segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ocupação de leitos críticos de Covid-19 no RN chega a 47,4%

Percentual de leitos críticos ocupados tem crescido no RN. Foto. Elisa Elsie

A situação pandêmica do novo coronavírus segue inspirando cuidados no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (23), dados oficiais da Secretaria de Saúde Potiguar (Sesap) apontavam que 47,4% dos leitos críticos do estado estão ocupados. Houve crescimento na região Metropolitana de Natal.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 197 leitos críticos em funcionamento para receber pacientes com covid-19. No momento, 91 estão ocupados.

A situação na região Oeste, que chegou a ter 65,5% de ocupação no sábado (21), melhorou, com 55,9% neste momento. No Seridó, 20,8% dos leitos estão ocupados. Na região Metropolitana, segue o aumento e a ocupação chegou a 48,6% nesta segunda-feira.

Dos 107 leitos disponíveis para a região, 52 estão ocupados. Apesar de ainda ser um número confortável e haver uma fila de regulação de somente duas pessoas para entrar leitos críticos neste momento, o número de leitos ocupados vem crescendo desde o dia 23 de outubro e, somando a isso, houve a desativação de pelo menos 20 leitos no período, somente na região Metropolitana.

Na sexta-feira (20), a taxa de transmissão da doença estava em 0,7 no Rio Grande do Norte, mas as zonas de saúde da região Metropolitana de Natal, Santa Cruz e São José de Mipibu estão na zona de risco da doença (taxa acima de 1 e menor que 2).


Nenhum comentário: