sábado, 27 de junho de 2020

73 bebês nasceram no hospital de Apodi durante pandemia

Foto: Cedida | Comad Apodi
Profissionais do Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD de Apodi realizaram mais um dia de partos por cesarianas. Com os partos realizados nessa sexta-feira (26), já nasceram 73 bebês durante a pandemia (março - 11, abril - 23, maio - 19 e junho 20 até ontem), totalizando 343 partos entre naturais e cesarianas, desde a criação do COMAD.

O centro obstétrico é formado por uma equipe multiprofissional, além de uma estrutura toda equipada para atender as gestantes, sempre respeitando as medidas necessárias.

Eles nasceram sem direito à visita da família. Sequer conheceram avós, tios, primos. Outros não puderam ter nem seus pais por perto nos exames pré-natal. Ou, pior, quando suas mães entraram em trabalho de parto ou se recuperavam após seu nascimento. São os bebês da quarentena. Eles estão vindo ao mundo quando o mundo já não é mais o mesmo - e medidas de isolamento são impostas pela pandemia de coronavírus.

A equipe médica ainda orienta sobre os cuidados no pós-parto, quando, em casa, a criança não deve receber visitas e a família precisa seguir os protocolos de higiene à risca: tomar banho ao chegar em casa – caso tenha tido necessidade de sair –, lavar as mãos com água e sabão e o uso de máscara pela mãe ao amamentar – se apresentar qualquer sintoma de gripe.

Nenhum comentário: