sábado, 25 de janeiro de 2020

A sucessão municipal em Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo e Itaú

O ano eleitoral de 2020 força o aumento da pressão política em todos os municípios da região Oeste. Na atmosférica política os desdobramentos são os mais diversos. Conhecedor da política da região o blogueiro Jânio Duarte resumiu a situação de algumas cidades.

Segunda maior da região Oeste, Apodi tem quadro definido na situação com o prefeito Alan Silveira (MDB), bem avaliado já confirmou a reeleição repetindo a chapa com a vice Hortência Regalado. A oposição bate cabeça entre os nomes do vereador Gilvan Alves (Avante), e Agnaldo Fernandes (PT). Outros já comentam em um novo nome, vamos aguardar!

Em Felipe Guerra outro prefeito bem avaliado Haroldo Ferreira tem tudo para fazer seu sucessor. Oposição por enquanto bate cabeça. Há quem aposte numa terceira via.

Em Severiano Melo o prefeito Dagoberto Bessa terá dificuldades para fazer seu sucessor, oposição ganha musculatura, nomes como o de Yure Paiva e Jacinto Carvalho tentarão chegar ao poder.

Em Itaú o prefeito Ciro Bezerra que já foi reeleito tem tudo para fazer seu sucessor, o nome que o gestor trabalha é secretário, nome de confiança, também não terá dificuldades.

Situação da barragem de Pau dos Ferros/RN


Por causa de estiagem intensa no Alto Oeste potiguar, a Barragem de Pau dos Ferros foi desativada para captação de água em 2015. Desde então, até maio de 2018, a cidade ficou sendo abastecida pela Adutora de Engate Rápido (emergencial), com captação na Barragem de Apodi.


A cidade de Rafael Fernandes, que também era abastecida pela barragem, entrou em colapso e teve o faturamento suspenso desde então, deixando de ser abastecida pela Caern. Em 2018, o manancial tomou água e voltou a abastecer, mas em setembro do ano passado, a Barragem da Pau dos Ferros tornou-se novamente inviável.

Fonte: Caern

Sindicatos confirmam greve geral de 48 horas

Os sindicatos no Rio Grande do Norte anunciaram uma greve geral de 48 horas contra a proposta do governo Fátima pela reforma da Previdência no Estado.

A manifestação está programada para os dias 3 e 4 de fevereiro, com a concentração a partir das 9h, em frente a Assembleia Legislativa.

A governadora pretende encaminhar o projeto para votação no dia 4 de fevereiro, na Assembleia Legislativa. Por isso, os sindicatos estão convocando o ato com pressão aos deputados contra a aprovação da reforma.

Servidores que ocupam cargo comissionado no Governo tem até 20 de fevereiro para informar se serão candidatos este ano

Quem tem cargo comissionado no Governo do Rio Grande do Norte tem até o dia 20 de fevereiro para informar se pretende disputar a eleição deste ano.

O Governo quer garantir que a desincompatibilização, cumprindo o prazo eleitoral, não vá atrapalhar as substituições. A decisão já foi passada aos gestores de todas as pastas pelo Gabinete Civil.


Filho de Gari se torna advogado

Aos 22 anos, Leonardo Lima, morador da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, se formou em Direto, mas, no 9º período já havia passado no teste da OAB, e dedicou o canudo ao pai, que é gari e se esforçou a vida inteira para garantir os estudos do filho.

“Quando eu era pequeno, minha família nunca me deixou faltar um lápis, nem uma borracha, nem um caderno para eu estudar”, contou Leonardo. Ele conta que a família fez de tudo para que os filhos tivessem uma vida diferente da dos pais.

''As dificuldades da vida fizeram com que eu me esforçasse ao máximo para que nós conseguíssemos realizar nossos sonhos”, disse.

O mundo na palma da mão

O mundo mudou e a notícia agora está na palma da mão, no celular, aparelhinho mágico, que reduziu o globo terrestre a um microorganismo, controlado e acionado por um simples teclado ou mostrado por uma foto, vídeo ou áudio.

Permite até as lives, recurso recorrente do presidente da República e vídeos conferências.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Prefeito Alan Silveira é entrevistado pelo radialista Jairo César


O jornal da Cidade, da Rádio 87 FM, largou na frente e está fazendo uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao cargo de chefe do executivo apodiense nesse ano de 2020. O entrevistado dessa quinta-feira (23) foi o atual prefeito de Apodi Alan Silveira.

Alan será candidato à reeleição pelo MDB. A entrevista foi conduzida pelo experiente radialista Jairo Cesár, que realizou uma espécie de sabatina com o prefeito candidato à reeleição. A rádio Cidade 87,9 registrou um de seus maiores índices de audiência durante a entrevista com o prefeito Alan Silveira. O fato mostra o respaldo e aprovação do gestor apodiense.

Alan falou do excelente trabalho que vêm desenvolvendo no município e externou que colocará seu nome, novamente à disposição da sociedade, no intuito de dar sequência ao trabalho desenvolvido.

Como gestor Alan Silveira tem registrado excelente aceitação, seu mandado é o mais popular dos últimos anos e sua forma de administrar e fazer política certamente ficará na história de Apodi.

Dono de uma simplicidade ímpar e de um jeito competente de administração, Alan tem ganhado, a cada dia, novos simpatizantes. A grande quantidade de obras inauguradas, aliada a outras tantas em andamento também contam muito a favor do nome do atual prefeito.

Apodi, bom exemplo na Educação

Se há uma pasta que funciona bem, sempre apontando soluções inteligentes em Apodi é a da Educação, sob o comando do professor Francisco Elmo Alves Torres. A verdadeira missão do líder da escola é conciliar as demandas burocráticas e pedagógicas - para garantir que os alunos progridam”, disse.

A secretaria de Educação, através do secretário Elmo Alves, equipe pedagógica, equipe de gestores, coordenadores e supervisores das escolas e também dos estagiários (bolsistas), estão sempre buscando conhecimento e parcerias para melhorar e requalificar o ensino em Apodi, como os projetos Te Abraço, Semana de Leitura, Festival de Quadrilha Junina e o Desfile de 7 de Setembro.

“Procuramos usar a metodologia que promove a educação inteligente, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos”, comentou Elmo Alves.

Assembleia com todos os feirantes debate funcionamento da nova Feira Livre


A Prefeitura de Apodi e o Sebrae realizaram na noite desta quinta-feira (24), uma assembleia com todos os feirantes do município, para discutir as normas e funcionamento da nova feira livre.


"Reunião muito boa, tenho certeza que saíram todos satisfeitos e aos poucos vamos juntos se adequando com o novo espaço. Foi esclarecido pelo Sebrae e equipe da secretaria de Agricultura o funcionamento da nova feira livre, assim como os direitos e deveres dos feirantes", destacou o prefeito Alan Silveira.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

China autoriza importação de melão do Brasil

Foto: Ministério da Agricultura

Por Estadão Conteúdo

O Ministério da Agricultura informou que a Administração Geral de Aduana da China (GACC) publicou comunicado, na quarta-feira (22), em sua página oficial, autorizando a importação de melão do Brasil. O Brasil fechou em novembro acordo com o país para viabilizar a exportação da fruta. “O governo brasileiro ainda não foi notificado oficialmente, mas a medida entrou em vigor hoje”, disse. “A China ainda irá publicar a lista de fazendas e estruturas de embalo para exportação (packing houses) certificadas para a venda ao mercado do país.”

Conforme a pasta, técnicos da GACC inspecionaram fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará entre os dias 12 e 17 de janeiro. “O objetivo da visita foi verificar as plantações nas áreas livres da mosca-da-fruta nos estados.”

A China consome cerca de metade da produção mundial, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017. Se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar, diz a pasta. “Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia. A safra brasileira coincide com a entressafra na China.”


Escolinha Show Fundevap retornará nesta segunda (27)


Começa segunda-feira, dia 27 de janeiro. Vagas limitadas.

Férias dos filhos acabando e você pai já pode se programar para matricular seu filho na Escolinha Show Fundevap que volta suas atividades normais nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro.

"Muitas novidades nos treinamentos", afirma o professor Wellington Cristino.

Vem ser diferente, vem treinar com a gente, seu futuro está aqui, Deus no comando sempre.

O lixo e a mundiça


O blog ApoDiário fez um rápido passeio pelas ruas de Apodi.

Viu e fotografou a falta de educação da população. Esta placa foi colocada ontem, olhe como amanheceu hoje...

Lixo, muito lixo. Como lixo não anda, alguém colocou lá.

Quando a Prefeitura vai começar a multar quem joga lixo na rua?

Apodi conta com câmeras. Nenhuma delas flagra os legítimos representantes da mundiça jogando tralhas nas ruas?

Pedimos a compreensão da população para jogar o lixo nos locais adequados e somente no dia da coleta.

Ainda está longe a civilização.

Operação tapa-buracos começa a ser realizada em Felipe Guerra

O governo municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, deu início nesta semana, a realização de mais uma operação tapa-buracos, na zona urbana do município de Felipe Guerra.

Para o secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Suelliton de Brito, ele esteve informando que inicialmente três ruas localizadas nas proximidades do Centro foram realizadas reparos, entre elas, Tenente Francisco Xavier, Paulo Padre de Oliveira e Paulo Barra.

Fora essas ruas contempladas, disse ele que o trabalho da operação tapa-buracos estará tendo continuidade na zona urbana de Felipe Guerra e que haverá de também contemplas demais outras ruas.

Graças ao trabalho desenvolvido pela gestão do Prefeito Haroldo Ferreira, a cidade de Felipe Guerra está sendo contemplada com várias obras e serviços essenciais que são ofertados para a população que passa a usufruir e sabe dos esforços realizados pelo governo municipal de Felipe Guerra e sua equipe para que junto ao gestor felipense possam sempre estar oferecendo bons serviços. Fotos: Divulgação


quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

[Tribuna do leitor] descaso do Governo Felipense com a comunidade de Santana


Caro Jânio Duarte,

Aproveitando este quadro no blog, sensível aos anseios do nosso povo, assim como o nobre jornalista/blogueiro, gostaria de entender o que leva o Governo Municipal a tratar tão mal o problema do chafariz público da comunidade de Santana.

É impressionante o nível do descaso. Esse chafariz que há bastante tempo necessita de uma reforma. Sabemos e compreendemos que em oito anos não se reconstrói desmontes anteriores, mas é inaceitável que seu governo não demonstre disposição política para resolver esse pequeno problema.

De forma perseverante e confiante acredito na sua boa vontade para resolver esse pequeno problema. Renovamos aqui os nossos votos de estima e consideração, desejando sucesso na condução da nossa cidade.

Um forte abraço!

Grato pelo espaço.

Geraldo Francisco das Chagas – Escritor

Nota do blog: a assessoria do prefeito Haroldo Ferreira, fique à vontade para responder, se assim desejar.

Prefeitura de Apodi firma convênio com a Administração Penitenciária, para inclusão de mão de obra carcerária


A Prefeitura de Apodi firmou na manhã desta quarta-feira (22) o convênio de cooperação com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, para inclusão de mão de obra carcerária em ciclos de prestação de serviços. Estiveram presentes o prefeito Alan Silveira, o secretário de Estado Pedro Florêncio, o Diretor do CDP Airton Lucena e os secretários municipais Luciano Diógenes e Fernando Silvano.

"Com esse convênio, foi criado o projeto "Reciclando Vidas", projeto pioneiro no nosso Estado, onde essa parceria iremos usar a mão de obra carcerária na limpeza do calçadão da lagoa, balneário, barragem de Santa Cruz e Lajedo de Soledade. Também a secretaria de Estado de Administração Penitenciária vai realizar no nosso Município a Operação Tolerância Zero. Mais uma parceria que vai ser um sucesso, agradeço a todos os envolvidos", destacou o Chefe do Executivo.

Região da Pedra recebe os serviços do Odontomóvel


Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Saúde iniciou os atendimentos do Odontomóvel na região da Pedra.

O Odontomóvel está estacionado no sítio Santa Cruz I, onde vai realizar atendimento médico, nutricional, enfermagem e odontológico para os moradores e das comunidades circunvizinhas.

"Essa megaestrutura leva atendimento gratuito até a porta dos moradores", disse o prefeito Alan Silveira.

Nota de Pesar pelo falecimento da professora Antonia Soares de Moura

Foto: Blog do Toinho

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Antonia Soares de Moura, que lecionava na Escola Estadual Ferreira Pinto.

O velório ocorrerá hoje, quarta-feira (22/01), passando pela Igreja Adventista, às 16h, em seguida para o cemitério Parque da Saudade.

O SINTE/RN regional de Apodi presta suas condolências aos familiares da professora Antonia Soares de Moura, lamenta a perda e prestam as mais sinceras condolências aos familiares.

Inscrições abertas para os Jogos Carnavalescos 2020 em Apodi


De Norte a Sul do Brasil, o Carnaval é tempo de festa pelo país. Independentemente de onde você esteja, haverá uma celebração por perto - seja ela o Boi-Bumbá, danças ao som do frevo e do maracatu, os famosos trios elétricos de Salvador, marchinhas, ou até mesmo os blocos de rua e desfiles das escolas de samba.

Em meio a tantas festividades, o futebol perde um pouco de seu espaço, certo? Errado!

Antes e após a semana de folia, a bola seguirá rolando em Apodi para mais uma edição dos Jogos Carnavalescos com as modalidades Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete. O período de inscrições é de 21 a 27 de janeiro na sede da secretaria de Esportes, localizado à rua João Pessoa – primeiro andar, sala 109.

Serão R$ 12 mil em premiação.

Projeto incentiva a pratica de atividade física em Apodi

Orientações sobre boas práticas de saúde, avaliação física e prescrição de exercícios físicos fazem parte do Agita Apodi

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social realizaram, na tarde desta terça-feira (21), a primeira aula do projeto “Agita Apodi”.

O evento aconteceu na Academia Popular, BR-405, ao lado da Praça do Antônio Dantas. Cerca de 400 pessoas participaram da primeira edição do Agita Apodi, o evento acontecerá duas vezes por semana, com aulas de educação física, danças, caminhada, funcional e avaliação, tudo com orientação profissional.

Índice lançado pela Ouvidoria do TCE-RN mostra baixo nível de transparência nos municípios do RN

Garantias asseguradas pela Constituição Federal de 1988, o acesso à informação e a transparência pública ainda não são cumpridos integralmente no Estado do Rio Grande do Norte. Em análise realizada pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado, considerando os dados coletados pela Diretoria de Assuntos Municipais (DAM), dos 167 municípios do Estado, 98 Prefeituras e 150 Câmaras apresentaram baixo nível de atendimento às exigências legais mínimas acerca da transparência pública.

Nesse cenário, por meio do recém criado projeto “Nossas Cidades”, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) desenvolveu o Índice de Efetividade da Transparência Municipal, no intuito de apresentar à sociedade um diagnóstico dos Portais de Transparência das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte. O acesso poderá ser feito pelo endereço eletrônico http://www.tce.rn.gov.br/Ouvidoria/TransparenciaApresentacao.

Segundo a Coordenadora da Ouvidoria, Marise Magaly Queiroz Rocha, o trabalho desenvolvido considerou os resultados dos 22 quesitos elaborados pela Diretoria de Assuntos Municipais (DAM), no período de 30 de outubro de 2018 a 21 de março de 2019, em ação fiscalizatória no âmbito desses Portais de Transparência, alicerçada em dispositivos legais como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Acesso à Informação (LAI) – esta última prevê, em seu art. 8º, §2º, a obrigatoriedade do uso de sítios oficiais da rede mundial de computadores pelos órgãos e entidades públicas para fins de divulgação de informações de interesses coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

Como forma de facilitar e contribuir com o controle social, as informações foram agrupadas pela Ouvidoria em seis dimensões, compreendendo as áreas de planejamento, contas, receitas, despesas, licitações e comunicação, sendo atribuída a cada uma delas um total de 60 pontos. Assim, cada quesito atendido, a exemplo da divulgação dos instrumentos de planejamento, receitas, despesas e procedimentos licitatórios, entre outras questões, corresponde a uma pontuação, cujo somatório dos pontos serve para classificação por faixa, a qual possui os seguintes extremos: “Altamente Efetivo” (A+), quando atingida a totalidade de 60 pontos naquela dimensão, até “Baixo Nível de Adequação” (C), quando atingidos menos de 30 pontos.

As informações foram, ao final, organizadas em infográficos desenvolvidos em parceira com a equipe técnica de informática do TCE-RN, com possibilidade de filtro de pesquisa por dimensão e por órgão. A perspectiva é dar continuidade ao projeto “Nossas Cidades”, de modo a compor uma série histórica ao longo dos anos. Para o Conselheiro Ouvidor, Carlos Thompson Costa Fernandes, esse projeto representa uma iniciativa para multiplicar caminhos que promovam e fortaleçam o controle social.



terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Assembleia anual do STTR do Apodi/RN


Companheiro e Companheira,

Dia 25 de Janeiro estará acontecendo a assembleia anual do STTR do Apodi/RN a partir das 8h da manhã. É uma atividade que reúne centenas de camponeses, e marca apresentação das estratégias de lutas dos camponeses do Apodi.

Deste modo, gostaríamos de contar com a presença de todas e todos, para juntos conversarmos sobre desafios, perspectivas e as LUTAS vindouras.

“Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer”.

(Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré)

Concurso Prefeitura São Gonçalo do Amarante/RN

SAIU O EDITAL!


Prepare-se já para o Concurso
Prefeitura São Gonçalo do Amarante/RN

Cargos para nível médio e superior. Agora, você precisará estudar com afinco para ingressar e mudar a sua vida! Para isso, conte conosco!

O CEAP Online busca a fazer de sua preparação a melhor possível, dando-lhe segurança e tranquilidade para enfrentar a prova.


Eleição das incertezas para os vereadores

Por Diana Câmara*

No pleito do próximo 4 de outubro os vereadores serão, mais uma vez, cobaias de inovações nas eleições. O Congresso Nacional acabou com as coligações proporcionais e mudou algumas regras para a conquista de uma vaga no legislativo.

Nas minhas palestras sobre as eleições municipais 2020 ou até mesmo conversando com clientes pré-candidatos a prefeitos, que já estão montando sua estrutura política de campanha, uma pergunta que sempre surge é: “Com o fim das coligações proporcionais, será que é melhor lançar os vereadores por um ou dois partidos apenas ou por vários?”.

Essa pergunta é difícil de responder, não falta de conhecimento da regra, mas porque para cada cidade cabe uma realidade.

Em alguns municípios vai valer a pena condensar os candidatos numa única legenda como se o partido fosse uma “coligação” para proporcionais. Em outros locais, para satisfazer interesses políticos, a melhor estratégia será pulverizar os candidatos por diversas siglas estruturadas.

Nada mudou sobre como definir o quoeficiente eleitoral. Continua sendo o total de votos válidos dividido pelo número de cadeiras da Câmara de Vereadores. Cada vez que o partido político atingir esse número terá uma vaga no parlamento municipal. Encerrada essa rodada, irão para as “sobras” e, a novidade, todos os partidos participam dessa nova oportunidade. Por fim, outra inovação deve ser observada: se o candidato atingiu pelo menos 10% do quoeficiente eleitoral, critério para ter direito a assumir a vaga remanescente e evitar o efeito Tiririca.

Uma boa lição de casa é observar como foi a eleição municipal anterior e como ficaria a composição da Câmara se aplicasse as regras das Eleições 2020 sob a mesma votação. O resto é cair em campo em busca do eleitorado, mas de olho para não se exceder e fazer campanha antecipada, sempre cumprindo tudo que se prevê na nova legislação eleitoral.

*Advogada especialista em Direito Eleitoral, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE, membro fundadora e ex-presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e autora de livros.

TRT-RN reunirá prefeitos para negociar precatórios

Nesta quarta (22) e quinta (23), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai iniciar as audiências de precatórios do ano de 2020 em uma pauta com dezesseis municípios.

A juíza do trabalho Simone Medeiros Jalil, que foi designada para atuar no Juízo Auxiliar de Conciliação e Negociação de Precatórios, presidirá as audiências, em Natal.

No dia 22/1, haverá audiências com os seguintes municípios: Alto do Rodrigues (9h); Antônio Martins (9h30); Afonso Bezerra (10h); Apodi (10h30); Areia Branca (11h);  Bom Jesus (11h20); Coronel João Pessoa (11h40) e Doutor Severiano (12h).

Já a pauta de audiências do dia 23/1 será composta com as seguintes prefeituras: Marcelino Vieira (9h); Porto do Mangue (9h20); São Paulo do Potengi (9h40); Galinhos (10h); Tibau (10h20); Touros (10h40); Umarizal (11h); Lagoa dos Velhos (11h20).

PANORAMA ESTADUAL
Atualmente, há 48 prefeituras com dívidas de precatórios com o TRT-RN, sendo que 10 desses municípios optaram pelas regras do regime especial para pagamento, que é quando os valores mensais são repassados diretamente ao Tribunal de Justiça do Estado do RN, para fins de rateio proporcional ao valor da dívida no âmbito de cada Tribunal.

Aderiram ao regime especial os seguintes municípios: Baraúna, Barcelona, Governador Dix-Sept Rosado, Jandaíra, João Câmara, Mossoró, Natal, Parnamirim, Riachuelo, Serra do Mel.

Em contrapartida, há 119 municípios que não apresentam dívidas de precatórios, no momento, com o TRT-RN.


UBS Caic realiza roda de conversa sobre a campanha “Janeiro Branco”


Na manhã desta terça-feira (21), a equipe do Creas, a convite da UBS Caic, participou de uma roda de conversa sobre a campanha “Janeiro Branco” e a importância de se falar sobre saúde mental e sentimentos e emoções.


“Na oportunidade, falamos sobre a Campanha 18 de Maio e ressaltamos a importância da parceria da saúde e assistência social em prol das famílias e da prevenção às violações de direitos”, frisou a psicóloga do Creas, Drª Cyntia Pinheiro.

Inscrições abertas do Sisu 2020: estudantes relatam lentidão

Edição do primeiro semestre tem 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Período de inscrição foi prorrogado até domingo (26) após erros nas notas do Enem.

Inscrições para o Sisu foram abertas na madrugada desta terça-feira (21) — Foto: Reprodução/Sisu

Por G1

As inscrições do 1º semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na madrugada desta terça-feira (21), mas estudantes relatam lentidão no site e dificuldade para se candidatar às vagas das universidades federais.

Os estudantes podem se inscrever até as 23:59 do próximo domingo (26), já que o prazo foi prorrogado após erros nas correções de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nas redes sociais, usuários reclamam da mensagem que surge logo depois de clicarem no botão 'Fazer inscrição'. Os estudantes são redirecionados para uma página com o aviso de que as "inscrições estão encerradas". Quem consegue incluir os dados pessoais para prosseguir com a inscrição reclama de falhas na autenticação.



Vereador Gilvan Alves concede entrevista ao radialista Jairo César


O pré-candidato a prefeito de Apodi, Gilvan Alves é o convidado especial desta terça-feira (21), do programa Jornal da Cidade na rádio 87,9 Cidade FM.

O Vereador Gilvan será entrevistado pelo apresentador Jairo César, a partir das 12h.

Acompanhe: www.cidadefmapodi.com.br

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Exportações potiguares crescem 41% em 2019 lideradas pelo melão

De janeiro a dezembro, estado vendeu US$ 393,17 milhões principalmente para Estados Unidos, Países Baixos, Reino Unido e Espanha

Por G1 RN


Melão potiguar é líder de exportação (arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1

Com uma soma de US$ 393,17 milhões entre janeiro a dezembro, o Rio Grande do Norte registrou crescimento de 41,8% nas exportações ao longo de 2019, na comparação com o ano anterior. Os dados são da plataforma Comex, do Ministério da Economia. Com importações de US$ 167,82 milhões, o estado encerrou o ano com balança positiva e saldo de US$ 225,35 milhões.

O produto mais exportado foi o melão, que representou 30% das vendas potiguares para outros países. Ao todo, as frutas representaram resultaram em vendas de US$ 116,95 milhões - um crescimento de 65% em relação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro de 2018, o estado havia exportado US$ 70,79 milhões.

Entre os produtos exportados, houve inclusive avião e turbinas de aeronave. Mas o estado exporta principalmente produtos básicos. Além do melão, há vendas de castanha de caju (US$ 20,3 milhões), melões (US$ 12,51 milhões), peixes congelados (US$ 15 milhões), entre outras frutas.

Os principais destinos dos produtos potiguares foram os Estados Unidos, com US$ 111,77 milhões em exportações. Em seguida, vieram os Países Baixos, com US$ 71,08 milhões, o Reino Unido, com US$ 48,09 milhões e a Espanha (US$ 37,78 milhões).

Já a maior parte das importações potiguares são de produtos da Argentina (US$ 43,71 milhões), seguida por Estados Unidos (US$ 33,71 milhões) e China (US$ 29,26 milhões).

Trigo em grãos é o principal produto comprado no exterior, pelo Rio Grande do Norte - representando 34% das importações - com US$ 56,8 milhões.

Investimento privado cresce no maior ritmo desde 2014

O ritmo de expansão do investimento privado no Brasil é o maior desde o início de 2014, mostra levantamento do Ministério da Economia. O dado acumulado em 12 meses registrou alta acima de 4% no segundo e no terceiro trimestres de 2019, o maior percentual desde os primeiros três meses de 2014, quando o aumento foi de 5,31%.

O estudo foi adiantado ao blog do Valdo Cruz. Os investimentos realizados pela iniciativa privada voltaram a crescer em 2018, após ficarem três anos e meio no vermelho. Nesse período, o recuo acumulado foi de 24,2%, segundo os dados do ministério.

Já o investimento do governo amarga dois trimestres seguidos de queda, depois de ensaiar uma recuperação. Os investimentos de estados, municípios e União chegaram a encolher 31,5% durante a crise, voltaram a crescer em 2018 e agora registraram duas quedas seguidas, no cálculo acumulado em 12 meses.


Durante Assembleia Anual do STTR do Apodi haverá sorteios de prêmios entre sócios e sócias


Camponeses e camponesas, sócios e sócias do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi já podem anotar na agenda de vocês...  Dia 25 de Janeiro de 2020 é o dia de nossa ASSEMBLEIA ANUAL 2020.

Em mais uma edição da assembléia, o sindicato irá sortear com seus sócios vários prêmios, entre eles uma POP zero km e duas Smart TVs 32'.

Você que é sócio e sócia procure o sindicato e se informe como participar.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Baixar os Anais da VII FACUC 2019

A VII FACUC - Feira de Arte e Cultura de Córrego, inovou esse ano de 2019 e trouxe, a pedido dos participantes da edição anterior (2018), a possibilidade de envio de trabalhos acadêmicos. Foi um desafio enorme. Um trabalho em conjunto de várias mãos, vários parceiros e parceiras, mas valeu a pena!

Os estudantes foram os principais atores! 60 participantes enviaram 17 trabalhos que foram apresentados, distribuídos em 06 grupos temáticos: Educação e Ensino, Educação Especial, Meio Ambiente, Memória, Saúde Qualidade de Vida e Segurança Alimentar. 

Clique na imagem para baixar os anais do evento!

88% dos brasileiros apoiam demissão de servidor público com mau desempenho

Para 88% dos brasileiros, os servidores públicos que não fazem 1 bom trabalho deveriam ser demitidos, mostra a pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (19.jan.2020) pela Folha de S.Paulo. Por outro lado, 58% dizem acreditar que a garantia de estabilidade faz com que eles produzam melhor.

Os dados mostram que são 91% os que dizem que os servidores deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e ser recompensados de acordo com o seu desempenho, como acontece em empresas privadas. O mesmo percentual se aplica aos que avaliam que eles precisam de apoio para se desenvolver como profissionais e realizar melhor o trabalho. (Poder 360)