sábado, 8 de fevereiro de 2020

Pacientes do CAPS I Apodi participam do Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde

Encontro Regional da Rede Unida Nordeste 1

Entre os dias 5 e 7 de fevereiro foi realizado o IV Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS), na cidade de Mossoró - RN.


Os pacientes do CAPS I Apodi apresentaram a 'Tenda do Conto' no IV Fórum Nacional na UFERSA, junto com a fundadora Jaqueline Abrantes, a concentração foi abaixo de uma árvore com a realização de um piquenique.


O fórum tem como tema central “Re-existências em saúde… de sonho-ação o SUS é feito”. A programação do evento foi desenvolvida de forma descentralizada no Teatro Lauro Monte Filho, na Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), na UFERSA e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.


No intuito de construir propostas assistenciais efetivas no âmbito do SUS de forma interprofissional, o Fórum reuniu usuários do SUS, estudantes e profissionais da área da saúde e afins, em um momento de debates e aprendizado. Além disso, o evento buscou promover espaços que possibilitem a discussão acerca dos desafios e perspectivas relacionados ao fortalecimento do SUS, a fim de estimular uma visão crítica e reflexiva sobre a temática abordada.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Avante Apodi apresenta pré-candidatos a vereador para disputar o próximo pleito


Faltando menos de nove meses para as eleições municipais de 2020, o Avante Apodi apresentou a chapa completa de vereadores que vão disputar o próximo pleito. Em outubro, foram apresentados Neide Viana, Walef Oliveira, Geraldo Pedreiro, Alexandre de Bevenuto, Rei do Óleo, Gilvaneide Alves, Mecsueldo enfermeiro; e os vereadores Bebé Gama e Paulo de Telécio (representado pelo seu assessor Pedro Neto).

Cerca de 13 pessoas marcaram presença no auditório da Alves e Duarte Contabilidade para conhecer os pré-candidatos. Jailson Ferreira, presidente da sigla em Apodi, salientou que com a chapa montada, o próximo passo é debater o lançamento ou não de candidato a prefeitura de Apodi ou apoio a outro candidato de fora do partido.

Para o presidente, a montagem de chapa do partido visa trazer pessoas com voz na sociedade. “Temos o Alexandre Bevenuto, o enfermeiro Mecsueldo; temos o Walef Oliveira, que representa a Juventude, junto com Pedro Acioly e tantos candidatos que representam outros segmentos na sociedade”, exemplificou.

O pré-candidato a prefeito Gilvan Alves também participou da reunião. Atualmente, o Avante conta com três cadeiras no legislativo apodiense.

Operação Níquel: MPF denuncia tenente-coronel da PM e mais onze pessoas por contrabando

Organização criminosa trazia cigarros ilegalmente do Paraguai

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta quinta-feira (6), o tenente-coronel da PM do Rio Grande do Norte André Luis Fernandes e mais onze integrantes de organização criminosa (Orcrim) responsável pelo contrabando aquaviário de cigarros do Paraguai para diferentes regiões do país. Também estão entre os denunciados o policial militar reformado Sildaire Gregório da Silva (“Sid”) e o cabo da PM/RN Aldenir Garcia Silva (conhecido como “Careca”).

Segundo o MPF, o grupo era dividido em dois núcleos de atuação. O primeiro operacionalizava o escoamento, escolta e guarda dos produtos contrabandeados. Já o segundo núcleo realizava as operações financeiras para ocultar a origem e destino dos recursos. A investigação – com base em interceptações telefônicas, conversas em aplicativos de mensagens e planilhas financeiras – revelou a “plena estabilidade, clara divisão de tarefas e busca de perenidade na atuação da organização criminosa, que se valia do emprego de armas de fogo, de atuação transnacional e da participação de servidores públicos.”

Dados obtidos no Inquérito Policial dão a dimensão da Orcrim: em aproximadamente 18 meses, foram movimentados mais de R$ 16 milhões, por intermédio de pessoas físicas e jurídicas. Na tentativa de recuperar uma carga roubada em alto-mar, em 2017, o grupo chegou a alugar um helicóptero. A organização contava com pessoal armado no acompanhamento de cargas, a falta de fiscalização nas rodovias e eventual apoio das forças policiais para escoar os produtos para várias cidades, como Fortaleza/CE, Natal/RN e São Paulo.

Liderança - O MPF aponta que o tenente-coronel Fernandes – preso pela Operação Níquel em janeiro e inserido no Sistema Penitenciário Federal – “é o líder e comandante da organização criminosa armada, com total domínio financeiro e operacional das atividades”. A denúncia comprova que ele “se valia do próprio efetivo policial do interior do Rio Grande do Norte para blindar sua organização e evitar que terceiros subtraíssem a mercadoria do grupo”.

Em celular apreendido na residência do tenente-coronel, conversas em grupo no aplicativo WhatsApp, com participação dos líderes, revelaram detalhes da operação. Os integrantes “possuíam doutrina de sigilo, com alertas sobre eventual acesso por parte da polícia do conteúdo das mensagens trocadas.” Para se blindar de investigações, os membros da Orcrim evitavam ostentar patrimônio, se esquivavam ou corrompiam a polícia e buscavam o enfrentamento de criminosos concorrentes.

Outro integrante apontado como líder do grupo é Assaf Elias Assaf (conhecido como “Gringo” ou “Libanês”). Com base em Foz do Iguaçu/PR, ele era responsável pelo financiamento e coordenação do fornecimento de cigarros. Os demais denunciados são: Leonardo Aparecido do Vale, Julierme Rodrigues de Souza, Thiago Bruno de Queiroz, José Raimundo Correa Moraes (“Pescada”), Tony Edson Ramos Agostinho Silva, Luciana de Souza Araújo Silva, Jardson da Silva (“Gago”) e Rameca do Nascimento Silva.

Eles devem responder pelo crime de organização criminosa armada (Art. 2º da Lei 12.850/2013), com pena de reclusão de três a oito anos, agravada pelo uso de armas de fogo e envolvimento de funcionários públicos. A pena do tenente-coronel Fernandes ainda é aumentada pelo papel de liderança da Orcrim. O grupo também é denunciado pelo crime de contrabando (Art. 334-A do Código Penal).

A denúncia tramita na 2ª Vara da Justiça Federal no RN, sob o nº 0800675-70.2020.4.05.8400.

Operação - A organização criminosa passou a ser investigada com o compartilhamento de provas obtidas pelo Ministério Público do Estado do RN e pela Força Nacional, no âmbito das operações "Limpidare" e "Caronte", que apuram mais de uma centena de mortes violentas em Ceará-Mirim (RN).

Em janeiro, o grupo foi alvo de sete mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão cumpridos em Natal (RN), São Paulo e Abaetetuba (PA). Na ocasião, a PF apreendeu cigarros contrabandeados, armas de fogo, munições e elevada quantia em dinheiro.



Programa Saúde em Dia completa um ano e já atendeu quase 10 mil pacientes


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua em 2020 realizando o programa Saúde em Dia.


"O Programa foi criado em fevereiro de 2019, está completando um ano. O programa que um verdadeiro sucesso, traz o médico especialista para atender a população no município. Na semana passada e nesta foram realizadas 80 ultrassonografias, 30 consultas com cardiologista, 70 consultas com ortopedista e mais de 70 endoscopias. O saúde em dia é um extra e realizado com recursos próprios. Em um ano o programa já atendeu quase 10 mil pessoas", falou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

Seap realiza Operação Tolerância Zero na Região Oeste do RN


A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realiza nesta quinta-feira, dia 6, a terceira fase da Operação Tolerância Zero para fiscalizar o uso de tornozeleiras eletrônicas por apenados do regime semi-aberto. A operação acontece de forma simultânea nas cidades de Apodi, Caraúbas e Umarizal, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, uma semana depois da ação ter sido realizada em Mossoró e Areia Branca.

A Seap mobilizou 57 policiais penais para a operação em campo e mais 11 operadores no Centro de Operações de Segurança Pública (Ciops). O objetivo é fiscalizar 25 internos que usam tornozeleiras eletrônicas, podendo evoluir para outros alvos de acordo com o andamento dos trabalhos.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, parte da operação foi realizada na Zona Rural dos municípios. “Atendendo a determinação da governadora Fátima Bezerra estamos interiorizando a Operação Tolerância Zero com o objetivo de fiscalizar o uso de tornozeleiras, bem como contribuir para a redução dos índices de criminalidade”, disse. Os policiais penais verificam se os apenados estão cumprindo a determinação judicial com as regras para o uso da tornozeleira.


A operação foi deflagrada sob o comando do secretário Pedro Florêncio e ocorreu com anuência do juiz da 2ª Vara de Apodi, Antônio Borja de Almeida Júnior, responsável pela execução penal na comarca. "Numa operação dessa magnitude, o Estado demonstra sua presença ao apenado e faz com que ele compreenda e siga a risca o compromisso e a determinação do Poder Judiciário", disse o magistrado.

Segundo o secretário Pedro Florêncio, todo efetivo empregado foi extra, composto por policiais penais voluntários e remunerados com diárias operacionais. A rotina de segurança das unidades prisionais não foi alterada.

O RN tem atualmente cerca de 1.450 tornozeleiras eletrônicas ativas e está adquirindo outras 3 mil. Na região Oeste do Estado são 420 presos monitorados.

FISCALIZAÇÃO
A Seap realizou no dia 18 de janeiro, na Grande Natal, a primeira edição da Operação Tolerância Zero. A ação contou com a participação de 91 policiais penais, que realizaram 55 abordagens, identificando quatro situações de violação do sistema de monitoramento. No dia 31 de janeiro, na segunda fase, 93 policiais penais fiscalizaram 79 apenados e realizaram mais de 190 abordagens em Mossoró e Areia Branca. Os policiais penais detiveram quatro pessoas.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEAP/RN



Em Natal, Alan Silveira trata das obras em andamento no município de Apodi


Cumprindo agenda administrativa em Natal, o Prefeito Alan Silveira esteve reunido nessa quinta-feira (06), com o gerente da Caixa Econômica Federal, Silvio Conceição e sua equipe para tratarem das obras do município.

"Discutimos as obras federais que temos em andamento, as medições para pagamento e as obras novas que iremos cadastrar para executarmos em Apodi. Agradeço pela atenção, e vamos continuar o trabalho de obras no município", destacou Alan Silveira.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Apodi, Umarizal e Mossoró

Operação Contenção foi deflagrada nesta quinta (6) nas cidades de Apodi, Umarizal e Mossoró. Armas, drogas e munições foram apreendidas. Foto: Cedida.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram nesta quinta-feira (6) uma operação conjunta para combater a atuação de organizações criminosas na região Oeste potiguar. Armas, drogas e munições foram apreendidas na ação batizada de Contenção, em alusão à necessária atuação repressiva do Estado para conter uma disputa regional sangrenta entre duas organizações criminosas que resultou em diversas mortes desde o final do ano passado. Três pessoas foram presas em flagrante.

A ação resulta de uma investigação das Promotorias de Justiça de Apodi, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e foi iniciada após a ocorrência de diversos atos de violência na região.

Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Apodi, Umarizal e Mossoró. A operação contenção contou com a participação de promotores de Justiça, servidores do MPRN, policiais civis e policiais militares.

O MPRN disponibiliza o Disque Denúncia 127 para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br. Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.


Em assembleia, servidores públicos municipais de Apodi aceitam proposta de reajuste para todas as categorias

Fotos: Jânio Duarte

Em Assembleia realizada na manhã desta quinta-feira 06, a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais – SINTRAPMA, reuniu as categorias que integram o serviço público municipal, onde discutiu sobre o reajuste às categorias, proposta do poder executivo. Estiveram presentes o presidente do sindicato Ozamir Lima, diretor financeiro Wellington Santos, secretária Ecineide Silva.

Ozamir Lima apresentou aos servidores as propostas do poder executivo:
  • Implantação do piso nacional dos professores, com reajuste de 12,84% (o retroativo será dividido em 3 parcelas consecutivas - março, abril e maio).;
  • Piso salarial dos agentes de Saúde e Endemias (o Retroativo será dividido em 2 parcelas- Março e abril;
  • Demais Servidores da Saúde, reajuste de 5% (o retroativo será dividido em 3 parcelas - março, abril e maio);
  • Demais servidores do plano geral, 5% reajuste de (o retroativo será dividido em 3 parcelas -  março, abril e maio).


Após apresentadas e discutidas as propostas, os servidores aprovaram a proposta do executivo. Fruto da luta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apodi, 2020 é o quarto ano consecutivo que os funcionários municipais têm reajuste salarial.

Com a aprovação da proposta pelas categorias, a Prefeitura enviará o projeto de lei à Câmara Municipal de Apodi para que o aumento seja autorizado pelo Legislativo e encaminhado, posteriormente, para sanção do prefeito.

“Não era a proposta defendida pelo sindicato, defendemos o reajuste de 12% para os servidores do plano geral que garanta um ganho real, e recupera a inflação do período atual. Apesar de ser parcelado, os servidores avaliaram que não havia clima para greve e aprovaram a proposta. O Sindicato continuará cobrando o fim do complemento salarial, que traz prejuízos aos servidores e a atualização do Plano de Cargos Carreira e Salário dos servidores que vem sendo desrespeitado há bastante tempo”, explicou Ozamir Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA).

Vice-prefeita faz leitura da mensagem anual na Câmara de Vereadores em Apodi


A vice-prefeita de Apodi, Hortência Morais de Medeiros, realizou a leitura da mensagem anual do Poder Executivo na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, na manhã desta quinta-feira (06), representando o chefe do Executivo, Alan Silveira.


Na ocasião, vereadores, secretários municipais e população em geral estiveram presentes no plenário da câmara e acompanharam o discurso da vice-prefeita Hortência, que prestou contas das ações desenvolvidas pela administração, como também, dos planos, projetos e ações a serem executadas nos próximos meses.

Representantes do Poder Executivo participam de assembleia com servidores municipais

Fotos: Jânio Duarte

Atendendo ao pedido dos servidores durante a última mesa de negociação sobre o reajuste dos servidores do município de Apodi, no dia 04 de fevereiro, e com o intuito de manter o diálogo com as categorias, a Prefeitura enviou uma equipe de secretários para apresentar os gastos do Executivo com pagamento de pessoal, na assembleia com os servidores municipais na manhã desta quinta-feira, 6.

A assembleia realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais – SINTRAPMA reuniu servidores das três categorias. Os secretários Railton Diógenes (finanças) e Ariana Dantas (administração) e o chefe de gabinete Luciano Diógenes.


“Conforme definido em ata na última reunião, nosso papel aqui é explicar tudo de maneira clara e sem maquiagem, esclarecendo também as dúvidas acerca do gasto com pessoal. Somos conhecedores dos anseios e as angustias que surgem com essa impossibilidade de reajuste, mas estamos trabalhando com afinco para ampliar a receita municipal e neste sentido seguiremos respeitando os direitos dos servidores”, esclareceu o chefe de gabinete Luciano Diógenes.

A assembleia finalizou com a aprovação por unanimidade com a proposta feita pelo Executivo.

[informe publicitário] Confira os lançamentos da TZ Store


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Convite: Cerimônia de Posse da nova diretoria da APDA


Convidamos vossa senhoria para participar da Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi – APDA.

Desde já, agradecemos sua presença, e contamos com sua participação.

Data: 18/02/2020
Horário: 19h
Local: Auditório da Casa de Cultura Popular de Apodi

Convite: Jornada Pedagógica 2020 será realizada, dia 11 de fevereiro


A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC realizará a Jornada Pedagógica 2020 de 11 a 20 de fevereiro.

Este ano o evento abordará Currículo Potiguar: organização do trabalho pedagógico para uma Educação integral, democrática e inclusiva. Para o evento a SEMEC espera contar com a participação de professores, coordenadores e gestores escolares.

Carnaval: o que é permitido na folia dos pré-candidatos?

Por Diana Câmara*

Na terra do carnaval, mal virou o ano e a folia de Momo já tomou as ruas das cidades. A festa contagia os quatro cantos do Estado, até mesmo do país, e o clima de folia faz parte do dia a dia em todos os lugares nos lares, no ambiente de trabalho e de lazer. Os blocos e as festas das semanas pré-carnavalescas animam e embriagam, literalmente, os foliões. Os políticos, parcela atuante da sociedade, não ficam de fora e caem na folia aproveitando o momento para confraternizar com seus simpatizantes. Cautelosos, ficam apreensivos sobre o que podem e o que não podem fazer neste período para não configurar propaganda extemporânea ou ainda abuso de poder econômico.

Surgem dúvidas como, por exemplo, se o pré-candidato pode participar de evento carnavalesco, se pode utilizar seu nome em camisa de bloco, se pode ter um bloco de carnaval que faça referência indireta à sua candidatura e até se pode ter um boneco gigante para chamar de seu desfilando pelas ruas da cidade.

Observando a jurisprudência da Justiça Eleitoral, é possível acalmar o coração dos pré-candidatos. Dá sim pra cair na folia com tranquilidade. Não é incomum vermos entendimentos no Tribunal Superior Eleitoral que reconheçam que, ainda que em ano eleitoral, o carnaval dá-se em momento distante da data das eleições, em período em que as campanhas sequer começaram e que, nesta altura, o cenário político ainda é muito incipiente, de maneira que não gera maiores reflexos na concorrência eleitoral futura.

Por exemplo, não há vedação legal sobre utilizar o nome de uma pessoa como apoio a um bloco de carnaval, mesmo que no futuro ela venha a se apresentar como candidato, em especial se na camisa ou material de divulgação o nome venha acompanhado de outros apoiadores locais, como mercadinhos, farmácia ou até outras pessoas. Interessante evitar referência ao eventual número que irá utilizar, caso venha a ser candidato e ao cargo que ocupa (para os detentores de mandato), ou que almeja. Simplesmente o nome dentre os apoiadores não é algo punível.

Boneco gigante com a imagem do político também não é incomum e não gera sanções. Pode ser utilizado nas festas carnavalescas. Igualmente, é permitido bloco de carnaval, mesmo com grandes atrações, em especial quando já é um festejo tradicional na cidade.

Todavia, todo excesso pode ser punido ou ainda servir para configurar abusos pelo conjunto da obra ou propaganda extemporânea. Cautela e prudência são as palavras chave para os que querem disputar um mandato eletivo e tê-las em mente até o fim da eleição é um passo importante. Então, nada de perder o bom senso e bom carnaval para todos.

*Advogada especialista em Direito Eleitoral, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE, membro fundadora e ex-presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e autora de livros.

Municípios com mais de 50 mil habitantes terão de usar pregão eletrônico

Obrigação vale para compras com recursos de convênios com União.

Pregão eletrônico aumenta economia de recursos públicos, diz o secretário Cristiano Heckert - Arquivo/Agência Brasil

Por Agência Brasil

A partir desta semana, os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes terão de usar o pregão eletrônico para comprar bens e serviços com recursos de convênios com a União e demais transferências voluntárias. A nova regra abrange 665 cidades e vale para a aquisição de mercadorias e de serviços usados no dia a dia. Apenas as obras estão fora dessa modalidade de contratação.

Em 6 de abril, o pregão eletrônico se tornará obrigatório nos municípios de 15 mil a 50 mil habitantes. Em junho, será a vez de as cidades com até 15 mil moradores adotarem o sistema. O cronograma foi estabelecido pela Instrução Normativa 206, editada em outubro do ano passado, pelo Ministério da Economia. Desde outubro, a obrigação vale para os estados e o Distrito Federal.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o pregão eletrônico aumenta a economia de recursos públicos de duas maneiras. A primeira é a ampliação da concorrência. Ao permitir a participação de empresas de todo o país nas licitações, o sistema aumenta a oferta.

“Em vez de comprar apenas na região, a prefeitura pode comprar de todo o país, escolhendo o preço mais vantajoso”, explica Heckert. Segundo o secretário, caberá ao fornecedor oferecer o frete mais barato e o menor preço, no caso de uma prefeitura adquirir bens de regiões distantes. “A responsabilidade, que muitas vezes era do Poder Público, passa para o vendedor”, acrescenta.

A segunda vantagem listada pelo secretário consiste na redução da corrupção. “O pregão eletrônico é um sistema mais transparente, que registra todas as transações. As informações estarão disponíveis para o cidadão acompanhar”, afirma Heckert.

Plataforma
Os municípios interessados podem registrar as aquisições com recursos de transferências voluntárias diretamente no Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet). A ferramenta está integrada à Plataforma +Brasil, criada em setembro do ano passado para informatizar a prestação de contas de transferências federais voluntárias recebidas pelos entes locais.

Caso o município não queira usar o Comprasnet para fazer as aquisições e recorra aos sistemas próprios, o pregão eletrônico, explicou Heckert, será registrado na Plataforma +Brasil na prestação de contas. Atualmente, a Plataforma +Brasil registra nove modalidades de utilização de recursos de transferências federais. O Ministério da Economia pretende estender a prestação eletrônica de contas a todas as 30 modalidades nos próximos meses.

O estado com mais municípios abrangidos pelas novas normas é São Paulo, com 137 municípios. Em seguida, vem Minas Gerais, com 72. Segundo a Secretaria de Gestão, a União assinou 1.920 convênios com cidades de mais de 50 mil habitantes no ano passado, repassando voluntariamente R$ 2,3 bilhões a essas prefeituras.


Coleta do lixo é restabelecida com os 3 carros compactadores


A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Urbanismo e Transporte, informa a toda população que desde de terça-feira (04) no período da tarde, os 3 coletores voltaram a circular na cidade realizando a coleta.


Então, ainda essa semana a coleta normaliza com duas coletas por bairro, além dos demais serviços como retirada de entulhos, garranchos, podas de árvores, roços de matos, apreensão de animais de grande porte, dentre outros que estão sendo realizados diariamente. Pedimos a compreensão da população. Vamos colocar o lixo no dia da coleta. Vamos juntos manter Apodi limpa.

Cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2020 em Apodi


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, iniciou o cadastramento para ambulantes interessados em comercializar bebidas, alimentos e adereços carnavalescos durante o Carnaval de Apodi 2020.

A inscrição deverá ser feita pessoalmente na Secretaria Municipal de Finanças (na sede da Prefeitura de Apodi) até o dia 14 de fevereiro.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SINTRAPMA convoca todos os servidores para assembleia geral


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi – SINTRAPMA convoca todos os servidores para assembleia geral com a pauta: Discussão da proposta de reajuste salarial enviada pela Prefeitura.

A assembleia geral que acontecerá no auditório do SITRAPMA está marcada para a próxima quinta-feira, dia 6 de fevereiro, a partir das 8h30min.

Esta luta também é sua. Participe!

Prefeitura dialoga com representantes do SINTRAPMA para tratar do reajuste salarial 2020


O prefeito de Apodi Alan Silveira, ao lado do secretário de Finanças Railton Diógenes e de Administração Ariana Dantas reuniu-se, na manhã desta terça-feira (04), com representantes da Câmara de Vereadores e SINTRAPMA, para tratar do reajuste salarial 2020.


“Dialogamos, como sempre faço, com os representantes dos servidores. A pauta foi para discutir o reajuste salarial de todos os servidores e implantação do piso dos agentes. A proposta vai ser levada para assembleia e esperamos a aprovação de todos. São 4 anos, sempre dialogando com os servidores públicos e, se Deus quiser, vai ser 4 anos dando o reajuste", falou o prefeito Alan Silveira.

Reforma Previdenciária: calculadora simula impacto real para o servidor

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (4), um instrumento para servidores estaduais, aposentados e pensionistas avaliarem o real impacto da proposta de reforma previdenciária no contracheque. Denominada Previdência Sustentável, a calculadora simula com exatidão o valor que será descontado do pagamento mensal e também a alíquota real aplicada em casos de faixas salariais em que incidem várias alíquotas.

A ferramenta faz parte das estratégias do Governo para dar transparência ao processo de discussão da reforma e deixar o funcionalismo público estadual devidamente esclarecido do real efeito da proposta de reforma da previdência estadual. A calculadora pode ser acessada através do link: http://previdenciasustentavel.rn.gov.br/.

A calculadora facilita o entendimento principalmente nos casos de faixas salariais em que incidem mais de uma alíquota, apontando o percentual efetivo de desconto. Um servidor da ativa que ganha R$ 11 mil, teria a incidência de quatro alíquotas (12%, 14%, 16,5% e 18,5%). A plataforma calcula exatamente o real impacto no contracheque, que, neste exemplo, é de 15%.

Com a ferramenta, além de simular o impacto da proposta de nova contribuição previdenciária nos contracheques dos servidores ativos e inativos, é possível constatar os novos valores de recolhimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que tem sua base de cálculo reduzida como consequência do aumento da contribuição previdenciária. Fazendo um cálculo com quem ganha atualmente R$ 3 mil, por exemplo, há uma redução. É recolhido do salário mensal o valor de R$ 57,45 para o imposto de renda. Com a nova contribuição, esse recolhimento é reduzido para R$ 54,45.


Secretaria de Assistência Social discute ações para o carnaval 2020


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira (04), a reunião denominada de plantão social, na oportunidade se reuniram em processo democrático toda rede de proteção da Assistência, e as Policias Civil e Militar.


“O plantão social atua em várias frentes de trabalho, e tem o intuito de prevenir tudo aquilo que afeta as crianças e os adolescentes, trabalho este que envolve os programas da secretaria, incluindo os novos conselheiros tutelares, e apoio das Policias Civil e Militar. Este trabalho acontece antes, durante e após o carnaval”, destacou a secretária Itamara Sena.

Porcentagem de trabalhadores informais poderá superar a dos formais

Até o fim da década, porcentagem de trabalhadores informais superará a dos formais.

Carteira de trabalho | Reprodução

O Globo - Por Ancelmo Gois

Do entregador de pizza ao homem de negócios

Ainda sobre o aumento da informalidade, que alcançou, segundo divulgou o IBGE na sexta, seu maior nível em três anos (41,1% da força de trabalho ocupada), veja este levantamento do economista José Roberto Afonso, craque na arte de fazer contas.

Em dezembro de 2019, do total de trabalhadores ocupados (ou seja, sem contar desempregados), 37,5% eram com carteira, ante 30,5% de informais (empregadores, autônomos, firmas individuais, MEI). Há sete anos, as mesmas proporções eram de 40,8% e 26,9%. “Mantendo a atual tendência, até o fim desta nova década os informais superarão os formais (com carteira), já contando servidores públicos”, disse o economista. Ou seja: cada vez mais, trabalha-se sem estar empregado.


Abertura dos Jogos Carnavalescos da 2ª divisão


Aconteceu na noite desta segunda-feira, 3, a abertura dos Jogos Carnavalescos da  2ª divisão no ginásio poliesportivo Wilson Custódio.


"São 24 equipes na disputa pelo título. A premiação é de R$ 3 mil reais para o campeão e de R$ 1 mil para o vice. Os jogos carnavalescos servem para mobilizar os atletas e incentivar o futebol local", falou o prefeito Alan Silveira.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Pacientes transplantados assistidos pela municipalidade elogiam atenção dada pelo Executivo


O prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário de Saúde, Sabino Neto recebeu, nesta segunda-feira (3), a visita dos pacientes transplantados assistidos pela saúde pública de Apodi.

“Fiquei muito feliz em ouvir dos próprios pacientes sobre o quanto estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelo município no processo de tratamento. Sabemos que é a nossa obrigação, e que a assistência é um direito do cidadão, porém, segundo eles, é a primeira vez que uma gestão dá total atenção e cuidado aos mesmos”, comentou o prefeito Alan.

Apodi: Prefeito Alan Silveira continua recebendo importantes apoios de famílias


Em Apodi, a probabilidade de reeleição de Alan Silveira (MDB) é fruto da popularidade dele na cidade. Mais amigos chegam para somar ao grupo político liderado pelo prefeito Alan Silveira. Ontem durante todo o dia, Alan Silveira esteve visitando amigos nos bairros e comunidades.


"Sinto-me feliz em ter aberto as portas para nós. Agora, o amigo João de Frincha e família do bairro Bico Torto, e o amigo Poroca e família, do sítio Baixa Fechada II estão reconhecendo e aprovando nossa administração", disse o prefeito. Obrigado mais uma vez pelo carinho e confiança, venha você também, vamos somar!”, acrescentou.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Apodi com Rei Momo e Rainha inéditos no Carnaval 2020


A corte de Apodi é inédita para o Carnaval 2020. Pela primeira vez, Andrade Júnior foi eleito o Rei Momo e Paloma Jordânia é a nova Rainha do Carnaval. A Frevança 2020 foi realizada na noite desse sábado.


Centenas de pessoas estiveram na ACDA, na noite deste sábado, para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020 do ApodiAndrade Júnior e Paloma Jordânia irão reinar no período carnavalesco. Fotos: Jay Oliveira.


Venha fazer parte da nossa equipe - Escolinha de Futebol Fundevap


O Futebol é a paixão nacional e na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade. A partir dos 5 anos de idade, a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação.


"Venha fazer parta da Escolinha mais inovadora de Apodi, saia do sedentarismo, aprenda brincado, ganhe mais qualidade de vida, muito futebol, vem para cá", comentou o professor Wellington Cristino.