sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Apodi: Ronda quarentena já realizou mais de 8 mil e 600 atendimentos domiciliares

 

Uma das ações de maior importância realizada pela prefeitura de Apodi no combate ao novo Coronavírus é, sem dúvida nenhuma, o Ronda Quarentena. Realizada por cinco equipes de saúde a ação já realizou 8.601 visitas domiciliares a suspeitos e positivados para a COVID-19.

O ronda quarentena é formado por 5 equipes, cada uma com seu veículo exclusivo. É um programa de monitoramento dos pacientes suspeitos e positivos da COVID-19, onde o paciente passa a ser acompanhado pelos profissionais desde o momento que é solicitado seu exame, até sua alta.

São realizadas visitas domiciliares para monitoramento, orientação de isolamento, verificação de sinais vitais (saturação, pulsação, temperatura e pressão), além de suporte psicológico e social.

O trabalho conta com suporte médico e uma ambulância, 24 horas de plantão. Cada equipe realiza uma média de 30 atendimentos domiciliares por dia, tanto na zona urbana, como rural. Essa é mais uma importante ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Apodi no combate à COVID-19.

Para se ter uma ideia da importância desta ação o nosso blog teve acesso aos dados quantitativos das visitas, foram: 179 visitas no mês de abril, 498 em maio, 3.217 em junho, 3.325 em julho e 1.382 visitas no mês de agosto.

A coordenadora do Ronda Quarentena, Cirurgiã Dentista Mayara Bandeira fala sobre a importância da ação, “os dados comprovam a necessidade e a grandiosidade dessa ação. E nós a fazemos com muito profissionalismo e sentimento de acolhimento e cuidado especial para com cada um dos pacientes”, comenta.

O trabalho realizado pelas equipes é constante e reflete diretamente na quantidade de pessoas recuperadas da COVID-19 no município, que hoje é de 1.623 pessoas.

Nenhum comentário: