terça-feira, 22 de setembro de 2020

RN vermelho no mapa não significa aumento de mortes, nem de casos

 

Mais um susto para os desavisados ao ver no Jornal Nacional de segunda-feira o Rio Grande do Norte no vermelho. O que teria acontecido nos últimos 14u dias; resultado de aglomerações? Aumento de mortes? Aumento de ocupação de leitos? Nada disso.

Nas últimas 24 h inclusive o Estado não contabilizou nenhuma morte por Covid-19. A taxa de transmissibilidade também continua próxima a 1, ou seja, no patamar aceitável pelo Comitê Científico.

O aumento só pode ser justificado por casos que estavam em investigação e somente agora foram confirmados como mortes por coronavírus. O descompasso do mapa com a realidade atual poderá continuar nos próximos dias.

O Governo do Estado, através de sua assessoria, poderia fazer o esclarecimento no próprio JN – como alguns estados que passaram por situação semelhante, mas, infelizmente, não o faz.

E aqueles grupos da família vão seguir culpando “aglomeração e até abertura de escolas” pelo vermelho. Sem a menor razão de ser.

Fonte: TL

Nota do blog: Para uma boa compreensão. Essa interpretação dos dados é até ontem no horário do JN. Hoje, a situação já muda, porque tivemos 1 morte em Apodi que não está nesses números.

Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @janio4322

Nenhum comentário: