segunda-feira, 9 de novembro de 2020

RN tem 34% de ocupação em leitos de UTI para Covid

Foto: Elisa Elsie

A taxa de ocupação de leitos críticos para pacientes acometidos pela Covid-19 no Rio Grande do Norte segue abaixo dos 40%. Precisamente, o indicativo de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 34,47% nesta segunda-feira (9), marcando o início da última semana da campanha política para eleições municipais, onde diversas aglomerações foram registradas em todas as regiões do estado. A informação consta na plataforma Regula RN, sistema da Secretaria Estadual de Saúde que monitora a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares.

Ao todo, 71 pacientes estavam internados em leitos críticos até o fechamento desta reportagem. Um total de 125 leitos estavam disponíveis (60,68%) e 10 bloqueados (4,87%), que são aqueles que, naquele momento, não podem ser utilizados por qualquer razão (manutenção, higienização para disponibilização, proximidade com outro paciente que esteja em isolamento, falta de pessoal, etc). além disso, dois pacientes estavam na fila de espera esperando a regulação até um leito crítico. Vale lembrar que, até essa segunda-feira, o Rio Grande do Norte dispõe de2006 leitos críticos, segundo dados da plataforma.

Já em relação aos leitos clínicos, que são aqueles para casos de menor gravidade mais que ainda carecem de atendimento, são 285 em todo o Rio Grande do Norte. Destes, 82 estavam alocados, o que significa 28,77% de taxa de ocupação. Além deles, são 153 disponíveis (53,68%) e 50 estão bloqueados (17,54%). Tal como os leitos críticos, dois pacientes também aguardam regulação para internação em leitos clínicos no Rio Grande do Norte.

De acordo com os dados, na divisão por região, o Oeste está com maior ocupação, com 44,1%. Mesmo assim, é um percentual bem inferior ao registrado nas últimas semanas, quando chegou a atingir 71% de ocupação no final de outubro e convivia com taxas na casa dos 50% e 60%. A região Metropolitana de Natal permanece estável com 38,94% e o Seridó segue abaixo dos 10%, com 8,33% de ocupação.

Se você ainda não segue o Twitter do blog, anote aí o endereço: @JanioApoDiario


Nenhum comentário: