sábado, 7 de março de 2020

Vem aí a 2ª edição do Acampamento de Juventude de Apodi


Atenção, juventude! Se ligue nesse convite!

Está chegando o momento mais esperado do ano. A segunda edição do Acampamento de Juventude de Apodi. No primeiro encontro subimos a serra, agora chegou a vez da praia.

O II Acampamento de Juventude acontecerá de 03 a 05 de abril na cidade de Tibau. “Criamos e apoiamos os acampamentos de Juventude, entendendo e valorizando a importância do protagonismo juvenil nas políticas públicas”, comentou Alan Silveira.

Marcha Mundial de Mulheres realiza ato na feira livre do Apodi


Durante a manhã deste sábado (07), Mulheres Camponesas que fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, que se organizam em grupos de mulheres comunitários e militam na Marcha Mundial de Mulheres realizaram ato na feira livre do Apodi. A atividade também contou com a articulação do Centro Feminista 8 de Março.


Com palavras de ordem, e falas ao público da feira livre, as mulheres denunciaram o machismo no mercado de trabalho, a exclusão das mulheres na política, o feminicídio que a cada dia aumenta, além da reivindicação de direitos e um mundo que de fato torne as mulheres livres.

Jogos Carnavalescos de Handebol acontece neste final de semana em Apodi


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, está realizando neste final de semana (7 e 8 de março), os jogos de handebol, dentro da programação dos Jogos Carnavalescos.


“São 11 equipes que disputam nas categorias masculino e feminino. Com uma premiação de R$ 3 mil reais, os Jogos Carnavalescos deste ano foi mais uma disputa realizada pela gestão em prol do esporte municipal”, comentou Alan Silveira prefeito de Apodi.

"Grande Cantoria de Viola em Apodi"

No próximo dia 9 de março (segunda-feira), haverá a Grande Cantoria de Viola na AABB de Apodi – RN.

Festa de aniversário de 60 anos de Tibúrcio Marinho - o melhor comunicador do rádio apodiense.

Os poetas e violeiros Valdir Teles e Zé Viola farão um grande show da poesia nordestina.

A partir das 20h. Também haverá a participação de Moisés Marinho declamando.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Partido Liberal recebe Neneinha como pré-candidata a vereadora em Apodi


Neneinha e companheiras de luta assumem batalhar por um espaço representativo na Câmara Municipal de Apodi. “Iremos a todas as casas falar das nossas propostas para o legislativo apodiense”, comentou Neneinha.


“Neneinha tem uma história de luta, pessoa íntegra e que traz uma perspectiva positiva para o meio político do nosso município. Estou muito feliz em receber essa pessoa humana e comprometida com o bem do próximo. Nosso partido tem propostas novas e modernas para que o povo possa escolher”, comentou Sabino.

Servidores da Rede Estadual entram em greve por tempo indeterminado em Apodi


Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino de Apodi decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A deliberação aconteceu na tarde desta sexta-feira (06) em assembleia repleta de profissionais do magistério, no auditório do SINTRAPMA. O movimento grevista começará nesta segunda-feira, 09 de março.

A categoria cobra a correção do Piso Salarial de 2020, no índice de 12,84%, e está insatisfeita com as propostas apresentadas pelo Governo. Primeiro o Executivo propôs quitar o Piso em três vezes de 4,28% nos meses de maio de 2020, janeiro de 2021 e em abril do ano que vem, sem falar em retroativo. Depois sugeriu pagar a correção em 2020 tanto para ativos quanto aposentados, mas não apontava datas.  Na última terça-feira (03), em audiência com o SINTE/RN, apresentou a terceira proposta, que é a seguinte:

1- Implantar o reajuste de 12,84% em três parcelas cumulativas de 4,11%, para os ativos nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020.2 – Implantar o reajuste para os aposentados nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2020.3 – Pagar o retroativo em 24 meses a partir de janeiro de 2021, com garantia de antecipação das parcelas no momento do recebimento de recursos extras do Fundeb.4 – O governo disse que está aberto a receber alterações na proposta, mas pediu que sejam enviadas até 12 de março para análise e negociação.

Prefeitura realiza recuperação do poço artesiano que atende às comunidades de Bela Vista e Pindoba


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, começou na manhã desta sexta (06), o serviço de recuperação do poço da Comunidade de Bela Vista, na região do Vale do Apodi.

"É mais uma ação do Programa “Água para Todos”, onde iremos recuperar o poço e o sistema de adutoras, beneficiando mais de 90 famílias das comunidades de Bela Vista e Pindoba. Tá todo mundo vendo, Apodi seguindo em frente", falou o prefeito Alan Silveira.

Telecab Canal 10 transmitirá abertura do III Circuito Gastronômico de Apodi


Logo mais à noite acontece à abertura do III Circuito Gastronômico de Apodi, e a Telecab Canal 10 estará transmitindo ao vivo em sua página www.facebook/telecabcanal10

Tudo começa a partir das 20h. Fique ligadinho!

Conheça a primeira mulher interventora avançada do sistema penitenciário do Ceará. Ela é apodiense

Djaíne Moura é natural da cidade de Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte. Mulher esguia, de feições fortes, fala mansa e postura firme, ela recebeu nossa reportagem com o orgulho que não cabia em si. Pois ali estava formada a primeira mulher interventora avançada do sistema prisional do Ceará.

Agente do sistema prisional cearense há 7 anos, ela vibra com sua vocação em servir e proteger. Ainda menina, ela já achava admirável o trabalho das pessoas que fazem o serviço da segurança pública. “Foi algo natural. Não tenho nenhum familiar que atue nas forças de segurança. Não tive inspiração próxima. Assim como existem os artistas e suas vocações, eu nasci pra ser uma agente que serve e protege a sociedade”, assegura.

A vocação ganhou forma e tornou-se um objetivo de vida. Após anos de dedicação e estudo, em 2011, veio a oportunidade de realizar um concurso para ser agente penitenciária no Estado vizinho. Djaíne logrou êxito e carregou consigo a mudança de lugar e profissão. Mesmo com a distância e a saudade, ela recebeu apoio incondicional dos familiares, pois ali estava a primeira pessoa da família a integrar a área de segurança. “Acho muito honroso vestir essa farda, por isso almejava tanto integrar a segurança, só não sabia que seria no sistema penitenciário. Hoje estou aqui. Honrada, realizada e feliz. O apoio da família foi fundamental nesse processo”, narrou.

Djaíne não entrou para ser apenas “mais uma”. Além do talento, o esforço e busca para ser uma agente de destaque sempre esteve com ela. E assim foi atrás de mais qualificação. No ano de 2018 foi até Brasília e conseguiu aprovação no Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), até então uma qualificação que não tinha chegado ao Ceará.

Desafiada por dias, ao lado dos seus companheiros, Djaíne conseguiu sobressair-se e ser um dos grandes destaques do Curso. Porém, ela queria mais. Foi então que o Ceará abriu, em 2019, após realizar dois cursos de intervenção rápida em recinto carcerário (CIRRC), o primeiro Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CAIRRC).

Diferente do CIRRC, a qualificação avançada teve duração de 30 dias e promoveu os concludentes a serem instrutores com noções importantes de gestão penitenciária. Djaíne é a única mulher no Ceará a ter essa qualificação. Um marco para as agentes penitenciárias do Estado. “O Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário tem como objetivo formar multiplicadores da doutrina idealizada e implementada pelo Secretário Mauro Albuquerque. O diferencial desta edição do curso foi que os formandos também concluíram como instrutores de armamento e tiro. Foi uma grande conquista profissional”, afirma.

Hoje ela faz parte do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e apoia o Curso de Aperfeiçoamento em Armamento em Tiro (CAAT). A instrução sempre foi uma área que Djaíne buscou dentro da profissão. Ela comemora que o objetivo traçado veio até antes que ela imaginava. “A instrução é uma área que gosto e, em 2018, já havia estabelecido como meu objetivo profissional. Graças a Deus veio mais cedo. Sou feliz no que faço, mas acredito as pessoas não devem se acomodar. É essa busca que nos move, que nos torna melhores nas relações e no trabalho, por isso não descarto nenhuma possibilidade”, relata.

Sobre a possível dificuldade em ser mulher e se essa condição aumentou o desafio, ela foi enfática. “Fui acolhida com igualdade e respeito pelos meus irmãos de curso e pelos instrutores. Mantenho minha postura e executo minhas técnicas e ensinamentos sem qualquer tipo de freio social, pois aqui somos ensinados a sermos iguais e assim seremos. Nossa missão de proteger a sociedade é a mesma. Espero que essa luta sirva de inspiração para as outras colegas de farda”, idealiza.

Fonte: SAP/GOV.CE

Clientes do RN terão pacote de vantagens pelo programa Caixa Mais Brasil

Benefícios são para crédito pessoa física, jurídica e habitação

A partir da visita do CAIXA Mais Brasil a Mossoró (RN), entre sexta-feira (06) e domingo (08), clientes de todo o estado do Rio Grande do Norte contarão com diversos benefícios em produtos do banco. Serão oferecidas taxas especiais para a contratação de crédito pessoa física e pessoa jurídica, além de vantagens no segmento de habitação. As condições valem por 30 dias a partir de segunda-feira (09).

O presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, destaca a importância do Programa CAIXA Mais Brasil nas regiões visitadas. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento das economias locais. Queremos identificar e entender as necessidades regionais e oferecer soluções e alternativas que atendam as pessoas, empresas e os entes públicos”, comentou.


IBGE abre mais de 200 mil vagas para o Censo 2020


Há vagas em todos os municípios do país. As inscrições começam hoje, dia 5, e vão até 24 de março. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental).

As inscrições serão via internet, pelo site da organizadora do Processo Seletivo, o Cebraspe.  A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros. O quadro com a distribuição das vagas e os respectivos editais estão à direita desta página.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses (Recenseador) ou de cinco meses (Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores), podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido pelos editais para ACS / ACM e para Recenseadores.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Prefeitura de Apodi realizará Processo Seletivo

Contratados devem atuar em carga horária de 30 e 40 horas semanais, com salários de até R$ 1,8 mil

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Apodi torna pública a realização de mais um Processo Seletivo que busca contratar profissionais de ensino médio e de nível superior.

O objetivo desta seleção é preencher nove vagas dentre os cargos de Coordenador do Projeto Ciranda (1); Analista de estágio (1); Assistente social (1); Psicólogo (1); Educador social (1); Psicólogo - CRAS (1); Orientador pedagógico (1); Orientador de música (1) e Digitador - Bolsa família (1), os quais deverão desempenhar atividades na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social na execução do projeto Ciranda, bem como, nas ações de programas sociais vinculados a rede de proteção social básica, para atuarem junto as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) e do Programa Bolsa Família.

Os salários dos profissionais contratados variam de R$ 1.045,00 a R$ 1.800,00 ao mês, para carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Para participar, os interessados devem realizar as inscrições nos dias 5 e 6 de março de 2020, na unidade da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, localizada na rua João Pessoa, 1º andar, nº 50, centro, no horário das 8h30 às 11h e efetuar o pagamento da taxa de participação que alterna de R$ 50,00 e R$ 80,00.

A classificação dos participantes inscritos consistirá em duas etapas compostas por análise de currículo e entrevista, que está prevista para ocorrer no dia 10 de março de 2020, no Centro de Idoso, localizado na rua Antonio Lopes Filho, centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Este Processo Seletivo será válido por dois anos e poderá ser prorrogado por igual período. Para mais informações, acesse o edital de abertura disponibilizado em nosso site para consulta.


Eu vi no Apodi Agora que viu em Sibeli Santos/ Pciconcursos

Prefeitura e Emparn firmam convênio de concessão da Unidade de Beneficiamento de Pescados de Apodi


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN, firmaram o convênio de concessão da Unidade de Beneficiamento de Pescados de Apodi. O termo foi assinado pelo Prefeito Alan Silveira e o diretor de administração e finanças, Ezequias Viana. Estiveram presentes o Secretário Teton e o Presidente da Colônia de Pescadores de Apodi, Geraldo Costa.

"Mais uma ação importante para Apodi, com essa concessão a Prefeitura vai poder usar a Unidade de Beneficiamento do Pescado, avançando e incentivando os nossos pescadores", falou o prefeito Alan Silveira.

De olho em 2020, Avante de Apodi define estratégias para ampliar atuação municipal

Encontro discutiu rumos do partido nas eleições 2020

Com o objetivo de apresentar propostas e estratégias do partido para as eleições municipais de 2020, membros do partido Avante promoveram um encontro partidário na noite dessa quarta-feira (04) no auditório da Alves e Duarte Contabilidade, em Apodi.

A reunião foi presidida por Jailson Ferreira, presidente do Avante no município. O Vereador Gilvan Alves, líder do partido na região Oeste, também fez o uso da fala e se colocou à disposição do grupo para colaborar com sua experiência para o crescimento do time de candidatos a vereadores.


“A sociedade clama por mudanças e renovação, exige que pessoas honestas e comprometidas com essa cidade se envolvam na política e façam a diferença”, declarou Jailson.

O encontro terminou em clima de festa pelo aniversário do presidente da sigla no município, o jovem advogado Jailson Ferreira, que fará aniversário na próxima sexta-feira (06).

Prefeitura de Apodi e UnP firma parceria e população será beneficiada

Assinatura da parceria da Universidade e o Município hoje pela manhã

A população de Apodi tem o que comemorar com a parceria firmada pela Universidade Potiguar e o Poder Executivo. A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Educação firmou, na manhã desta quinta-feira (05), uma parceria com a Universidade Potiguar - UNP campus Mossoró.

"Com essa parceira dia 11/03 vai ser realizado em Apodi as inscrições e processos seletivos para os cursos técnicos, graduação e pós graduação que a UnP oferece. Além de um desconto especial para a população de Apodi. Os processos serão realizados dia 11/03 na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, das 9h às 17h", falou o prefeito Alan Silveira.

Apodi: MPRN recomenda que Itep mantenha guichê funcionando ininterruptamente

Orientação é que treine um servidor substituto para assumir o posto de trabalho quando titular estiver de licença ou férias

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Subcoordenadoria do Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) de Mossoró que promova, os treinamentos adequados e necessários para servidores eventualmente substitutos no guichê de atendimento do Município de Apodi a serem designados ao cargo durante as férias/licenças da servidora titular. A medida deve ser tomada dentro do prazo de 30 dias.

A recomendação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), foi preparada pela 2ª Promotoria de Justiça de Apodi após o conhecimento de que o referido guichê permaneceu fechado entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro de 2020, em decorrência de afastamento da servidora efetiva.

A interrupção dos serviços causou transtornos à população do Município, tornando necessário o deslocamento dos cidadãos para outras localidades para atendimentos em geral e confecção de documentos.

Ao final do prazo estabelecido, o Itep deverá encaminhar para a unidade ministerial informações sobre as providências adotadas inclusive indicando o nome do servidor substituto a ser eventualmente designado para que não haja a interrupção dos serviços realizados no guichê de do Itep em Apodi.

Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.



Governo do RN diz que respeita greve dos professores

Foto: Demis Roussos/ Reprodução Facebook

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, divulgou uma nota após a oficialização da greve dos professores do Rio Grande do Norte. Confira a nota abaixo.

Nota
Após a assembleia realizada pelo Sinte/RN, a SEEC informa que respeita o posicionamento dos professores e reafirma que o canal de diálogo com a categoria continua aberto. A proposta para reajuste do piso do magistério potiguar foi encaminhada ontem, dia 3 de março, após reunião com a categoria, dando continuidade à mesa de negociações.

A Secretaria de Educação aguarda a apresentação por parte do sindicato, de uma contraproposta para reajuste, observando o atual cenário econômico do Estado. Uma nova reunião com o sindicato deve ser marcada nos próximos dias.

Fonte: Portal Grande Ponto

quarta-feira, 4 de março de 2020

Reservas Hídricas Estaduais já ultrapassam 1 bilhão de metros cúbicos


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos responsáveis pela segurança hídrica estadual. O Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do RN divulgado nesta quarta-feira (04) demonstra que as reservas hídricas superficiais totais do Estado já ultrapassam as dos anos de 2016 e 2017 no final da quadra invernosa, totalizando 1.006.732.717 m³, percentualmente, 23% do volume que as bacias hidrográficas potiguares conseguem acumular nos mananciais monitorados. No mesmo período de 2019, as reservas potiguares eram de 942.090.510 m³, correspondentes a 21,52% da acumulação máxima das bacias nos açudes monitorados.

Os três maiores reservatórios potiguares receberam recargas positivas com as últimas chuvas. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, acumula atualmente 552.626.936 m³, percentualmente, 23,29% da sua capacidade total. Na última segunda-feira (02), o reservatório estava com 540.612.395 m³, correspondentes a 22,78% do seu volume total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599.712.000 m³, atualmente acumula 114.368.450 m³, percentualmente, 19,07% da sua capacidade total. Na última segunda-feira, o reservatório estava com 112.172.562 m³, correspondentes a 18,70% do volume total do manancial.

O açude Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente 84.229.653 m³, percentualmente, 28,77% da sua capacidade total. O volume do reservatório no início da semana era 79.982.782 m³, correspondentes a 27,32% da sua capacidade total de acumulação.

O Açude Dourado, localizado em Currais Novos, chegou à sua capacidade máxima, vertendo na madrugada da última segunda-feira (02). O reservatório possui capacidade para 10.321.600 m³ e não sangrava desde maio de 2011.

O reservatório Marechal Dutra (Gargalheiras), localizado em Acari, com capacidade para 44.421.480 m³, também recebeu boa recarga. Na última segunda-feira, acumulava 2.986.413 m³, correspondentes a 6,72% da sua capacidade total. Atualmente o manancial acumula 3.868.003 m³, o que corresponde a 8,71% do seu volume máximo.

O açude Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, com capacidade para 7.537.478 m³, saiu da condição de nível de alerta. No início da semana o reservatório acumulava 747.806 m³, correspondentes a 9,92% da sua capacidade. Já nesta quarta-feira (04), o manancial acumula 848.688 m³, correspondentes a 11,26% do seu volume máximo.

Outros reservatórios que receberam recargas expressivas foram: Riacho da Cruz II, que estava com 76,41% e agora está com 91,91% do seu volume máximo; Santo Antônio de Caraúbas, que estava com 47,99% da sua capacidade e agora está com 72,35%; Pataxó, que estava com 64,46% e está com 83,15% da sua capacidade total.

Açudes que receberam recargas positivas foram: o reservatório de Encanto; Tourão, localizado em Patu; Brejo, localizado em Olho D'água do Borges; e o açude de Cruzeta.

O açude de Pau dos Ferros, que estava seco, recebeu pequena recarga de água. O reservatório possui capacidade para 54.846.000 m³, e atualmente está com 116.350 m³, percentualmente, 0,21% da sua capacidade total.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 11 permanecem em nível de alerta com volumes inferiores a 10% das suas capacidades totais, em termos percentuais, o número representa 23,40% dos mananciais monitorados. Já os reservatórios secos são 6, o que representa outros 12,76%.

Os reservatórios em nível de alerta atualmente são: Flechas, localizado em José da Penha; Jesus, Maria, José, localizado em Tenente Ananias; o reservatório de Lucrécia; Bonito II, em São Miguel; o açude de Pau dos Ferros; Itans, em Caicó; Esguicho, em Ouro Branco; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; o açude de Cruzeta; e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Os mananciais secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; o açude de Pilões; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará; e Japi II, localizado em São José do Campestre.

Professores do Estado entram em greve


Em assembleia na tarde desta quarta-feira (04), os professores da rede estadual de ensino decretaram greve. O protesto é contra o Governo do Estado por não pagar imediatamente o novo piso nacional, com reajuste de 12,84%.

A proposta da governadora Fátima Bezerra (PT) é implantar o reajuste em três parcelas cumulativas de 4,11%, para os ativos e inativos, e foi recusada pela categoria que já decidiu pela greve.

Por Heitor Gregório




SINTE/RN - Regional de Apodi - decide sobre indicativo de greve em assembleia nesta sexta-feira


Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino vão se reunir nesta sexta-feira (06). O encontro está agendado para as 14h, no auditório do SINTRAPMA - Bairro COHAB. Desta vez para decidir sobre a greve da categoria.

Pela Lei, a categoria precisa oficializar a greve com antecedência. É marcada uma assembleia para definir se haverá indicativo de greve. Esse indicativo é uma data para deflagração do movimento grevista no prazo mínimo determinado pela Lei. Aprovado pela categoria, o Sindicato envia ofício ao Governo, informando da decisão. A assembleia com indicativo de greve é o encontro no qual a categoria decide pela deflagração ou não da greve, depois de ter dado ao Governo o prazo exigido pela Lei.

O impasse no momento é a correção do Piso Salarial deste ano, no índice de 12,84%. O Executivo apresentou duas propostas. A primeira foi rechaçada pelos trabalhadores, uma vez que previa parcelamento em três vezes, não falava em retroativo e terminaria de ser paga em 2021.

CDP de Apodi recebe Scanner Corporal

O Scanner Corporal vai auxiliar nas revistas do Centro de Detenção Provisória de Apodi/RN

Recebemos na tarde dessa segunda-feira (2), o  SCANNER CORPORAL que vai fazer parte do procedimento padrão para entrada de visitantes do Centro de Detenção Provisória de Apodi/RN.

O scanner corporal, também conhecido pelo nome de "body scan", vai permitir detectar objetos proibidos no momento das visitas, evitando abordagens invasivas, como revistas íntimas, e a formação de filas nos dias nos dias de visita.


A máquina foi adquirida por meio de uma parceria entre Secretaria de Administração Penitenciária - SEAP/RN e o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN.

"O scanner corporal será de grande utilidade, pois, proporcionará mais segurança, qualidade e agilidade nos serviços realizados pelos nossos policiais penais", comentou o diretor do CDP, Airton Lucena do Carmo.

TCE vai apresentar diagnóstico sobre Ouvidorias nos municípios durante evento em alusão ao Dia do Ouvidor

Os Tribunais de Contas de todo o país vão abrir suas portas, no próximo dia 16 de março, para debater o papel, as ações executadas e os resultados alcançados pelas Ouvidorias, setores que vem a cada ano ganhando relevância nas instituições públicas. Trata-se do “Ouvidoria Day” que, no Rio Grande do Norte, constará de palestras e debates de temas significativos, no auditório do TCE. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes.

A programação será iniciada às 9h, com as palavras do presidente do TCE, conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, e dos conselheiros Ouvidor, Carlos Thompson Costa Fernandes, e Corregedor, Gilberto Jales. Logo em seguida a coordenadora da Ouvidoria do TCE, Marise Magaly, fará a divulgação do Relatório/Diagnóstico do Projeto “Rotas para Ouvir”, que tem como principal objetivo estimular a criação e desenvolvimento de Ouvidorias no âmbito dos municípios, facilitando o contato direto do cidadão com os órgãos públicos e, por conseguinte, contribuindo para o controle social e transparência da gestão pública.

O evento terá continuidade com apresentação de Boas Práticas da Ouvidoria e do tema “A importância da Ouvidoria e a transparência na gestão pública” a cargo do ouvidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elias Jacob, e representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Karlla Danielle e Juliana Rangel.

A ideia do Ouvidoria Day surgiu durante reunião ordinária do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), em meio à programação do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu-PR, em novembro de 2019.  “Vamos aproveitar uma data comemorativa, o Dia do Ouvidor, para estimular a divulgação das ações das Ouvidorias de todos os Tribunais de Contas e, assim, fortalecer e fomentar o controle social e a transparência pública”, explicou o presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB, conselheiro Gilberto Jales.

Nova política da boca para fora

O presidente Bolsonaro fez campanha e se elegeu em nome da chamada nova política. Estufava o peito para proclamar aos quatro cantos da face da terra brasileira que daria fim aos velhos conchavos, ao modo repugnante e inaceitável da  sociedade ao toma lá-dá-cá.

Longe de se traduzir em realidade. O exemplo mais gritante e eloquente foi dado ontem por ele. Usou a caneta azul para extirpar da Sudene um homem de bem, empresário bem sucedido e que estava ressuscitando a Sudene, o ex-suplente de senador Douglas Cintra.

Dança de cadeiras é rotina normal no poder, desde que alicerçada com justiça, em nome do avanço e da mudança para melhor. Léguas de distância do ato da troca na Sudene. Ninguém entre o Congresso e o Planalto consegue explicar a razão da degola de Cintra, que em menos de dois meses deu ares dinâmicos à velha autarquia. Como na música, deu régua e compasso.

Não há, sobretudo, explicação técnica. A única compreensão do ato insano do presidente é seu reencontro com a velha política. O novo superintendente atende a um capricho político e eleitoreiro condenável sob todos os aspectos.

Evaldo Cavalcanti, jovem advogado paraibano, é genro do ex-senador Cássio Cunha Lima, que se projetou na liderança do PSDB no Senado empunhando a bandeira do impeachment de Dilma. Cássio já foi superintendente da Sudene e governador da Paraíba, além de prefeito da sua Campina Grande.

Tem, portanto, credenciais para indicar um auxiliar ao Governo. Mas ao optar por um parente bem próximo, o homem que roubou o coração da sua filha, carimbou Bolsonaro como presidente da velha política.

E Bolsonaro caiu na dele.

Por Magno Martins



Agita Apodi realizará caminhada aeróbica em comemoração ao Dia da Mulher


A prefeitura de Apodi, por meio da secretaria da Mulher, convida toda a população para comemorar o Mês da Mulher, no Agita Apodi desta quinta-feira, dia 5 de março.

O evento sairá da Igreja Matriz com uma caminhada aeróbica pelas ruas de Apodi e, no final, haverá sorteios de vários brindes. Chame a galera e venha se movimentar com a gente!

terça-feira, 3 de março de 2020

Apodi: Expansão da Iluminação Pública na BR-405


Para diminuir os pontos de escuridão e proporcionar mais segurança aos apodienses, a rede de iluminação pública será expandida na BR-405. Os novos pontos de iluminação compreenderá o final da Avenida Joaquim Teixeira de Moura até o contorno da Serra, com instalação de postes, cabos elétricos e luminárias.

O prefeito Alan Silveira assinou, nesta terça-feira (03), a ordem para a execução do serviço referente à iluminação pública da BR-405, zona de expansão urbana de Apodi, de acordo com o projeto básico, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes.

“Um investimento de mais de R$ 55 mil, provenientes de recursos próprios, que irá iluminar o final da Avenida Joaquim Teixeira de Moura, na BR-405, até a Serra, deixando a cidade mais iluminada, mais segura e mais bonita”, ressaltou o prefeito Alan Silveira.

Comunidade recebe atendimento em diversas especialidades médicas

Pela primeira vez no Góis foi realizado atendimento com cardiologista e exame de eletrocardiograma

Na manhã desta terça-feira 03), aconteceu na Unidade XLV Valdemiro Pedro Viana, uma ação realizada pela secretaria de Saúde, com moradores do sítio do Góis, na região da Chapada. Esse programa vem sendo executado em todas as comunidades, com o objetivo de manter um cuidado especial com quem sofre de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta”, e como o Diabetes.


"Pela primeira vez no Sítio do Góis foi realizado atendimento com cardiologista e exame de eletrocardiograma. Ao todo, mais de 40 pessoas foram atendidas. É a gestão Apodi Cidade de Todos levando mais saúde às comunidades rurais do município", falou o prefeito Alan Silveira. Em todos os encontros dezenas de pessoas tem comparecido, isso mostra a preocupação dos apodienses com a saúde.

Os marajás da fé

Não é de hoje que pastores, bispos, padres e outros pregadores da fé são envolvidos em escândalos liderando igrejas, independente da denominação. A Católica bateu recorde no ano passado. O Vaticano anotou mais de mil queixas feitas pelos fiéis as mais dispares possíveis, desde sexuais a desvios de dinheiro. A revista americana “Forbes” fez um levantamento com base em dados do Ministério Público e da Polícia Federal, além de jornais e revistas brasileiras, para chegar a uma estimativa de renda dos pastores evangélicos do País.
A maior fortuna seria a do pastor Edir Macedo, que acumula US$ 950 milhões. Já o polêmico Silas Malafaia, líder do braço brasileiro da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, detém uma fortuna estimada de US$ 150 milhões dólares. O compositor, cantor e apresentador Romildo Ribeiro Soares, o RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, teria fortuna estipulada em US$ 125 milhões, enquanto Estevam Hernandes Filho e sua esposa, Bispa Sonia, fundadores da Igreja Renascer em Cristo, acumulariam fortuna estimada de US$ 65 milhões.
Qualquer dos números é escandaloso, como igualmente é escandalosa a planilha que este blogueiro teve acesso, através do jornal O Poder, aos proventos da Igreja Assembleia de Deus liderada em Pernambuco pelo pastor Ailton Alves. Pastor de um exército calculado em 600 mil alvas vivas, ele aparece no topo da lista dos marajás da congregação, com cerca de mil igrejas, embolsando mais de R$ 100 mil por mês.
Nas redes sociais, os fiéis mais desconfiados cobram explicações ao pastor-marajá, entre elas a de ter um filho, o pastor Ailton Júnior, com salário de R$ 40.110,00. A família, portanto, é contemplada com mais de R$ 150 mil dos dízimos arrecadados em nome da fé por milhares de adeptos da radical Assembleia de Deus espalhada de canto a canto do Estado, com ramificações da capital até a menor cidade do Sertão.
Em se tratando um Estado pobre, localizado numa região como o Nordeste, marcada pelas dramáticas desigualdades sociais, onde 30% sobrevivem com uma renda inferior a meio salário mínimo, isso se traduz num soco no estômago da sociedade, especialmente daqueles que frequentam a igreja e apostam na boa fé dos seus pastores.
O silêncio do pastor – Procurado pela reportagem, o pastor Ailton Alves não se pronunciou. Embora sua igreja tenha uma TV, a Estação Sat, e uma rede de rádios no Estado, com mais de 30 emissoras, ele não dá entrevistas. Consegui falar com o deputado e pastor Adalto, que não aparece na lista. Segundo ele, os super salários são fictícios, produto de uma gente insatisfeita com o crescimento da Igreja e que vem fazendo uma campanha incendiosa contra o pastor que a lidera. “O pastor Ailton é um homem sério e de bem e não há como acreditar em salários tão polpudos”, rebate o parlamentar.


Março começa com fortes chuvas no interior do RN

As chuvas do final de semana, que ocorreram em todas as regiões do Rio Grande do Norte, marcaram o início do período chuvoso no semiárido potiguar. Vários municípios registraram chuvas acima de 100 milímetros (mm) e Mossoró registrou recorde histórico de chuva diária.  

Apesar da maior incidência de precipitações ter ocorrido nas regiões Oeste e Central, o município de Jaçanã e Coronel Ezequiel, localizados no Agreste Potiguar, registraram os maiores volumes de chuva acumulada com 244,3 milímetros (mm) e 165,3 mm, respectivamente, no período das 07h da manhã de sexta (28/02) até a manhã de hoje (02/03), às 07h, segundo o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

O município registrou 176,4 milímetros de chuva no último sábado (29). “Este volume de chuvas em Mossoró é o maior dos últimos 56 anos. As chuvas pelo interior devem continuar no decorrer dos próximos meses devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical atuando sobre a região”, destacou o chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Na região Central, o município que mais choveu foi o de Lagoa Nova, com 130 mm. E no Leste Potiguar, Montanhas registrou o maior acumulado com 76,1 mm. Na capital potiguar choveu 51 mm. “A previsão para a semana é de céu parcialmente nublado em todo o RN com pancadas de chuva”, disse Bristot.

O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no www.emparn.rn.gov.br, ícone azul Chuvas Diárias ou aba Meteorologia.

Análise Climática
Durante o resultado da III Reunião de Análise Climática, divulgada no mês passado, os meteorologistas anunciaram que os padrões climáticos analisados indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo a previsão de 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. A média de chuvas foi de 840 mm em todo o ano de 2019.

Foto: Sandro Menezes.

segunda-feira, 2 de março de 2020

Início das aulas na rede municipal


A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC iniciou, nesta segunda-feira (02), as aulas na rede municipal de ensino. Garantindo educação de qualidade aos alunos.


“Nossas aulas iniciaram hoje, os alunos retornaram das férias para cumprir 200 dias letivos de aula. Nas salas nossa gestão garantiu alimentação escolar de qualidade, escolas novas ou reformadas e o professor motivado, um dos fatores dessa motivação é o reajuste salarial que temos dado todo ano a esse profissional tão importante”, comentou Alan, prefeito de Apodi.

Governo do RN atrasa pagamentos dos motoristas que transportam os alunos da rede estadual


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi - SEMEC vem, por meio desta, informar que o convênio do PETERN, entre Prefeitura de Apodi e Governo do Estado iniciou parcialmente, uma vez que os motoristas que transportam os alunos da rede estadual de ensino estão, desde o mês de outubro de 2019, sem receber o pagamento pelo serviço prestado. Por esse motivo, esses motoristas que prestam serviço ao Estado por meio de empresa terceirizada, não iniciaram as atividades em 2020.

Diante deste fato a Secretaria de Educação do município de Apodi pede, mais uma vez, a compreensão dos pais e alunos acreditando que o Governo do Estado regularize, o mais rápido possível, o pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro para que os motoristas possam voltar a prestar o devido serviço.