sábado, 20 de junho de 2020

'Sopão Solidário' distribui 150 unidades do sopão acompanhado de pães em Apodi


O Comitê do Amor através dos coordenadores: Vilmaci Viana, Adriana Gurgel, Josinaldo Cardoso, Neto do Rosário, Fabrício Medeiros e Marcos Magalhães. Segue hoje dia 20 de junho colaborando com às vítimas da COVID-19.

Serão entregues 150 unidades do sopão sobre a inspeção da Dra. Mayara Bandeira, que vem trabalhando na luta do enfrentamento dessa pandemia em Apodi. Pedimos a todos: fiquem em casa e que continuem doando para as nossas ações do Comitê do Amor. Cuidemos daqueles que necessitam dessa ajuda.


FAÇA sua parte. O Comitê do Amor, em apoio às vítimas da COVID-19, localizado na residência da coordenadora Vilmaci Viana à rua Padre Benedito Alves, 340, com o apoio do Blog ApoDiário e doadores, vem realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para o sopão do amor.

Essas pessoas em vulnerabilidade social, precisam nesse momento, de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então compreendemos que essa AÇÃO vire uma prática social de cada um. Hoje, 20 de junho, estamos entregando (150) cento e cinquenta unidades do sopão do amor acompanhado de um pão.

Vilmaci Viana - coordenadora geral do comitê

Desde já nossos agradecimentos aos doadores: Itamara Sena, Luciana Furtado, Regina Coeli,Marcela Naiara Costa de Lima, Jânio Duarte do ApoDiário, Adriana Gurgel, Neto do Rosário, Luciana Furtado, Josinaldo, Vilmaci Viana, Elmo Torres, Genival Santos, Anabele Viana, Vilma Viana, Antonio Viana e Poliana, Gilvan Viana e Graça Maia, Júnior Viana e Meryvan, Dilma Viana, Maykon Viana, Rita Viana, Socorro Viana e Zé Carlos, Adelaide Avelino, supermercado Monteiro, Geraldo Costa, Alisson Freitas, Marcos Magalhães, Castelo Torres, Anna Oliveira, Maria do Céu, Gilberto e Graça Nunes,  Terceiro Melo, Zacarias Sabino, Nêmora Martins, Valbia Marinho, Valnizia Marinho, Yolanda Maia Holanda, Celso Nascimento, Edenice, Gildea Moraes, Nara Lyra, Moésio Marinho, Aparecida, Concilma, Ecineide e Henrique Mota, Suelington Nogueira, Diogo de Branca, Pancrácio Madruga, Neucy Lima, Maria Luci, Selma Calazans, Emanuel Dantas, Maria Rita Moreira, Márcio da Madeireira, Mundinha Freire, Fabrício Medeiros, Inove Impressão e Papelaria, Deusirene, Eliabe marchante, Parreira Frutas Atacarejo, Lourdinha Pereira, panificadora Boa Massa, panificadora Cristal, Dr.Victor Breno e Dra. Mayara Bandeira.

Muito obrigada, Apodi.
Juntos venceremos.
Faça sua doação!
Doar é um gesto de solidariedade.

Sobe para 460 o número de pessoas recuperadas da COVID-19 em Apodi

O número representa 74% do total de casos confirmados em Apodi

Nas últimas 24h, 19 pessoas se recuperaram da doença. As informações foram atualizadas agora a pouco pela Prefeitura de Apodi do último boletim.

Mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Até esse sábado (20), são 2021 notificações, sendo 15 suspeitos estão aguardando o resultado do exame (0,7%), 1384 descartados (68,6%), e 622 confirmados (30,7%). Dos pacientes confirmados 460 estão curados (74%), 153 em tratamento (24,6%) e tivemos 9 óbitos (1,4%).

O aumento de notificados é devido a grande quantidade de exames que a Prefeitura adquiriu e está realizando. Com essa demanda de exames, estamos fazendo um grande monitoramento no nosso município, descobrindo a real situação do vírus e isolando realmente o paciente positivo. Essa semana já foram realizados 327 exames no Município. Vamos seguir as orientações e Decreto Municipal, iremos intensificar as ações, pedimos o apoio da população, faça a sua parte.

Seguimos todos juntos contra a Pandemia.

Taxa de isolamento social de Apodi supera Caraúbas e Felipe Guerra

No 1º dia da vigência do decreto 258/2020, o município de Apodi segundo dados do site Lais Covid-19 UFRN, teve isolamento social superior do que as cidades vizinhas Caraúbas e Felipe Guerra. A fonte de dados do site Lais da UFRN foram retirados do InLoco. Confira abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Os dados foram retirados do site Lais do IFRN no dia de ontem, sexta-feira (19), o município de Apodi apresentou uma taxa de isolamento de social de 46,86%, enquanto Felipe Guerra apresentou isolamento de 37,42% e Caraúbas mesmo tendo decretado lockdown no dia (10) apresentou números de isolamento social inferiores aos de Apodi, apresentando apenas 45,87% de isolamento.

Esperamos que a população apodiense se conscientize para juntos aumentarmos o números de isolamento social.

Eu vi no blog Radar Apodiense

João Maia convida Rogério Marinho para comandar o PL no RN

O deputado federal João Maia convidou o ministro Rogério Marinho, recém-desfiliado do PSDB, para se filiar ao Partido Liberal (PL).

E mais: assumir o comando do partido no RN.

Isolamento sobe em Apodi, mas ainda não é o ideal


De acordo com o aplicativo Tô de Olho o município aumentou a adesão ao isolamento nos últimos dois dias. Sistema de Monitoramento atualiza diariamente índice de adesão ao isolamento social em Apodi.

Apodi melhorou 3 pontos nessa sexta-feira (19) no isolamento social e saiu do vermelho para a cor laranja, como vocês podem observar na imagem.

No dia anterior estava em apenas 43%. Até ontem chegamos a 46.9%

Vamos aumentar o isolamento para juntos sairmos dessa.

Foto: Mônica Freitas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Governo do RN disponibilizou via Sesap mais oito leitos Covid no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi


Destes, seis são para atendimento clínico - para internação de pacientes que não necessitam de cuidado intensivo - e dois para estabilização - para acomodação de pacientes com sintomas graves até que ele seja transferido para um leito crítico.

O Hospital Regional foi equipado com respiradores mecânicos, bombas de infusão, monitores, além da ampliação do estoque de gazes medicinais e teve ainda um acréscimo na equipe de servidores, com a contratação de mais um médico, um nutricionista, um assistente social, dois técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.

Equipes visitam estabelecimentos comerciais em Apodi


As equipes da Vigilância Sanitária, Bombeiros Civis e Polícia Militar, começaram, hoje (19), o trabalho de orientação aos comerciantes e população sobre o novo Decreto Municipal N°258, que tem validade até 30 de junho.

"Começamos com o trabalho de orientação, mas agora iremos trabalhar com mais rigidez e com autuação. Pedimos aos comerciantes e população que respeitem o novo decreto, as novas medidas e orientações, além do trabalho que vem sendo realizado diariamente por nossas equipes. Vamos nos unir e fazer nossa parte contra a COVID-19", falou o secretário Sabino Neto.

Por que novo coronavírus se comporta como doença sexualmente transmissível

© Getty Images Um estudo da Sars-CoV-2 estimou que a taxa mais alta de transmissão viral acontece alguns dias antes dos sintomas aparecerem

Os vírus costumam oscilar entre duas tendências - severidade e transmissibilidade. Se eles são virulentos demais, eles matam ou incapacitam seu hóspede; isso limita a habilidade deles de infectar novos hóspedes. No outro espectro, os vírus que causam pouco dano podem não estar gerando cópias suficientes de si mesmo para serem infecciosos.

Mas o vírus Sars-CoV-2, o coronavírus que causa a covid-19, parece driblar essa compensação evolucionária. Os sintomas, em geral, só aparecem depois que a pessoa infectada já espalhou o vírus por vários dias.

Um estudo da Sars-CoV-2 estimou que a taxa mais alta de excreção viral, e portanto de transmissibilidade, acontece entre um e dois dias antes de a pessoa contaminada apresentar sintomas. Clique aqui e continue lendo.

Barreiras sanitárias nas entradas da cidade acontecem diariamente


Na manhã nesta sexta-feira (19) aconteceu mais uma atividade de medida de prevenção à transmissão e propagação do coronavírus no município de Apodi, as barreiras sanitárias.

Como funcionam as barreiras

Funcionários da equipe de saúde, agentes comunitários de saúde e a Vigilância Sanitária realizam todos os dias essas barreiras nas entradas da idade na BR 405. Todo veículo que ingressa na cidade é abordado pela equipe de saúde, é realizada uma verificação da temperatura de todos os passageiros no veículo e uma entrevista, enquanto um membro do realiza uma pulverização com um produto químico nas rodas de todo o veículo.

Qual o principal objetivo das barreiras sanitárias

Ter um controle, através da entrevista, das pessoas que entram na cidade, de onde essas pessoas partiram, se é de um local de propagação do coronavírus ou não. Iniciar um monitoramento das pessoas que apresentarem sintomas gripais, como uma alta temperatura, durante a verificação dos Agentes Comunitários de Saúde, e realizar uma desinfecção das rodas dos veículos com o produto químico Quatercap, que elimina a camada que cobre o vírus, que se mantém até mesmo em asfalto e pneus, fazendo com que ele não se mantenha vivo.


"Essas barreiras sanitárias servem para termos um maior controle e evitar a transmissão da doença em nosso município. Caso chegue alguém com sintomas gripais, uma alta temperatura ou que venha de um local com casos confirmados de Covid-19, a pessoa será registrada no sistema e monitorada pela equipe da Secretaria de Saúde Municipal por 14 dias. Durante esse período, a equipe vai estar em contato com essa pessoa para saber como está o quadro de saúde dela", explica o prefeito Alan Silveira.

Presos conversam com familiares por vídeochamada


A visita virtual a internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte já é uma realidade. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) implementou essa modalidade de contato no início de junho, como forma de garantir a comunicação da família com o preso, prejudicada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covis-19) e da necessidade de manter o distanciamento social. O sistema prisional, com 10 mil detentos, está isolado desde o dia 13 de março.

O novo meio de comunicação tem gerado fatos inusitados. Facilitou, por exemplo, o contato de internos cujas famílias moram longe, até em outros estados, ou que tem outros tipos de dificuldades para ir às unidades prisionais. É o caso de G.J.B, detida na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró. Há um ano ela não recebia visitas da família, que mora no interior do Paraná. Esta semana, ela conseguiu se comunicar com a mãe. “Minha família está a quarto mil quilômetros daqui. Conversar com minha mãe me deu mais foco para sair ressocializada e nesse ponto foi muito importante”, disse a interna.

Para o diretor da Mário Negócio, policial penal Márcio Morais, o uso da tecnologia acalmou as famílias e os internos diante do isolamento provocado pela pandemia do Covid-19. “A televisita é melhorou o ambiente prisional para os internos, os familiares e também para os servidores”, disse.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN

quinta-feira, 18 de junho de 2020

NOVO DECRETO MUNICIPAL Prefeitura institui isolamento social rígido









Comprometida com a preservação da saúde da população, a Prefeitura de Apodi informa que haverá controle nos bairros que tem uma incidência maior, toque de recolher a partir das 21 horas até 4 horas e multas. A ação é mais uma medida de enfrentamento ao Coronavírus (COVID 19).

As barreiras serão compostas pela Polícia Militar, Bombeiros Civis e equipes da Vigilância Sanitária. Fique atento as regras do Novo Decreto Municipal N° 258, publicado em 18 de junho de 2020, que começa valer a partir dessa quinta-feira (18).

Manter a cidade limpa é um ato de amor e faz dela um local melhor para se viver

Compromisso com a gestão e com a qualidade de vida da população faz com que a prefeitura invista na limpeza e organização da cidade

Todo mundo vê Apodi mais arborizada, mais embelezamento, árvores típicas da região, praças bem cuidadas, ruas e avenidas limpas, calçadas e meio-fio recuperados. Mas poucos sabem que por trás de toda essa organização, há muito planejamento da Prefeitura de Apodi, trabalho dedicado dos colaboradores que atuam diariamente, faça sol ou chuva, na capina do mato, varrição de ruas e avenidas, coleta de lixo doméstico, limpeza de abrigos de ônibus e espaços públicos como praças, recolhimento de entulho e galhadas, dentre outros.


O serviço é feito por um time que cuida de Apodi como se estivesse cuidando da própria casa. Por todos os lados, onde se anda, é possível ver uma equipe da prefeitura atuando para deixar as ruas limpas, meios-fios pintados, grama aparada, jardinagem em dia, paradas de ônibus e moto táxi limpos e pessoas cuidando dos espaços públicos. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, que aproveitam uma cidade organizada e bem cuidada.

Esse trabalho faz parte do plano de governo do prefeito Alan Silveira em transformar Apodi em uma cidade melhor para se viver em qualidade de vida, trazendo resultados positivos para as vidas das pessoas através de trabalho, cuidado, compromisso e muito planejamento, investindo os recursos públicos com responsabilidade.

Acharam o Queiroz!


Maravilhoso é acordar fazer um belo suco de laranja. Se espremer bem, sai muuuuuita coisa! Ansioso pelos próximos capítulos.

Como estamos chegando à Festa Junina tem que ter quadrilha e laranja!

Além da prisão de Queiroz, o Ministério Público do Rio de Janeiro cumpre mandado de busca no escritório político da família Bolsonaro.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Hortência Regalado procurou PSDB no início do ano para manifestar desejo de não continuar na política


PSDB Estadual confirma que procurou nomes para fazer o partido crescer em Apodi, importante cidade do Oeste potiguar 

Tem faltado equilíbrio político por parte da vice-prefeita de Apodi, Hortência Regalado. No dia de ontem, ela surpreendeu a todos com uma matéria onde acusava de ato covarde o prefeito Alan, que sempre caminhou ao seu lado na gestão. Segundo Hortência, Alan utilizou de manobra política para filiar pessoas de sua confiança ao PSDB, sem o seu consentimento, afastando-a das decisões do partido no município de Apodi.

Procurado por nosso Blog, o Diretório Estadual do PSDB se manifestou. "Hortência falou com a gente, explicou o seu desejo de não ser candidata e disse que já tinha informado ao prefeito Alan Silveira. Optamos por filiar novos nomes ao PSDB, bons nomes inclusive. Mas mantivemos o diretório com ela. O partido político é uma célula democrática e precisa sempre de várias partes para fortalecê-lo. As novas filiações foram feitas para fortalecer o nosso partido para o pleito de 2020", explicou o jornalista Rodrigo Rafael, Delegado do PSDB RN junto ao TRE e assessor do presidente estadual do partido, deputado Ezequiel Ferreira de Souza.

Sobre o fato do não consentimento de Hortência, o PSDB Estadual contextualizou. "Devido a pandemia, e por saber que ela não tinha mais interesses políticos, fizemos a filiação dos nomes diretamente no Diretório Estadual, que é legítimo e totalmente possível, mas mantivemos a Comissão Provisória com Hortência, por sempre acharmos que ela conduziu até então de forma positiva o PSDB de Apodi", comentou.

O PSDB Estadual manifestou ainda o seu desejo de ver o partido ao lado de Alan. "Apodi tem sido exemplo de gestão municipal em todo o Rio Grande do Norte. Muito me orgulhava ver o PSDB somar à gestão do prefeito Alan Silveira. Com a desistência de Hortência, prontamente buscamos outros nomes que pudessem caminhar ao lado de Alan", concluiu.

Escanteado nessa história toda ficou o vereador Andreazo Alves, que, com a desconstrução da nominata do PSDB, precisou mudar de partido com o apoio político de Alan para não ser prejudicado neste próximo pleito.

Hortência tem sido alvo de críticas no município por ter abandonado a sua função de vice-prefeita neste momento tão delicado da pandemia. A ausência ao lado de Alan, como sempre era comum, foi notada por várias pessoas e comentários em redes sociais e grupos de Whatsapp deram conta da insensibilidade de Hortência.

Afinal, o que quer Hortência?