sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Dia histórico para a agricultura familiar do RN!

A Governadora entregou sementes crioulas a agricultores familiares de comunidades indígenas e rurais e de acampamentos da reforma agrária. O Programa Estadual de Sementes Crioulas é inédito no RN e um dos maiores do Brasil!

Um dos objetivos do programa é o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da compra direta de sementes e distribuição aos agricultores e resgate da valorização das sementes crioulas, que são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores da terra.

O Programa é realizado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e terá 3 mil famílias beneficiadas de 36 municípios do RN. Foram investidos R$ 600 mil na compra de 50 toneladas, sendo a maior aquisição de sementes crioulas do Brasil até então.

Além disso, cinco associações de agricultores familiares de quatro municípios – Upanema, São João do Sabugi, Apodi e Carnaubais – que já são beneficiárias do PNCF, assinaram contrato no valor R$ 543 mil para realizar investimentos em suas propriedades.

Serão distribuídas sementes de milho, feijão, sorgo, castanha de caju, fava e arroz vermelho. Os tipos de sementes foram definidos pelos próprios agricultores, por serem os mais tradicionais. A ação garante a reposição de estoques das sementes, mantendo a qualidade da produção.

Nenhum comentário: