sexta-feira, 26 de junho de 2020

Sistema do MPRN que monitora Portais da Transparência dos Municípios ganha nova versão


Novas funcionalidades da versão 1.2 vão aprimorar a avaliação das execuções orçamentárias; Portal da Transparência do Estado foi incluído

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) atualizou o sistema Confúcio, que averigua os Portais da Transparência sobre os gastos serviços de saúde e de combate à Covid-19, para a versão 1.2. Foram implementadas novas funcionalidades que melhor auxiliarão o monitoramento da utilização do dinheiro público por parte dos Municípios potiguares. Uma das novidades é a inclusão da avaliação do Portal da Transparência do Estado.

A versão anterior do sistema foi lançado no dia 11 junho de 2020. E em menos de 15 dias, já ganhou a versão 1.2, que adicionou aplicabilidades como a coluna Execução no quadro “Portais de Transparência: Visão Geral dos Portais de Transparência”, possibilitando a verificação percentual de quanto dos repasses foram executados.

A ferramenta ainda ganhou dois novos critérios (Série Histórica Qualidade da Despesa) e um sub-critério (de avaliação DNS, no critério Saúde do Portal) para mensurar a execução orçamentária. Na versão anterior, a ferramenta se baseava em quatro critérios para classificar os Portais de Transparência (Saúde do Portal; Qualidade dos Dados do Portal; Disponibilidade do Portal; e Usabilidade), com cada um recebendo pontuações de 0 a 100 pontos.

Nenhum comentário: