sábado, 28 de março de 2020

Prefeitura paga salário e orienta para evitarem aglomerações

Pagamento teve início programado para esta segunda-feira (30)

A Prefeitura de Apodi, para evitar aglomerações em agências bancárias como medida de prevenção ao coronavírus, vai liberar os salários dos servidores municipais mais pede que não aconteça aglomerações de pessoas nas agências.

Os pagamentos serão iniciados nesta segunda-feira (30), com a liberação das folhas a partir das 12h. Mas alguns funcionários já tiveram o salário creditado na conta, inclusive com a garantia que haverá dinheiros em todos os caixas.

Aulas nas escolas do RN só em maio

As Escolas do Rio Grande do Norte só retornam às aulas no mês de maio.

Decisão foi anunciada, ontem, após reunião de dirigentes de escolas públicas e particulares.

Prorrogação da suspensão será por 30 dias.


Meta de vacinação na primeira semana contra Influenza é atingida em Apodi, RN

A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Saúde, informa que atingiu a meta na primeira semana da campanha de vacinação contra Influenza.

A equipe da secretaria de Saúde recebeu quase 3 mil doses do Ministério da Saúde que já foram utilizadas. Próxima semana iremos receber mais de 2 mil doses, dando continuidade nas visitas domiciliares.

"Avisamos aos idosos com idade a partir de 60 anos e aos profissionais de saúde que, próxima semana, continuaremos os atendimentos a domicílio, tanto na zona urbana, como rural. Além de informar que a vacinação vai até 15 de abril", falou o prefeito Alan Silveira.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Máscaras de graça, como camisinha no carnaval

Se o Governo tem compromisso com a população e quer de fato reduzir o contágio comunitário do COVID-19, o vírus da morte, deveria então distribuir gratuitamente máscaras, luvas e gel da mesma forma como faz no carnaval para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Fica a sugestão do blog!

Reservatórios potiguares continuam a receber bom aporte hídrico

Barragem de Santa Cruz, em Apodi

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (26), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos acumula atualmente 659.255.992 m³, percentualmente, 27,78% da sua capacidade total. No mesmo período de 2019 o reservatório acumulava 503.957.333 m³, correspondentes a 21% do seu volume máximo.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares juntas, que é de 4.376.444.842 m³. Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, percentualmente, 22,84% do volume total que conseguem acumular.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 3, percentualmente, 6,38% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 9, percentualmente, 19,14% dos mananciais monitorados. Já os secos eram 6, percentualmente, 12,76%.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente, 152.247.518 m³, percentualmente, 25,39% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o manancial estava com 135.915.601 m³, o que correspondia a 22,66% da sua capacidade total.

Já o reservatório Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente, 105.464.012 m³, percentualmente, 36,02% do seu volume máximo. No dia 26 de março do ano passado o manancial estava com 98.562.845 m³, percentualmente, 33,66% da sua capacidade total.

A barragem Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, acumula atualmente 8.306.804 m³, o que corresponde a 15,15% da sua capacidade total. O manancial não atingia 15% do seu volume máximo desde agosto de 2013, embora tenha recebido recarga em anos posteriores, e estava seco até o dia 3 de março deste ano.

O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³, acumula atualmente, 11.448.873 m³ chegando, portanto, a 25,77% da sua capacidade total. No mesmo período de 2019 a barragem estava completamente seca.
O açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, com capacidade para 7.000.000 m³, e que estava seco até o último dia 12 de março, recebeu bom aporte de águas e acumula atualmente 1.645.000 m³, o que percentualmente representa 23,5% da sua capacidade total.

Os reservatórios que já sangram na quadra invernosa deste ano foram: Dourado, localizado em Currais Novos; o açude de Encanto; o açude Riacho da Cruz II; o açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu e o açude Beldroega, localizado em Paraú.

Os reservatórios que estavam em nível de alerta até o último relatório, divulgado no dia 18 de março, e que já acumulam mais de 10% da sua capacidade total são: Bonito II, localizado em São Miguel, que estava com 5,17% e agora acumula 12,3%; Flechas, em José da Penha, que estava com 9,05% e agora está com 10,37%; a Barragem Pau dos Ferros, já citada anteriormente, que estava com 6,65% e agora acumula 15,15%; o açude Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias, que estava com 9,81% e agora está com 10,03% e o açude de Cruzeta, que estava com 9,23% e agora está com 11,31%.

Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 7,86% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 2,45% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,88%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,45%.

Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz; o açude Trairi, em Tangará e Japi II, em São José do Campestre.


Atenção: onde tem água parada, pode ter dengue!


Dengue Mata. Mude Sua Atitude.

E você? Já combateu o mosquito hoje?

Com o aumento dos casos de Dengue em todo o Brasil, é necessário que a população esteja bem informada e faça a sua parte no combate à doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.


A secretaria de Saúde ressalta que é fundamental ficarmos atentos aos sinais e sintomas da doença (febre, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarreia, manchas avermelhadas na pele).

quinta-feira, 26 de março de 2020

Hoje eu tive um sonho!

Por Aurivan Marinho

Sonhei que a ideologia do coronavírus não era de esquerda nem de direita. Não pertencia a nenhum partido político e não estava aliada a nenhuma nação ou classe social. Sonhei que todos, finalmente, puderam entender que o coronavírus tem somente o medo como aliado, a calamidade como bandeira e a morte como ideologia.

Sonhei, então, que a partir daí uma grande força tarefa foi formada. Uma admirável corrente do bem invadiu o país a fora, pregando a paz, multiplicando esforços e transformando o medo em esperança. De repente, o governo federal, os governos estaduais e o congresso nacional deixaram de lado as diferenças ideológicas, abdicaram dos seus interesses e vaidades, desceram dos seus palanques, e começaram a lutar unidos a única batalha que interessa ao povo nesse instante, a luta contra o vírus que ameaça dizimar a população brasileira.

Sonhei que o valor da vida, quando posto na balança, pesou mais do que qualquer projeto de poder político, do que a ganância pelo dinheiro, do que a fama ou a publicidade pessoal. Assim, é que artistas, jogadores de futebol, empresários, banqueiros e personalidades diversas, voluntária e solidariamente, propuseram-se a encabeçar uma grande mobilização com toda sociedade, no propósito de adotar o maior número possível de pessoas que perderam seus empregos ou que dependiam do trabalho informal.

Sonhei que as instalações das igrejas, dos estádios de futebol, dos prédios ociosos e dos estabelecimentos das instituições mais diversas eram transformadas em abrigos, restaurantes e enfermarias para assistir e proteger os mais vulneráveis das nossas cidades. Para lá, eram conduzidos catadores de lixo, pessoas em situação de rua, idosos desassistidos, crianças abandonadas, moradores de palafitas e tantos outros trazidos dos morros e dos guetos. Todos eram instruídos a como se prevenirem contra o vírus, por agentes de saúde e voluntários treinados. Todos recebiam roupas, cobertores e colchões. Todos eram devida e justamente alimentados. Todos eram higienizados, pois podiam abrir a torneira e lavar as mãos com água e sabão. A todos era oferecido e permitido o acesso necessário aos meios de prevenção e sobrevivência.

Sonhei que, desse modo, o poderoso corona vírus foi perdendo forças. Um poder maior caminhou pelas ruas das cidades, fazendo o poder da peste e da morte recuarem. Ao invés da bandeira da calamidade, foi hasteada a bandeira da solidariedade. Ao invés da ideologia da morte, prevaleceu a paixão pela vida, o amor pelo o próximo, a fé traduzida em obras, a esperança que traz paz, o altruísmo que supera o egoísmo, a misericórdia que transcende o sacrifício.

Sonhei que depois do coronavírus, apesar do impacto negativo deixado na economia e das inúmeras famílias enlutadas, teríamos uma igreja e um mundo melhor. Seríamos mais solidários e menos ensimesmados, menos consumistas e mais satisfeitos. Seríamos uma igreja mais de missão do que de exibição. O crescimento seria determinado pela evangelização e não pela a divisão, pela a prática do discipulado e não por estratégias de marketing. Seríamos mais conhecidos pelo o exercício da misericórdia e da compaixão, do que pelos os escândalos e a insensatez dos nossos atos. Seríamos, sobretudo, culturalmente mais relevantes. Pois ao invés de nos amoldarmos a cultura ou de simplesmente condená-la, seríamos agentes da providência de Deus para transformá-la. Portanto, sonhei que vencíamos o coronavírus, mas não sem que primeiro derrotássemos o "vírus" da intolerância, da polarização raivosa e do egoísmo. "O amor é paciente; o amor é benigno. Não é invejoso; não se vangloria, não se orgulha, não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento do mal; não se alegra com a injustiça, mas congratula-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor." (1Co 13.4-7,13).


Solus Christus!
Pr. Aurivan Marinho

Dados biográficos do pr. Aurivan:
O pastor Aurivan Marinho é bacharel em Teologia, mestre em Teologia Histórica e Graduado em Filosofia. Tem se destacado como conferencista e expositor da palavra de Deus. Durante oitos anos foi presidente da Aliança das Igrejas Congregacionais do Brasil. Atualmente leciona a cadeira de teologia sistemática no SETEBAN-PE, é pastor da Igreja Evangélica Congregacional da Estância em Recife-PE e Membro do Conselho Consultivo da SBB. É casado com Maria Aparecida Freire e pai de Cássio.

Deputado federal destina emenda de R$ 290 mil para Apodi


Mais um parlamentar federal indica Emendas de Bancada Impositiva para Apodi. O Deputado Federal João Maia destinou R$ 290 mil na área da saúde, para estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica. Agradeço ao Deputado por, mais uma vez, lembrar de Apodi.

O que é Outorga de Uso da Água e a sua importância

Uma das principais ferramentas utilizadas pelo Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN, para garantir a otimização da gestão dos recursos hídricos é o cadastramento dos usuários de água por meio das Outorgas de Uso da Água, mas você sabe o que é uma outorga e a sua importância?

As atividades humanas que provocam alterações nas condições naturais das águas são consideradas "usos", como, por exemplo, irrigação, abastecimento, geração de energia hidroelétrica, entre outros.

A outorga de direito de uso tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo desses usos da água. Por meio dela, o Poder público cede ao interessado, o direito de utilizar privativamente os recursos hídricos de certo manancial por prazo e pretensões anteriormente acordados.

Apesar de concedida pelo Poder Público, as prerrogativas para a concessão da outorga de uso da água são definidas em diretrizes estabelecidas pelos Planos de Bacias Hidrográficas aprovados pelos Comitês.

É através da outorga que são viabilizados os usos múltiplos das águas e o acesso a este bem por todos da coletividade, ou seja, assegura o controle quantitativo e qualitativo da utilização deste recurso. Sendo assim ela é um mecanismo que protege e controla de forma organizada o uso dos recursos hídricos, garantindo sua distribuição de modo que não se comprometa o uso futuro.

A Outorga funciona, portanto, como uma forma de controlar o uso exacerbado e a apropriação indevida, garantindo assim a efetividade do direito ao acesso à água, reduzindo os conflitos referentes à água, sendo um guia indispensável para a gestão dos recursos hídricos. 

De acordo com a Constituição Federal, corpos de água de domínio da União são aqueles lagos, rios e quaisquer correntes d’água que passam por mais de um estado, ou que sirvam de limite com outros países ou unidades da Federação. Em corpos hídricos de domínio dos Estados e do Distrito Federal, a solicitação de outorga deve ser feita junto ao órgão gestor estadual de recursos hídricos, no caso do Rio Grande do Norte, o Igarn.

Vale ressaltar que a outorga dá ao usuário a segurança para exercer seu direito de acesso à água, uma vez que com o documento poderá legalmente fazer o uso dos recursos hídricos. Já aqueles que exploram estes recursos de maneira ilícita, ou seja, sem a autorização do Estado ou União, pode receber notificações, multas e até mesmo embargos previstos em lei.

Quem são os usuários de água?
O termo “usuário de água”, que comumente utilizamos em nossos textos, designa Indústrias, agricultores, piscicultores, mineradores, companhias de saneamento e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos do Estado, seja por captação de águas, extração ou despejo de esgotos direta ou indiretamente, assim, a Caern é um usuário de água do Estado.

Covid-19, gripe, resfriado ou alergia? Saiba diferenciar os sintomas

Febres, tosse seca, perda do olfato ou do paladar são sintomas comuns da doença. Já espirros e congestão nasal são provavelmente sinais de um resfriado comum.

Se você, ou alguém próximo, está espirrando, pode ficar tranquilo: segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), espirros e congestão nasal não são sintomas comuns em casos da Covid-19.

Em uma análise de 56.000 casos da doença na China, em apenas 4,8% deles os pacientes reportaram congestão nasal. Os sintomas mais comuns são febre (87% dos casos), tosse seca (67%) e falta de ar, que às vezes podem ser acompanhados por dores de cabeça, no corpo, na garganta e fadiga.

Um estudo da Academia Americana de Otorrinolaringologia, aponta outros sintomas iniciais da Covid-19: anosmia, falta de olfato, e disgeusia, falta de paladar. Eles podem se manifestar mesmo em pacientes que não apresentam outros sintomas.

Atualmente a Covid-19 já infectou mais de 435 mil pessoas em todo o mundo, com quase 20 mil mortos. No Brasil são 48 mortos e 2.201 casos confirmados. Fonte: Science Alert

Mais uma razão para brindar à vida


As chuvas no Sertão produzem milagres. Em meio a tanta notícia de fim do mundo, consequência do alastramento do coronavírus, refrigera minha alma, meu espírito e me dá paz receber essa imagem das Cachoeiras do Roncador e Caripina, a primeira no sítio Brejo e a segunda na comunidade do Rosário, zona rural do município de Felipe Guerra, região Oeste do RN, respectivamente.

Para mim e o restante da humanidade sertaneja que um dia botou os pés por lá, Felipe Guerra é uma das mais bela cidade sertaneja. A bela imagem estar no blog do Salomão Medeiros, apaixonado pela sua terra assim como eu. Oásis na caatinga do Oeste, mostrando-se em um dos mais belos espetáculos proporcionados pela mãe natureza nesse período de inverno.

Em uma posição privilegiada, a cidade de Felipe Guerra, localizada na região Oeste potiguar é o único município do Rio Grande do Norte que tem duas cachoeiras de grande magnitude, além de ter o maior lajedo de cavernas calcárias com mais de 300 cavernas, e riquezas imensuráveis que num futuro próximo poderá ser exemplo para a geração de empregos e rendas, como também a sua preservação, conservação e cuidados com essa riqueza inexplorada.


COVID-19: Governo instala Força Tarefa Administrativa e cria Central de Doações

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu uma força tarefa administrativa de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) e criou a Central de Recebimento e Distribuição de Doações. As iniciativas foram oficializadas pelo decreto Nº 29.565, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira, 26. O objetivo é concentrar esforços administrativos que possam conceder melhor apoio técnico operacional à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para responder aos desafios impostos pela pandemia.

Caberá à Força Tarefa Administrativa efetuar a tramitação dos processos de aquisição de bens, equipamentos produtos e insumos, contratação de serviços, requisições administrativas relativas à calamidade pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), propor o impulsionamento de processos mediante a adoção procedimentos simplificados, além de prestar suporte administrativo à Sesap.

Ela responderá ao Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) e será formada por uma equipe técnica composta por representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), das secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e Administração (Sead), sob coordenação do Gabinete Civil.

A Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens funcionará na sede da Escola de Governo e ficará submetida à Controladoria-Geral do Estado (CONTROL).

Este é 12º decreto emitido pelo Governo do RN, entre os dias 13 e 25 de março, que trata de medidas de prevenção e mitigação do contágio do novo coronavírus, visando proteger a saúde da população. Os decretos vão desde a instituição do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública até as regras para fechamento de locais públicos e privados para diminuir a circulação de pessoas pelo estado, incluindo ainda iniciativas voltadas ao remanejamento de orçamento para investimento no enfrentamento à pandemia.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Fim de filiação bate à porta


É impossível continuar tratando aqui de coronavírus quando há muita curiosidade em relação ao pleito municipal se de fato ocorrerá mesmo. As dúvidas são as mais dispares possíveis, mas o calendário avança e já no próximo dia 4 vence o prazo de filiação partidária para quem vai entrar na disputa, seja para prefeito ou vereador. Aos que acham que esse prazo será alargado por causa da crise na saúde e na economia, é bom tirar o cavalinho da chuva.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já montou uma estrutura online para o recebimento da documentação dos candidatos, evitando assim a forma presencial. Quem não se ligou, que cuide de acelerar o passo, pois faltam menos de 15 dias. A opção partidária é a decisão mais importante que um candidato pode tomar, especialmente os que entrarão na briga por um mandato de vereador devido ao fim das coligações.


Prefeito de Apodi será o entrevistado desta quarta-feira no programa Meio Dia 98

Alan Silveira, prefeito de Apodi é o convidado desta quarta-feira (25) do Programa Meio Dia 98 com Tibúrcio Marinho

Alan Silveira, Prefeito do Município de Apodi é o convidado desta quarta-feira (25) do Programa Meio Dia 98 com Tibúrcio Marinho na 98 FM.

Debateremos os principais assuntos administrativos da cidade, políticas, sobretudo o que o município tem feito para enfrentar a crise do novo coronavírus e ainda sobre o decreto de calamidade pública.

Não perca!

terça-feira, 24 de março de 2020

Prefeitura de Apodi decreta Estado de Calamidade Pública


A Prefeitura Municipal de Apodi seguindo orientações do Decreto Estadual 29.541/2020, decretou Estado de Calamidade Pública no município de Apodi, por meio do Decreto 0218/2020. O Decreto foi publicado nessa terça-feira, 24 de março de 2020, e tem efeito imediato para 25 de março, como forma de combate ao avanço da pandemia COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS), que coloca em risco a saúde de boa parte da população.

Em função do Decreto ficam suspensas todas as obras públicas em andamento, bem como, ficam também suspensas até o dia 05 de abril de 2020 as licitações que requeiram acesso presencial. Também ficam autorizadas dispensa de licitação e a contratação temporária de pessoal, exclusivamente para adoção de medidas de prevenção, enfrentamento e combate ao COVID-19.

Com relação ao funcionamento das atividades regulares do município ficam suspensos, até o dia 05 de abril de 2020, o funcionamento da Feira Livre, de todo e qualquer comércio ambulante e dos estabelecimentos comerciais e de serviço, exceto: agências bancárias, supermercados, mercados, mercearias, padarias, farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares, postos de gasolina (com as suas lojas de conveniência fechadas), clínicas e farmácias veterinárias, venda ou revenda de gás butano, venda ou revenda de água mineral, pet shops, venda de rações para animais, de insumos para agricultura e pecuária, táxi e mototáxi, hotéis, pensões, abrigos e lugares de abrigamento de pessoas, serviços fúnebres, velórios e cemitérios.

Já os restaurantes, lanchonetes e demais empreendimentos, ainda que não formalizados, que vendam comida pronta funcionarão de portas fechadas, exclusivamente para realizar entregas em domicílio ou vendas por encomenda. Clubes sociais, clubes de serviço e casas de show também devem permanecer fechados até o dia 05 de abril de 2020. Dessa forma, ficam cancelados o São João de Apodi, Acampamento da Juventude, Dia do Trabalhador e Dia do Gari.

Todos os prazos constantes no Decreto poderão ser alterados, para mais ou para menos, a partir dos avanços obtidos no enfrentamento ao COVID-19. “O fato de ainda não termos casos confirmados do COVID-19 torna ainda mais eficaz essa medida preventiva, protegendo ainda mais a nossa população”, diz o Prefeito de Apodi, Alan Silveira. A Prefeitura de Apodi, por meio de mensagem enviada a Câmara Municipal de Apodi, solicitará o reconhecimento do estado de calamidade pública do município.

Boletim é atualizado de casos suspeitos de Coronavírus em Apodi


A Prefeitura de Apodi vem a público informar à população que notificamos mais 2 casos SUSPEITOS DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) em Apodi, totalizando 3 casos suspeitos até aqui.

Foi realizada a coleta do exame e os pacientes foram orientados a manter-se em isolamento e cuidados domiciliares.

Comitê Gestor de enfrentamento ao Coronavirus organizará uma mobilização pelas ruas de Apodi


Atenção! Nesta terça-feira (24) às 17h, haverá uma mobilização organizada pelo Comitê Gestor de enfrentamento do Coronavirus, com a participação da:

  • Polícia Militar
  • Polícia Civil
  • Bombeiros civis
  • Ambulância Municipal
  • Ambulância do Hospital
  • Carro de som da Hipernet

O objetivo da mobilização é conscientizar a população em geral sobre os riscos do contágio do Coronavirus.

Para que possam colaborar e ajudar no trabalho de  combate ao Covid-19. Ao passarem nas ruas, vamos todos aplaudir esses profissionais de Apodi que estão na linha de frente no plano de contingência do Coronavirus.

Saída da CIA da PM. Às 17h.


Campanha de vacinação contra a gripe começa para idosos


A Prefeitura de Apodi, por meio das equipes da secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira (24) à campanha de vacinação contra a influenza.

"Montamos 22 equipes volantes em todas as UBS’s e ESF’s para realizarem a vacina no público alvo da primeira fase, que são idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Toda vacinação está sendo realizada em domicílio, tanto na zona urbana como rural, e segue até o dia 15/04", informou o prefeito Alan Silveira.

Atendimento virtual STTR do Apodi – COVID19


Em função das recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde e autoridades civis sobre eventuais possibilidades de quarentena, resguardo e isolamento a fim de evitar o alastramento da pandemia da Covid–19 (coronavírus), durante toda essa semana nosso atendimento aos sócios e sócias será virtual.

A previsão é que retornaremos com os atendimentos presenciais na próxima segunda, dia 30 de março, para isso se faz necessário o agendamento do atendimento através dos contatos disponíveis na imagem deste comunicado.

Agradecemos a compreensão de nossos sócios e sócias!

Sesap orienta municípios a evitar aglomerações para vacinação contra a Influenza

Começou nesta segunda-feira, 23, a primeira etapa de vacinação contra a Influenza, para idosos e profissionais de saúde. Para garantir que não haverá aglomerações, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma série de recomendações aos municípios, que são os responsáveis pelas estratégias de aplicação das doses.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Katiúcia Roseli, explica que, apesar da necessidade de isolamento dos idosos pelo risco de contaminação do coronavírus, a campanha de vacinação pode ajudar a diminuir o impacto da pandemia. “Se não fizermos a vacinação contra a Influenza, teremos mais vírus respiratórios circulando e, prevenindo a Influenza estaremos diminuindo a sobrecarga do sistema de saúde”, explicou.

Para que os municípios possam vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, a Sesap sugeriu estratégias para aumentar a quantidade de locais disponíveis à população, além de medidas para prevenção dentro das unidades.

“As secretarias municipais e a rede básica de saúde devem estabelecer parcerias locais com instituições públicas e privadas para descentralizar o máximo possível a vacinação”, explica. São sugeridos como possíveis parceiros os serviços de assistência social, a rede de ensino, a rede de farmácias privadas, entre outros.

Dentro das unidades de saúde é aconselhado adotar medidas para evitar a formação de filas e aglomerações, como destinar local específico para vacinação dos idosos, escolher locais abertos e ventilados, além de ofertar as doses em locais como igrejas, escolas. A vacinação domiciliar é recomendada para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, de acordo com as condições de cada município. Pessoas com sintomas respiratórios ou febre deverão ser orientadas a não comparecer para a vacinação.


Secretaria de Urbanismo mantêm cronograma da coleta de lixo


A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Urbanismo e Transportes, informa a população que os serviços como retirada de entulhos, garranchos, coleta de lixo e roço de mato continuam diariamente.


Pedimos a compreensão que só coloque o lixo no dia da coleta do seu bairro. Vamos ajudar os garis na limpeza da cidade e na luta contra o COVID-19.

segunda-feira, 23 de março de 2020

1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia amanhã


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Saúde, informa a todos os apodienses que, nesta terça-feira (24), dará início à primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Para essa fase a secretaria de Saúde montou 22 equipes volantes para a realização da vacinação em domicílio, no público alvo, que são idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde, tanto na zona urbana quanto na rural.

Secretaria de Saúde registra o primeiro caso suspeito de coronavírus em Apodi

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Apodi vem a público informar a população que notificamos o primeiro caso SUSPEITO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) em Apodi.

Foi realizado a coleta do exame, orientado o paciente manter-se em isolamento e cuidados domiciliares, agora é aguardar o resultado.

Grupo TCM de Telecomunicação parabeniza Apodi pelos 185 anos de Emancipação Política

Parabéns Apodi pelos 185 anos de Emancipação Política


Nestas plagas de campos ardentes
onde o sol tem mais brilho e calor
vive um povo de heróis e valentes
que não temem da vida o labor

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!
(BIS)

Apodi, Apodi, pátria amada
Como é lindo o luar que a prateia
e a gigante Lagoa adornada
de verduras que as margens rodeia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Itaú teu herói legendário
vibra em nós como um eco acordando
a ternura sem par de um erário
de mil glórias que vamos herdando

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Nestas plagas sem fim onde altiva
a viril carnaúba se alteia
medra o gênio da raça nativa
que o passado sem mancha Pompéia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Letra por José Martins de Vasconcelos
Melodia por José Martins de Vasconcelos

domingo, 22 de março de 2020

Desemprego e recessão. Quando o coronavírus passar

O coronavírus não passou, mas já é possível prever o que vem depois. Queda na arrecadação, aumento de desemprego e recessão são consequências que, dificilmente, serão evitadas. Sem as devidas intervenções e estímulos do setor público, o presidente Bolsonaro poderá levar para casa um crescimento inferior ao período do presidente Temer


Seria prematuro fazer previsões sobre o impacto do coronavírus na economia, mas muitos economistas já trabalham com a ideia de que 2020 será um ano perdido. O tamanho do encolhimento do Produto Interno Bruto (PIB) depende de iniciativas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de outras variáveis negativas da economia internacional que não estão sobre seu controle.

Muitos economistas do setor financeiro estão trabalhando com um cenário de queda de 3% do PIB neste ano. Dependendo da intensidade de contaminação do vírus e seus reflexos sobre o setor produtivo, o governo de Jair Bolsonaro poderá entrar para história com crescimento inferior ao do ex-presidente Michel Temer.

O governo, no entanto, tem uma grande margem de ação para amenizar os efeitos negativos sobre a economia. O decreto de calamidade pública, que desobriga o setor público a cumprir a meta fiscal de um déficit primário de R$ 124 bilhões em 2020, é de grande ajuda ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, na administração do caixa do governo.

Clique AQUI e continue lendo.


SINTRAPMA divulga nota pública sobre a importância de disponibilizar equipamentos de EPI's

Limpeza pública: Garis de Apodi recebem equipamentos de proteção individual


Mais do que a coleta de lixo em espaços e vias urbanas, o trabalho do gari é importante para a preservação da cidade e para garantir a saúde pública.

A Prefeitura de Apodi realiza entrega de equipamentos de proteção individual aos garis que são os profissionais que batem de frente nas ações preventivas contra o coronavírus, garantindo a limpeza da cidade e o recolhimento do lixo doméstico.

Portanto, pedimos a conscientização de todos os apodienses para acondicionar bem o seu lixo doméstico. Colaborem ajudando os nossos garis a manter a cidade limpa. Coloquem o lixo somente no dia da coleta. A sua colaboração é de muita importância, ajudando também, na prevenção ao Covid-19.

A rotina dos garis do município se inicia às 6 da manhã, com o trabalho de varrição das principais avenidas. Nesse processo é feita a retirada de papel, plástico, terra e em alguns casos até a pintura de meios fios.

Sem o gari, uma cidade não sobrevive. "É por meio do trabalho desses profissionais que reduzimos o índice de doenças causadas por essa sujeira", afirma o prefeito Alan Silveira.

Eleições gerais em 2022

Mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral finja, é difícil acreditar que a extensão da gravidade do coronavírus não leve ao adiamento das eleições municipais previstas para outubro. Fala-se no pico da moléstia para os próximos 15 dias e um cenário de horror em meados de maio atropelando junho. Até lá, tudo é imprevisível. A partir de hoje, por exemplo, a sociedade está proibida de ir aos shoppings, aos restaurantes e até as feiras para estocar comida em casa.

Amanhã, o que será o amanhã? Cidades desertas, um emaranhado de gente olhando para a vida lá fora da janela do quarto ou da varanda. Famílias inteiras em prisão domiciliar, com medo do contágio com doentes portadores do corona. Crianças, sem entender o que se passa nas ruas, berrando por liberdade, por parques verdes, por passeios ou o simples contato com outras crianças, também proibido.

O corona já riscou do calendário a chamada fase pré-eleitoral. Candidatos a prefeito fogem do vírus como o diabo da cruz, são vistos apenas online pelas redes sociais. Tempos difíceis para um mundo globalizado, em que a comunicação flui na palma da mão pelo celular. Não há mais abraços, apertos de mão, troca de afetos e carinhos. O temor dos políticos é o mesmo da sociedade: o da morte.

Se não há o menor sinal de campanha pela frente, o que se pode dizer da própria eleição? Qualquer pleito está condicionado a um calendário eleitoral que, mesmo sob a insistência de ser mantido pelo TSE, passa a ter etapas atropeladas pelo clima de terror do coronavírus. A justiça eleitoral já não funciona com a exigência presencial do candidato para registrar sua candidatura.

As sedes dos partidos políticos foram fechadas e as filiações de candidatos, com prazo a ser vencido em 4 de abril, mesmo com densidade eleitorais, passaram a ser feitas online, por conferência na internet. Se tudo isso foi arrastado pelo coronavírus, cuja gravidade maior ainda está por vir, parece ser sóbria a proposta do deputado Sebastião Oliveira, do PL a caminho do Avante, adiando as eleições para 2022, quando haveria, pela primeira vez no País, as eleições gerais.