento e cinquenta unidades do sopão do amor acompanhado de um pão.

Desde já nossos agradecimentos aos doadores deste sábado, 27 de junho: Jânio Duarte,  Geraldinho Targino, Parreira Frutas Atacarejo, Panificadora e Conveniência Boa Massa, Panificadora Cristal, Edinarte Silveira, João Marinho, Carísia Marinho, Flávia Silveira, Lucas Tecidos, Maria Francisca, Cocozo e Ubiraci, Adão e Alice, Leopoldo e Karen, Léo Frutas, Adriano de Toinho de Joca, João Cordeiro, Sônia Baité, Maria Emília, Amorim das verduras, Nadja de seu Robson Lopes e Anábia Feitosa.

Agradecemos a todos!
Juntos venceremos!
Faça sua doação!
Doar é um gesto de solidariedade!

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 27/06

Sábado (27)
Sexta-feira (26)

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa sábado (27), são 2306 notificações, sendo 17 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1562 descartados (67,8%), e 727 confirmados (31,5%). Dos pacientes confirmados 582 estão curados (80,1%), 134 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (18,4%) e tivemos 11 óbitos (1,5%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Essa semana já foram realizados 236 exames no Município. Vamos seguir as orientações e Decreto Municipal, iremos intensificar as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia. 

Apodi poderá ganhar 4 leitos de UTI's


Informações extraoficiais do deputado estadual Bernardo Amorim, através de um vídeo gravado por João Paulo mototáxi, anunciou que hoje estaria vindo uma equipe ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. A informação é que vieram verificar as instalações para posteriormente adequá-las para receber os leitos.

Caso ocorra tudo dentro da normalidade, Apodi poderá ganhar 4 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ótima notícia!

73 bebês nasceram no hospital de Apodi durante pandemia

Foto: Cedida | Comad Apodi
Profissionais do Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD de Apodi realizaram mais um dia de partos por cesarianas. Com os partos realizados nessa sexta-feira (26), já nasceram 73 bebês durante a pandemia (março - 11, abril - 23, maio - 19 e junho 20 até ontem), totalizando 343 partos entre naturais e cesarianas, desde a criação do COMAD.

O centro obstétrico é formado por uma equipe multiprofissional, além de uma estrutura toda equipada para atender as gestantes, sempre respeitando as medidas necessárias.

Eles nasceram sem direito à visita da família. Sequer conheceram avós, tios, primos. Outros não puderam ter nem seus pais por perto nos exames pré-natal. Ou, pior, quando suas mães entraram em trabalho de parto ou se recuperavam após seu nascimento. São os bebês da quarentena. Eles estão vindo ao mundo quando o mundo já não é mais o mesmo - e medidas de isolamento são impostas pela pandemia de coronavírus.

A equipe médica ainda orienta sobre os cuidados no pós-parto, quando, em casa, a criança não deve receber visitas e a família precisa seguir os protocolos de higiene à risca: tomar banho ao chegar em casa – caso tenha tido necessidade de sair –, lavar as mãos com água e sabão e o uso de máscara pela mãe ao amamentar – se apresentar qualquer sintoma de gripe.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Acompanhe a situação do Coronavírus em Apodi. Informação atualizada em 26/06

Sexta-feira (26)
Quinta-feira (25)

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até essa sexta-feira (26), às 20h40min, são 2286 notificações, sendo 20 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,87%), 1550 descartados (67,8%), e 716 confirmados (31,33%). Dos pacientes confirmados 558 estão curados (78,1%), 148 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (20,5%) e tivemos 10 óbitos (1,4%).

O boletim da Secretaria Municipal da Saúde mostra ainda 12 novos casos confirmados da doença em moradores da cidade. Agora são 716 pessoas infectadas pelo novo coronavírus na capital da água.

Números da covid-19 em Apodi
Total de notificação – 2286
Suspeitos - 20
Descartados – 1.550
Confirmados – 716
Isolamento – 148
Hospitalizados – 5
Recuperados – 558
Óbitos – 10

SMS de Apodi recebe grande doação da Assembleia Legislativa


A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde desta sexta-feira (26) uma grande doação da Assembleia Legislativa, para ajudar no combate ao novo Coronavírus. Ao todo foram doados 8 mil litros de álcool líquido à 70% e 2 mil máscaras cirúrgicas.

"Agradeço em nome do deputado estadual Ezequiel Ferreira a doação feita pela Assembleia Legislativa. Chegou numa boa hora, iremos usar nas nossas Unidades de Saúde e no Hospital Regional. Vamos juntos na luta contra à Covid-19", comentou o prefeito Alan Silveira.

Ação "Hora de Cuidar" beneficiou 4 bairros durante a semana


A Prefeitura de Apodi encerrou, nesta sexta-feira (26), a ação "Hora de Cuidar" nos bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II e Garilândia. Foram 5 dias de diversas ações nos 4 bairros, levando uma série de serviços e informações no enfrentamento à COVID-19.

A Equipe de Vigilância Sanitária visitou 50 estabelecimentos comerciais; a Unidade Básica de Saúde (UBS) realizou 152 atendimentos; foram realizados 15 exames (Swab) e mais 35 testes rápidos para Covid-19 em pacientes sintomáticos. 98% das residências foram visitadas e orientadas pelas equipes da UBS e da Assistência Social com distribuição de 2 mil máscaras, e todos os suspeitos e positivos foram visitados pela Ronda Quarentena. Um trabalho educativo, no sentido de preservação à saúde.


O “Hora de Cuidar” conta com equipe médica fazendo atendimento, monitoramento de famílias, realização de testes rápidos, fiscalização das atividades dos bairros e controle de fluxo.

Agora a ação vai acontecer próxima semana no Centro Comercial, Malvinas e na Orla da Lagoa.

Depois de 12 anos de obra, águas do Rio São Francisco chegam nesta sexta ao Ceará


Oficialmente, são 12 anos de espera. Contudo, a ideia do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) como forma de solucionar a escassez hídrica causada pela seca acompanha governos desde, pelo menos, o Segundo Império – ainda no século XIX.

Nesta sexta-feira (26), as águas do Velho Chico chegam ao Ceará, mais precisamente na barragem de Jati, na região do Cariri. Obra iniciada no governo do PT, em 2007, e que também passou por um governo do MDB, é na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que o trecho que conduz os recursos hídricos ao território cearense será inaugurado.

RN tem apenas três cidades sem casos confirmados de covid-19


Passados pouco mais de 100 dia da pandemia do novo coronavírus no RN, três cidades do Estado não registraram casos ou óbitos pela covid-19. Curiosamente, todas estão localizadas no Oeste. São elas: Água Nova, Rafael Fernandes e Riacho de Santana, cidades com menos de 10 mil habitantes.

Gestores de saúde desses municípios ouvidos pela Tribuna do Norte disseram que os municípios têm adotado fiscalização no comércio e barreiras sanitárias na entrada das cidades como medidas de prevenção. A região Oeste é uma das mais afetadas pela disseminação dos casos de covid-19, com epicentro em Mossoró. Clique AQUI e continue lendo.



Sistema do MPRN que monitora Portais da Transparência dos Municípios ganha nova versão


Novas funcionalidades da versão 1.2 vão aprimorar a avaliação das execuções orçamentárias; Portal da Transparência do Estado foi incluído

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) atualizou o sistema Confúcio, que averigua os Portais da Transparência sobre os gastos serviços de saúde e de combate à Covid-19, para a versão 1.2. Foram implementadas novas funcionalidades que melhor auxiliarão o monitoramento da utilização do dinheiro público por parte dos Municípios potiguares. Uma das novidades é a inclusão da avaliação do Portal da Transparência do Estado.

A versão anterior do sistema foi lançado no dia 11 junho de 2020. E em menos de 15 dias, já ganhou a versão 1.2, que adicionou aplicabilidades como a coluna Execução no quadro “Portais de Transparência: Visão Geral dos Portais de Transparência”, possibilitando a verificação percentual de quanto dos repasses foram executados.

A ferramenta ainda ganhou dois novos critérios (Série Histórica Qualidade da Despesa) e um sub-critério (de avaliação DNS, no critério Saúde do Portal) para mensurar a execução orçamentária. Na versão anterior, a ferramenta se baseava em quatro critérios para classificar os Portais de Transparência (Saúde do Portal; Qualidade dos Dados do Portal; Disponibilidade do Portal; e Usabilidade), com cada um recebendo pontuações de 0 a 100 pontos.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Paciente de Apodi com 44 anos com Covid-19 recebe alta da UTI

Francisco Moreira Maia (Efraim) passou 13 dias internado na UTI, em Caicó

Recuperado da Covid-19, o religioso Francisco Moreira Maia (Efraim), de 44 anos, tem motivos para comemorar. Após ficar 21 dias internado, sendo 13 dias na UTI do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, ou simplesmente Hospital do Seridó, ele venceu a Covid-19 e já voltou para o aconchego do lar. Ainda que afastado da família, ele está isolado em um quarto enquanto se recupera da longa internação.

O contato com a família, que festejou a vitória, Efraim Moreira gravou um vídeo agradecendo as orações de todos os apodienses e os cuidados da equipe médica da cidade de Caicó, sobretudo a Drª Jonsuellya Gurgel, de Apodi.

Ele deu entrada, inicialmente, no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, dia 2 de junho. No dia 4 de junho às 14h, ele foi transferido para um leito de UTI no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. A família acompanhava apreensiva, à distância, devido ao protocolo hospitalar, as notícias de Efraim enquanto esteve no hospital.

Prefeitura inicia segunda etapa de entrega dos kits de alimentação para alunos da rede municipal

Apenas uma pessoa (o pai, a mãe ou o responsável) deve comparecer à unidade no dia e horário marcados pela direção para retirada do kit

A Prefeitura de Apodi iniciou, nesta terça-feira (23.06), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a entrega da segunda etapa dos kits de alimentação aos 3300 alunos da Rede Municipal de Ensino, nas 28 unidades escolares.

Para a aquisição dos kits, nesta etapa, foram utilizados recursos municipais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – Lei Federal n° 13.987/2020. A ação tem o objetivo de complementar a alimentação dos alunos, durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A exemplo do que ocorreu na primeira etapa, realizada no último mês de maio e que beneficiou todos os alunos da Rede Municipal, a distribuição dos kits estão acontecendo nas unidades escolares, obedecendo um cronograma, onde a direção da escola entra em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para retirada.


Para que o processo de entrega transcorra sempre da melhor forma, sem aglomerações, a SEMEC orienta que apenas uma pessoa (o pai, a mãe ou o responsável) compareça à unidade escolar, onde o aluno está matriculado, no dia e horário marcados pela direção para retirada do kit.

Ao chegar na unidade, os pais recebem orientações para lavar as mãos, com água e sabão, ou utilizar o álcool gel, assim como é resguardado o distanciamento entre as pessoas no processo de entrega, reforçando as medidas de segurança e higiene para prevenção ao coronavírus.

"O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) vem acompanhando a equipe da Prefeitura desde a formação dos kits e também na distribuição nas escolas", comentou a presidente, Iriscleide Barra de Oliveira.

Vale ressaltar que os mesmos cuidados são tomados pelos profissionais da Educação envolvidos na ação. Para isso, as unidades de ensino receberam equipamentos de proteção para uso durante a entrega do kit de alimentação, como máscaras e álcool gel.


A ação de distribuição de kits alimentícios faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, que tem o objetivo de contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral. 

Momento da saída de Efraim Moreira com Jonsuellya Gurgel do Hospital em Caicó


Primeiro paciente da Covid-19 de Apodi que saiu da UTI. Deus Misericordioso trouxe nosso irmão Efraim Moreira de volta. Amém!


Ronda Quarentena tem resultado positivo em Apodi


A ação que vem dando um resultado bastante positivo no combate à covid-19, é o Ronda Quarentena, formado por 5 equipes, cada uma com seu veículo exclusivo. É um programa de monitoramento dos pacientes suspeitos e positivos da covid -19. O paciente passa a ser acompanhado pelos profissionais desde o momento que é solicitado seu exame até sua alta. São realizadas visitas domiciliares para monitoramento, orientação de isolamento, verificação de sinais vitais, além de suporte psicológico e social.

"O trabalho conta com suporte médico e uma ambulância, 24 horas de plantão. Cada equipe realiza uma média de 30 atendimentos domiciliares por dia, na zona rural e urbana. Essa semana focaram também nas visitas nos bairros que a Prefeitura está realizando a ação "Hora de Cuidar", comentou o prefeito Alan Silveira.

Mais uma ação diferenciada da Gestão Apodi Cidade de Todos, no combate à covid -19.

Deusinha Poetisa participa de Novo Cordel Coletivo sobre São João e Pandemia


Novo Cordel Coletivo que Deusinha Poetisa dessa vez falando do São João e da Pandemia. O Novo Cordel Coletivo com poetas e escritores de vários estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.


Com organização dos poetas: Rubênio Marcelo e José Dantas. Capa de Luiz Sayd e a participação de mais 15 poetas brasileiros. Mote final. Massilon Silva (SE).

Clique AQUI e companhe a página de Deusinha.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Fátima Bezerra anuncia mais leitos de UTI no RN; nenhuma para Apodi


O que Apodi fez contra a governadora Fátima Bezerra?

Estamos vivenciando a maior pandemia dos últimos 100 anos, sem ao menos ter direito a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A chefe do Poder Executivo participou nesta quarta-feira (24) pela primeira vez durante a pandemia de uma coletiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Prefeitura de Apodi emite nota de pesar pelo falecimento da senhora Dona Raimunda Diógenes


É com profundo pesar que a Prefeitura de Apodi lamenta pelo falecimento da Senhora Raimunda Diógenes de Oliveira, de 86 anos, mais conhecida carinhosamente por Dona Raimunda Diógenes, acometida por COVID-19, e veio a óbito, nesta quarta-feira, 24 de Junho, Dia de São João Batista, padroeiro da paróquia de Apodi, a quem Dona Raimunda era devota por ser muito religiosa.

Dona Raimunda deixa seu legado como exemplo a todos os irmãos em Cristo da igreja católica, na qual desenvolvia um lindo trabalho de catequização, assim como o trabalho de pastoral e integrante da Legião de Maria, dedicando-se durante sua vida.

Neste momento de luto e profunda tristeza, unimo-nos em oração pelo descanso de sua alma, assim como pela recuperação das demais vítimas da Covid-19 em Apodi.

Estendemos nossa mais sincera solidariedade a todos os familiares, amigos e irmãos em Cristo de dona Raimunda. Que Deus conforte todos os corações e dê forças para transformar esta dor em esperança.

Equipe da Vigilância Sanitária com apoio da PM visitam centro comercial de Apodi


Neste feriado municipal de São João, as equipes da Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar estão atuando no centro comercial de Apodi. As equipes realizam o trabalho de fiscalização com orientações e autuações em caso de descumprimento das medidas do Decreto Municipal.


Enquanto isso, a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue realizando nesta quarta (24) a ação “Hora de Cuidar”, uma grande ação nos bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II e Garilândia, na qual as equipes de saúde visitam casa a casa, distribuindo máscaras e realizando orientações de saúde, bem como monitoramento de famílias, realização de testes rápidos, fiscalização das atividades dos bairros e controle de fluxo. Mais uma importante ação da prefeitura no combate ao novo coronavírus.

PF quer ouvir Bolsonaro



A delegada da Polícia Federal (PF) Christiane Correa Machado enviou ofício ao ministro Celso de Mello, responsável no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo inquérito que apura supostas interferências políticas na corporação, no qual afirma que "as investigações se encontram em estágio avançado, razão pela qual nos próximos dias torna-se necessária a oitiva" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda não se sabe quando Bolsonaro vai prestar depoimento, e se o fará presencialmente ou por escrito. De acordo com o âncora Daniel Adjuto, o gabinete de Celso de Mello confirma que o ministro já está analisando o ofício e decidirá sobre como e quando será feito o depoimento.

126 pessoas na fila da UTI no RN


A preocupação do Rio Grande do Norte é porque nosso Estado já era muito atrasado nessa questão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Agora mesmo no Bom Dia Brasil mostrou que o RN é um dos piores estados do Brasil em questão de leitos de UTI, mesmo tendo ampliado.

Outra preocupação é com a economia, uma vez que não sabemos quando esse pico vai ser reduzido.

Nota do blog: Onde houvesse um hospital regional é para existir leitos de UTI?

Foto: Genilson Gurgel

6% da população de Apodi já foi testada


O município de Apodi já testou mais de 6% de sua população, foram 2.158 testes realizados para covid-19 até o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde na noite desta terça-feira, 23, às 20h40min.

De acordo com último censo realizado pelo IBGE, Apodi tem 35.845 habitantes. Para se ter uma ideia o Estado do Rio Grande do Norte realizou apenas 50.993 testes 1,45% com 3.506.853 habitantes.

A Prefeitura de Apodi, em parceria com o IMT-RN/UFRN, vem realizando 20 testes (swab) diários de COVID-19, uma média de 100 exames por semana. E ainda quase 800 testes rápidos. Devido ao aumento da quantidade de testes na população, é natural que o número de notificados aumente, uma vez que mais pessoas têm acesso ao diagnóstico.

A corrida pelo desenvolvimento da vacina ou de um tratamento adequado para o combate ao novo coronavírus são a esperança para enfrentamento da Covid-19, doença que em poucos meses ceifou milhares de vidas e modificou a rotina de populações de diversos países, levando também a impactos econômicos. Enquanto não é possível encontrar soluções a curto prazo, a discussão sobre testes para detectar indivíduos infectados tem ganhado destaque no cenário de pandemia do novo coronavírus.

Apodi tem 10 pacientes internados


O município de Apodi se encontra com 10 pacientes internados em hospitais, são 7 no Hospital Regional Hélio Morais Marinho – HRHMM, todos os pacientes necessitam de bastante observação, por serem pacientes de risco e estão saturando.

O número de pacientes com suspeita da covid-19 internados em leitos de UTI são 2 em Mossoró e um 1 em Caicó, totalizando 10 pacientes internados.

Os demais continuam em casa, graças a Deus, seguem bem e sendo acompanhados. Os serviços de consultas continuam sendo ofertados no Centro de Saúde e no Hospital.

Vamos continuar orando e torcendo pela recuperação de todos!

[informe publicitário] San Lorenzo com coleção-cápsula para o Dia dos Namorados


terça-feira, 23 de junho de 2020

Em áudios vazados, Solon do Arroz diz que recebeu proposta de Gilvan


Solon do Arroz faz tempo tenta uma ascensão política do seu grupo, e chegou perto, com a filha vice-prefeita. Mas parece que a paciência que eles têm para esperar uma colheita não se repete na política. Solon em áudio, diz que parece que não vai ter jeito deles assumirem mesmo a prefeitura e reclamara que quer sair da política. No mesmo áudio, endereçado a Veverton Marinho, diz que foi procurado por Gilvan, para colocar Hortência como candidata a prefeita na chapa dele.

A verdade é que a conversa é que Gilvan vai em último em todas as pesquisas internas (para consumo interno) que são feitas, colado com Agnaldo e os dois muito atrás do atual prefeito Alan. Ele e Agnaldo não decolam, e estão lutando pelas migalhas. Gilvan, que gosta de querer articular, deu essa corda e o povo do Arroz comeu com farofa. Ora, se Gilvan pensa até em abrir mão da sua candidatura, para apoiar Hortência, é sinal de que a coisa está mesmo feia. Solon, no áudio, questiona se tem futuro essa parceria.

Futuro pode até ser, e a gente já sabe qual é. Se Hortência, quando se juntou com Alan deu show numa chapa com encaixe perfeito, com Gilvan é a mesma coisa de juntar água e óleo, não dá liga!



Governo prorroga medidas protetivas por mais sete dias

O Governo do RN publica na tarde desta terça-feira, 23, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, novo decreto que prorroga a vigência das medidas de proteção e do isolamento social no enfrentamento ao novo coronavírus. O atual decreto será substituído pelo novo até 1º de julho.

"Apesar da grave situação econômica, o Governo decide prorrogar por mais sete dias as medidas, como orienta o Comitê Científico estadual", afirmou o secretário estadual de Tributação Carlos Eduardo Xavier na entrevista coletiva de atualização das ações de combate à pandemia.

O integrante do Comitê Científico e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, professor Ricardo Valentim, explica que a prorrogação se baseia em dois parâmetros. O primeiro é a taxa de transmissibilidade do vírus nas várias regiões do Estado que permanece acima de 1. A segunda é a taxa de ocupação de leitos críticos, que hoje está, em média, em 85%.


Quase 75% dos pacientes de Apodi estão curados de COVID-19

490 pessoas já estão curadas do Coronavírus em Apodi

De acordo com o último Boletim do Coronavírus de Apodi 74,6% dos pacientes que foram infectados com o novo Coronavírus estão curados. Os dados são promissores, a Prefeitura Municipal de Apodi está realizando um pacote de ações no enfretamento ao vírus.

Dentre as ações está o “Hora de Cuidar” onde há uma concentração maior das ações. Nesta semana os Bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Garilândia e Bacurau II. Nesses locais há a presença da equipe de vigilância sanitária distribuindo máscaras, levando informação, além do controle de fluxo.

O prefeito de Apodi Alan Silveira comenta sobre os dados e ações. “O nosso município está realizando uma grande quantidade de exames, o que permite que tenhamos um acompanhamento dos dados, com isso podemos intensificar as ações nos bairros e locais que apresentam um maior número de infectados. O “Hora de Cuidar” foi criado para ser essa ação de forma mais intensa. Os dados mostram ainda uma boa quantidade de curados, reflexo de um trabalho sério e imediato”, comentou.

Ainda de acordo com o último Boletim do Coronavírus, divulgado na noite do dia 22, o município está (até o fechamento desta matéria) com 490 pessoas curadas do coronavírus.

Ação “Hora de Cuidar” é intensificado no bairro Lagoa Seca



A equipe da Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Apodi está neste momento no bairro Lagoa Seca, onde está acontecendo a ação “Hora de Cuidar”, que visa levar uma série de serviços e informações no enfrentamento à covid-19, como atendimento médico, teste rápido, distribuição de máscaras, visita domiciliar e controle de fluxo de pessoas.

Passando nas casas e comércios, a equipe está levando informações importantes para o enfrentamento ao novo coronavírus. Um trabalho educativo, no sentido de preservação da saúde. Outros bairros também foram contemplados Baixa do Caic, Bacurau II e Garilândia.

Nota de Esclarecimento sobre as fotos veiculadas sobre o entulho


A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes vem a público esclarecer a ação de melhoramento da estrada vicinal que liga os bairros Garilândia e Cruz de Almas. A equipe colocou o entulho no final do calçamento para espalhar no local, que é o início da estrada vicinal. No entanto, circularam fotos mostrando o entulho e o lado contrário da rua, ou seja, a parte que tinha calçamento. Em um ato claro de denegrir o trabalho da pasta, e sem absolutamente nenhuma informação do que seria realizado, espalharam as fotos com uma fake news dizendo que o material seria para interdição do acesso ao bairro. Sobre a ação explicamos que o intuito da colocação do material foi exatamente o serviço que foi executado, ou seja, o melhoramento do acesso ao bairro, fazendo com que o tráfego da população local seja cada vez melhor. O serviço está concluído, mostrando, mais uma vez, a efetivação de importantes serviços da Prefeitura de Apodi em prol da população. Por fim, a Secretaria de Urbanismo esclarece ainda que o controle de fluxo, medida de combate à propagação do novo Coronavírus, está sendo realizada com o material adequado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO

Assentamentos da Chapada do Apodi recebem máscaras de proteção


A Prefeitura Municipal de Apodi segue trabalhando contra a propagação do novo coronavírus. O 'Proteja Apodi' continua distribuindo máscaras gratuitamente para a população. Nessa segunda-feira (22), a distribuição das máscaras foi nos Assentamentos Portal da Chapada, Ipueira, Milagres e São Francisco.

"Ao todo, já distribuímos mais de 29 mil máscaras na ação realizada pela equipe da Assistência Social. É a Prefeitura de Apodi no combate ao Coronavírus", comentou o prefeito Alan Silveira.

1 a cada 5 cidades do Brasil tem crescimento acelerado de casos de covid-19


O Brasil completa na próxima quinta-feira (25) quatro meses desde o primeiro registro do novo coronavírus. Das 27 capitais, 20 têm aumento expressivo no número de casos e uma a cada 5 cidades tem crescimento acelerado de covid-19.

Os dados fazem parte de um modelo estatístico desenvolvido por dois pesquisadores da USP que mede a velocidade da epidemia e como ela muda ao longo do tempo. A situação em cada lugar é dividida em cinco categorias: inicial, acelerada, estável, desaceleração e controlada.

São Paulo é o estado com mais municípios em fase de aceleração, com 139, seguido do Ceará, com 119. Por outro lado, o Maranhão é o estado com mais municípios com queda nos registros, 42.

Um levantamento do UOL mostra que dois em cada três casos de covid-19 já ocorrem fora das capitais dos estados. A interiorização do vírus ocorre em todas as regiões do país.

Eduardo Lucizano, do UOL

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Novo Boletim do Coronavírus de Apodi


Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esse segunda (22), são 2111 notificações, sendo 15 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1439 descartados (68,2%), e 657 confirmados (31,1%). Dos pacientes confirmados 490 estão curados (74,6%), 158 em tratamento domiciliar e/ou hospitalar (24%) e tivemos 9 óbitos (1,4%). O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Essa semana já foram realizados 41 exames no Município. Vamos seguir as orientações e Decreto Municipal, iremos intensificar as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte. Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atinge 65,95% da sua capacidade

Parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar — Foto: Bruno Andrade
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (22), indica que mesmo com o fim da quadra chuvosa para o interior do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves continua recebendo aporte hídrico e acumula 1.565.139.675 m³, percentualmente, 65,95% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No último relatório o volume da represa era de 1.562.430.780, correspondentes a 65,84%.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado somam 2.485.327.772 m³, que representam em termos percentuais, 56,78% do total de água que os reservatórios monitorados pelo Igarn conseguem acumular juntos. Em comparativo com o último relatório, divulgado no dia 16 de junho, o acumulado do estado estava em 2.485.347.559 m³, que correspondiam aos mesmos 56,78% do total das reservas do RN.

Segundo maior reservatório estadual, Santa Cruz do Apodi acumula 213.695.150 m³, percentualmente, 35,63% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³. Na última semana o manancial estava com 214.912.240 m³, que correspondiam a 35,84% do seu volume máximo.

O reservatório Umari, localizado em Upanema, acumula 270.791.197 m³, percentualmente, 92,48% da sua capacidade total que é de 292.813.650 m³. No relatório do dia 16 de junho a barragem estava com 271.092.875 m³, que correspondiam a 92,58% do seu volume máximo.

No entanto, outros reservatórios de menor porte ainda recebem aporte hídrico. O açude de Lucrécia acumula 10.075.763 m³, que correspondem a 40,7% da sua capacidade total que é de 24.754.574 m³. No monitoramento da semana passada o manancial estava com 9.860.558 m³, percentualmente, 39,83% da sua capacidade total.

O açude de Pilões também recebeu águas. Acumula 3.542.588 m³, correspondentes a 60,02% da sua capacidade total, 5.901.875 m³. Na última semana o reservatório estava com 3.482.825 m³, percentualmente, 59,01% do seu volume total.

O reservatório Jesus, Maria, José, localizado em Tenente Ananias, acumula 3.540.096 m³, percentualmente, 36,76% da sua capacidade total, 9.639.152 m³. No último levantamento divulgado, o manancial estava com 3.526.959 m³, que correspondiam a 36,59% do seu volume total.

Na bacia hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, o reservatório de Poço Branco acumula 30.654.350 m³, percentualmente, 22,54% da sua capacidade total que é de 136.000.000 m³. Na última semana, o manancial estava com 30.064.777 m³, que correspondiam a 22,11% do seu volume máximo.

O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, teve pequena redução de volume e acumula 15.059.422 m³, que correspondem a 33,9% da sua capacidade, que é de 44.421.480. Na última semana o manancial estava com 15.318.190 m³, percentualmente, 34,48% do seu volume total.

Atualmente estão com 100% dos seus volumes os seguintes mananciais: Apanha Peixe, em Caraúbas; Mendubim, em Assu e Beldroega, em Paraú.

Os mananciais que já sangraram e continuam com volumes próximos da sua capacidade total são: Santana, em Rafael Fernandes, com 98,33%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 99,44%; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz, com 97,4%; Morcego, em Campo Grande, com 99,37%; Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, com 99,5%; Encanto, em Encanto, com 96,25%; Pataxó, em Ipanguaçu com 97,89% e Dourado, em Currais Novos, com 96,33%.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, apenas 2 estão com níveis inferiores a 10% da sua capacidade, sendo, portanto, considerados em nível de alerta. São eles: Passagem das Traíras, que está em reforma e não pode acumular grande volume hídrico, com 1,42% do seu volume máximo e Esguicho, em Ouro Branco, que chegou a receber pequena recarga e acumula 2,96% da sua capacidade. Percentualmente o número representa 4,25% dos reservatórios monitorados.

Já os mananciais completamente secos também são 2, Inharé, localizado em Santa Cruz; e Trairi, localizado em Tangará. Em termos percentuais o número representa 4,25% dos reservatórios monitorados.

Situação das lagoas
A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.

A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, recebeu aporte hídrico das últimas chuvas está com 45.199.779 m³, correspondentes a 53,64% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³. Na última semana a lagoa acumulava 44.710.314 m³, correspondentes a 53,06% do seu volume máximo.

A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, também está com o seu volume máximo que é de 11.074.800 m³.