sexta-feira, 19 de junho de 2020

Presos conversam com familiares por vídeochamada


A visita virtual a internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte já é uma realidade. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) implementou essa modalidade de contato no início de junho, como forma de garantir a comunicação da família com o preso, prejudicada em razão da pandemia do novo coronavírus (Covis-19) e da necessidade de manter o distanciamento social. O sistema prisional, com 10 mil detentos, está isolado desde o dia 13 de março.

O novo meio de comunicação tem gerado fatos inusitados. Facilitou, por exemplo, o contato de internos cujas famílias moram longe, até em outros estados, ou que tem outros tipos de dificuldades para ir às unidades prisionais. É o caso de G.J.B, detida na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró. Há um ano ela não recebia visitas da família, que mora no interior do Paraná. Esta semana, ela conseguiu se comunicar com a mãe. “Minha família está a quarto mil quilômetros daqui. Conversar com minha mãe me deu mais foco para sair ressocializada e nesse ponto foi muito importante”, disse a interna.

Para o diretor da Mário Negócio, policial penal Márcio Morais, o uso da tecnologia acalmou as famílias e os internos diante do isolamento provocado pela pandemia do Covid-19. “A televisita é melhorou o ambiente prisional para os internos, os familiares e também para os servidores”, disse.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN

Nenhum comentário: