terça-feira, 24 de março de 2020

Prefeitura de Apodi decreta Estado de Calamidade Pública


A Prefeitura Municipal de Apodi seguindo orientações do Decreto Estadual 29.541/2020, decretou Estado de Calamidade Pública no município de Apodi, por meio do Decreto 0218/2020. O Decreto foi publicado nessa terça-feira, 24 de março de 2020, e tem efeito imediato para 25 de março, como forma de combate ao avanço da pandemia COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS), que coloca em risco a saúde de boa parte da população.

Em função do Decreto ficam suspensas todas as obras públicas em andamento, bem como, ficam também suspensas até o dia 05 de abril de 2020 as licitações que requeiram acesso presencial. Também ficam autorizadas dispensa de licitação e a contratação temporária de pessoal, exclusivamente para adoção de medidas de prevenção, enfrentamento e combate ao COVID-19.

Com relação ao funcionamento das atividades regulares do município ficam suspensos, até o dia 05 de abril de 2020, o funcionamento da Feira Livre, de todo e qualquer comércio ambulante e dos estabelecimentos comerciais e de serviço, exceto: agências bancárias, supermercados, mercados, mercearias, padarias, farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares, postos de gasolina (com as suas lojas de conveniência fechadas), clínicas e farmácias veterinárias, venda ou revenda de gás butano, venda ou revenda de água mineral, pet shops, venda de rações para animais, de insumos para agricultura e pecuária, táxi e mototáxi, hotéis, pensões, abrigos e lugares de abrigamento de pessoas, serviços fúnebres, velórios e cemitérios.

Já os restaurantes, lanchonetes e demais empreendimentos, ainda que não formalizados, que vendam comida pronta funcionarão de portas fechadas, exclusivamente para realizar entregas em domicílio ou vendas por encomenda. Clubes sociais, clubes de serviço e casas de show também devem permanecer fechados até o dia 05 de abril de 2020. Dessa forma, ficam cancelados o São João de Apodi, Acampamento da Juventude, Dia do Trabalhador e Dia do Gari.

Todos os prazos constantes no Decreto poderão ser alterados, para mais ou para menos, a partir dos avanços obtidos no enfrentamento ao COVID-19. “O fato de ainda não termos casos confirmados do COVID-19 torna ainda mais eficaz essa medida preventiva, protegendo ainda mais a nossa população”, diz o Prefeito de Apodi, Alan Silveira. A Prefeitura de Apodi, por meio de mensagem enviada a Câmara Municipal de Apodi, solicitará o reconhecimento do estado de calamidade pública do município.

Nenhum comentário: