sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Curtas do ApoDiário

Congresso Nacional unido pela reforma Administrativa

A reforma Administrativa deve tramitar de forma conjunta no Senado e na Câmara, se depender da vontade de seus respectivos presidentes, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ). O último, inclusive, apresentou na quarta-feira, 2, a proposta que traz mudanças para os servidores da Câmara.

Aumento de gastos pode levar o país à insolvência

O teto de gastos é um instrumento importante para disciplinar a qualidade do gasto público. Antes de discutir possíveis mudanças é preciso reavaliar a qualidade da despesa pública e considerar o retorno social e econômico a fim de aumentar a eficiência da máquina pública e os investimentos. O fundador do CLP, Luiz Felipe D’Ávila, falou sobre o assunto à Folha de S.Paulo.

Brasil entra novamente em recessão

De acordo com dados divulgados pelo IBGE na terça-feira, 1, o PIB brasil sofreu um tombo histórico de 9,7% no 2º trimestre, devido ao impacto da crise do coronavírus. Essa é a queda mais intensa desde o início dos cálculos, em 1996. Até então, o maior tombo já registrado ocorreu no 4º trimestre de 2008, de -3,8%. Em valores reais, o PIB totalizou R$ 1,653 trilhão.

Nova debênture de infraestrutura entra na pauta da Câmara

A Câmara dos Deputados e integrantes do governo intensificaram a discussão sobre a criação de uma série de debêntures para financiar projetos de infraestrutura, que pretende impulsionar o investimento privado em projetos da área. A proposta é que o governo abra mão de arrecadar uma parte de impostos para fomentar empreendimentos que ajudem no crescimento da economia. Apesar do texto ainda não ter consenso, a ideia é avançar na proposta em setembro.

Renda Básica x Renda Brasil

O programa Renda Brasil desenhado pelo governo se resume a aumentar o benefício e o número dos beneficiários do Bolsa Família. Em paralelo, a PEC de Renda Básica do deputado Kim Kataguiri é mais complexa e estrutural, além de ser uma das 25 medidas defendidas pelo movimento.


Nenhum comentário: