quarta-feira, 29 de abril de 2020

Covid-19: casos aumentam e apoio do Governo Federal ao RN se torna mais necessário

Diante do crescimento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte, o secretário adjunto de Saúde, médico Petrônio Spinelli, solicitou, em entrevista coletiva aos veículos de comunicação, maior apoio do Governo Federal na liberação de recursos e envio de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos para instalação de UTIs, como respiradores.

O RN recebeu recursos federais da ordem de R$ 30 milhões para assistência aos casos de Covid-19. "A ajuda do Governo Federal é muito importante, mas ainda é insuficiente", disse o secretário.

Hoje o RN tem 4.730 casos suspeitos, 1.086 confirmados, 3.919 descartados, 352 recuperados, 54 óbitos e 9 mortes em investigação. A taxa de ocupação de leitos da rede pública estadual é de 40,6%, com pressão mais forte em Mossoró e região metropolitana de Natal. O ideal é que a taxa de ocupação se mantenha, no máximo, em 30%.

MANUTENÇÃO DO ISOLAMENTO
“Temos uma grande preocupação com os próximos sete dias, quando teremos a repercussão do número maior de pessoas nas ruas sem usar máscaras e das grandes filas em bancos e lotéricas. Reafirmamos claramente: o momento não é de flexibilizar o isolamento. Precisamos manter em 60% ou mais o isolamento para conter a contaminação. Há poucos dias tínhamos apenas 49% de isolamento. Estamos afirmando, com toda convicção, o momento é de isolamento", reforçou o secretário adjunto de Saúde.

As pessoas com febre alta persistente, hipotensão com sensação de desmaio e dificuldade em respirar devem procurar atendimento básico nas unidades de saúde dos bairros. Lá elas serão estabilizadas, reguladas e, se necessário, encaminhadas para leitos específicos de Covid-19.

TESTES E ATUAÇÃO DAS PREFEITURAS
O Governo do RN tem ampliado as testagens para Covid-19, assim como os municípios. As testagens refletem nos dados epidemiológicos que têm apresentado crescimento de casos confirmados e descartados. O teste rápido mede anticorpos presentes no organismo após o sétimo dia da contaminação, ou seja, identifica as pessoas que tiveram a doença, mas sem gravidade.

Ao enfatizar a importância das prefeituras dos municípios no combate ao novo coronavírus, Spinelli disse que alguns estão fazendo um excelente trabalho de dispersão de aglomerações, conscientização sobre o uso de máscaras, marcando o distanciamento necessário nas filas nos bancos e definindo horários para o comércio. "Esse é um trabalho necessário e muito importante. É inaceitável cidades grandes estarem com o comércio funcionando como se estivesse tudo normal. Esta doença e grave e traiçoeira. Exige responsabilidade e compromisso de todos nós".


Nenhum comentário: