terça-feira, 14 de abril de 2020

Pré-campanha deverá ser virtual

É fato que as Eleições Municipais podem ser adiadas e isto deve ser discutido e enfrentado pelo Congresso Nacional apenas em junho, quando vamos ter um cenário mais definido dos impactos do coronavírus no Brasil. Contudo, há grandes chances das eleições serem realizadas ainda em 2020, para que não haja prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos. Uma possibilidade levantada é adiar o 1º turno das eleições em 42 dias, sendo realizado em 15 de novembro, e o segundo turno acontecer em 6 de dezembro ou, no máximo, no domingo seguinte, dia 13. Parece-me o mais factível de ocorrer.

Novos tempos pedem novas rotinas e soluções. E, nas campanhas, não serão diferentes: os pré-candidatos vão ter que se adaptar a este novo cenário e, com criatividade, conseguir alcançar seu eleitorado virtualmente.

O enfrentamento da desinformação (fake news), a vedação da contratação e a realização de disparo em massa de propaganda eleitoral em plataformas pagas na internet também passaram a ter previsão na norma. Por exemplo, o artigo 9º da resolução exige que, ao publicar conteúdos em sua propaganda eleitoral, inclusive veiculados por terceiros, o candidato, o partido ou a coligação deve verificar a fidedignidade da informação. Se a informação for comprovadamente inverídica, caberá direito de resposta ao prejudicado/ofendido no mesmo espaço virtual.

É importante o pré-candidato abrir a mente para novos horizontes, ter conhecimento dos limites legais e tentar converter as dificuldades em oportunidades.



Um comentário:

aluisio disse...

Se os politicos pensassem na populaçao já era pra ter adiado as eleiçoes de 2020 teriam unificado as eleiçoes com porrogaçao dos mandatos de vereadores e dos prefeitos como fizeram em 1980 , a qualidade e a insenssibilidade dos politicos piorou pois em 1980 era pela crise economica hoje tem o coronavirus e a falta de recursos pra cuidadr da saude dos Brasileiros mais um absurdo gastar 5 bilhoes com as eleiçoes e mais 2 bilhoes do fundo eleitoral e partidário.