sábado, 11 de abril de 2020

Um borra-botas no poder

Quando um chefe de Estado perde o respeito pela Imprensa, perde o País, a sociedade, o poder e as instituições. Ao debochar, ontem, mais uma vez, dos jornalistas que cobrem as atividade do Planalto em Brasília, informando que tinha ido ao hospital fazer um teste de gravidez quando recaia nele, mais uma vez, dúvidas em relação à contaminação pelo Covid-19, o presidente debochou da sua própria Pátria.

A Imprensa é o quarto poder, queira ele ou não. Se não sabe, até porque parece que não é dado a leitura da mesma forma que Lula, a Imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro dele, que parece ser povoado de cocô de galinha. Aparentemente, a Imprensa tem má-vontade com ele, ultrapassa os limites éticos, mas isso não significa que os jornalistas inteiros devam receber uma sentença de morte por causa disso.

Para aguçar a mente doentil dele, a Karl Marx, que disse que a Imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas. As nações prosperam ou decaem simultaneamente com a Imprensa, dependendo de quem as lideram. No caso do Brasil, com Bolsonaro, caminha mais para decadência.

Vale, também, para ele, a reprodução de uma frase antológica de Rui Barbosa: “A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça.”

Para ele, enfim, o genial Nelson Rodrigues: “Nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais eufórica das irresponsabilidades, chamamos de 'ilustre', de 'insigne', de 'formidável', qualquer borra-botas."

Bolsonaro é um borra-botas.

Por Magno Martins


5 comentários:

Unknown disse...

A mídia não está acostumada com um Presidente que não a compra.
Prefere lamber o saco de um marginal que saqueou o país em nome de uma ideologia fracassada.

Sugestão: passem a respeitar o PRESIDENTE, que ele fará o mesmo.

Unknown disse...

Magno Martins quem és tu petista de uma figa .

Unknown disse...

Quem és tu petista retardado.

Unknown disse...

Jânio o seu blog além de ser parcial tem opiniões de péssima qualidade. Só ouve um lado. Prove que tens boas matérias, poste opiniões de especialistas de direita também. Mas, parece que você tem medo de perder algo na política.

aluisio disse...

Parabéns presidente além de nao ser corrupto como eram lula dilam temer nao compra a imprensa nem parlamentares , quem critica é defender de luladrao isso já diz tudo continue assim presidente mostre aos petisats como se governa.