sábado, 13 de junho de 2020

'Sopão Solidário' é realizado pelo Comitê do Amor para ajudar às vítimas da Covid-19 em Apodi

Com a ajuda da população, Adriana Gurgel e o Comitê do Amor entregaram 130 unidades do sopão do amor

Quando o desejo de ajudar o próximo arde em nossos corações os resultados podem surpreender. O Comitê do Amor em apoio às vítimas da Covid-19 em Apodi, com o apoio de dezenas de doadores, vem realizando uma campanha de arrecadação de alimentos a serem cozidos e transformados em um sopão.

Vilmaci Viana - coordenadora geral do comitê

Através dessa ação humanitária, promoveremos ações que oferecem alimento e amor àqueles que mais precisam. "Essas pessoas em vulnerabilidade social precisam nesse momento de apoio e ajuda. Esperar somente pelo poder público não é suficiente. Então, compreendemos que essa ação vire uma prática social de cada um", disse Vilmaci Viana uma das coordenadoras. "Hoje, 13 de junho entregamos (130) cento e trinta unidades do sopão do amor", acrescentou.


"As sopas foram preparadas com ingredientes doados por voluntários que se dispuseram abraçar a nossa causa, e hoje foram distribuídas às vítimas da Covid-19", comentou Adriana Gurgel, que também cedeu sua residência para preparar os alimentos num grande gesto de solidariedade.


Desde já nossos agradecimentos aos doadores: Itamara Sena, Jânio Duarte, Marcela Naiara Costa de Lima, Adriana Gurgel, Neto do Rosário, Luciana Furtado, Josinaldo Cardoso, Vilmaci Viana, Elmo Torres, Genival Santos, Anabele Viana, Vilma Viana, Antonio Viana e Poliana, Gilvan Viana, Graça Maia, Júnior Viana e Meryvan, Dilma Viana, Maykon Viana, Rita Viana, Socorro Viana, Adelaide Avelino, Supermercado Monteiro, Geraldo Costa, Alisson Freitas, Marcos Magalhães, Castelo Torres, Anna Oliveira, Maria do Céu, Gilberto e Graça Nunes, Terceiro Melo, Zacarias Sabino, Nêmora Martins, Valbia Marinho, Valnizia Marinho, Yolanda Maia Holanda, Celso Nascimento, Edenice, Gildea Moraes, Nara Lyra, Moésio Marinho, Aparecida, Concilma, Ecineide e Henrique Mota, Suelington Nogueira, Diogo de Branca, Márcio Valdevino, Laire Furtuoso, Cocoso, Udenilson, Leopoldo e Caren, Adão e Alice, Casa das Verduras, Léo Frutas, Adriano de Toinho de Joca.


O sopão foi feito pelos coordenadores do projeto: Netinho do Rsoário, Vilmaci Viana, Josinaldo Cardoso e Adriana Gurgel. Recebemos doação de frango, carne moída e embalagens para sopa de 350 ml. O Comitê do Amor fica localizado à rua Luís Jacinto, 29, bairro Lagoa Seca – Apodi/RN.

Alimentar também ajuda a curar.

Muito obrigada, Apodi!

Apodi é o 2° município do Estado com maior número de curados de Covid-19

Proporcionalmente, Apodi ocupa o primeiro lugar

O município de Apodi, no Oeste do estado, é a segunda cidade a apresentar um maior número de curados da Covid-19. Ficando atrás apenas da capital do Estado, Natal. A grande quantidade de testes realizados por Apodi reflete em uma quantidade de curados mais promissora, uma vez que o tratamento acontece da forma mais rápida possível.

Se analisarmos proporcionalmente pelo número de habitantes, onde Natal tem 884.122 e Apodi 35.840 habitantes, o último ficaria em primeiro lugar na quantidade de pacientes curados da Covid-19.

De acordo com os números divulgados pelas prefeituras temos: Natal 1.524 curados, Apodi 348, Areia Branca 286, Parnamirim 285, Mossoró 277, São Gonçalo 150, Macaíba 85, Extremoz 38 e Ceará-Mirim 09. Somando apenas o número de recuperados destas cidades, temos um total de 3.037 pessoas curadas, fora as outras 158 cidades do estado.

Para o prefeito de Apodi Alan Silveira a grande quantidade de curados no município dar-se devido a uma testagem elevada. “Estamos realizando uma grande quantidade de testes diariamente, para se ter uma ideia já estamos perto de 5% da população geral testada. Como o resultado do teste conseguimos iniciar o tratamento mais rápido e isso reflete diretamente na quantidade de curados”. Os dados foram levantados nesta sexta-feira (12), de acordo com a última atualização dos últimos dados oficiais divulgados pelas prefeituras citadas na reportagem.

Projeto voltado a jovens propõe construir a formação de identidade profissional dos adolescentes

Projeto “Ciranda - Brincar é para quem pode, trabalhar também”, o objetivo principal o fortalecimento das ações de enfrentamento ao trabalho ilegal infantojuvenil

A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, vai dar início, neste mês de junho, ao projeto “Ciranda - Brincar é para quem pode, trabalhar também”, que propõe construir a formação de identidade profissional dos adolescentes tendo como objetivo principal o fortalecimento das ações de enfrentamento ao trabalho ilegal infantojuvenil.

O Ciranda visa possibilitar a construção de um projeto de vida sustentável, o qual promove capacitação e preparação aos jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 18 anos incompletos que sejam estudantes da Rede Pública de Ensino, vindo de famílias carentes beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal, encaminhando-os para futuras experiências profissionais, respeitando a peculiaridade da idade e as regulações da Lei do Jovem Aprendiz. A princípio serão ofertadas 60 vagas para adolescentes que atenderem aos requisitos e, consequentemente, acompanhamento as suas famílias. A partir desta segunda-feira (15), começarão os cadastramentos dos alunos através do busca ativa.

Para mais informações clique AQUI.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

SINTRPAMA emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Francisco Diassis da Silva


A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais - SINTRAPMA lamenta e expressa o seu pesar pelo falecimento do servidor municipal Francisco Diassis da Silva, 52 anos, ocorrido na noite dessa quinta-feira, 11 de Junho no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O SINTRAPMA se solidariza com a dor dos familiares, amigos e dos que com ele conviveram, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado na Prefeitura de Apodi, onde exerceu com excelência e maestria sua função de servidor.

Obras de urbanização no município de Apodi seguem em ritmo acelerado

A previsão é que o município entregue as obras à população ainda no mês de julho

O município de Apodi, no Oeste Potiguar, a deu início, em maio, à execução das obras de Urbanização e Paisagismos de Canteiros e Praças. Nesta semana, as obras em andamento, foram fiscalizadas pela Prefeitura Municipal de Apodi, para assegurar celeridade na entrega e qualidade do serviço.

O chefe do executivo Alan Silveira visitou todas as obras, na manhã dessa segunda-feira (08), com o objetivo de conferir a qualidade e o avanço dos serviços. "As obras seguem em ritmo acelerado com previsão de entrega conforme o prazo previsto", informou. Estão sendo construídas duas praças, uma na Rua Luís Jacinto, em frente à Escola Celina Vitória, numa área de 402 m². A outra se situa, na Rua 7 de Setembro, em frente à Escola Ferreira Pinto, numa área de 219 m², ambas com acessibilidade. Também está sendo realizado o trabalho de urbanização dos canteiros da BR-405, que abrange uma área de 4.524 m², e da Rua Manoel João Dantas, no bairro Baixa da Alegria, numa área de 522 m².

Apesar das dificuldades financeiras encontradas pelas prefeituras, neste momento de pandemia, a cidade de Apodi, tem se destacado pela quantidade e qualidade das obras que estão sendo implementadas no município, mostrando o comprometimento e o trabalho sério do prefeito Alan Silveira. Todas essas obras de urbanização das praças e canteiros estão sendo feitas com recursos próprios do município, um investimento de quase R$ 330 mil.

A gestão Municipal destaca a importância destes espaços no ambiente social, onde proporcionam interação, socialização e convivência, bem como promove o bem-estar da população. O prefeito Alan Silveira ressalta sobre a funcionalidade destes espaços e a importância de sua reestruturação com as melhorias realizadas. "A população vai contar com ambientes mais estruturados para o lazer e diversão, como as novas praças. Os moradores serão parceiros nesse planejamento ao cuidar e preservar estas áreas que servem a toda comunidade. Esses projetos em andamento deixarão Apodi uma cidade mais bonita, mais organizada e com mais espaços de convivência", reforça Alan.

A Prefeitura de Apodi informou que, se as obras se concluírem conforme o prazo previsto, as mesmas serão entregues à população em meados de Julho de 2020.

"Agradeço a confiança do presidente", diz Fábio Faria

Presidente nomeou o deputado federal como ministro na noite de quarta-feira (10)

Zeca Ribeiro/12.11.2013/Câmara dos Deputados

Bolsonaro recriou um ministério para abrigar o deputado Fábio Faria, genro de Silvio Santos. Além de alegrar o homem do baú, a nomeação atrai Kassab e ajuda a seduzir o centrão.

O genro do Silvio também tem vocação para o governismo. Apoiou Lula, Dilma e Temer antes de bater continência para o capitão. Ontem ele tirou o feriado para apagar elogios aos petistas nas redes sociais. Como ensinou o poeta, o amor é eterno enquanto dura.

"Sem solidariedade, sobra a barbárie", diz a psicanalista Maria Rita Kehl sobre atitudes durante a pandemia


Quando as mortes por coronavírus no Brasil passaram de 5 mil, no dia 28 de abril, o presidente Jair Bolsonaro comentou: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre".

Quanto passaram de 10 mil, no dia 11 de maio, Bolsonaro lamentou pela primeira vez as mortes: "Olha, eu lamento cada morte que ocorre a cada hora. Lamento. Agora, o que nós podemos fazer é tratar com devido zelo recurso público. Em vez de fazer a notinha de pesar, que eu acho válido, eu também sou pesaroso a essas questões… Tem que dar exemplo, gastar menos".

Clique AQUI e continue lendo.


Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento de servidor de Obras

Nota de Pesar

A Prefeitura Municipal de Apodi manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do funcionário Francisco Diassis da Silva, 52 anos, ocorrido na noite dessa quinta-feira, 11 de Junho. Veio a óbito no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Diassis era servidor público municipal, o qual fazia parte da equipe de funcionários da secretaria de Obras.

Neste momento de dor e tamanha tristeza, a Administração Municipal e todos os companheiros de trabalho da Secretaria de Obras se solidarizam com familiares e amigos pela perda irreparável, expressando as mais sinceras condolências pela partida do senhor Diassis. Que Deus conforte os corações de todos, e que o amigo e colega descanse em paz na morada eterna.

Brasil registra 30.412 novos casos e 1.239 mortes decorrentes do novo coronavírus em 24h


O Brasil tem oficialmente 40.919 mortes e 802.828 casos confirmados da Covid-19. Em 24 horas, foram registrados 30.412 novos casos e 1.239 mortes decorrentes do novo coronavírus. Os números foram coletados entre as 16h de quarta-feira (10) e às 16h de quinta (11).

A pasta estima que 345.595 pessoas, 43% dos que foram infectados, já tenham se recuperado da doença. Por causa da situação da doença no país, brasileiros podem ter a entrada barrada na União Europeia.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Agências da Caixa no Rio Grande do Norte funcionarão durante o feriado antecipado desta sexta-feira (12)

Unidades abrirão de 8h as 14h para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial

A CAIXA vai abrir, nesta sexta-feira (12), todas as suas agências no estado do Rio Grande do Norte para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial. As unidades funcionarão das 8h às 14h. O objetivo do atendimento durante a antecipação do feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é evitar a sobreposição de calendários de pagamento e aglomerações.

Para este dia, está previsto o início do pagamento em espécie da segunda parcela do auxílio e possibilidade de transferência dos recursos para contas da CAIXA e de outros bancos para os nascidos no mês de novembro que receberam a primeira parcela até 30 de abril.

Para sacar, é necessário gerar um código autorizador (token) no aplicativo CAIXA Tem. Caso os beneficiários tenham dificuldade para gerar o código, esse serviço poderá ser realizado nas agências da CAIXA.

A CAIXA ressalta ainda que os trabalhadores já têm os recursos da segunda parcela disponíveis para movimentação na Conta Poupança Social Digital e podem fazer a movimentação dos valores pelo aplicativo CAIXA Tem, com as possibilidades de realização de compras e pagamento de contas.

Mas se mesmo com essas possibilidades o beneficiário resolver realizar o saque em espécie, deve seguir as datas do calendário. A CAIXA lembra que nas datas indicadas para o saque em espécie, eventual saldo existente nas contas digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança CAIXA ou conta em outro banco. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Projeto social do atleta Neto Caraúbas arrecada alimentos para famílias carentes


O craque das quadras e idealizador de um grande projeto social no Nordeste, Neto Caraúbas, segue realizando gols de placas também fora das quadras.

Neto, desta vez, com ajuda de empresas e amigos, segue arrecadando alimentos para ajudar famílias necessitadas nesse momento difícil.

Se você quer ajudar ao projeto social de Neto Caraúbas, alimentando mais famílias, é só entrar em contato: no Instagram @projetosocialnetocaraubas ou (84) 99848-6033.

O craque Neto Caraúbas, exemplo dentro e fora das quadras.

Nota do blog: Neto, além de um grande profissional de futsal é um ser humano incrível.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Dois óbitos foram descartados para Coivid-19 em Apodi


Duas notificações de casos suspeitos foram descartados para Covid-19 na noite dessa quarta-feira (10), no município de Apodi.

Informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Apodi, os pacientes Raimundo Alves de Oliveira, de 73 anos e Sebastiana Elvira de Morais, de 87 anos faleceram nesta terça-feira (9) e estavam como suspeitos e testaram negativo para Covid-19.

Atualmente, são três pessoas de Apodi internadas, duas no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e uma na UTI do Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

E mais três pacientes em observação.

Prefeitura faz distribuição de máscaras em comunidades


Para evitar a propagação do novo coronavírus, a Prefeitura de Apodi realizou nesta quarta-feira (10), a entrega de máscaras de tecido para a população nos assentamentos Moacir Lucena, Baixa Verde, Poço Tilon, Frei Damião, São Manoel e Letícia na Chapada do Apodi. Ontem houve a distribuição na comunidade de Santa Rosa, na região da Pedra. A ação faz parte do projeto “Proteja Apodi”, está acontecendo em bairros, distritos e comunidades. Já foram distribuídas 24.000 mil máscaras para a população. 

A ação “Proteja Apodi” segue distribuindo máscaras gratuitamente para a população. Nessa terça-feira (09), a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social realizou a distribuição das máscaras na comunidade de Santa Rosa, na região do Vale do Apodi. A ação contempla a zona urbana e rural, é mais um serviço prestado dentro do pacote de ações de enfrentamento e combate ao Coronavírus no município. O “Proteja Apodi” segue distribuindo máscaras gratuitamente para a população. Nesta quarta-feira (10) as equipes das Secretarias Municipais da Assistência Social e Saúde.

Governo Municipal anuncia perda de quase R$ 2,2 milhões de reais em receitas


A crise do Coronavírus está afetando diretamente a atividade econômica e, consequentemente, a arrecadação dos municípios. Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, já registrou, nos últimos três meses, uma queda em suas receitas no valor de aproximadamente R$ 2,2 milhões de reais. O valor total leva em consideração os repasses dos meses de março, abril e maio de 2020 em comparação com os mesmos meses de 2019.

Para se ter uma ideia dos rombos nos cofres públicos do município, os repasses de Fundo de Participação dos Municípios – FPM, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, Imposto Sobre Serviços - ISS, dentre outros, juntos, somam uma queda de arrecadação no valor em torno de R$ 1.700.000,00 em comparação com o mesmo período de 2019.

O restante do valor, quase R$ 500.000,00 reais representa a queda nos repasses dos Royalties arrecadados pelo município nos mesmos meses supracitados. Quando somam-se os valores os cofres públicos contabilizam quase R$ 2.200.000,00 mil reais de queda na arrecadação em três meses.

Com uma redução tão significativa nas receitas, o prefeito de Apodi Alan Silveira fala sobre o planejamento administrativo. "O foco neste momento, são as ações de combate ao Coronavírus, o que está aumentando e muito os investimentos com recursos aplicados na saúde. Por outro lado, há necessidade de compensar essa queda de arrecadação com redução de gastos para equilibrar as contas e cumprir a legislação", destaca.

Barreiras sanitárias reforça combate ao coronavírus em Apodi

As ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus continuam sendo intensificadas no município de Apodi. Uma das medidas adotadas é o controle da chegada de pessoas à cidade, por meio de barreiras sanitárias, que ocorrem, principalmente, nos acessos do município.  O objetivo é identificar e monitorar casos suspeitos de Covid-19. As barreiras sanitárias nas entradas da cidade são mais um importante serviço realizado pela Prefeitura Municipal de Apodi.  A realização desse tipo de serviço é diária, os veículos que entram na cidade são desinfectados. Nas barreiras sanitárias, os visitantes são submetidos a um questionário de verificação e aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho.
Trabalho de barreiras sanitárias é realizado em via pública de Apodi

As ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus continuam sendo intensificadas no município de Apodi. Uma das medidas adotadas é o controle da chegada de pessoas à cidade, por meio de barreiras sanitárias, que ocorrem, principalmente, nos acessos do município.

O objetivo é identificar e monitorar casos suspeitos de Covid-19. As barreiras sanitárias nas entradas da cidade são mais um importante serviço realizado pela Prefeitura Municipal de Apodi.

A realização desse tipo de serviço é diária, os veículos que entram na cidade são desinfectados. Nas barreiras sanitárias, os visitantes são submetidos a um questionário de verificação e aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho.

terça-feira, 9 de junho de 2020

73,2% dos pacientes estão curados do coronavírus em Apodi

Os dados são resultados de um trabalho integrado entre a equipe de Saúde, bem como os esforços da prefeitura para a realização de testes

O município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, já ultrapassou os 70% de pacientes curados da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Os dados são resultados de um trabalho integrado entre a equipe de saúde, bem como os esforços da prefeitura pela realização de uma grande quantidade de testes, o que proporciona um tratamento rápido aos pacientes.

De acordo com o último Boletim do Coronavírus, divulgado na segunda-feira (08), dos pacientes confirmados 301 estão curados, isso representa uma taxa de 73,2%. Os dados são promissores, no município está sendo realizada uma série de ações na área da saúde visando o combate, bem como a prevenção à Covid-19.

Dentre essas ações estão a entrega de mais de 23 mil máscaras para a população, colocação de pias para a lavagem das mãos em pontos, realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, desinfecção de locais públicos, ronda quarentena, dentre outras.

Ainda na área da saúde o município disponibiliza de plantão médico de domingo a segunda no Centro de Saúde, aumento de atendimento médico nas UBS’s, criação do Alô CAPS e Disque Saúde, ferramentas que aproximam os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS do atendimento médico.

O prefeito de Apodi Alan Silveira comenta sobre os dados positivos de curados no município: “Apodi é uma das cidades que está realizando mais testes, proporcionalmente no estado, para se ter uma ideia da quantidade já realizamos 1.406 testes até o momento. Com isso temos um panorama real do vírus em nossa cidade, fato que nos permite uma assistência satisfatória aos notificados, além de permitir o tratamento rápido. Como resultado temos excelentes taxas de curados. Continuaremos nessa luta, que é de todos nós”, comentou.

No município de Apodi todos os pacientes notificados, bem como os testados positivos, dispõem de acompanhamento psicológico gratuito. Para tanto a prefeitura conta com uma equipe de psicólogos que oferecem acolhimento e orientação psicológica, tanto para o paciente quanto para familiares que desejem ter acesso ao serviço.

MPRN: Apodi bem avaliado no quesito transparência sobre a Covid-19


O Ministério Público desenvolveu um sistema que avalia continuamente a transparência das prefeituras potiguares quanto ao uso de recursos nas ações de combate à Covid-19. Apodi foi um dos municípios mais bem avaliados na mais recente avaliação do órgão.

A metodologia desse levantamento estabelece alguns critérios para atribuir pontos aos portais das prefeituras e apresentam status que variam de cor conforme o cumprimento das exigências, sendo a cor verde indicativa de que o município cumpre os requisitos, a amarela representa cumprimento parcial e a vermelha aponta para descumprimento.

Com pontuação de 291, Apodi foi um dos municípios mais bem avaliado no quesito transparência referente ao uso de recursos nas ações de combate à Covid-19.

Confira o demonstrativo: receitas x despesas.



Clique AQUI e confira outros demonstrativos.

Blog faz campanha para ajudar vítimas da Covid-19 em Apodi. Ajude

Família que perdeu mãe cria Comitê para ajudar vítimas da Covid-19 no município

O cenário no Brasil é preocupante. Com o aumento de mortes decorrentes do novo coronavírus, o Comitê do Amor de Apodi tem por objetivo ajudar as vítimas da Covid-19 em vulnerabilidade social.

Resolvemos criar nosso comitê para oferecer apoio às vítimas positivadas em isolamento e vulnerabilidade social, que não tem as condições físicas e emocionais de proverem para si e para os seus familiares as condições mínimas para uma sobrevivência digna.

Não temos dinheiro mais temos amor, recebemos doações e amor fraterno para apoiar nossos irmãos em Cristo e assim estamos seguindo o exemplo dele, alimentando aqueles que têm fome e sede de amor.

O Blog se uniu ao comitê para arrecadação. "Quem desejar doar carne, frango, verduras, macarrão o supermercado Monteiro entrega no nosso comitê", disse Vilmaci Viana. "Inicialmente estamos cadastrando positivados para receberem o sopão. Agradecemos ao prefeito Alan Silveira e toda sociedade apodiense pelo apoio", concluiu.

Coordenadoras: Vilmaci Viana e Adriana Gurgel. Nosso comitê funciona na casa de Adriana Gurgel na rua Luís Jacinto, 29, bairro Lagoa Seca, Apodi-RN. 

Quem quiser doar e contribuir para o Comitê do Amor. Faça sua doação:

Contas para doação:

BANCO DO BRASIL:
Ag:0892-3
CC:17642-7
Maria Vilmaci Viana
CPF:301.142.844-15
Email: Vv.viana@hotmail.com
Instagram: @comitedoamorapodirn

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 
AGENCIA = 3483
OP = 013
CONTA = 8580-1
POUPANÇA
Adriana Cristina Duarte Gurgel
CPF 912.859.764-87

Mesmo após o término da quadra chuvosa para o interior reservatórios ainda recebem aporte hídrico

Gargalheiras em Acari. Crédito: Heráclito Patrício

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, atualizado nesta segunda-feira (08), aponta que, apesar do fim da quadra chuvosa no interior do RN, alguns reservatórios ainda recebem aporte hídrico.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são de 2.441.024.096 m³, percentualmente, 55,77% da capacidade total de armazenamento dos mananciais monitorados pelos Igarn juntos, que é de 4.376.444.842 m². No mesmo período de 2019, as reservas estaduais eram de 1.449.125.957 m³, correspondentes a 33,11%.

Para o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa, a recarga recebida nos reservatórios potiguares monitorados é suficiente para atender às demandas hídricas estaduais até a quadra chuvosa de 2021. “Temos a melhor situação das reservas hídricas estaduais dos últimos 8 anos. A Amando Ribeiro Gonçalves também está com o seu maior acumulo de águas desde 2012. Acreditamos que fazendo uma boa gestão dos recursos hídricos chegaremos à próxima quadra invernosa em condição ainda melhor que a deste ano e, tendo um outro inverno dentro do normal, poderemos seguir com a recuperação dos nossos reservatórios”, disse o diretor do Instituto.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, continua a receber aporte hídrico e já acumula 1.533.987.376 m³, correspondentes a 64,64% do seu volume total, que é de 2,37 bilhões de metros cúbicos. No mesmo período do mês de junho do ano passado a represa já estava em decréscimo de volume e represava 828.104.000 m³, percentualmente, 34,50% da sua capacidade total.

Segundo maior reservatório estadual, com capacidade para 599.712.000 m³, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 215.607.720 m³, percentualmente, 35,95% do seu volume máximo. Em 2019, o manancial estava com 151.835.789 m³, correspondentes a 25,32% da sua capacidade total.

Localizada em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, a barragem Umari acumula 258.120.744 m³, percentualmente, 88,15%. No mesmo período do ano passado o manancial represava 120.328.062 m³, que correspondiam a 41,09% da sua capacidade total.

A barragem Pau dos Ferros manteve o volume do relatório divulgado no dia 4 de julho e acumula 21.169.454 m³, percentualmente, 38,9% da sua capacidade total que 54.846.000 m³. No início de junho de 2019 o reservatório acumulava 632.639 m³, que correspondiam a 1,15% do seu volume máximo.

Outro reservatório que vem mantendo seu volume de água acumulada é o Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, que represa 15.355.157 m³, correspondentes a 34,57% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. No mesmo período de 2019, o manancial estava com 262.087 m³, percentualmente, 0,59% do seu volume máximo.

O reservatório Alecrim, localizado em Santana do Matos, acumula 4.320.000 m³, correspondentes a 61,71% m³ do seu volume máximo que é de 7.000.000 m³. No início de junho do ano passado, o manancial estava com 3.930.000 m³, percentualmente, 56,14% da sua capacidade total.

O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, acumula atualmente 2.421.897 m³, correspondentes a 46,95% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³. O reservatório estava completamente seco até janeiro deste ano. Este também é o maior volume reservado pelo manancial desde agosto de 2012. No mesmo período do ano passado ele estava com apenas 4.370 m³, que correspondiam a 0,08% do seu volume máximo.

Os reservatórios que permanecem com 100% da sua capacidade são: Apanha Peixe, em Caraúbas; Mendubim, em Assu; e Beldroega, localizado em Paraú.

Os Reservatórios que já sangraram nesta quadra chuvosa do interior e continuam com níveis acima dos 90% das suas capacidades, são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 98,67%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 97,76%; Santo Antônio de Caraúbas, com 98,5%; Morcego, em Campo Grande, com 99,37%; Encanto, localizado no município de Encanto, com 98,46%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 99,42%; Dourado, localizado em Currais Novos, com 99,69%; e Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com 98,48%.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, apenas 2 estão com níveis inferiores a 10% da sua capacidade, sendo, portanto, considerados em nível de alerta. São eles: Passagem das Traíras, que está em reforma e não pode acumular grande volume hídrico, com 1,58% do seu volume máximo e Esguicho, em Ouro Branco, com 2,98% da sua capacidade. Percentualmente o número representa 4,25% dos reservatórios monitorados.

Já os mananciais completamente secos também são 2, Inharé, localizado em Santa Cruz; e Trairi, localizado em Tangará. Em termos percentuais o número representa 4,25% dos reservatórios monitorados.

Situação das lagoas
A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.

A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 44.166.465 m³, correspondentes a 52,41% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.

A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, também está com o seu volume máximo que é de 11.074.800 m³.

7 Estados podem ficar sem repasse por regra da reforma da Previdência; inclusive o RN

Clique na imagem para ampliar

Portaria obriga adequação de alíquotas de servidores públicos para ao menos 14% do salário até 31 de julho, sob pena de suspensão de repasses voluntários do governo federal

Sete unidades da Federação não fizeram reforma da Previdência nem ajustaram a alíquota de contribuição previdenciária de seus funcionários para ao menos 14% do salário. Por conta disso, podem ficar sem repasses voluntários da União.

O valor total desses repasses em 12 meses até abril foi  R$ 13,2 bilhões. Portaria feita depois da reforma da Previdência federal determinou que Estados e municípios têm até 31 de julho para, pelo menos, atualizar a alíquota. Não atualizou, fica sem o repasse. O Poder360 apurou que o governo pretende estender o prazo.  A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia não comentou essa informação.

Segundo a Secretaria, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima ainda não fizeram alteração das alíquotas. Reúnem 21% do funcionalismo estadual.

“O Brasil Conta Comigo” reforça serviços de saúde em todo Brasil

Alunos de São Francisco do Oeste - RN

A Ação abre espaço para profissionais e estudantes atuarem no combate à COVID-19

Ação Estratégica do governo federal “O Brasil Conta Comigo”. Lançada em abril desse ano, a ação consiste em gerenciar o cadastramento de profissionais e estudantes da área de saúde que tenham interesse em atuar pontualmente, ao longo da pandemia, no combate à Covid-19. Já possuímos mais de 400 mil inscritos e o retorno tem sido muito positivo, tanto das equipes de saúde quanto da população. Exemplo disso é que no município de Riacho da Cruz, no Rio Grande do Norte, o Secretário de Saúde, Sr. Temístocles Lucena, nos enviou um ofício declarando a satisfação que os envolvidos na Ação “O Brasil Conta Comigo” têm tido.

“O projeto já está fazendo a diferença na vida da população de muitos municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e de outros estados, com a atuação dos alunos e profissionais de saúde”, destacou.

Alunos de Major Sales - RN

Com o objetivo de auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal nas ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, o Ministério da Saúde está oferecendo a oportunidade de profissionais e estudantes ampliarem a experiência e serem remunerados para isso. Trata-se da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, uma proposta inédita, cuja finalidade é propiciar o encontro, via sistema eletrônico, da demanda dos serviços de saúde com aqueles que buscam uma oportunidade adicional de ampliação de conhecimento e prática em suas áreas de atuação.

A iniciativa contempla todo o território nacional, oferecendo vagas temporárias nas cinco regiões do Brasil. Estruturada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), a Ação Estratégica tem o intuito de otimizar a disponibilização de serviços, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19.

Alunos de Portalegre - RN

Os participantes da Ação são capacitados nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), visando uma atuação com maior qualidade e segurança. Há também a capacitação presencial, disponível para os profissionais, nos módulos teórico e prático, quando é requerido pelos gestores (Secretários de Saúde estaduais e municipais; diretores de hospitais federais e filantrópicos).

O projeto adotou o formato de uma Ação Estratégica em função desse tipo de instrumento de gestão ter como característica inerente a sua aplicação em situações pontuais, com prazo para ser finalizado, ainda que dependa de fatores variáveis. A Ação é um esforço do governo federal em prol da população brasileira e visa oferecer um suporte aos entes federativos para o enfrentamento à Covid-19.

Alunos de Viçosa - RN

Profissionais em ação

Todas as 14 categorias profissionais consideradas da área da Saúde são contempladas pela Portaria 639, que viabiliza a participação deles na Ação: assistentes sociais; biólogos; biomédicos; profissionais de educação física; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais; fonoaudiólogos; médicos; médicos veterinários; nutricionistas; odontólogos; psicólogos; e técnicos em radiologia.

Apesar do cadastramento ser opcional, o Ministério da Saúde já contabiliza mais de 420 mil profissionais da Saúde dispostos a atuar imediatamente em todo o Brasil. A contratação e a remuneração dos profissionais ficam a cargo dos gestores locais, salvo demandas provenientes do Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde, como a solicitação para o estado do Amazonas e Amapá.

Residentes também participam da Ação

“O Brasil Conta Comigo” abre espaço também para os residentes que recebem, a título de bonificação, o valor mensal de R$ 667,00 (seiscentos e sessenta e sete reais), pelo prazo de seis meses. São beneficiados aqueles profissionais que estão cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde. Atualmente, mais de 55 mil residentes são contemplados com a bonificação.

“O Brasil Conta Comigo – Acadêmico”

Com o objetivo de intensificar e aprimorar a cobertura assistencial em localidades com real necessidade emergencial, em razão da crise sanitária enfrentada, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES), setor subordinado à SGTES, instituiu a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico”. A iniciativa é respaldada pela publicação do Diário Oficial da União, ocorrida em 1º de abril, do edital Nº4, do dia anterior, que dispõe sobre a Ação voltada especificamente para a suplementação excepcional e temporária de estudantes em estabelecimentos de saúde.

Podem participar da Ação alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino (IFES), cursando o 5° e 6° ano de medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e farmácia. A atuação do acadêmico ocorre sempre sob supervisão de um profissional de saúde -indicado pelo estabelecimento de saúde- de categoria correspondente ao respectivo curso.

Os selecionados passam por uma capacitação e têm direito a uma bolsa mensal – provida pelo Governo Federal –, no valor de R$ 1.045,00, correspondente à carga horária de 40h semanais. Os alunos também receberão o aproveitamento das horas dedicadas nesse esforço de contenção da pandemia na contabilização da carga horária necessária para o estágio curricular obrigatório (Portaria MEC nº 356/2020). Além disso, os alunos que tiverem atuado na Ação conquistam o direito de receberem um bônus de 10% na nota dos processos seletivos de programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde. O benefício é válido por dois anos após a atuação dos estudantes na ação de combate ao coronavírus. Atualmente, “O Brasil conta comigo – Acadêmico” possui mais de 108 mil alunos cadastrados e 2.490 já estão atuando.