sexta-feira, 19 de junho de 2020

Barreiras sanitárias nas entradas da cidade acontecem diariamente


Na manhã nesta sexta-feira (19) aconteceu mais uma atividade de medida de prevenção à transmissão e propagação do coronavírus no município de Apodi, as barreiras sanitárias.

Como funcionam as barreiras

Funcionários da equipe de saúde, agentes comunitários de saúde e a Vigilância Sanitária realizam todos os dias essas barreiras nas entradas da idade na BR 405. Todo veículo que ingressa na cidade é abordado pela equipe de saúde, é realizada uma verificação da temperatura de todos os passageiros no veículo e uma entrevista, enquanto um membro do realiza uma pulverização com um produto químico nas rodas de todo o veículo.

Qual o principal objetivo das barreiras sanitárias

Ter um controle, através da entrevista, das pessoas que entram na cidade, de onde essas pessoas partiram, se é de um local de propagação do coronavírus ou não. Iniciar um monitoramento das pessoas que apresentarem sintomas gripais, como uma alta temperatura, durante a verificação dos Agentes Comunitários de Saúde, e realizar uma desinfecção das rodas dos veículos com o produto químico Quatercap, que elimina a camada que cobre o vírus, que se mantém até mesmo em asfalto e pneus, fazendo com que ele não se mantenha vivo.


"Essas barreiras sanitárias servem para termos um maior controle e evitar a transmissão da doença em nosso município. Caso chegue alguém com sintomas gripais, uma alta temperatura ou que venha de um local com casos confirmados de Covid-19, a pessoa será registrada no sistema e monitorada pela equipe da Secretaria de Saúde Municipal por 14 dias. Durante esse período, a equipe vai estar em contato com essa pessoa para saber como está o quadro de saúde dela", explica o prefeito Alan Silveira.

Nenhum comentário: