domingo, 17 de maio de 2020

Troca do piloto em pleno voo

Por Júlio Lóssio*

Em viagens muito longas é muito comum a troca do piloto no comando da aeronave. Da mesma forma, é também muito corriqueiro na administração pública a troca de ministros e secretários durante um governo.

No entanto, o que eu particularmente nunca vi foi a troca de um piloto durante uma grande turbulência. Imagine só como você se sentiria a bordo de um avião caso o sistema de som da aeronave trouxesse a seguinte informação:

“Atenção senhores passageiros, estamos nesse momento sobrevoando o Atlântico e estamos passando por um momento de forte turbulência. Temos máscaras de oxigênio disponíveis acima de suas cabeças caso haja necessidade. Informamos que, infelizmente, só dispomos de paraquedas para tripulação e para a primeira classe. Informamos também que nesse momento estamos trocando nosso experiente piloto, pois ele não quer seguir as orientações da empresa aérea, mas tão somente as da torre de controle.”

Seria desesperador, não? Pois é.

Agora troque a palavra “piloto” por “Ministro da Saúde”. Troque a palavra “paraquedas” por “UTI com respirador”. Troque “empresa aérea” por “Presidente” e “torre de controle” por “Organização Mundial da Saúde”.

O resultado para aquele avião todos já devem imaginar que será um grande desastre. Mas e o avião Brasil? Vamos deixar acontecer um desastre também?

Estamos vivenciando a maior crise do século. Você ainda acha mesmo natural que nosso avião troque duas vezes de piloto em plena turbulência?

*Ex-prefeito de Petrolina



Nenhum comentário: